Aprenda a fazer o player se mover de maneira fácil
MiniTutos: Visando ajudar a massa iniciante em Game Maker do fórum, eu e o usuário Kevin estamos com um projeto para ensinar a fazer coisas simples, e não apenas ensinar o código mas sim fazer com que o leitor o entenda e o interprete de maneira correta. Com imagens para melhor entendimento.
O Que vamos fazer: Movimentos com W, A, S e D
No estilo RPG:
- W: Movimento pra cima
- A: Movimento pra esquerda
- S: Movimento pra baixo
- D: Movimento pra direita
Primeiro, vamos botar em teoria o que vamos fazer:
1- Como eu quero que nosso comando possa ser ativado em qualquer parte do jogo, nossos códigos vão no STEP
2- A ação vai acontecer quando apertarmos o botão.
Ou seja, precisamos definir um botão pra quando apertarmos ele, ele faça a ação.
E fazemos isso com um comando:
Código: Selecionar todos
if keyboard_check (botão)
Código: Selecionar todos
if keyboard_check (ord('W'))
Nota: Quando a tecla é uma tecla de uma letra, segue esse padrão (ord('Botão'))
Nota²: É necessário colocar a tecla (W) entre apóstrofos (') pois não serve como valor de texto.
Vocês podem perceber que os códigos anteriores começaram com if, mas o que é isso?
if = se //If serve para começar uma condição
Então, como no nosso último código:
Código: Selecionar todos
if keyboard_check (ord('W'))
AÇÃO:
Agora vamos fazer nossa ação, que vai ser executada pelo comando que fizemos.
Quando temos um comando e uma ação no mesmo código, a ação vai estar sempre entre chaves ({; })
Pra fazer nosso movimento, vamos usar variáveis próprias do GM: hspeed e vspeed
hspeed = (Horizontal Speed) Velocidade Horizontal
vspeed = (Vertical Speed) Velocidade Vertical
O Movimento que nós queremos dar pro nosso comando é "cima"
Observando a imagem, podemos concluir que o movimento "cima" é dado por vspeed negativo
Então aqui vai um exemplo de como deve ficar nosso código:
Código: Selecionar todos
if keyboard_check (ord('W'))
{vspeed=-5}
Código: Selecionar todos
if keyboard_check (ord('A')) // Pra esquerda
{hspeed=-5}
if keyboard_check (ord('S')) // Pra baixo
{vspeed=5}
if keyboard_check (ord('D')) // Pra Direita
{hspeed=5}
Podemos testar o jogo.
Ainda não é a movimentação que nós queremos.
Nós ainda precisamos fazer nosso player parar ao soltar as teclas. Podemos fazer isso com: keyboard_check_released onde a ação é ativada após soltar a tecla. Simples assim:
Código: Selecionar todos
if keyboard_check_released (ord('W'))
{vspeed=0}
Sim! Vamos usar or.
Or = Ou - Serve para adicionar mais de uma opção de execução de uma ação.
Assim nosso código fica:
Código: Selecionar todos
if keyboard_check_released (ord('W')) or
keyboard_check_released (ord('A')) or
keyboard_check_released (ord('S')) or
keyboard_check_released (ord('D'))
{
vspeed=0;
hspeed=0;
}
Pronto, Terminamos nosso movimento. Pode testar, parabéns esse já é um começo.
Resultado do nosso código:
STEP:
Código: Selecionar todos
if keyboard_check (ord('W')) // Pra cima
{vspeed=-5}
if keyboard_check (ord('A')) // Pra esquerda
{hspeed=-5}
if keyboard_check (ord('S')) // Pra baixo
{vspeed=5}
if keyboard_check (ord('D')) // Pra Direita
{hspeed=5}
if keyboard_check_released (ord('W')) or
keyboard_check_released (ord('A')) or
keyboard_check_released (ord('S')) or
keyboard_check_released (ord('D'))
{
vspeed=0;
hspeed=0;
}
E agora encerro este tutorial. Espero que tenham gostado, tentei detalhar o máximo possível.
Créditos: Dancity & Kevin