Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

É possível alterar o tamanho do texto em relação ao espaço?

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
Loganout
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 13

É possível alterar o tamanho do texto em relação ao espaço?

Mensagem por Loganout » Sex Out 05, 2018 8:09 pm

Olá pessoal, estou com uma dúvida sobre textos no Game Maker Studio.
Estou desenvolvendo um QUIZ para faculdade e não encontrei uma forma do Texto diminuir automaticamente de acordo com o espaço que ele ocupa.
Eu tenho uma caixa de texto onde estarão as perguntas, porém algumas perguntas são bem detalhadas ultrapassando a altura da caixa de texto, estou usando draw_text_ext para quebra de linhas.
Se isso é possível e ainda se alguém tiver um exemplo pra mostrar, seria muito bom.

Avatar do usuário
DarlesLSF
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 107
Localização: Humaitá - RS

Re: É possível alterar o tamanho do texto em relação ao espaço?

Mensagem por DarlesLSF » Sáb Out 06, 2018 10:29 am

Pelo que vi o pessoal falando por ai, a única forma de diminuir o tamanho do texto é criar uma outra fonte com um tamanho menor. Eu já tentei usar o font_size, mas não funciona, pelo menos no GM 1.4

Avatar do usuário
Loganout
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 13

Re: É possível alterar o tamanho do texto em relação ao espaço?

Mensagem por Loganout » Sáb Out 06, 2018 10:56 am

DarlesLSF escreveu:Pelo que vi o pessoal falando por ai, a única forma de diminuir o tamanho do texto é criar uma outra fonte com um tamanho menor. Eu já tentei usar o font_size, mas não funciona, pelo menos no GM 1.4
Entendi valeu, eu tava usando a Unity mas esse projeto quis usar o GMS2 até para ver o que tinha mudado. Achei muito bonito e mais prático que a versão anterior. Mas sinto falta de muitos recursos.

Avatar do usuário
ValdeciVieira
Moderador
Moderador
Reações: 6
Mensagens: 120
Localização: Rio de Janeiro, Brasil

Re: É possível alterar o tamanho do texto em relação ao espaço?

Mensagem por ValdeciVieira » Sáb Out 06, 2018 11:52 am

Na verdade existe o comando draw_text_transformed que tem xscale e yscale que são usados para alterar a escala do texto.

Draw

Código: Selecionar todos

draw_rectangle(x-32,y-7,x+32,y+7,1)
draw_text_transformed(x-30,y-6,keyboard_string,1/(string_width(keyboard_string)/62),1,0)
Só com esses 2 códigos já consegui um ótimo resultado,só falta da uma configuradinha pra funcionar legal,o problema é que na primeira letra adicionada a escala já ta grande,mas da pra melhorar.

Avatar do usuário
Loganout
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 13

Re: É possível alterar o tamanho do texto em relação ao espaço?

Mensagem por Loganout » Sáb Out 06, 2018 6:04 pm

Mega escreveu:Na verdade existe o comando draw_text_transformed que tem xscale e yscale que são usados para alterar a escala do texto.

Draw

Código: Selecionar todos

draw_rectangle(x-32,y-7,x+32,y+7,1)
draw_text_transformed(x-30,y-6,keyboard_string,1/(string_width(keyboard_string)/62),1,0)
tentei usar tbm o draw_text_ext_transformed para iniciar a quebra de linha, mas ainda não encontrei a forma correta de limitar na altura e tamanho da fonte. tentei algumas coisas com esse seu, mas não consegui. O problema é que as questões do quiz tem bastante characteres e tem que ser assim para o que vaiser =(

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: É possível alterar o tamanho do texto em relação ao espaço?

Mensagem por None » Sáb Out 06, 2018 9:19 pm

Por que você não baseia o tamanho da sua caixa de texto com base na maior pergunta?
Porque esteticamente mudar o tamanho da fonte de pergunta para pergunta não é legal, voce cria a sua caixa do texto com base em uma pergunta grande, arruma o tamanho da fonte e tudo certinho para ficar bom com ela e depois não vai ter problema com perguntas menores.

Eu sei que isso provavelmente não é a solução que você queria, mas eu particularmente acho melhor do que ficar alterando o tamanho da fonte de qualquer forma.
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 1 visitante