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[Duvida] As atuais engines
[Duvida] As atuais engines
Olá makers,
Faz um certo tempo que eu não me envolvo com as engines de jogos, quando parei eu utilizava o GM 8.1 e o GMS Gratuito da Steam, porém eu vi que ja existe o GMS 2 e outras engines como GODOT e Construct estão sendo muito utilizadas e por isso fiquei com uma certa duvida de qual utilizar para voltar a programação. Gosto muito de aprender a programar como forma de passar o tempo então aceitaria dicas de outras engines como Unity também. Eu adoraria ler a opinião de cada um de vocês quanto as engines.
Thx !
Faz um certo tempo que eu não me envolvo com as engines de jogos, quando parei eu utilizava o GM 8.1 e o GMS Gratuito da Steam, porém eu vi que ja existe o GMS 2 e outras engines como GODOT e Construct estão sendo muito utilizadas e por isso fiquei com uma certa duvida de qual utilizar para voltar a programação. Gosto muito de aprender a programar como forma de passar o tempo então aceitaria dicas de outras engines como Unity também. Eu adoraria ler a opinião de cada um de vocês quanto as engines.
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......| (• ◡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)..
Jamais confunda conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.
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Re: [Duvida] As atuais engines
Para responder isso corretamente, primeiro seria necessário saber o que conhece de programação, o que já fez.
Pois se a pessoa usa mais o Unity, vai dizer que é a mais adequada, se usa o GM, vai dizer que é a mais adequada e assim por diante.
Se conhece bem de programação, algumas engines podem ser indicadas, agora se é ultra novato, as opções mudam drasticamente.
Pois se a pessoa usa mais o Unity, vai dizer que é a mais adequada, se usa o GM, vai dizer que é a mais adequada e assim por diante.
Se conhece bem de programação, algumas engines podem ser indicadas, agora se é ultra novato, as opções mudam drasticamente.
Re: [Duvida] As atuais engines
@Guimaraf, eu considero que eu estava começando a chegar no intermediario no GML, mas de resto eu até conheço um pouco, mas nada além do basico.
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Re: [Duvida] As atuais engines
Por já conhecer o GML, volte a estudar a engine, primeiro que já tem um bom conhecimento, logo vai conseguir fazer muito mais coisas.
Tem um bom material de graça da engine também.
Se for pegar outra engine, terá que aprender literalmente a engine, depois aprender a lógica dela.
Engines que pode trabalhar no código na ordem de popularidade.
Unreal Engine (código puro e D&D)
Unity (Atualmente é usado apenas C#, JavaScript parou de ser suportado na 2017.1 se não me engano)
Game Maker family (englobando todas as versões do game maker, a mais recente GMS2 suporta D&D)
Godot (código puro, atualmente suporte GDScript que se parece muito com Python e na versão 3 suporta C#)
CryEngine (engine do Crysis e Ryse além de outros jogos, bem poderosa, porém não é recomendada para quem está iniciando, tem D&D e também é possível trabalhar com scripts)
Lumberyard (bem similar a CryEngine porém da Amazon, cai no mesmo problema da Cry)
Sem acesso ao código fonte
Construct 2 (super recomendado para quem está iniciando no desenvolvimento de jogos)
Clickteam Fusion (muito similar ao Construct 2, porém com uma base de usuários muito pequena no Brasil)
GDevelop (bem similar ao Construct 2, alguns dizem ser clone)
Existem outras engines no mercado, porém estas são as principais, como pode ver, opções existem e bem variadas, a escolha da engine parte também muito do que você deseja/planeja criar, dependendo da escolha da engine, terá pouca ou muita dificuldade, por isso é recomendado pegar algo que já conhece e melhorar, desta forma a sua evolução será mais consistente, o que vai te estimular a continuar os estudos.
Tem um bom material de graça da engine também.
Se for pegar outra engine, terá que aprender literalmente a engine, depois aprender a lógica dela.
Engines que pode trabalhar no código na ordem de popularidade.
Unreal Engine (código puro e D&D)
Unity (Atualmente é usado apenas C#, JavaScript parou de ser suportado na 2017.1 se não me engano)
Game Maker family (englobando todas as versões do game maker, a mais recente GMS2 suporta D&D)
Godot (código puro, atualmente suporte GDScript que se parece muito com Python e na versão 3 suporta C#)
CryEngine (engine do Crysis e Ryse além de outros jogos, bem poderosa, porém não é recomendada para quem está iniciando, tem D&D e também é possível trabalhar com scripts)
Lumberyard (bem similar a CryEngine porém da Amazon, cai no mesmo problema da Cry)
Sem acesso ao código fonte
Construct 2 (super recomendado para quem está iniciando no desenvolvimento de jogos)
Clickteam Fusion (muito similar ao Construct 2, porém com uma base de usuários muito pequena no Brasil)
GDevelop (bem similar ao Construct 2, alguns dizem ser clone)
Existem outras engines no mercado, porém estas são as principais, como pode ver, opções existem e bem variadas, a escolha da engine parte também muito do que você deseja/planeja criar, dependendo da escolha da engine, terá pouca ou muita dificuldade, por isso é recomendado pegar algo que já conhece e melhorar, desta forma a sua evolução será mais consistente, o que vai te estimular a continuar os estudos.
Re: [Duvida] As atuais engines
https://www.slant.co/topics/1907/~game- ... rogrammers
Ótimo site cheio de reviews
O GMS2 está tão bom quanto às outras engines "profissionais", o gml melhorou MUITO, o ambiente está muito diferente, mas uma vez que você se acostumar você vai ver que mudou para a melhor, infelizmente ele está adotando um modelo de negócio que não tem futuro e a comunidade está "encolhendo" em virtude disso, espero que no futuro eles mudem este modelo de negócio, mas de resto a Engine está ótima!
Ótimo site cheio de reviews
O GMS2 está tão bom quanto às outras engines "profissionais", o gml melhorou MUITO, o ambiente está muito diferente, mas uma vez que você se acostumar você vai ver que mudou para a melhor, infelizmente ele está adotando um modelo de negócio que não tem futuro e a comunidade está "encolhendo" em virtude disso, espero que no futuro eles mudem este modelo de negócio, mas de resto a Engine está ótima!
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx
Re: [Duvida] As atuais engines
Primeiramente gostaria de agradecer por deixarem as coisas mais claras na minha mente, pois eu queria começar algo no Construct mesmo não me adequando a interface e vocês mostraram que o GM continua forte e como o @Guimaraf realmente vale a pena eu continuar em algo que eu ja gosto e entendo. @None também fico feliz por seu comentário e pelo GML ter melhorado.
Thx!
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Jamais confunda conhecimento com sabedoria. Um o ajuda a ganhar a vida; o outro a construir uma vida.
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- didipimenta
- Colaborador
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- Mensagens: 106
- Localização: São Paulo
- Contato:
Re: [Duvida] As atuais engines
Fala cara, tudo bem?
Então, como foi dito aí em cima, se você já conhece a Linguagem GML nada mais lógico que continuar os estudos no Game Maker Studio.
Agora, se você quer aprender alguma Engine nova e muito popular atualmente, indico o Construct 2. Relutei bastante em usa-la, mas depois peguei o gosto. Tudo é questão de adaptação e familiaridade, pois é muito fácil criar jogos 2D com o sistema Drag and Drop do Construct 2 da Scirra.
Se eu fosse classificar por nível de dificuldade as Engines que conheço, ficaria assim:
1 - Construct 2
2 - Game Maker Studio
3 - Godot
4 - Unity
5 - Unreal
Mas essa é a minha opinião, baseado nas experiências que eu tive com Desenvolvimento de Jogos. Cada pessoa, em particular, tem seu ritmo de aprendizado e facilidade de adaptação em algumas ferramentas e em outras não. Cabe a você escolher uma delas, estudar toda a documentação da Engine, criar pequenos games, avançar aos poucos até sentir seguro o suficiente para criar seus próprios jogos e trabalhar no mercado. Participar de Game JAMs, campeonatos de games, e até mesmo, escrever um Tutorial, criar um Blog ou um Canal no Youtube mostrando para outras pessoas como criar jogos vai te ajudar a crescer em questão de Desenvolvimento de Jogos. Quanto mais você ensina, mais você aprende e tudo começa com a prática!
Fica a dica ;)
Abraço.
Então, como foi dito aí em cima, se você já conhece a Linguagem GML nada mais lógico que continuar os estudos no Game Maker Studio.
Agora, se você quer aprender alguma Engine nova e muito popular atualmente, indico o Construct 2. Relutei bastante em usa-la, mas depois peguei o gosto. Tudo é questão de adaptação e familiaridade, pois é muito fácil criar jogos 2D com o sistema Drag and Drop do Construct 2 da Scirra.
Se eu fosse classificar por nível de dificuldade as Engines que conheço, ficaria assim:
1 - Construct 2
2 - Game Maker Studio
3 - Godot
4 - Unity
5 - Unreal
Mas essa é a minha opinião, baseado nas experiências que eu tive com Desenvolvimento de Jogos. Cada pessoa, em particular, tem seu ritmo de aprendizado e facilidade de adaptação em algumas ferramentas e em outras não. Cabe a você escolher uma delas, estudar toda a documentação da Engine, criar pequenos games, avançar aos poucos até sentir seguro o suficiente para criar seus próprios jogos e trabalhar no mercado. Participar de Game JAMs, campeonatos de games, e até mesmo, escrever um Tutorial, criar um Blog ou um Canal no Youtube mostrando para outras pessoas como criar jogos vai te ajudar a crescer em questão de Desenvolvimento de Jogos. Quanto mais você ensina, mais você aprende e tudo começa com a prática!
Fica a dica ;)
Abraço.
Aprenda passo a passo como criar jogos 2D para PC no GameMaker Studio.
Acessem meu canal no Youtube → https://www.youtube.com/playlist?list=P ... Vzgqqcd6-J
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- Thiago Silva Thiago
- Membro
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- Mensagens: 25
Re: [Duvida] As atuais engines
Opinião:
Godot me ajudou muito a aprender a programar.
Ela é fácil e facilita muito a vida, embora não tenha elementos tão avançados para design dos gráficos 3D (ainda). Não troco ela por motivo nenhum, ela me satisfaz, é código aberto, e incrivelmente fácil. Amo a Godot (kkk declaração de amor).
Godot me ajudou muito a aprender a programar.
Ela é fácil e facilita muito a vida, embora não tenha elementos tão avançados para design dos gráficos 3D (ainda). Não troco ela por motivo nenhum, ela me satisfaz, é código aberto, e incrivelmente fácil. Amo a Godot (kkk declaração de amor).
20 anos, estudante de linguagens de programação.
Uso Godot Engine.
Uso Godot Engine.
Re: [Duvida] As atuais engines
Fala sério, Godot 3 é quase tão bom quanto o unity para 3D, o único problema é comunidade e todos os benefícios gerados por isso (assets, suporte etc).
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx
- AdrianoPpaula
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Re: [Duvida] As atuais engines
Eu to gostando muito da Godot, já tem algumas pessoas usando tem até comunidades dela Br no facebook e alguns tutoriais em português no youtube
Re: [Duvida] As atuais engines
Vale lembrar que a Godot das atuais engines, é a mais nova "apesar de estar na versão 3", ela vai crescer muito ainda.
Fácil, bem otimizada, muito recomendado também, porém necessita de um mínimo de conhecimento com lógica de programação para poder fazer algo.
Fácil, bem otimizada, muito recomendado também, porém necessita de um mínimo de conhecimento com lógica de programação para poder fazer algo.
- thomasclavent
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- Mensagens: 43
Re: [Duvida] As atuais engines
Uma alternativa também é o GDevelop, fiz alguns testes com ela, e é muito similar ao Construct2, além de ser opensource. Acredito que seria uma boa alternativa para quem é iniciante e desenvolver seus games sem gastar algum dinheiro. Atualmente desenvolvo com GameMaker, minha engine preferida. O Construct2 em minha opinião é melhor que o GDevelop, entretanto, o Construct2 em sua versão gratuita tem muitas limitações.
O Construct2 tem mais tutoriais na internet tanto em inglês e português, já em GDevelop tem mais conteúdos em Inglês, mas mesmo assim considero uma boa alternativa.
Acredito que o ideal é realizar alguns testes e fazer algumas experimentações para tomar uma decisão de qual engine utilizar.
Quando iniciei meus estudos em jogos eu comecei com Unity, isso em 2012, achei a curva de aprendizado maior, não difícil. Neste mesmo ano de 2012, conheci o GameMaker e fiz um game mais rápido, em pouco tempo fiz diversos games pequenos como aprendizado e passei a gostar muito dela. Unity hoje faço apenas algumas experimentações, mas quero em um futuro desenvolver algum game com ela.
O Construct2 tem mais tutoriais na internet tanto em inglês e português, já em GDevelop tem mais conteúdos em Inglês, mas mesmo assim considero uma boa alternativa.
Acredito que o ideal é realizar alguns testes e fazer algumas experimentações para tomar uma decisão de qual engine utilizar.
Quando iniciei meus estudos em jogos eu comecei com Unity, isso em 2012, achei a curva de aprendizado maior, não difícil. Neste mesmo ano de 2012, conheci o GameMaker e fiz um game mais rápido, em pouco tempo fiz diversos games pequenos como aprendizado e passei a gostar muito dela. Unity hoje faço apenas algumas experimentações, mas quero em um futuro desenvolver algum game com ela.
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