Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Caixa de texto

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
foogles66
Membro
Membro
Reações: 0

Caixa de texto

Mensagem por foogles66 » Ter Jun 07, 2016 9:56 am

Seguinte, eu estou fazendo uma caixa de dialogo para meu jogo, onde tem mensagens que vão ir avançando de acordo com que o jogador aperte a letra "X".
para fazer isso eu criei a variável "textos" no objeto da caixa de dialogo. junto com essa variável eu criei os textos que iriam aparecer na caixa de diálogo:

Código: Selecionar todos

textos=0;
texto[0] = "exemplo";
texto[1] = "exemplo";
texto[2] = "exemplo";

//vai até o texto[6]
os textos vão de 0 a 6
então para configurar esses textos eu criei uma fonte. e adicionei "draw" no objeto da caixa de dialogo
e coloquei esse código:

draw_self();

draw_set_color(c_white);
draw_set_halign(fa_left);
draw_set_font(font0);
draw_text(x+30,y+20, string(texto[numero]));
então por ultimo eu coloquei um key_press para a letra "X" do teclado, para quando o jogador apertasse a letra "X" o texto iria avançar
então eu coloquei esse código no key_press:

if (textos < 6) 
 {
   textos +=1
 }

else
 {
   instance_destroy()
 }
para quando os textos chegassem no limite (6) o objeto desapareceria.
porém quando eu fui testar sempre que eu apertava "X" uma vez dava erro:
############################################################################################
FATAL ERROR in
action number 1
of Key Press Event for X-key Key
for object object8:

DoSet :: Invalid comparison type
 at gml_Object_object8_KeyPress_88 (line 1) - if (textos < 6) 
############################################################################################
por favor, alguém poderia me explicar o que está acontecendo e qual a maneira correta de fazer com que os textos avancem até o limite e o objeto desapareça.
sou novo no game maker e não sei muita coisa sobre o programa  :shrug:

Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador

Re: Caixa de texto

Mensagem por Rodrigo Santiago » Ter Jun 07, 2016 10:02 am

Seu código aparenta está correto ( embora eu acho que no draw deveria ser : texto[textos] ao invés de texto[numero] 

Bem, mas não e isso que se trata o erro. Veja se em algum lugar você errou e colocou textos = "algum texto" ou textos[0] = "algum texto". Perceba que os nomes das variaveis são bem parecidas :yes:

(A mensagem de erro diz q a comparação de tipos está errada , ou seja , esta comparando texto com numero )

foogles66
Membro
Membro

"

Mensagem por foogles66 » Ter Jun 07, 2016 10:05 am

Rodrigo Santiago escreveu:Seu código aparenta está correto ( embora eu acho que no draw deveria ser : texto[textos] ao invés de texto[numero] 

Bem, mas não e isso que se trata o erro. Veja se em algum lugar você errou e colocou textos = "algum texto" ou textos[0] = "algum texto". Perceba que os nomes das variaveis são bem parecidas :yes:

(A mensagem de erro diz q a comparação de tipos está errada , ou seja , esta comparando texto com numero )
hm... eu não tinha percebido que eu escrevi "numero" ali kkkk vlw... 

Trancado