Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[08/06/2018] Atualizações no fórum

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

[08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por All-x » Sex Jun 08, 2018 11:59 am

Atualização - 08/06/2018:

Esta atualização traz as seguintes melhorias/modificações:
  • Os posts passam a ser categorizados por TAGS. As categorias antigas agora são as chamadas 'Tags principais' que aparecem no topo do fórum;

    Imagem
  • A 'Nuvem de tags foi removida', porém as Tags mais populares são mostradas no topo do fórum em 'Tags mais usadas';

    Imagem
  • Widget de 'tópicos recentes' foi removido, porém os tópicos recentes serão mostrados diretamente na página inicial evidenciando os assuntos recentes da comunidade;

    Imagem
  • As 'Tags principais' e algumas tags populares possuem ícones;
  • O editor em modo 'WYSIWYG' foi desabilitado para não ocorrerem bugs na formatação dos textos;
  • Alterações visuais em várias partes do fórum;
[10/06/2018] Atualizações:
  • Categorias recolocadas, porém mais resumidas;
  • Remoção do botão postar, já que as categorias estão de volta;
  • Widget do Twitter adicionado na home;
  • MCHAT substituído pelo Widget do Discord;
* Pode ser necessário limpar o cache do navegador.

Mudanças futuras:

Há outras mudanças planejadas para o fórum. Porém é necessário dar um passo de cada vez. Essas alterações fazem parte de um esforço para manter a comunidade ativa e retomar o caminho do crescimento.

A Staff do fórum também sofrerá alterações com dispensas, promoções, convites e afins. Aproveito para agradecer os moderadores junior.rod2 e guimaraf que mesmo com pouco movimento têm feito uma colaboração imprescindível.

As redes sociais serão reativadas, e nelas serão postados os melhores conteúdos do fórum como: jogos, tutoriais, videos, exemplos e etc.

Sugestões:

Alguma sugestão? Encontrou um bug? Gostaria de ver alguma funcionalidade nova no fórum? Deixe seu comentário. Responderei a todos os questionamentos.

Atenciosamente,

Administração

Contato: contato@tgmbrasil.com.br
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por Dotted Chaos » Sex Jun 08, 2018 8:43 pm

Po, bacana, não tem ninguém participando mas dar um tapa no visual (e olha, ficou pior na verdade) era tudo que a comunidade precisava!

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por All-x » Sex Jun 08, 2018 9:15 pm

Olá Fabio,

Ironias a parte, não sou nenhum mágico, então não pretendo fazer mágicas. Não espero que do dia pra noite a comunidade retome o crescimento por causa dessas primeiras mudanças. Mesmo sendo ruins, como você disse, acho importante que haja essa situação.

Enfim, ainda tem muito chão pela frente. Se é uma subida ou uma descida vai depender muito também do interesse dos que ainda acessam a comunidade, para fornecer o feedback necessário.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por Dotted Chaos » Sex Jun 08, 2018 9:43 pm

Depois de 2 meses daquela última conversa tu vem dizer que:
Mesmo sendo ruins, como você disse, acho importante que haja essa situação.
O lance é justamente esse, não houve mudança, é tipo pegar uma camisa e virar no avesso ao invés de lavar.
Se é uma subida ou uma descida vai depender muito também do interesse dos que ainda acessam a comunidade, para fornecer o feedback necessário.
Qual tua definição de "os que ainda acessam", porque tem gente que usa como espaço de divulgação apenas.

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por All-x » Sex Jun 08, 2018 10:32 pm

Bom, 2 meses atrás eu iria fechar o fórum. Tive sérios problemas familiares e demorei retomar minhas atividades. Até peço desculpas por não ter respondido naquela oportunidade. Depois do apoio que recebi, decidi retomar meus projetos, "fazer algo que me diverte", retomar também o caminho de desenvolvedor de games. Isso só vai acontecer estudando mais e trocando experiências em um espaço que tem esse potencial. Eu tenho que recomeçar de algum lugar, então resolvi tentar mais uma vez. 

O fórum de agora só esta servindo para 'dúvidas e divulgação'. E pra que comece haver discussões sobre 'game-design', 'eventos e workshops', 'mercado', 'carreira', 'como abrir empresa no ramo de games', 'compra/venda de serviços', 'universidades', 'leis e suas aplicações nos games' e muitos outros tópicos importantes, é necessário atrair pessoas dispostas a contribuir. Isso vai ser bem difícil, até porque me falta muito conhecimento. Então não pretendo fazer isso sozinho.

Então, posso tentar?

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por Dotted Chaos » Sex Jun 08, 2018 10:46 pm

Bom, 2 meses atrás eu iria fechar o fórum. Tive sérios problemas familiares e demorei retomar minhas atividades. Até peço desculpas por não ter respondido naquela oportunidade.
Naquela altura sua última colocação foi:
2 meses atrás escreveu: Eu poderia dar inúmeras desculpas ou dizer que tenho algum plano mirabolante que vai dar sobrevida à comunidade. Mas a verdade é que não há plano algum, apenas ideias vagas e repetidas.
Daquilo pra agora você achou que seria uma boa aproveitar que o bagui já tá ai mesmo e dar uma garibada no template, postar umas paradinha nas redes sociais pra por ali bonitinho no widget, etc.
Então, posso tentar?
Acho hilário você usar esse tom vitimista. Vou até quotar aqui uma passagem de antes:
Você escreveu:Mas como você falou, o estado atual é consequência do que foi plantado lá atrás e atitudes a esta altura do campeonato já não importam mais.
Mas pra não vir chorar depois que ninguém apoiou, recomendo procurar o Dharrison, ele também tinha um plano super supimpa pra fazer do forumeiros uma espécie de laboratório didático com crianças em idade escolar.

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por All-x » Sex Jun 08, 2018 11:25 pm

Fabio, como falei, eu ia fechar o fórum, não tinha cabeça pra mais nada, tinha jogado a toalha. É óbvio que o que disse lá vai contradizer o que falo aqui. O jeito é dar tempo ao tempo, só assim e com muito trabalho algo vai dar frutos.

Agradeço os comentários e espero que no futuro diminuamos essas divergências em relação ao fórum.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por Dotted Chaos » Sáb Jun 09, 2018 12:02 am

eu ia fechar o fórum, não tinha cabeça pra mais nada, tinha jogado a toalha. É óbvio que o que disse lá vai contradizer o que falo aqui
Deixa eu desenhar... tu já ""jogou a toalha"" e depois voltou atrás 2 vezes em menos de 1 ano. Mas mais do que isso, a forma como encara tudo o que aconteceu só me leva a crer que já não é mais pela comunidade e sim por um apego puramente pessoal (ou seja, vai jogar a toalha de novo daqui 2-3 meses, quando perceber que nada mudou).
O jeito é dar tempo ao tempo
Vou fingir que não li isso.

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por All-x » Sáb Jun 09, 2018 12:06 am

RETROG8 escreveu:
eu ia fechar o fórum, não tinha cabeça pra mais nada, tinha jogado a toalha. É óbvio que o que disse lá vai contradizer o que falo aqui
Deixa eu desenhar... tu já ""jogou a toalha"" e depois voltou atrás 2 vezes em menos de 1 ano. Mas mais do que isso, a forma como encara tudo o que aconteceu só me leva a crer que já não é mais pela comunidade e sim por um apego puramente pessoal (ou seja, vai jogar a toalha de novo daqui 2-3 meses, quando perceber que nada mudou).
O jeito é dar tempo ao tempo
Vou fingir que não li isso.
Ok, vamos ver como isso termina então.
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por None » Sáb Jun 09, 2018 1:45 am

Não querendo entrar no mérito da discussão (mas já entrando), acho que a culpa da falta de movimento tem mais a ver com o Game Maker (YoyoGames) do que com a comunidade, de 5~6 anos para cá surgiram outras engines muito boas e o que o Game Maker fez foi basicamente ficar mais caro, ano passado ele lançou a versão 2 do studio, o que é uma grande melhoria, mas boa parte da comunidade migrou para outras engines, ainda mais no Brasil onde o Studio 2 ta valendo cerca de 300 reais...

Enfim, o que me incomodou foi a falta das ultimas postagens e a organização, procurar por tags é uma boa ideia, mas isso como um mecanismo de pesquisa não como elemento  estruturante (Acho que estou soando meio confuso).

Eu acho que seria legal dar uma orientação mais clara para quem esta iniciando, tipo um tópico sobre "Por onde começar" ou algo do tipo, daí explica o que é o game maker, ensina a baixar, pode levar a pessoa para os vídeos do Alex, explicar tipos de jogos, dar aquelas dicas para começar fazendo um pong e não um zelda, dar uma orientada para quem chegou aqui através do google.

Eu particularmente gostaria que os elementos em destaque fossem as perguntas e não alguns tópicos super antigos, porque pelo que eu vejo a maior parte de usuários vêm aqui justamente para tirar alguma dúvida, então se eles conseguirem achar isso antes fica melhor para eles, creio que o fórum deveria ser moldado pela demanda dos novos usuários (e ao que tudo indica a demanda é resolução de problemas) e não pelo ideal (seria muito legal se tivessem Game Jams todo semestre, mas infelizmente não é a realidade).

Enfim, só comentando, sei que este tipo de coisa da muito trabalho e é cansativa.
Boa sorte e parabéns ao Alex e aos demais moderadores por manter o fórum õ/
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por Dotted Chaos » Sáb Jun 09, 2018 7:27 am

acho que a culpa da falta de movimento tem mais a ver com o Game Maker (YoyoGames) do que com a comunidade, de 5~6 anos para cá surgiram outras engines muito boas e o que o Game Maker fez foi basicamente ficar mais caro, ano passado ele lançou a versão 2 do studio, o que é uma grande melhoria, mas boa parte da comunidade migrou para outras engines, ainda mais no Brasil onde o Studio 2 ta valendo cerca de 300 reais
Isso é uma grande verdade, o problema é que se tu for ver já era algo que muitos caras vinham apontando desde quando o Evandro (Fuzenrad) quis convencer a galera a levar a comunidade pra um host pago.

Essa "trajetória" não é exclusiva do GM, várias outras ferramentas (não só de gamedev) estão hoje numa situação igual ou pior, só que as comunidades de suporte se preocuparam mais em consolidar o que já tinham do que buscar uma "profissionalização" que se resumiu am sistema Invision com um template premium (e que não durou 1 ano, por conta dos custos que não podiam arcar, que aliás, foi amplamente alertado pelo pessoal).
creio que o fórum deveria ser moldado pela demanda dos novos usuários (e ao que tudo indica a demanda é resolução de problemas) e não pelo ideal (seria muito legal se tivessem Game Jams todo semestre, mas infelizmente não é a realidade).
Na real a demanda dos novos usuários sempre foi essa. Houve um momento em que tínhamos diversos projetos em andamento e a falta de feedback acabou afetando aquele grupo de membros, mas os concursos (e as premiações simbólicas) tinham um papel muito relevante.

A ideia de um Jam regular é antiga, já falávamos nisso desde que o itch.io começou a chamar a atenção dos usuários. Pouco mais de 1 ano atrás havia um grupo no Slack onde reunimos os membros realmente "ativos" pra debater seriamente alguns assuntos (e sem o Superbomber atrapalhando)... convidamos o Alex, mas ele apareceu lá uma única vez, desejou boas festas (final do ano) e saiu sem sequer responder os cumprimentos de quem estava online.

Perto do final da conversa de 2 meses atrás o Guimaraf resumiu o cenário com isso:

Imagem

Não adianta, essa Adm não conversa com a comunidade, prefere ficar isolada repetindo as mesmas babaquices do passado e se fazendo de coitada quando dá errado.

E antes que alguém diga que não é bem assim, vamos relembrar 3 episódios:
- Haviam 80+ posts em um tópico de debate sobre os pontos negativos da migração (antes de fazerem a m***), tentaram conversar com o pessoal? Não, deram uma de boi de piranha e trancaram o tópico pra poderem migrar porque sim;

- O Jam #001 teve uma explosão de participação da comunidade como não se via desde 2010, tanto nas decisões sobre o evento quanto nos jogos em si, aproveitaram a oportunidade? Não, fizeram um comunicado dizendo que aquilo havia sido um erro tremendo e que nunca mais um concurso iria ter essa intromissão dos membros;

- A GMBR completou 10 anos de fundação (2008-2018), não se deram ao luxo de fazer uma nota de rodapé sobre a data (nem sabiam na verdade), agora diz-se que estavam jogando a toalha, mas tudo bem porque colocaram um template novo e esperam que a médio ou longo prazo a comunidade retomará o crescimento ¯\_(ツ)_/¯

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por None » Sáb Jun 09, 2018 5:58 pm

Eu não posso falar muito sobre o que aconteceu porque eu não estava aqui e nem conheço o povo daqui, por isso só comentei que o "êxodo" dos usuários parece ser a norma em relação ao game maker, o único lugar que parece ser exceção é o Reddit, onde a comunidade é super ativa, mas lá o feedback é real, embora eu saiba que não da para comparar este fórum com um dos maiores fóruns do mundo, acho que não é uma ideia ruim pegar o "layout" do /r/gamemaker e trazer para cá, há umas ideias muito legais que devem funcionar e outras que claramente não vão.

Enfim, eu pretendo ajudar sempre que possível e conforme o fórum for ficando mais organizado falar dele como uma boa fonte de suporte para meus alunos na Udemy.
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por Dotted Chaos » Sáb Jun 09, 2018 6:42 pm

A massificação desses cursos/etc. em vídeo abocanhou boa parte dos iniciantes que chegavam na comunidade e iam desenvolvendo seu primeiro jogo na base de perguntar.

Isso representava um movimento significativo nas seções de suporte, ainda que não gerasse conteúdo muito relevante (sempre as mesmas dúvidas básicas e tal).

Nesse contexto o que temos hoje são dúvidas mais específicas e que em geral não se transformam em uma participação duradoura. Isso também fica meio limitado ao pessoal que não tem "paciência" pra buscar soluções por conta própria, ou seja, é um perfil de usuário que quer chegar, resolver um problema X e ir embora.

Um fórum tradicional não progride as custas apenas desse tipo de demanda, o que por consequência não o torna muito atrativo pra outros tipos de discussões (um papo livre sobre game design em geral, tendências da indústria ou algo semelhante).

A verdade é que esse "modelo" de comunidade se tornou muito chato pras novas gerações. Quem está em um nível mais profissional/técnico procura canais igualmente profissionais/tecnicistas, a mulecada que só quer trocar ideia sem compromisso não ve motivo pra ficar aqui se podem ir lá no Discord e fazer o mesmo com bem mais comodidade.

No entanto, isso não significa que não existam usuários que gostariam de algo intermediário entre o tecnicista e o papo casual. Seria tipo aquele grupo de desenvolvedores que não tem interesse imediato em se profissionalizar, mas produz algo, seja a título de estudo ou somente pra se divertir (participando de um Jam, por exemplo).

Se você pegar a ideia do evento regular e juntar com um espaço de bate papo que atenda essa demanda, teria bem mais chances de resultar em algo legal. É esse tipo de oportunidade que a Adm joga fora por não se enturmar e ouvir a comunidade.

"Ah mas tem uma seção de sugestões"... verdade, poderia ser uma alternativa (já que os caras irem lá e conversar com o pessoal não parece ser uma opção), mas como já ficou evidente ao longo dos anos, de nada adianta alguém chegar lá e jogar um monte de ideias se a concretização dessas ideias depende da iniciativa do mesmo grupinho que não sabe conversar.

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por All-x » Sáb Jun 09, 2018 7:08 pm

Eita, cheguei um pouco atrasado. Tinha muita coisa pra 'quotar', mas melhor ser breve.

1º Mudar template não resolve as coisas. Nunca disse isso. Meus planos não são fazer essas alterações básicas e sair de fininho esperando algo brotar do nada. Como foi dito, se for fazer as mesmas coisas nada vai mudar. 

2º Fato é que eu quase nunca participei dos Chats, Discord, Grupos pra ouvir e se enturmar no que a galera estava falando. Sempre observei as coisas de longe. Isso realmente é como você falou, porém pretendo mudar essa situação, já estou trabalhando nisso.

3º Os Concursos / JAMs ajudam bastante. Me empenhei bastante no JAM #1, porém acabei estragando tudo no final. E sim, estou pensando em fazer um em Julho (JAM #5), abrirei um tópico para discussões a cerca deste para que todos com interesse em participar sejam ouvidos.

4º O mais complicado vai ser encontrar esse equilíbrio onde tanto usuários mais técnicos, profissionais e novatos possam compartilhar do mesmo ambiente.

5º Não tenho vergonha nenhuma em pedir ajuda, não quero soluções prontas, quero pessoas dispostas a discutir, mas essas discussões já ajudam a entender quais caminhos não seguir mais.

Enfim, vou dedicar bastante tempo nisso, sem prazo de termino. Espero ajudar de alguma forma. Não faço isso só por satisfação pessoal apenas, também quero que todos que venham a participar também se sintam satisfeitos.
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por guimaraf » Sáb Jun 09, 2018 7:57 pm

Um forum que visito regularmente, é o SchultzGames, acho bem legal que de cara tem um campo com os últimos tópicos movimentados, além de manter a organização do forum.
Existem pessoas que postam vídeos regularmente, pessoal pedindo feed, etc

Como dizia Issac Newton "Se enxerguei mais longe, foi porque me apoiei sobre os ombros de gigantes"
Podemos pegar essa frase e aplicar ao forum, o que os outros foruns tem que o nosso não tem, por que determinado forum tem grande movimentação e o nosso não o quanto queremos.

Se inspirar em algo que funciona, não é errado, mas melhorar.

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por Dotted Chaos » Sáb Jun 09, 2018 8:12 pm

3º Os Concursos / JAMs ajudam bastante. Me empenhei bastante no JAM #1, porém acabei estragando tudo no final. E sim, estou pensando em fazer um em Julho (JAM #5), abrirei um tópico para discussões a cerca deste para que todos com interesse em participar sejam ouvidos.
Só pra registrar, quando eu falo em evento regular não estou me referindo a um concurso comum aqui no forum. Tirando aquele Jam #1, os demais eventos estavam as moscas, e isso quando ainda tínhamos várias pessoas frequentando.

Achar que postar um tópico será suficiente pra trazer participantes é tolice. O que eu imagino nesse sentido é algo parecido com isto: www.weeklygamejam.com

Um evento hosteado no itch.io (em português, claro) onde qualquer pessoa pode concorrer. Ao mesmo tempo você convida (no descritivo) essas pessoas a virem postar devlogs aqui no fórum (ao invés de abrir a aba "community" no próprio sistema do itch).

Seria +- como esse pessoal aqui faz: www.idlethumbs.net/forums/forum/42-wizard-jam

Só que tem um porém ai, infelizmente o pessoal não se anima muito em participar amenos que exista alguma premiação, por mais irrisória que seja. Nesse sentido que eu faço o paralelo com o weeklygamejam, porque seria bacana tem um site-vitrine pra funcionar como um "plus" no evento.

Uma configuração de premiação viável ao meu ver:
1° colocado - Um joguinho no Steam de $2-$5, destaque "berrante" no site-vitrine e um rank no fórum (e rank tá gente, não cargo!!!);
2° colocado - Um destaque mais simples no site-vitrine e um rank;
3° colocado - Uma menção no site-vitrine;

Dependendo da disponibilidade, ainda seria possível incrementar isso com uma entrevista com os vencedores, um vídeo comentado (po, a mulecada e doente por vídeos, quer coisa melhor pra chamar a atenção), etc, etc.

Pessoalmente acho que um evento bimestral nesses moldes seria pra lá de possível e sem acarretar grandes compromissos pra quem for organizar. O mais difícil é dispor de uma hospedagem pra montar o site-vitrine, o que vocês já tem aqui.

Enfim, tem muitos outros pontos nessa ideia que eu poderia ficar falando aqui, mas farei isso quando e se houver um interesse real da Adm em abrir espaço pra tal.


4º O mais complicado vai ser encontrar esse equilíbrio onde tanto usuários mais técnicos, profissionais e novatos possam compartilhar do mesmo ambiente.
Se você olhar comunidades como o OuterSpace vai ver que tem desde caras de mais de 40 anos com mestrado até pivete que curte o ""relâmpago marquinhos"". O equilíbrio está no fato de que um não se mete (pelo menos em situações normais) nos assuntos do outro, e vice-versa.

Trazendo aqui pro nosso mundinho, não vejo alguém que baixou o GM semana passada e quer aprender o pulo do Mario indo dar pitaco num debate sobre algoritmo de busca em profundidade, assim como um programador de 20 anos de experiência não vai se interessar em postar numa dúvida sobre mover a bolinha vermelha até o matinho verde.

Em ambas esferas o que motiva a participação é saber que um tópico postado ali certamente receberá alguns comentários minimamente relevantes.

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por All-x » Sáb Jun 09, 2018 8:46 pm

Usar o itch.io realmente vai facilitar as coisas. Até para fazer em curtos períodos de tempo. Estou explorando a plataforma ainda, mas tem funcionalidades bem bacanas. Trocar essa aba de "community" por tópicos aqui é uma sacada muito boa, já que familiariza a pessoa com uma ferramenta importante como o itch.io e a mantém envolvida aqui na comunidade.

Vou criar um tópico logo mais pra focar apenas nesse JAM pra discussão das regras em geral, métodos de avaliações nas votações (Ou um Showcase para feedback como no WJ [O que a gente nunca fez e seria uma boa testar nesse ou num próximo]).

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
None
Colaborador
Colaborador
Reações: 2
Mensagens: 286

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por None » Sáb Jun 09, 2018 10:40 pm

Essa parece uma ideia muito legal!
Acho que o site-vitrine poderia ser o fórum mesmo, ao menos de início.

Seria legal criar um canal do fórum no youtube, assim poderiam ser postados alguns vídeos pontuais (dúvidas frequentes/resoluções frequentes etc).
Tutorial de jogo de plataforma completo: https://youtu.be/MMUy_bMKqPk
Como criar um jogo de RPG Japonês no estilo Final Fantasy https://goo.gl/efr6fx

Avatar do usuário
Dotted Chaos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 27

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por Dotted Chaos » Dom Jun 10, 2018 9:13 am

Acho que o site-vitrine poderia ser o fórum mesmo, ao menos de início.
Acho que isso não funciona pelo seguinte... a ideia que eu coloco não é simplesmente fazer outra edição do Jam do fórum com alguma mudança na abordagem, seria mais a criação de um evento "novo".

Imaginem isso como uma loja X que cede espaço pra um estande Y no intuito de se beneficiar com os clientes atraídos pelo mesmo. É óbvio que muita gente pode não se interessar pelo fórum em si, mas participar da competição e por consequência gerar conteúdo pra comunidade.

O Idle Thumbs faz algo mais parecido com o que a Adm está propondo, mas eles tem um público estabelecido e o Jam faz o papel inverso (entreter o pessoal que já está lá).

Não sei se ficou claro o que quero dizer, mas acredito que pra nossa realidade isso só teria resultado como um projeto paralelo com identidade própria, um sitezinho contendo informações, sobretudo deixando claro que é um evento regular (não precisa ser tão trabalhado quanto o do WeeklyGameJam) e até mesmo alguma rede social própria.

Na massiva maioria dos Jams atuais no itch o pessoal tem criado servers no Discord, o que eventualmente seria sugerido por algum participante. O fato de você CONVIDAR a pessoa a vir fazer um devlog aqui não deveria ser uma imposição (como foi inicialmente proposto lá no tópico de discussão).

Sei que estou dando voltas no mesmo argumento, mas na boa, a Adm precisa entender que o fórum está virtualmente MORTO, então seria o momento de pensar em formas da comunidade se reinventar. Uma vez que o evento consiga se estabelecer, todo o conteúdo gerado só tem a beneficiar o fórum, mesmo pra aqueles que acabem não participando aqui, ainda é possível publicar os jogos na seção de projetos completos/etc.

Enfim, é esse tipo de coisa que eu penso ser essencial o diálogo, mas ta ae mais uma vez, ao invés de tentar conversar já foram lá e jogaram um modelo pra TALVEZ ajeitar com alguma sugestão dos membros... eu desisto.

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: [08/06/2018] Atualizações no fórum

Mensagem por All-x » Dom Jun 10, 2018 12:09 pm

A questão do layout parece ter realmente piorado, houve bastante acesso ontem, porém poucos posts. Acho que não foi uma boa ter removido as categorias.

A discussão lá do tópico (Que ainda não ocorreu), é justamente pra fazer apontamentos do tipo. Achar a melhor data, discutir sobre os temas e afins. Do jeito que colocou ficou parecendo que já está tudo pronto. No tópico fui claro que tudo pode ser alterado nessa discussão.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 5 visitantes