Olá Galera! Faz tempo demais entre esse e o ultimo devlog!
Fiquei afastado tanto porque tive alguns problemas para progredir nesse jogo já que é o meu primeiro projeto e ainda estou aprendendo programação, quanto porque tive de pegar uns freelas pra pagar as contas!
Aproveitei o tempo pra pegar os cursos do
GameDev.tv no Udemy, peguei o de Unity para jogos 2d, unity para jogos 3d, e o do Godot, que é minha engine favorita. Comecei com os cursos de Unity porque são o padrão do mercado e quero conseguir um emprego na area de programação. Depois de fazer mais quase metade do curso de
Unity 2D, quase o curso todo de
Unity 3D, e o começo do
curso do Godot, estava me sentindo um pouco mais confiante e voltei para esse projeto!
Agora estou me divertindo muito com ele! Os cursos fizeram muita diferença e estou conseguindo progredir muito melhor e mais rapidamente! Estou feliz com a direção que o jogo está tomando e vou tentar fazer alguns devlogs para alcançar o que fiz no projeto entre o ultimo post e quando parei de trabalhar nele, e o que fiz desde que voltei, há pouco menos de um mês atrás.
As principais adições ao jogo que fiz antes de interromper o projeto foram:
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- Menu principal com opções pra tela cheia e BGM!
- Adicionei a trilha que o Sam Oz fez pra mim! Um musico que me achou através do forum do tigsource!
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- Um Sistema de upgrades pro personagem principal!
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- Escudos! Você pode ter até três escudos ao mesmo tempo!
Isso tudo foi feito a meses atrás, então gostaria de ser capaz de falar mais sobre eles mas não lembro dos detalhes! O sistema de upgrade me ajudou muito aprender sobre fazer saves e sobre dados persistentes, enquanto o escudo me ajudou a aprender a fazer "modificadores" ou "equipamentos" para o personagem! Ah, e claro, com tantos menus também aprendi bastante sobre carregar cenas e programar interfaces!
As novas features que já estão no release atual do
itch.io, e que vou falar mais sobre elas nas proximas postagens são:
- Novos Inimigos!
- Tela de Seleção de Fase
- Fases - Agora ao invés de ser uma fase infinita e aleatória o jogo está dividido em fases com quantidade e tipos de inimigos pre-determinados, mas ordem de aparição e alturas randomizadas.
- Uma fase de tutorial jogavel!
Atualmente existem 4 fases que podem ser desbloqueadas! Todo feedback sobre elas é muito bem vindo! Gostaria de saber o que acharam da progressão, dificuldade e tamanho delas!
Na próxima vou falar sobre outras coisas que já estão disponiveis na build atual do itch.io, mas que fiz nesses ultimos 30 dias!