Aula 02/03
Na aula anterior, vimos do que consiste um arquivo.ini. Agora, nesta aula, você vai saber para que servem as 10 funções INI existentes. Apenas na próxima aula você irá aprender a usá-las, afinal, devemos saber o que estamos fazendo.
Com essas dez funções, podemos dividi-las em quatro grupos:
Fique tranquilo caso não consiga absorver algumas informações, na terceira aula suas duvidas se dissiparão, pois você verá como usar tais funções.1-Abrir e Fechar
2-Carregar e Salvar
3-Checagem
4-Exclusão
Grupo 1 - Abrir e Salvar:
É neste grupo que você encontrará funções para abrir ou fechar um arquivo.ini (abrir e fechar não é a mesma coisa que carregar e salvar). Esse grupo é formado por duas funções, sendo que: Grupo 2 – Carregar e Salvar:
Este é o grupo que mais será usado. É nele que existem as funções para poder gravar ou carregar dados (do tipo real ou string) no arquivo.ini atualmente aberto. Se você não leu a aula anterior, recomendo que volte e a leia, pois, agora você irá usar os conceitos nela adquiridos. Esse grupo é formado por quatro funções, sendo que:
Para carregar: Para Salvar: Grupo 3 – Checagem:
Neste grupo, você encontrará funções que serão usadas para saber se devemos criar ou carregar os valores de uma chave em uma variável. Por exemplo, se no create, declararmos uma variável, e, depois salvá-la no INI, será totalmente inútil, pois, quando iniciarmos o jogo novamente, mesmo que tenhamos salvado e carregado os valores, o create vai agir e inutilizar o que carregamos. Na próxima aula você entenderá melhor o que quero dizer. Este grupo é composto por duas funções, sendo que: Grupo 4 – Exclusão:
Da mesma forma que criamos seções e chaves, também podemos exclui-las. É tipicamente usado para apagar informações que não usaremos mais, como por exemplo, a de um usuário que por algum motivo quis apagar a sua conta no jogo. Este grupo é composto por duas funções, sendo que: Agora você já sabe para que servem as 10 funções INI, correto? Porém, você certamente não sabe como usá-las, principalmente as do Grupo 2. Não se preocupe, tudo no seu tempo... Na próxima aula, você será capaz de usar todas essas funções, e, por fim, finalmente criar um sistema de salvar e carregar informações .ini. Duvidas, criticas e elogios são bem vindos.
Espero que tenha gostado!
Até a próxima aula!