Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Grids

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
KaykeBr
Membro
Membro
Reações: 2
Mensagens: 20
Localização: Rio de Janeiro

Grids

Mensagem por KaykeBr » Ter Fev 07, 2023 3:24 pm

Oi, atualmente no projeto em que eu to trabalhando, vi que aparece essa mensagem sempre que eu faço uma faço uma coisa.

Grid 0, index out of bounds writing [0,0] - size is [4,0]

O que essa mensagem significa? Como posso resolver?
Aparentemente não da bug ou erro

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: Grids

Mensagem por All-x » Ter Fev 07, 2023 3:59 pm

Quando você usa ds_grid_create, e define0 como tamanho (tanto na altura como na largura), quando tentar acessar receberá esses alertas como esse.

Isso (ter tamanho igual a 0). Só é permitido para que espelhe algum modelo que necessite por exemplo que que ao deletar todas as colunas, fique com zero colunas ao usar ds_grid_width().

Ali diz que tu criou uma grid 4 X 0. Ou seja, 4 linhas e 0 colunas. Porém isso é impossível de imaginar. Se algo tem 4 linhas, deve haver ao menos 1 coluna. Novamente digo que isso existe pro modelo de dados não retornar erros em certos casos.

Mas resumindo, você criou um grid com 4 colunas inexistentes. Então quando você tenta acessar o valor que esta na linha 0, coluna 0, o mesmo não existe, então o alerta é exibido.

A figura abaixo é uma grid 3 x 3:

Imagem

Se eu quiser acessar o valor 5 (o do meio), usaria ds_grid_get(grid, 1, 1). Se eu quisesse acessar o valor 9 (canto direito inferior), usaria ds_grid_get(grid, 2, 2).

Ele só exibe um alerta, pois pode ser que isso seja desejável pelo programador.
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Bing [Bot] e 5 visitantes