No movimento para direita, esquerda, baixo e cima você coloca o direction = //numero correspondente da direção para que ele mude a direção após se mover.
por ex:
if keyboard_check(vk_left){
direction = 180;
}else if keyboard_check(vk_right){
direction = 0;
}
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Sistema de tiro com bug
Sistema de tiro com bug
Criei um sistema de atirar laser, porém quando estou andando e atiro pra cima ou pra baixo o tiro não sai, somente se ando pra esquerda ou direita, quando parado não importa a direção funciona normalmente.
O código é o seguinte: (bem grande, mas não sei como diminuir e ainda vou incluir uma pausa durante o momento em que esta atirando)
////////////////////
// ATIRAR LASER ///
////////////////////
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_parado_direita {
global.laser-=1 {
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (0, 4) {
sprite_index = spr_laser_horizontal
}
}
}
}
}
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_parado_esquerda {
global.laser-=1 {
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (180, 4) {
sprite_index = spr_laser_horizontal
}
}
}
}
}
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_parado_cima {
global.laser-=1 {
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (90, 4) {
}
}
}
}
}
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_parado_baixo {
global.laser-=1
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (270, 4) {
}
}
}
}
// atirar andando
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_movendo_direita {
global.laser-=1 {
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (0, 4) {
sprite_index = spr_laser_horizontal
}
}
}
}
}
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_movendo_esquerda {
global.laser-=1 {
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (180, 4) {
sprite_index = spr_laser_horizontal
}
}
}
}
}
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_movendo_cima {
global.laser-=1 {
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (90, 4) {
}
}
}
}
}
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_movendo_baixo {
global.laser-=1
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (270, 4) {
}
}
}
}
O código é o seguinte: (bem grande, mas não sei como diminuir e ainda vou incluir uma pausa durante o momento em que esta atirando)
////////////////////
// ATIRAR LASER ///
////////////////////
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_parado_direita {
global.laser-=1 {
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (0, 4) {
sprite_index = spr_laser_horizontal
}
}
}
}
}
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_parado_esquerda {
global.laser-=1 {
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (180, 4) {
sprite_index = spr_laser_horizontal
}
}
}
}
}
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_parado_cima {
global.laser-=1 {
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (90, 4) {
}
}
}
}
}
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_parado_baixo {
global.laser-=1
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (270, 4) {
}
}
}
}
// atirar andando
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_movendo_direita {
global.laser-=1 {
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (0, 4) {
sprite_index = spr_laser_horizontal
}
}
}
}
}
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_movendo_esquerda {
global.laser-=1 {
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (180, 4) {
sprite_index = spr_laser_horizontal
}
}
}
}
}
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_movendo_cima {
global.laser-=1 {
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (90, 4) {
}
}
}
}
}
if keyboard_check_pressed (ord ("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_movendo_baixo {
global.laser-=1
with ( instance_create_layer (x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (270, 4) {
}
}
}
}
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Re: Sistema de tiro com bug
Honestamente eu faria seu código todo do zero...
Enfim, se o seu laser é um laser de verdade, o ideal é usar um raycast, eu não sei se você está criando um objeto que vai se mover como uma bala ou se é um laser que vai sair da sua arma até a colisão com algo.
Usa um sistema de face/dir para determinar qual Sprite ele deve usar, tente usar uma state machine para deixar seu código mais organizado e fácil de manipular.
Se fosse para chutar eu diria que seu problema é usar o -= 1
Enfim, eu tenho um curso na Udemy, eu ensino como criar tudo isso no curso (para ser preciso ainda não ensinei raycast), se você tiver interesse posso deixar as aulas de animação e movimentação que você quer desbloqueadas por um tempo, assim você consegue desenvolver o que você quer com mais facilidade.
Se quiser é só falar que eu desbloqueio estás aulas
E se depois você tiver interesse posso te dar um cupom de desconto do curso.
Enfim, se o seu laser é um laser de verdade, o ideal é usar um raycast, eu não sei se você está criando um objeto que vai se mover como uma bala ou se é um laser que vai sair da sua arma até a colisão com algo.
Usa um sistema de face/dir para determinar qual Sprite ele deve usar, tente usar uma state machine para deixar seu código mais organizado e fácil de manipular.
Se fosse para chutar eu diria que seu problema é usar o -= 1
Enfim, eu tenho um curso na Udemy, eu ensino como criar tudo isso no curso (para ser preciso ainda não ensinei raycast), se você tiver interesse posso deixar as aulas de animação e movimentação que você quer desbloqueadas por um tempo, assim você consegue desenvolver o que você quer com mais facilidade.
Se quiser é só falar que eu desbloqueio estás aulas
E se depois você tiver interesse posso te dar um cupom de desconto do curso.
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx
Re: Sistema de tiro com bug
Olá, eu aconselho usar direction para atirar na direção desejada!
Então o script ficará assim:
Então o script ficará assim:
Código: Selecionar todos
if keyboard_check_pressed(ord("K")) and global.laser>0 {
if direction == 90{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (90, 4);
sprite_index = spr_laser_up;
}
}else if direction == 270{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (270, 4);
sprite_index = spr_laser_down;
}
}else if direction == 0{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (0, 4);
sprite_index = spr_laser_right;
}
}else if direction == 180{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (180, 4);
sprite_index = spr_laser_left;
}
}
]-- [RagnumWorld] --
Em breve!!!
Em breve!!!
Re: Sistema de tiro com bug
Pra ser sincero meu conhecimento com GMS2 se resume a duas semanas de pesquisa então não sei muito sobre raycast e essas coisas, mas no momento eu crio um objeto na direção do inimigo que tira vida e se destroi quando colide, mas a intenção é exibir um sprite do player levantando a arma e atirando um laser que sai da arma após o sprite acontecer. Sobre o curso, eu agradeceria muito se pudesse disponibilizar.
E sobre o script enviado, por algum motivo aconteceu a mesma coisa que estava acontecendo e fiz isso:
Mas novamente quando ele anda pra cima ou baixo o tiro não sai, somente quando esta parado nessas direções.
if keyboard_check_pressed(ord("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_movendo_cima or sprite_index = spr_player_parado_cima{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (90, 4);
sprite_index = spr_laser_vertical;
}
}else if sprite_index = spr_player_movendo_baixo or sprite_index = spr_player_parado_baixo{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (270, 4);
sprite_index = spr_laser_vertical;
}
}else if sprite_index = spr_player_movendo_direita or sprite_index = spr_player_parado_direita{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (0, 4);
sprite_index = spr_laser_horizontal;
}
}else if sprite_index = spr_player_movendo_esquerda or sprite_index = spr_player_parado_esquerda{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (180, 4);
sprite_index = spr_laser_horizontal;
}
}
}
E sobre o script enviado, por algum motivo aconteceu a mesma coisa que estava acontecendo e fiz isso:
Mas novamente quando ele anda pra cima ou baixo o tiro não sai, somente quando esta parado nessas direções.
if keyboard_check_pressed(ord("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_movendo_cima or sprite_index = spr_player_parado_cima{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (90, 4);
sprite_index = spr_laser_vertical;
}
}else if sprite_index = spr_player_movendo_baixo or sprite_index = spr_player_parado_baixo{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (270, 4);
sprite_index = spr_laser_vertical;
}
}else if sprite_index = spr_player_movendo_direita or sprite_index = spr_player_parado_direita{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (0, 4);
sprite_index = spr_laser_horizontal;
}
}else if sprite_index = spr_player_movendo_esquerda or sprite_index = spr_player_parado_esquerda{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (180, 4);
sprite_index = spr_laser_horizontal;
}
}
}
42
Re: Sistema de tiro com bug
Tenta fazer o seguinte, no script que te mandei. esse abaixo:AragaSam escreveu:Pra ser sincero meu conhecimento com GMS2 se resume a duas semanas de pesquisa então não sei muito sobre raycast e essas coisas, mas no momento eu crio um objeto na direção do inimigo que tira vida e se destroi quando colide, mas a intenção é exibir um sprite do player levantando a arma e atirando um laser que sai da arma após o sprite acontecer. Sobre o curso, eu agradeceria muito se pudesse disponibilizar.
E sobre o script enviado, por algum motivo aconteceu a mesma coisa que estava acontecendo e fiz isso:
Mas novamente quando ele anda pra cima ou baixo o tiro não sai, somente quando esta parado nessas direções.
if keyboard_check_pressed(ord("K")) and global.laser>0 {
if sprite_index = spr_player_movendo_cima or sprite_index = spr_player_parado_cima{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (90, 4);
sprite_index = spr_laser_vertical;
}
}else if sprite_index = spr_player_movendo_baixo or sprite_index = spr_player_parado_baixo{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (270, 4);
sprite_index = spr_laser_vertical;
}
}else if sprite_index = spr_player_movendo_direita or sprite_index = spr_player_parado_direita{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (0, 4);
sprite_index = spr_laser_horizontal;
}
}else if sprite_index = spr_player_movendo_esquerda or sprite_index = spr_player_parado_esquerda{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (180, 4);
sprite_index = spr_laser_horizontal;
}
}
}
Código: Selecionar todos
if keyboard_check_pressed(ord("K")) and global.laser>0 {
if direction == 90{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (90, 4);
sprite_index = spr_laser_up;
}
}else if direction == 270{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (270, 4);
sprite_index = spr_laser_down;
}
}else if direction == 0{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (0, 4);
sprite_index = spr_laser_right;
}
}else if direction == 180{
global.laser -= 1;
with ( instance_create_layer(x,y-16, "Instances", obj_laser)) {
motion_set (180, 4);
sprite_index = spr_laser_left;
}
}
por ex:
if keyboard_check(vk_left){
direction = 180;
}else if keyboard_check(vk_right){
direction = 0;
}
]-- [RagnumWorld] --
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