Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais. |
Como fazer o personagem parar ao soltar um tecla?
Como fazer o personagem parar ao soltar um tecla?
Como Faço Para o Personagem Parar Apos Ele Não Apertar Mais Um Botão, Sou Novato Preciso De Ajuda No Meu Segundo Jogo, Uso GM 1.4
- Rodrigo_GM
- Membro
- Reações: 0
Re: Re: Ajuda,Movimentação
Olá, há varias maneiras fazer isso, mas não sei como está seu código. então vou tentar ajudar dessa maneira.
Pense assim! Se eu apertar o botão, ele move. ok? Agora se o botão não tiver apertado, ele não mover! Mas como colocar em código? é bem simples.
O Código, ou melhor a estrutura condicional if no Gamemaker representar literalmente "Se".
Um exemplo: "Se" eu estive apertado o botão, eu faço algo..
No código acima, podemos entender assim. Se eu estiver apertando o botão, movo 2 pixels para esquerda. Sempre que o SE for verdadeiro ele faz a ação. Se não estive apertando o botão ele não vai se mover. No seu caso talvez vc esteja usando hspeed em seu codigo. O hspeed representar velocidade horizontal.velocidade que vai da esquerda como -1 e para direita como +1.
O play irar se mover mas não vai parar. ele não vai parar, mas porque não para? simplesmente porque vc disse que a velocidade é hspeed=-2, mas não disse quando o hspeed voltara para 0, para corrigir isso basta fazer assim
O Código, ou melhor a estrutura condicional Else, é bem interessante. pode ate se entendida como se não.
Um exemplo: "Se" eu estive apertado o botão, eu faço algo., Mas se não estive apertando o botão, faço algo diferente.
Mas se vc tentar fazer do mesmo jeito para ir para o outro lado, não vai da certo. porque sempre que vc n apertar o botão para esquerda o hspeed vai ser 0. para corrigir isso basta fazer assim.
Esse vou deixa para vc entender sozinho.
veja esses tutoriais do Alex que vai te ajuda muito, ele explica muito melhor e tem video lá Video aulas game maker
Pense assim! Se eu apertar o botão, ele move. ok? Agora se o botão não tiver apertado, ele não mover! Mas como colocar em código? é bem simples.
O Código, ou melhor a estrutura condicional if no Gamemaker representar literalmente "Se".
Um exemplo: "Se" eu estive apertado o botão, eu faço algo..
Código: Selecionar todos
if (keyboard_check(vk_left)){ x-=2;}
if (keyboard_check(vk_left)){ hspeed=-2};
if (keyboard_check(vk_left)){ hspeed=-2}
else { hspeed=0 }
Um exemplo: "Se" eu estive apertado o botão, eu faço algo., Mas se não estive apertando o botão, faço algo diferente.
Mas se vc tentar fazer do mesmo jeito para ir para o outro lado, não vai da certo. porque sempre que vc n apertar o botão para esquerda o hspeed vai ser 0. para corrigir isso basta fazer assim.
if (keyboard_check(vk_left)){ hspeed=-2}
else {
if (keyboard_check(vk_right)){hspeed=2}
else {hspeed=0}
}
veja esses tutoriais do Alex que vai te ajuda muito, ele explica muito melhor e tem video lá Video aulas game maker