Olá desenvolvedores,
Chega ao fim a 5ª edição da TGMBR JAM. E estes são os vencedores:
1º PUTO OF WAR
2º CALL TO VICTORY
3º LIGHT, AFTER THE WAR
MELHOR ARTE:
PUTO OF WAR
MELHOR APLICAÇÃO DOS TEMAS:
PUTO OF WAR
MELHOR CONCEITO:
LIGHT, AFTER THE WAR
Os prêmios e conquistas serão entregues aos vencedores durante a semana. Reveja os participantes:
TABELA DE VOTOS:
CLIQUE AQUI PARA VISUALIZAR
VOTOS INDIVIDUAIS JUSTIFICADOS:[/center]
1º Lugar: Puto of War
Justificativa: É um game que não é só referências e um nome engraçado. Há desafio, há uma jogabilidade encaixada, há gráficos bonitos e principalmente há diversão. Cada arma se comporta de forma diferente e você se adéqua conforme ainda a tem. Você fica mais cauteloso para evitar mortes desnecessárias e conseguir mais pontos. Seus desenvolvedores conseguiram gerenciar o tempo que tinham da forma mais organizada e levam meu primeiro lugar.
2º Lugar: Call to Victory
Justificativa: Há aquela nostalgia do primeiro Medal of Honor, onde a bela trilha de fundo e o cenário da segunda guerra te fazem de inicio mergulhar no game. Só não é o primeiro, pois faltou desafio, faltaram ajustes que o deixariam com a jogabilidade equilibrada. O mapa é grande, porém os objetivos estão afastados nos dois primeiros mapas. Poderia ser preenchido com inimigos melhores posicionados. O trabalho foi incrível, mas faltou tempo para um trabalho tão elaborado, esse foi o pecado.
3º Lugar: Light, After The War
Justificativa: Aqui temos um game que se não fossem os movimentos travados, poderia ter uma colocação melhor. As habilidades do player são subaproveitadas e o level design é um tanto confuso. Mas é um conceito muito interessante de jogo.
4º Lugar: Bullet Soldier
Justificativa: Apesar de bem feito nos aspectos audiovisuais, possui deficiências na jogabilidade que o tornam pouco desafiante. O jogador praticamente não é penalizado por errar e isso tira aquela sensação de perigo de uma guerra.
5º Lugar: Rinascita
Justificativa: Visual bonito, porém confuso an hora de se ater as regras do jogo. Você se perde na história e nos comandos. Mas a ideia em si foi muito boa.
6º Lugar: Tufão de Aço
Justificativa: O que não fazem os sons? Sem eles o jogo perdeu muita imersividade e ainda tem a questão da progressão aberta onde você pode selecionar o nível do chefe logo de inicio. Os gráficos poderiam ser melhores, mas são coerentes e criativos.
7º Lugar: Astrolaser: Wars
Justificativa: Confuso, porém criativo. Estranho, não? o jogo possui uma infinidade de funções e mecânicas pouco uteis e os cenários são demasiadamente apertados para movimentos tão frenéticos.
8º Lugar: Planet Wars
Justificativa: Ideia excelente, aplicação insatisfatória. Um exemplo de jogo que poderia estar no topo se bem trabalhado.
Melhor Arte: Puto of War
Justificativa: A arte me lembra muito James bond Jr. do NES. Esse estilo retro caiu muito bem no jogo.
Melhor Aplicação dos Temas: Puto of War
Justificativa: Usou os dois temas muito bem e não ficou na zona de conforto.
Melhor Conceito: Light, After The War
Justificativa: Poderia ser um game muito superior se a implementação fosse a altura da ambição da ideia.
Justificativa: É um game que não é só referências e um nome engraçado. Há desafio, há uma jogabilidade encaixada, há gráficos bonitos e principalmente há diversão. Cada arma se comporta de forma diferente e você se adéqua conforme ainda a tem. Você fica mais cauteloso para evitar mortes desnecessárias e conseguir mais pontos. Seus desenvolvedores conseguiram gerenciar o tempo que tinham da forma mais organizada e levam meu primeiro lugar.
2º Lugar: Call to Victory
Justificativa: Há aquela nostalgia do primeiro Medal of Honor, onde a bela trilha de fundo e o cenário da segunda guerra te fazem de inicio mergulhar no game. Só não é o primeiro, pois faltou desafio, faltaram ajustes que o deixariam com a jogabilidade equilibrada. O mapa é grande, porém os objetivos estão afastados nos dois primeiros mapas. Poderia ser preenchido com inimigos melhores posicionados. O trabalho foi incrível, mas faltou tempo para um trabalho tão elaborado, esse foi o pecado.
3º Lugar: Light, After The War
Justificativa: Aqui temos um game que se não fossem os movimentos travados, poderia ter uma colocação melhor. As habilidades do player são subaproveitadas e o level design é um tanto confuso. Mas é um conceito muito interessante de jogo.
4º Lugar: Bullet Soldier
Justificativa: Apesar de bem feito nos aspectos audiovisuais, possui deficiências na jogabilidade que o tornam pouco desafiante. O jogador praticamente não é penalizado por errar e isso tira aquela sensação de perigo de uma guerra.
5º Lugar: Rinascita
Justificativa: Visual bonito, porém confuso an hora de se ater as regras do jogo. Você se perde na história e nos comandos. Mas a ideia em si foi muito boa.
6º Lugar: Tufão de Aço
Justificativa: O que não fazem os sons? Sem eles o jogo perdeu muita imersividade e ainda tem a questão da progressão aberta onde você pode selecionar o nível do chefe logo de inicio. Os gráficos poderiam ser melhores, mas são coerentes e criativos.
7º Lugar: Astrolaser: Wars
Justificativa: Confuso, porém criativo. Estranho, não? o jogo possui uma infinidade de funções e mecânicas pouco uteis e os cenários são demasiadamente apertados para movimentos tão frenéticos.
8º Lugar: Planet Wars
Justificativa: Ideia excelente, aplicação insatisfatória. Um exemplo de jogo que poderia estar no topo se bem trabalhado.
Melhor Arte: Puto of War
Justificativa: A arte me lembra muito James bond Jr. do NES. Esse estilo retro caiu muito bem no jogo.
Melhor Aplicação dos Temas: Puto of War
Justificativa: Usou os dois temas muito bem e não ficou na zona de conforto.
Melhor Conceito: Light, After The War
Justificativa: Poderia ser um game muito superior se a implementação fosse a altura da ambição da ideia.
1º Lugar: Light, After the war
Justificativa:
Criatividade foi o ponto mais forte, escolheu unir os dois temas e o fez de maneira inteligente e fora do caixa. Ao se deparar com o tema "Guerra", o autor conseguiu fugir do padrão (que seria desenvolver um jogo de tiro), e aplicar uma ideia própria;O título do jogo combina perfeitamente com o que é apresentado;Jogo bem ambientado, os gráficos são harmônicos e se encaixam perfeitamente com a música e efeitos sonoros;A jogabilidade também não deixa a desejar, embora tenha levado um tempo para me acostumar com o personagem "grudando" nas paredes;Minha única crítica diz respeito à falta de um tutorial in-game, as habilidades são pouco intuitivas e difíceis de compreender a princípio.
2º Lugar: Puto of War
Justificativa:
Ideia simples porém bem aplicada. Não foi muito criativo porém conseguiu unir os dois temas perfeitamente;Dificuldade moderada, não é um jogo fácil mas também não é difícil ao ponto de ser frustante;Possui tutorial in-game;Ambientação é seu ponto forte;Possui uma boa diversidade de desafios/obstáculos, além de contar com um chefão.
3º Lugar: Call to Victory
Justificativa:
Ideia pouco criativa, o objetivo do(s) autor(es) era lembrar os antigos FPS, e isso foi feito;O menu do jogo é um ponto a se destacar;A HUD é bem distribuída e combina com o jogo, entretanto poderia ser um pouco mais dinâmica;Além da música e efeitos sonoros ativos (isto é, disparados por ações do jogador e inimigos), a ambientação conta também com efeitos sonoros de guerra ao fundo;O mapa é intuitivo e guia o jogador, porém a jogabilidade é um pouco monótona.
4º Lugar: Bullet Soldier
Justificativa:
Ideia simples porém cumpre com seu propósito de unir guerra e plataforma 2D;Itens e objetos interativos são encontrados pelo mapa;Diversidade de robôs e IAs funcionais e moderadamente desafiadoras;Possui um sistema de checkpoints no caso de quedas que funciona bem, entretanto poder cair infinitamente tira um pouco o desafio do jogo;Os controles são intuitivos, embora o tiro ser disparado pelo mouse tenha me incomodado um pouco.
5º Lugar: Tufão de Aço
Justificativa:
Ideia interessante porém não tão bem aplicada;Possui uma sala para apresentar os controles;Balões de instrução aparecem em objetos com interação;A ambientação deixa a desejar devido à falta de sons;Os gráficos do menu deixam a desejar;A dificuldade/jogabilidade poderia ser melhor trabalhada, é absurdamente difícil e sem muito potencial para aprendizado (não importa o quanto você tente, você nunca consegue desviar das balas dos oponentes).
6º Lugar: Rinascita
Justificativa:
Ideia criativa porém não muito bem aplicada;Jogabilidade monótoma e objetivo confuso (embora o jogo conte com uma explicação ao iniciar, não é intuitivo o que se tem que fazer/encontrar para fugir);Um ponto a se destacar é o de que a música e o mapa são afetados a medida em que a barra de estresse aumenta;Os gráficos são simples porém a ambientação é boa.
7º Lugar: Astrolaser: Wars
Justificativa:
Ideia criativa e bem aplicada;Os gráficos são bem simples mas cumprem com seu papel;É um jogo extremamente difícil de se jogar, porém possui uma boa jogabilidade;O menu conta com um campo de texto para "Custom Campagain", embora não seja explicado em lugar algum seu funcionamento.
8º Lugar: PlanetWars
Justificativa:
Ideia criativa porém mal aplicada;O jogo é bem confuso e carece de explicação, você fica perdido quanto ao que se fazer e não consegue saber se está progredindo/vencendo/perdendo.
Melhor Arte: Light, After the war
Justificativa: Os gráficos são harmônicos entre si, as cores utilizadas cumprem com seu papel de dar um aspecto sombrio ao jogo, além de possuir diversos efeitos visuais específicos tais quais a neve caindo, a corrente d'água e os fragmentos de luz girando ao redor da esfera e do jogador.
Melhor Aplicação dos Temas: Light, After the war
Justificativa: "Criatividade foi o ponto mais forte, escolheu unir os dois temas e o fez de maneira inteligente e fora do caixa. Ao se deparar com o tema "Guerra", o autor conseguiu fugir do padrão (que seria desenvolver um jogo de tiro), e aplicar uma ideia própria."
Melhor Conceito: Tufão de Aço
Justificativa: A proposta do jogo é interessante e possui potencial, porém a jogabilidade precisa ser um pouco melhor trabalhada para que este potencial seja devidamente alcançado.
Justificativa:
Criatividade foi o ponto mais forte, escolheu unir os dois temas e o fez de maneira inteligente e fora do caixa. Ao se deparar com o tema "Guerra", o autor conseguiu fugir do padrão (que seria desenvolver um jogo de tiro), e aplicar uma ideia própria;O título do jogo combina perfeitamente com o que é apresentado;Jogo bem ambientado, os gráficos são harmônicos e se encaixam perfeitamente com a música e efeitos sonoros;A jogabilidade também não deixa a desejar, embora tenha levado um tempo para me acostumar com o personagem "grudando" nas paredes;Minha única crítica diz respeito à falta de um tutorial in-game, as habilidades são pouco intuitivas e difíceis de compreender a princípio.
2º Lugar: Puto of War
Justificativa:
Ideia simples porém bem aplicada. Não foi muito criativo porém conseguiu unir os dois temas perfeitamente;Dificuldade moderada, não é um jogo fácil mas também não é difícil ao ponto de ser frustante;Possui tutorial in-game;Ambientação é seu ponto forte;Possui uma boa diversidade de desafios/obstáculos, além de contar com um chefão.
3º Lugar: Call to Victory
Justificativa:
Ideia pouco criativa, o objetivo do(s) autor(es) era lembrar os antigos FPS, e isso foi feito;O menu do jogo é um ponto a se destacar;A HUD é bem distribuída e combina com o jogo, entretanto poderia ser um pouco mais dinâmica;Além da música e efeitos sonoros ativos (isto é, disparados por ações do jogador e inimigos), a ambientação conta também com efeitos sonoros de guerra ao fundo;O mapa é intuitivo e guia o jogador, porém a jogabilidade é um pouco monótona.
4º Lugar: Bullet Soldier
Justificativa:
Ideia simples porém cumpre com seu propósito de unir guerra e plataforma 2D;Itens e objetos interativos são encontrados pelo mapa;Diversidade de robôs e IAs funcionais e moderadamente desafiadoras;Possui um sistema de checkpoints no caso de quedas que funciona bem, entretanto poder cair infinitamente tira um pouco o desafio do jogo;Os controles são intuitivos, embora o tiro ser disparado pelo mouse tenha me incomodado um pouco.
5º Lugar: Tufão de Aço
Justificativa:
Ideia interessante porém não tão bem aplicada;Possui uma sala para apresentar os controles;Balões de instrução aparecem em objetos com interação;A ambientação deixa a desejar devido à falta de sons;Os gráficos do menu deixam a desejar;A dificuldade/jogabilidade poderia ser melhor trabalhada, é absurdamente difícil e sem muito potencial para aprendizado (não importa o quanto você tente, você nunca consegue desviar das balas dos oponentes).
6º Lugar: Rinascita
Justificativa:
Ideia criativa porém não muito bem aplicada;Jogabilidade monótoma e objetivo confuso (embora o jogo conte com uma explicação ao iniciar, não é intuitivo o que se tem que fazer/encontrar para fugir);Um ponto a se destacar é o de que a música e o mapa são afetados a medida em que a barra de estresse aumenta;Os gráficos são simples porém a ambientação é boa.
7º Lugar: Astrolaser: Wars
Justificativa:
Ideia criativa e bem aplicada;Os gráficos são bem simples mas cumprem com seu papel;É um jogo extremamente difícil de se jogar, porém possui uma boa jogabilidade;O menu conta com um campo de texto para "Custom Campagain", embora não seja explicado em lugar algum seu funcionamento.
8º Lugar: PlanetWars
Justificativa:
Ideia criativa porém mal aplicada;O jogo é bem confuso e carece de explicação, você fica perdido quanto ao que se fazer e não consegue saber se está progredindo/vencendo/perdendo.
Melhor Arte: Light, After the war
Justificativa: Os gráficos são harmônicos entre si, as cores utilizadas cumprem com seu papel de dar um aspecto sombrio ao jogo, além de possuir diversos efeitos visuais específicos tais quais a neve caindo, a corrente d'água e os fragmentos de luz girando ao redor da esfera e do jogador.
Melhor Aplicação dos Temas: Light, After the war
Justificativa: "Criatividade foi o ponto mais forte, escolheu unir os dois temas e o fez de maneira inteligente e fora do caixa. Ao se deparar com o tema "Guerra", o autor conseguiu fugir do padrão (que seria desenvolver um jogo de tiro), e aplicar uma ideia própria."
Melhor Conceito: Tufão de Aço
Justificativa: A proposta do jogo é interessante e possui potencial, porém a jogabilidade precisa ser um pouco melhor trabalhada para que este potencial seja devidamente alcançado.
1º Lugar: Call to Victory
Justificativa:
Em termos de conteúdo, creio que este foi o projeto mais extenso do evento. É nítido que a construção dos mapas prioriza o tempo (ou a falta de), mas não foi simplesmente jogado ali, há um planejamento.
Algumas decisões podem ter atrapalhado um pouco, como a aparente precisão absurda com que os inimigos te atingem. Há uma atmosfera de suspense, ao invés do estilo "rambo" que seria mais esperado num FPS, o que não é melhor nem pior, apenas diferente.
Por outro lado, essa "pegada" as vezes acaba passando uma sensação de que você está andando em círculos, já que não consegue encontrar a posição inimiga (e continua sendo alvejado).
No todo é um ótimo jogo, mas poderia ter sido ainda melhor se houvesse um balanço entre os pontos altos ("física" no corpos) e baixos (inimigos "esquiando" ao se movimentar).
2º Lugar: Puto of War
Justificativa:
Por ter trabalhado neste projeto, me sinto desconfortável em defendê-lo, mas é fato que parece ter sido um dos poucos que estabeleceram um planejamento e execução compatíveis com o deadline do evento.
Houveram alguns bugs, como em todos os trabalhos participantes, mas no contexto geral considero que entregamos algo coeso, seja no audiovisual quanto no gameplay.
A maior falha talvez seja o quão curto ele ficou, mas cada elemento ali foi pensado e polido o suficiente pra oferecer uma boa experiência.
3º Lugar: Light, After The War
Justificativa:
O jogo é visualmente bonito, ainda que a falta de contraste cause um "leve incômodo".
As mecânicas são interessantes, porém o level design não contém qualquer elemento ou fluxo que ensine o jogador a usá-las.
Mesmo com a descrição dos controles na página, fiquei um pouco perdido de início, sobretudo com a habilidade de encolher.
Não presenciei bugs severos, porém em alguns momentos a movimentação pelo cenário soa um pouco "travada".
4º Lugar: Rinascita
Justificativa:
Um projeto ambicioso, mas que soube se manter dentro da realidade do evento. A mecânica de geração de mapas é um diferencial, ainda mais pela questão do prazo.
Entretanto, ainda que haja um gameplay divertido, a temática soa um pouco subjetiva. Ambientar o jogo do ponto de vista de quem está fugindo do conflito é algo válido, porém no jogo eu não enxergo isso.
É como o MrRafael costumava dizer lá na Game Maker Brasil... você pode fazer um jogo de uma bola se movendo pela tela e dizer que é um jogo de corrida, assim como um puzzle ou shooter, depende apenas das mecânicas envolvidas.
Enfim, o projeto é interessante, mas se por um lado a execução foi feliz (algo pensado, bem desenvolvido), não houve ali algo muito expressivo em relação ao tema.
5º Lugar: Bullet Soldier
Justificativa:
Outro trabalho interessante, mas que pecou seriamente no quesito gameplay. É possível passar grande parte (senão todo) do jogo apenas utilizando o double jump, sem a mínima necessidade de enfrentar os inimigos.
Coletáveis para recuperar vida e proteção extra (colete) são entregues de bandeja, agravando ainda mais essa questão.
O jogo possui outros destaques como o áudio, mas não é muito consistente nos gráficos (alguns assets estão em resolução muito diferente dos demais).
6º Lugar: Tufão de Aço
Justificativa:
De cara este trabalho chama a atenção pela falta de consistência visual. Há uma sorte de resoluções, estilos de desenho e técnicas de animação.
Vale ressaltar que isso não é necessariamente um problema, não há um detrimento do gameplay por conta dos gráficos, mas certamente não é um ponto positivo.
O que realmente atrapalhou a experiência aqui é a forma como o desafio foi projetado. Os tiros podem atingir inimigos fora da tela, há um coletável de munição que te dá quantidade infinita de tiros, pouco antes de enfrentar o "chefe", este que por sua vez pode ser derrotado sem nem ao menos ter chance de causar dano no jogador (devido ao problema do tiro atingir fora da tela e o "path" em que ele fica restrito).
Em contrapartida, é um dos poucos que apresentaram um tutorial ou level design que ensina o jogador (o que por si só infelizmente não representa um ponto alto).
7º Lugar: Astrolaser: Wars
Justificativa:
O jogo menos ambicioso graficamente, mas que implementa um modo online (que por sinal eu não consegui usar =P).
As batalhas são desafiadoras, o minimapa é um recurso bacana, mas este projeto possui uma falha que ao meu ver é muito grave. Por mais que o controle da nave seja intuitivo (você pressiona direita, ela vira e vai pra direita), a "manobra" automática que ela faz acaba sendo um tremendo tiro no pé.
Em nenhuma situação é possível prever claramente a trajetória que ela irá fazer ao virar, e isso é algo totalmente inadmissível em um jogo. O jogador precisa ter controle absoluto do que ele está fazendo, se não tem, nenhum desafio enfrentado será justo e qualquer dano/punição que ele receba não será necessariamente por um erro dele.
Gráficos simples eu entendo como uma escolha do desenvolvedor, jamais iria medir a qualidade do trabalho por conta disso, mas esse fator do controle largamente impreciso acaba tornado a experiência muito ruim.
8º Lugar: PlanetWars
Justificativa:
Aqui ficou bastante evidente que o planejamento (se houve) foi totalmente incompatível com o deadline. Talvez o(s) autor(es) simplesmente tenha considerado a ideia geral e implementado na medida do possível.
O resultado é um "alpha jogável" que deixa uma sensação de algo muito maior, porém nos estágio iniciais do desenvolvimento. E outras palavras, rende uma experiênica bem "esquecível".
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Melhor Arte: Puto of War
Justificativa:
Mais uma vez, fico desconfortável em indicar minha própria arte, mas como o Alex ressalta no tópico, este quesito se refere a "composição visual", ou seja, a consistência/coesão do audiuovisual, e eu penso que nosso trabalho foi o mais cuidadoso nesse sentido.
Melhor Aplicação dos Temas: Astrolaser: Wars
Justificativa:
A despeito do resultado final, a construção das batalhas nesse jogo é interessante, mas não tão óbvia quanto o tiroteio no Call to Victory, por exemplo. Se houvesse algum jogo sobre "guerra de comida" no ensino médio, eu votaria nele.
Melhor Conceito: Rinascita
Justificativa:
Considero aqui a "falta de tempo" (conforme o Alex descreve no tópico) um fator que prejudicou esse jogo. Digo, sem a preocupação com o deadline, talvez o autor tivesse ambientado melhor a ideia, não deixando algo tão subjetivo e, nesse caso, a proposta do gameplay é um destaque.
Justificativa:
Em termos de conteúdo, creio que este foi o projeto mais extenso do evento. É nítido que a construção dos mapas prioriza o tempo (ou a falta de), mas não foi simplesmente jogado ali, há um planejamento.
Algumas decisões podem ter atrapalhado um pouco, como a aparente precisão absurda com que os inimigos te atingem. Há uma atmosfera de suspense, ao invés do estilo "rambo" que seria mais esperado num FPS, o que não é melhor nem pior, apenas diferente.
Por outro lado, essa "pegada" as vezes acaba passando uma sensação de que você está andando em círculos, já que não consegue encontrar a posição inimiga (e continua sendo alvejado).
No todo é um ótimo jogo, mas poderia ter sido ainda melhor se houvesse um balanço entre os pontos altos ("física" no corpos) e baixos (inimigos "esquiando" ao se movimentar).
2º Lugar: Puto of War
Justificativa:
Por ter trabalhado neste projeto, me sinto desconfortável em defendê-lo, mas é fato que parece ter sido um dos poucos que estabeleceram um planejamento e execução compatíveis com o deadline do evento.
Houveram alguns bugs, como em todos os trabalhos participantes, mas no contexto geral considero que entregamos algo coeso, seja no audiovisual quanto no gameplay.
A maior falha talvez seja o quão curto ele ficou, mas cada elemento ali foi pensado e polido o suficiente pra oferecer uma boa experiência.
3º Lugar: Light, After The War
Justificativa:
O jogo é visualmente bonito, ainda que a falta de contraste cause um "leve incômodo".
As mecânicas são interessantes, porém o level design não contém qualquer elemento ou fluxo que ensine o jogador a usá-las.
Mesmo com a descrição dos controles na página, fiquei um pouco perdido de início, sobretudo com a habilidade de encolher.
Não presenciei bugs severos, porém em alguns momentos a movimentação pelo cenário soa um pouco "travada".
4º Lugar: Rinascita
Justificativa:
Um projeto ambicioso, mas que soube se manter dentro da realidade do evento. A mecânica de geração de mapas é um diferencial, ainda mais pela questão do prazo.
Entretanto, ainda que haja um gameplay divertido, a temática soa um pouco subjetiva. Ambientar o jogo do ponto de vista de quem está fugindo do conflito é algo válido, porém no jogo eu não enxergo isso.
É como o MrRafael costumava dizer lá na Game Maker Brasil... você pode fazer um jogo de uma bola se movendo pela tela e dizer que é um jogo de corrida, assim como um puzzle ou shooter, depende apenas das mecânicas envolvidas.
Enfim, o projeto é interessante, mas se por um lado a execução foi feliz (algo pensado, bem desenvolvido), não houve ali algo muito expressivo em relação ao tema.
5º Lugar: Bullet Soldier
Justificativa:
Outro trabalho interessante, mas que pecou seriamente no quesito gameplay. É possível passar grande parte (senão todo) do jogo apenas utilizando o double jump, sem a mínima necessidade de enfrentar os inimigos.
Coletáveis para recuperar vida e proteção extra (colete) são entregues de bandeja, agravando ainda mais essa questão.
O jogo possui outros destaques como o áudio, mas não é muito consistente nos gráficos (alguns assets estão em resolução muito diferente dos demais).
6º Lugar: Tufão de Aço
Justificativa:
De cara este trabalho chama a atenção pela falta de consistência visual. Há uma sorte de resoluções, estilos de desenho e técnicas de animação.
Vale ressaltar que isso não é necessariamente um problema, não há um detrimento do gameplay por conta dos gráficos, mas certamente não é um ponto positivo.
O que realmente atrapalhou a experiência aqui é a forma como o desafio foi projetado. Os tiros podem atingir inimigos fora da tela, há um coletável de munição que te dá quantidade infinita de tiros, pouco antes de enfrentar o "chefe", este que por sua vez pode ser derrotado sem nem ao menos ter chance de causar dano no jogador (devido ao problema do tiro atingir fora da tela e o "path" em que ele fica restrito).
Em contrapartida, é um dos poucos que apresentaram um tutorial ou level design que ensina o jogador (o que por si só infelizmente não representa um ponto alto).
7º Lugar: Astrolaser: Wars
Justificativa:
O jogo menos ambicioso graficamente, mas que implementa um modo online (que por sinal eu não consegui usar =P).
As batalhas são desafiadoras, o minimapa é um recurso bacana, mas este projeto possui uma falha que ao meu ver é muito grave. Por mais que o controle da nave seja intuitivo (você pressiona direita, ela vira e vai pra direita), a "manobra" automática que ela faz acaba sendo um tremendo tiro no pé.
Em nenhuma situação é possível prever claramente a trajetória que ela irá fazer ao virar, e isso é algo totalmente inadmissível em um jogo. O jogador precisa ter controle absoluto do que ele está fazendo, se não tem, nenhum desafio enfrentado será justo e qualquer dano/punição que ele receba não será necessariamente por um erro dele.
Gráficos simples eu entendo como uma escolha do desenvolvedor, jamais iria medir a qualidade do trabalho por conta disso, mas esse fator do controle largamente impreciso acaba tornado a experiência muito ruim.
8º Lugar: PlanetWars
Justificativa:
Aqui ficou bastante evidente que o planejamento (se houve) foi totalmente incompatível com o deadline. Talvez o(s) autor(es) simplesmente tenha considerado a ideia geral e implementado na medida do possível.
O resultado é um "alpha jogável" que deixa uma sensação de algo muito maior, porém nos estágio iniciais do desenvolvimento. E outras palavras, rende uma experiênica bem "esquecível".
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Melhor Arte: Puto of War
Justificativa:
Mais uma vez, fico desconfortável em indicar minha própria arte, mas como o Alex ressalta no tópico, este quesito se refere a "composição visual", ou seja, a consistência/coesão do audiuovisual, e eu penso que nosso trabalho foi o mais cuidadoso nesse sentido.
Melhor Aplicação dos Temas: Astrolaser: Wars
Justificativa:
A despeito do resultado final, a construção das batalhas nesse jogo é interessante, mas não tão óbvia quanto o tiroteio no Call to Victory, por exemplo. Se houvesse algum jogo sobre "guerra de comida" no ensino médio, eu votaria nele.
Melhor Conceito: Rinascita
Justificativa:
Considero aqui a "falta de tempo" (conforme o Alex descreve no tópico) um fator que prejudicou esse jogo. Digo, sem a preocupação com o deadline, talvez o autor tivesse ambientado melhor a ideia, não deixando algo tão subjetivo e, nesse caso, a proposta do gameplay é um destaque.
1º Lugar:
Puto of War
Justificativa:
De longe é o jogo mais completo da Jam. Controles precisos, desafios variados com inimigos, armadilhas, boss. Sons para quase todas as ações no jogo, interação entre elementos.
O jogo é bem divertido e desafiador.
2º Lugar:
Call of Victory
Justificativa:
Um jogo de FPS em uma Jam, foi uma bela surpresa, pegando referências em Medal of Honor lá da época do primeiro Playstation.
Algo que me deixou profundamente chateado com este jogo foi os tiros com 100% de precisão dos inimigos, como disse aqui mesmo no forum, em alguns momentos não tinha como eu tomar tiro, porém levava, mesmo estando dentro de um túnel e com ninguém dentro.
Em vários momentos o personagem só anda, os inimigos em vários momentos atacam em grupo, juntando meia dúzia fácil, o que acaba atrapalhando o gameplay, outra coisa que reparei é que não importa a animação que os inimigos estão, se eles querem atirar, logo atiram.
No jogo tem 3 armas, ótimo, porém não existe uma diferença real delas dentro do jogo.
Acima de tudo, o jogo consegue ser divertido.
3º Lugar:
Bullet Soldier
Justificativa:
A jogabilidade é bem simples e eficaz, porém é possível terminar o jogo sem disparar um único tiro. Existem diversos inimigos e 5 cenários. Divertido, dentro do tema e com boa jogabilidade.
4º Lugar:
Light, After The War
Justificativa:
Com uma jogabilidade bem distinta "faltou um tutorial", porém o jogo consegue captar bem a atenção do jogador, puzzles, armadilhas, arte bem simples porém eficaz para a proposta.
5º Lugar:
Tufão de Aço
Justificativa:
Uma arte linda, porém o gameplay pecou muito, muito mesmo, quando atiro não importa onde estou, sempre roda a mesma animação, os inimigos atiram loucamente e como é muito pequeno acaba que levamos diversos sem ao menos perceber, infelizmente não tive paciência de jogar muito o jogo, devido aos problemas que citei que considero graves, neste caso coloco este jogo na quinta posição pela fidelidade ao tema e pela linda arte.
6º Lugar:
Rinascita
Justificativa:
Este jogo é uma incógnita, tem geração procedural, sendo bem sincero, não consegui ver ele se encaixando no tema guerra, sem falar que o desafio é praticamente nulo.
7º Lugar:
PlanetWars
Justificativa:
Acredito que o maior vilão do jogo, foi a sua proposta, basicamente tem botões que vamos criando naves e podemos selecionar elas como em um jogo de estratégia, para atacar o outro planeta, porém como tudo é muito lento, acredito que para derrotar, deve demorar pelo menos uns 40 minutos.
A falta de som e com a pouca movimentação no mapa, deixa tudo mais monótono.
8º Lugar:
Astrolaser: Wars
Justificativa:
Este jogo tinha tudo para ser bem divertido, porém a decisão de colocar controles confusos e a nave se movendo muito rápido, acaba estragando a experiência, não sendo nada divertido depois de 5 minutos.
Melhor Arte:
Puto of War
Justificativa:
Belas cores, diversas animações, diversos objetos do cenário, tudo casando perfeitamente e deixando bem agradável, lembrando bem um jogo de Nes.
Melhor Aplicação dos Temas:
Puto of War
Justificativa:
Por ser um legítimo jogo de plataforma 2D, como disse acima.
Melhor Conceito:
Puto of War
Justificativa:
Como jogo de plataforma 2D, é um excelente jogo, comandos simples e precisos, animações variadas, inimigos, armadilhas, boss, sons, músicas, arte bonita.
Sinceramente não vi outro jogo desta Jam que conseguiu atingir todos os requisitos.
Puto of War
Justificativa:
De longe é o jogo mais completo da Jam. Controles precisos, desafios variados com inimigos, armadilhas, boss. Sons para quase todas as ações no jogo, interação entre elementos.
O jogo é bem divertido e desafiador.
2º Lugar:
Call of Victory
Justificativa:
Um jogo de FPS em uma Jam, foi uma bela surpresa, pegando referências em Medal of Honor lá da época do primeiro Playstation.
Algo que me deixou profundamente chateado com este jogo foi os tiros com 100% de precisão dos inimigos, como disse aqui mesmo no forum, em alguns momentos não tinha como eu tomar tiro, porém levava, mesmo estando dentro de um túnel e com ninguém dentro.
Em vários momentos o personagem só anda, os inimigos em vários momentos atacam em grupo, juntando meia dúzia fácil, o que acaba atrapalhando o gameplay, outra coisa que reparei é que não importa a animação que os inimigos estão, se eles querem atirar, logo atiram.
No jogo tem 3 armas, ótimo, porém não existe uma diferença real delas dentro do jogo.
Acima de tudo, o jogo consegue ser divertido.
3º Lugar:
Bullet Soldier
Justificativa:
A jogabilidade é bem simples e eficaz, porém é possível terminar o jogo sem disparar um único tiro. Existem diversos inimigos e 5 cenários. Divertido, dentro do tema e com boa jogabilidade.
4º Lugar:
Light, After The War
Justificativa:
Com uma jogabilidade bem distinta "faltou um tutorial", porém o jogo consegue captar bem a atenção do jogador, puzzles, armadilhas, arte bem simples porém eficaz para a proposta.
5º Lugar:
Tufão de Aço
Justificativa:
Uma arte linda, porém o gameplay pecou muito, muito mesmo, quando atiro não importa onde estou, sempre roda a mesma animação, os inimigos atiram loucamente e como é muito pequeno acaba que levamos diversos sem ao menos perceber, infelizmente não tive paciência de jogar muito o jogo, devido aos problemas que citei que considero graves, neste caso coloco este jogo na quinta posição pela fidelidade ao tema e pela linda arte.
6º Lugar:
Rinascita
Justificativa:
Este jogo é uma incógnita, tem geração procedural, sendo bem sincero, não consegui ver ele se encaixando no tema guerra, sem falar que o desafio é praticamente nulo.
7º Lugar:
PlanetWars
Justificativa:
Acredito que o maior vilão do jogo, foi a sua proposta, basicamente tem botões que vamos criando naves e podemos selecionar elas como em um jogo de estratégia, para atacar o outro planeta, porém como tudo é muito lento, acredito que para derrotar, deve demorar pelo menos uns 40 minutos.
A falta de som e com a pouca movimentação no mapa, deixa tudo mais monótono.
8º Lugar:
Astrolaser: Wars
Justificativa:
Este jogo tinha tudo para ser bem divertido, porém a decisão de colocar controles confusos e a nave se movendo muito rápido, acaba estragando a experiência, não sendo nada divertido depois de 5 minutos.
Melhor Arte:
Puto of War
Justificativa:
Belas cores, diversas animações, diversos objetos do cenário, tudo casando perfeitamente e deixando bem agradável, lembrando bem um jogo de Nes.
Melhor Aplicação dos Temas:
Puto of War
Justificativa:
Por ser um legítimo jogo de plataforma 2D, como disse acima.
Melhor Conceito:
Puto of War
Justificativa:
Como jogo de plataforma 2D, é um excelente jogo, comandos simples e precisos, animações variadas, inimigos, armadilhas, boss, sons, músicas, arte bonita.
Sinceramente não vi outro jogo desta Jam que conseguiu atingir todos os requisitos.
1º Lugar:
Puto of war
Justificativa:
os caras trabalharam duro no jogo eu vi o seu progresso e achei incrível como o jogo se desenvolveu, tem uma arte simples porém muito bem feita, o jogo q mais se aplica aos dois temas, e mais polido.
2º Lugar:
Lights after the war
Justificativa:
não só por o jogo ser meu mas pelo pouco tempo q tive para fazer o game e minhas limitações de hardware, escolhi o tema plataforma 2D por que queria fazer algo diferente, pois esse é meu estilo sempre vou fazer coisa diferenciadas e buscar inovação, não gosto de "reinventar" outros games, como não sou bom em arte, tentei trabalhar mais em efeitos e algo para tornar o game e a ambientação bem agradável, errei um pouco por causa da pressão, mas isso só me deu vontade de fazer mais e mais jogos.
3º Lugar:
Call of Victory
Justificativa:
Achei o jogo excelente cobre bem seu conceito de guerra, porém achei um pouco falho por ser feito em uma egine tão poderosa e o desenvolvedor meio q não aproveitou dos recursos dela. espero q o desenvolvimento do mesmo continue, criei boas expectativas sobre ele.
4º Lugar:
RInascita
Justificativa:
pra quem não tinha ideia do q fazer o jogo ficou muito bom, achei meio ambicioso o projeto dele, gosto disso, oq ele almejava requer muito tempo pra ficar, como o desenvolvedor pensou q seria, acho q isso foi um motivo por o game ter certas falhas.
5º Lugar:
Tufão De Aço
Justificativa:
O jogo ficou muito bom pra quem entrou na jam em cima da hora, não posso julgar o motivo de ter ficado sem áudio, porém achei a mecânica um pouco obsoleta ou na mesmice, mesmo assim ele fez um trabalho excepcional, gostaria muito de jogar seus jogos futuros
6º Lugar:
Bullet Soldier
Justificativa:
fiquei em duvida no 6º e 7º lugar, mas esse game me surpreendeu pela sua arte, em questão de mecânica podia ser melhor, mas na arte parabéns ao desenvolvedor
7º Lugar:
Planet Wars
Justificativa:
apesar do jogo não estar completo, a mecânica q ele queria passar parecia muito promissora, eu já trabalhei em um projeto parecido. me lembrou ele.
8º Lugar:
Astrolaser: Wars
Justificativa:
vim a compreender do q o jogo se tratava só depois de um dia de joga-lo ainda tive q ver o feed pra entender seu conceito, achei legal o gráfico mais old, porém a mecânica é muito confusa, parecia promissor, porém não me chamou muito atenção
Melhor Arte:
Puto of war
Justificativa:
eu amo pixel art, mas não entendo nada dela "em termos de desenhar mesmo", esse game tem um estilo muito sólido tudo parece q foi feito detalhadamente pro game, com um bom "contraste", amei espero q eu tenha esse nível de arte um dia.
Melhor Aplicação dos Temas:
Puto of war
Justificativa:
Simplesmente eles pegaram os dois temas, e oq todo mundo pensou em fazer, e fizeram bem feito, é isso.
Melhor Conceito:
Light, after the war
Justificativa:
A proposta do meu game vai muito além quando pensei nele meio q já veio tudo em mente, confesso q o tema "guerra" me limitava, tentei implementa-lo no game de algum jeito, e deu certo. Se você olhar bem tem uns "ester-eggs", durante o game, é um projeto que pode ser levado a um outro patamar.
Puto of war
Justificativa:
os caras trabalharam duro no jogo eu vi o seu progresso e achei incrível como o jogo se desenvolveu, tem uma arte simples porém muito bem feita, o jogo q mais se aplica aos dois temas, e mais polido.
2º Lugar:
Lights after the war
Justificativa:
não só por o jogo ser meu mas pelo pouco tempo q tive para fazer o game e minhas limitações de hardware, escolhi o tema plataforma 2D por que queria fazer algo diferente, pois esse é meu estilo sempre vou fazer coisa diferenciadas e buscar inovação, não gosto de "reinventar" outros games, como não sou bom em arte, tentei trabalhar mais em efeitos e algo para tornar o game e a ambientação bem agradável, errei um pouco por causa da pressão, mas isso só me deu vontade de fazer mais e mais jogos.
3º Lugar:
Call of Victory
Justificativa:
Achei o jogo excelente cobre bem seu conceito de guerra, porém achei um pouco falho por ser feito em uma egine tão poderosa e o desenvolvedor meio q não aproveitou dos recursos dela. espero q o desenvolvimento do mesmo continue, criei boas expectativas sobre ele.
4º Lugar:
RInascita
Justificativa:
pra quem não tinha ideia do q fazer o jogo ficou muito bom, achei meio ambicioso o projeto dele, gosto disso, oq ele almejava requer muito tempo pra ficar, como o desenvolvedor pensou q seria, acho q isso foi um motivo por o game ter certas falhas.
5º Lugar:
Tufão De Aço
Justificativa:
O jogo ficou muito bom pra quem entrou na jam em cima da hora, não posso julgar o motivo de ter ficado sem áudio, porém achei a mecânica um pouco obsoleta ou na mesmice, mesmo assim ele fez um trabalho excepcional, gostaria muito de jogar seus jogos futuros
6º Lugar:
Bullet Soldier
Justificativa:
fiquei em duvida no 6º e 7º lugar, mas esse game me surpreendeu pela sua arte, em questão de mecânica podia ser melhor, mas na arte parabéns ao desenvolvedor
7º Lugar:
Planet Wars
Justificativa:
apesar do jogo não estar completo, a mecânica q ele queria passar parecia muito promissora, eu já trabalhei em um projeto parecido. me lembrou ele.
8º Lugar:
Astrolaser: Wars
Justificativa:
vim a compreender do q o jogo se tratava só depois de um dia de joga-lo ainda tive q ver o feed pra entender seu conceito, achei legal o gráfico mais old, porém a mecânica é muito confusa, parecia promissor, porém não me chamou muito atenção
Melhor Arte:
Puto of war
Justificativa:
eu amo pixel art, mas não entendo nada dela "em termos de desenhar mesmo", esse game tem um estilo muito sólido tudo parece q foi feito detalhadamente pro game, com um bom "contraste", amei espero q eu tenha esse nível de arte um dia.
Melhor Aplicação dos Temas:
Puto of war
Justificativa:
Simplesmente eles pegaram os dois temas, e oq todo mundo pensou em fazer, e fizeram bem feito, é isso.
Melhor Conceito:
Light, after the war
Justificativa:
A proposta do meu game vai muito além quando pensei nele meio q já veio tudo em mente, confesso q o tema "guerra" me limitava, tentei implementa-lo no game de algum jeito, e deu certo. Se você olhar bem tem uns "ester-eggs", durante o game, é um projeto que pode ser levado a um outro patamar.
Bullet Soldier
Embora o jogo seja simples tecnicamente, ele possui o gameplay que mais me agrada (eu sei que você disse que isso não vale, mas gameplay sempre é subjetivo), ele não te obriga a fazer nada (exceto esperar as plataformas), se você quiser matar todo mundo, você mata, se não quiser você poder simplesmente sair correndo e "rushar" o level todo, eu amo poder correr o level todo o mais rápido possível, embora ele não seja o estado da arte, ele foi o jogo que de longe mais me divertiu na Jam, e eu lamento, mas isto é mais importante do que todo o resto, veja quantos jogos "ruins" não fazem sucesso porque o gameplay é ótimo (veja risk of rain, jogo cheio de bug, história fraca, mas ótimo gameplay).
Call to victory
Eu realmente joguei pouco (coisa de 10 min), mas a arte está incrível, a movimentação do personagem e principalmente da câmera (eles fizeram um trabalho incrível com a câmera do jogo) está muito bom mesmo, eu morri o tempo todo, mas porque sou péssimo em fps.
Puto of war
O jogo é sólido, mas falava justamente no gameplay, ele é um jogo que olhando de longe é muito bom, mas de perto incomoda, o efeito das plataformas incomodou, mas só isso, as minas me travaram e impediram minha movimentação comum muitas vezes, a aí dos inimigos está "estática", eu não gostei da existência de espinhos, mas isto é irrelevante.
Tufão ação
Parece que o celular apagou metade do meu voto neste.
Me incomodou um pouco a temática americana (mas isto é irrelevante), não gostei da física do jogo, a arte está ok, o efeito de morte eu achei super engraçado, uma vez eu morri porque o tiro do inimigo atravessou umas caixas enquanto o meu não fazia o mesmo, o que claramente é um defeito, as fases deveriam ser bloqueadas e o jogador deveria desbloquea-las, achei "chato" o level design.
Astrolaser
O jogo é simples, é meio redundante, depois de 3 minutos não há muita diversão, o que é um problema. O gameplay embora seja diferente (há um mod de Wii exatamente igual a ele, mas os controles de Wii deixam o jogo bem legal) ele se torna monótono e te dá relativamente pouco controle sobre a nave, mesmo "mirar" é difícil em virtude da câmera ser muito pequena e impedir uma boa visão dos inimigos.
Planet Wars.
Não acho que tenha muito o que dizer aqui, o jogo tem 5min de gameplay, a ideia é otima, mas infelizmente ele não tem estrutura ainda, era para ser um jogo de estratégia, mas acaba sendo de "clique".
Light after the war
Só o coloco nesta posição porque achei terrível o gameplay, não consegui entender o que eu devia fazer no início do jogo, me senti totalmente perdido e confuso, a arte do jogo é boa, a ambientação também, mas a confusão inicial simplesmente acaba com o jogo para mim.
Não tem 8 jogo para mim por motivos óbvios e creio que não haja necessidade de explicar mais detalhadamente isso.
Melhor arte
é puto of war disparado, as sprites são muito bem feitas, até o idle state está legal, as explosões são muito bem feitas e executadas, todo o jogo está lindo!
Melhor aplicação do tema
Call to victory é o que teve a melhor aplicação do tema, por mais que ele fique na mesmice de fps de guerra, não há dúvidas da qualidade da execução, o ambiente está MUITO bem feito mesmo, por mais que você peça criatividade da aplicação do tema, não acho que tenha tido um jogo (salvo o planet Wars) que tenha sido suficientemente criativo para superar a qualidade de aplicação do Call to victory.
Melhor conceito
Planet Wars tem um conceito sensacional! Um jogo de estratégia no estilo Warcraft espacial, o conceito é muito bom, infelizmente ele não teve tempo de concluir o jogo.
Embora o jogo seja simples tecnicamente, ele possui o gameplay que mais me agrada (eu sei que você disse que isso não vale, mas gameplay sempre é subjetivo), ele não te obriga a fazer nada (exceto esperar as plataformas), se você quiser matar todo mundo, você mata, se não quiser você poder simplesmente sair correndo e "rushar" o level todo, eu amo poder correr o level todo o mais rápido possível, embora ele não seja o estado da arte, ele foi o jogo que de longe mais me divertiu na Jam, e eu lamento, mas isto é mais importante do que todo o resto, veja quantos jogos "ruins" não fazem sucesso porque o gameplay é ótimo (veja risk of rain, jogo cheio de bug, história fraca, mas ótimo gameplay).
Call to victory
Eu realmente joguei pouco (coisa de 10 min), mas a arte está incrível, a movimentação do personagem e principalmente da câmera (eles fizeram um trabalho incrível com a câmera do jogo) está muito bom mesmo, eu morri o tempo todo, mas porque sou péssimo em fps.
Puto of war
O jogo é sólido, mas falava justamente no gameplay, ele é um jogo que olhando de longe é muito bom, mas de perto incomoda, o efeito das plataformas incomodou, mas só isso, as minas me travaram e impediram minha movimentação comum muitas vezes, a aí dos inimigos está "estática", eu não gostei da existência de espinhos, mas isto é irrelevante.
Tufão ação
Parece que o celular apagou metade do meu voto neste.
Me incomodou um pouco a temática americana (mas isto é irrelevante), não gostei da física do jogo, a arte está ok, o efeito de morte eu achei super engraçado, uma vez eu morri porque o tiro do inimigo atravessou umas caixas enquanto o meu não fazia o mesmo, o que claramente é um defeito, as fases deveriam ser bloqueadas e o jogador deveria desbloquea-las, achei "chato" o level design.
Astrolaser
O jogo é simples, é meio redundante, depois de 3 minutos não há muita diversão, o que é um problema. O gameplay embora seja diferente (há um mod de Wii exatamente igual a ele, mas os controles de Wii deixam o jogo bem legal) ele se torna monótono e te dá relativamente pouco controle sobre a nave, mesmo "mirar" é difícil em virtude da câmera ser muito pequena e impedir uma boa visão dos inimigos.
Planet Wars.
Não acho que tenha muito o que dizer aqui, o jogo tem 5min de gameplay, a ideia é otima, mas infelizmente ele não tem estrutura ainda, era para ser um jogo de estratégia, mas acaba sendo de "clique".
Light after the war
Só o coloco nesta posição porque achei terrível o gameplay, não consegui entender o que eu devia fazer no início do jogo, me senti totalmente perdido e confuso, a arte do jogo é boa, a ambientação também, mas a confusão inicial simplesmente acaba com o jogo para mim.
Não tem 8 jogo para mim por motivos óbvios e creio que não haja necessidade de explicar mais detalhadamente isso.
Melhor arte
é puto of war disparado, as sprites são muito bem feitas, até o idle state está legal, as explosões são muito bem feitas e executadas, todo o jogo está lindo!
Melhor aplicação do tema
Call to victory é o que teve a melhor aplicação do tema, por mais que ele fique na mesmice de fps de guerra, não há dúvidas da qualidade da execução, o ambiente está MUITO bem feito mesmo, por mais que você peça criatividade da aplicação do tema, não acho que tenha tido um jogo (salvo o planet Wars) que tenha sido suficientemente criativo para superar a qualidade de aplicação do Call to victory.
Melhor conceito
Planet Wars tem um conceito sensacional! Um jogo de estratégia no estilo Warcraft espacial, o conceito é muito bom, infelizmente ele não teve tempo de concluir o jogo.
1º Lugar:Puto of War:
Captura totalmente o espírito do NES e os sprites são bonitos e criativos. O gameplay é sólido e você se sente um protagonista badass igual em Wolfenstein.
2º Lugar:Light, After The War
Tem uma ótima apresentação, os gráficos são bons e seu estilo combina com a música e com a atmosfera que o jogo tenta passar. A jogabilidade tem seus problemas mas é aproveitável e tem seus pontos interessantes.
3º Lugar: Call to Victory
Sua apresentação, enquanto ainda precisa de bastante polimento, ao mesmo tempo é agradável, principalmente o menu principal. Já a jogabilidade tem muito o que melhorar.
4º Lugar: Rinascita
Tem uma atmosfera legal, um conceito interessante, porém o gameplay fica monótono bem rápido. Os gráficos são ok, porém eu queria que eles não fossem embaçados.
5º Lugar: Bullet Soldier
Um tanto parecido com Tufão de Aço, nele também nada em particular me chamou a atenção, porém no geral ele é melhor aplicado. O design do personagem em si é bacana, mas sua animação é estranha e ele não se encaixa no cenário, que é de pixel art simples de maior resolução.
6º Lugar: Tufão de Aço
Os gráficos dos personagens em si são bonitos, porém eles não são bem animados. O cenário em si também é bom mas não combina com os personagens, principalmente a diferença de resolução. E também não tem som (e não se passa no espaço!). A jogabilidade deixa a desejar e nada de especial me chamou a atenção.
7º Lugar: Planet Wars
Gráficos bem simples mas bem aplicados. Não tem som, mas o som não se propaga no espaço, então tudo bem. Sua ideia é ser um RTS de tropas de naves onde se deve atacar o planeta inimigo, o que soa legal. Mas criar naves, selecionar naves, direcionar naves no planeta inimigo são os únicos três passos que você faz no jogo.
8º Lugar: Astrolaser: Wars
Não vou votar no meu próprio jogo. Por que isso é permitido?
Melhor Arte: Puto of War
Eu quase escolhi Light, After the War para esta categoria devido ao quão boa e única o criador, sozinho, conseguiu deixar a arte do jogo.
Mas ainda há jeitos de melhorá-la, enquanto a do Puto of War é impecável.
Melhor Aplicação dos Temas: Puto of War
Esse jogo faz você se sentir em um jogo bom de plataforma E um jogo bom de guerra ao mesmo tempo. Exemplo disso é o protagonista que tem as proporções de um personagem de plataforma mas ao mesmo tempo é badass.
Melhor Conceito: Light, After The War
Esse foi o jogo que achei que teve as ideias mais criativas e o que mais me deixou interessado em jogar após a jam.
Captura totalmente o espírito do NES e os sprites são bonitos e criativos. O gameplay é sólido e você se sente um protagonista badass igual em Wolfenstein.
2º Lugar:Light, After The War
Tem uma ótima apresentação, os gráficos são bons e seu estilo combina com a música e com a atmosfera que o jogo tenta passar. A jogabilidade tem seus problemas mas é aproveitável e tem seus pontos interessantes.
3º Lugar: Call to Victory
Sua apresentação, enquanto ainda precisa de bastante polimento, ao mesmo tempo é agradável, principalmente o menu principal. Já a jogabilidade tem muito o que melhorar.
4º Lugar: Rinascita
Tem uma atmosfera legal, um conceito interessante, porém o gameplay fica monótono bem rápido. Os gráficos são ok, porém eu queria que eles não fossem embaçados.
5º Lugar: Bullet Soldier
Um tanto parecido com Tufão de Aço, nele também nada em particular me chamou a atenção, porém no geral ele é melhor aplicado. O design do personagem em si é bacana, mas sua animação é estranha e ele não se encaixa no cenário, que é de pixel art simples de maior resolução.
6º Lugar: Tufão de Aço
Os gráficos dos personagens em si são bonitos, porém eles não são bem animados. O cenário em si também é bom mas não combina com os personagens, principalmente a diferença de resolução. E também não tem som (e não se passa no espaço!). A jogabilidade deixa a desejar e nada de especial me chamou a atenção.
7º Lugar: Planet Wars
Gráficos bem simples mas bem aplicados. Não tem som, mas o som não se propaga no espaço, então tudo bem. Sua ideia é ser um RTS de tropas de naves onde se deve atacar o planeta inimigo, o que soa legal. Mas criar naves, selecionar naves, direcionar naves no planeta inimigo são os únicos três passos que você faz no jogo.
8º Lugar: Astrolaser: Wars
Não vou votar no meu próprio jogo. Por que isso é permitido?
Melhor Arte: Puto of War
Eu quase escolhi Light, After the War para esta categoria devido ao quão boa e única o criador, sozinho, conseguiu deixar a arte do jogo.
Mas ainda há jeitos de melhorá-la, enquanto a do Puto of War é impecável.
Melhor Aplicação dos Temas: Puto of War
Esse jogo faz você se sentir em um jogo bom de plataforma E um jogo bom de guerra ao mesmo tempo. Exemplo disso é o protagonista que tem as proporções de um personagem de plataforma mas ao mesmo tempo é badass.
Melhor Conceito: Light, After The War
Esse foi o jogo que achei que teve as ideias mais criativas e o que mais me deixou interessado em jogar após a jam.