Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Ajuda com Colisão com bloco

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
divin sphere hirosha
Membro
Membro
Reações: 1
Mensagens: 96

Ajuda com Colisão com bloco

Mensagem por divin sphere hirosha » Sáb Ago 22, 2020 12:25 pm

Pessoal, Estou precisando de uma ajuda com um problema de colisão,

Antes de eu atualizar o Game maker studio 2 para a versão mais Recente, estava funcionando tudo corretamente, estava as mil maravilhas kk, mas ai eu resolvi de atualizar o game maker e esse Bug chato chegou a reinar no meu projeto:

https://drive.google.com/file/d/1bc29qRtfdMDe5TAS4n5XFf5TEk1IP2ue/view?usp=sharing

Meio que agora, qualquer colisão com o obj Bloco, faz com que ele pare de se mover e depois volte assim que a colisão para,

Step do obj Bloco que é sólido:

Código: Selecionar todos

if room!=rm_intro
 hspeed=-global.vel
colisão do player com o bloco:

Código: Selecionar todos

vspeed=0
Eu tinha feito essa colisão da forma mais simples possivel, mas agora simplesmente não funciona como devia, esse problema já me chateou no gm8, e agr voltou no studio também ;--;

Eu diria que o problema está no bloco mas não sei bem, qualquer obj que colide com ele faz com que ele pare de se mover no momento da colisão e logo em seguida volte
Editado pela última vez por divin sphere hirosha em Sáb Ago 22, 2020 11:09 pm, em um total de 1 vez.
Ei você! você que está do outro lado da telinha, Tudo ótimo? Venha conferir meus projetos na google play!

Cubow Racer Infinity
MineField
FishBreak
Bring The Block

Ver Todos os Projetos

Avatar do usuário
Chuaschinai
Colaborador
Colaborador
Reações: 5
Mensagens: 198

Re: Ajuda com Colisão com bloco

Mensagem por Chuaschinai » Sáb Ago 22, 2020 12:56 pm

kkkk Complicado, quando as coisas atualizam querendo ou não sempre vem um probleminha.
Uma dúvida esse é o código inteiro da colisão?.

Avatar do usuário
divin sphere hirosha
Membro
Membro
Reações: 1
Mensagens: 96

Re: Ajuda com Colisão com bloco

Mensagem por divin sphere hirosha » Sáb Ago 22, 2020 1:05 pm

sim sim, para colisão eu só usava isso, tem outras partes no código mas são relacionadas as funções do jogador:

Código: Selecionar todos

pisada=0

if vspeed>6.6 and image_yscale>0{
 instance_create_depth(x-6,y+22,depth,eff_poeira)
 if global.jogador=13
 audio_play_sound(snd_pisada_bolha,1,false)
 else
 audio_play_sound(snd_pisada,1,false)
}

vspeed=0
antes funcionava direitinho, até testei no celular e tudo OK, mas agr preciso ajustar a colisão que estava tão básica c__c
Ei você! você que está do outro lado da telinha, Tudo ótimo? Venha conferir meus projetos na google play!

Cubow Racer Infinity
MineField
FishBreak
Bring The Block

Ver Todos os Projetos

Avatar do usuário
Chuaschinai
Colaborador
Colaborador
Reações: 5
Mensagens: 198

Re: Ajuda com Colisão com bloco

Mensagem por Chuaschinai » Sáb Ago 22, 2020 1:25 pm

Estranho, então no código de colisão o vspeed é zerado, porém ele para também o hspeed no step do bloco?, essa colisão é por evento ou por script tipo collision_point()?.
Normalmente meus bugs com a nova versão em questão de compatibilidade funcionavam após reiniciar o GMK.

Esse link ai que tu passou é o que, estou sem acesso aqui.

Avatar do usuário
divin sphere hirosha
Membro
Membro
Reações: 1
Mensagens: 96

Re: Ajuda com Colisão com bloco

Mensagem por divin sphere hirosha » Sáb Ago 22, 2020 1:27 pm

Experimenta ver o link agr, acho que estava bloqueado aqui mesmo kkk o link mostra qual é o bug que ocorre, sempre que algo colide com o bloco

o bloco buga quando tem colisão com algum objeto porque o bloco está se movendo, só que isso não acontecia antes de eu atualizar o gm

a colisão está sendo feita por evento
Ei você! você que está do outro lado da telinha, Tudo ótimo? Venha conferir meus projetos na google play!

Cubow Racer Infinity
MineField
FishBreak
Bring The Block

Ver Todos os Projetos

Avatar do usuário
Chuaschinai
Colaborador
Colaborador
Reações: 5
Mensagens: 198

Re: Ajuda com Colisão com bloco

Mensagem por Chuaschinai » Sáb Ago 22, 2020 1:47 pm

Eu vi o problema com a grama, mas te digo que realmente não parece ter nada errado com o código, mas um dica que dou é tentar debugar, tipo o global.vel, para ver se ele não perde seu valor em algum momento, o hspeed do objeto também, e tentar tirar o solid do objeto para testar e vê o que da.

Avatar do usuário
divin sphere hirosha
Membro
Membro
Reações: 1
Mensagens: 96

Re: Ajuda com Colisão com bloco

Mensagem por divin sphere hirosha » Sáb Ago 22, 2020 1:53 pm

não não, dá para saber que o global.vel não perde seu valor, porque se perdesse todos os blocos iriam bugar ao mesmo tempo, já que todos eles utilizam essa velocidade, inclusive os objetos da fase e inimigos,

o problema ocorre porque o bloco se meche, se eu deixo o bloco parado não ocorre esse problema
Ei você! você que está do outro lado da telinha, Tudo ótimo? Venha conferir meus projetos na google play!

Cubow Racer Infinity
MineField
FishBreak
Bring The Block

Ver Todos os Projetos

Avatar do usuário
Chuaschinai
Colaborador
Colaborador
Reações: 5
Mensagens: 198

Re: Ajuda com Colisão com bloco

Mensagem por Chuaschinai » Sáb Ago 22, 2020 2:05 pm

É que é complicado, não parece ser um bug ou problema relacionado ao GMK pois o código é bem simplificado mesmo, é sempre bom testar tudo, só para ter certeza.
Por incrível que pareça já vi códigos com variável global que não funcionavam corretamente por conta da ordem de execução do código.
É que sem o código num escopo geral eu só consigo dar pitaco pra te ajudar kkkkkk...

Avatar do usuário
divin sphere hirosha
Membro
Membro
Reações: 1
Mensagens: 96

Re: Ajuda com Colisão com bloco

Mensagem por divin sphere hirosha » Sáb Ago 22, 2020 6:18 pm

Consegui Resolver aqui retirando o Evento de colisão com o bloco e colocando o jogo em Steps junto com place_meeting, só que ai eu fui tentar compilar para android e ploft, outro problema kkkk não consigo compilar por que fica dando

Código: Selecionar todos

System.NullReferenceException: Referência de objeto não definida para uma instância de um objeto.
   em ..(String )
   em Igor.AndroidUtils.(String )
   em Igor.AndroidBuilder.Package()
me arrependo muito de ter resolvido atualizar o game maker kkkk Vou dar uma olhada nas versões do android aqui pra ver no que dá
Ei você! você que está do outro lado da telinha, Tudo ótimo? Venha conferir meus projetos na google play!

Cubow Racer Infinity
MineField
FishBreak
Bring The Block

Ver Todos os Projetos

Avatar do usuário
Chuaschinai
Colaborador
Colaborador
Reações: 5
Mensagens: 198

Re: Ajuda com Colisão com bloco

Mensagem por Chuaschinai » Dom Ago 23, 2020 12:23 am

Complicado, o certo seria reportar o bug para a yoyo, mas creio que da sim pra você voltar para a versão anterior: Gamemaker 2.2.5, só espero que você tenha feito um backup antes de dar o update kkkkkk.

Avatar do usuário
divin sphere hirosha
Membro
Membro
Reações: 1
Mensagens: 96

Re: Ajuda com Colisão com bloco

Mensagem por divin sphere hirosha » Seg Ago 31, 2020 12:30 pm

Eu consegui resolver todos os problemas, pra colisão eu mudei o sistema e fiz por checagem de colisão no Step, e pra compilar pra android eu atualizei a Api no android studio e algumas outras coisas e deu tudo certo xD Agora meu projeto pode continuar seguindo em frente


Imagem

Imagem

Imagem

Imagem

Agora é só continuar programando xD
Ei você! você que está do outro lado da telinha, Tudo ótimo? Venha conferir meus projetos na google play!

Cubow Racer Infinity
MineField
FishBreak
Bring The Block

Ver Todos os Projetos

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 9 visitantes