Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Quantos triângulos podem ser desenhados simultaneamente?

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Foxy Of Jungle
Programador
Programador
Reações: 0
Contato:

Quantos triângulos podem ser desenhados simultaneamente?

Mensagem por Foxy Of Jungle » Qui Fev 15, 2018 10:53 pm

Preciso saber quantos triangulos 3d podem ser desenhados na tela (camera com frustum culling) sem perda de FPS (60 fps) no Game Maker Studio 1.4?
Estou me referindo a um CPU com 4GB de RAM e memoria gráfica dedicada de 256MB para teste de performance.
Supondo  que cada modelo tem em torno de 300-1500 triângulos.
Pretendo fazer um MOBA, usarei Frustum Culling e Bake do Blender para texturas.
Pretendo fazer o mapa por chunks (blocos, pedaços de terreno).

OBS: a camera é TopDown.

Estou começando ainda, já estou fazendo algumas torchas:

Imagem

Não quero sugestões de Unity e Unreal Engine por favor.

Obrigado.

All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8

Contato:

Re: Quantos triângulos podem ser desenhados simultaneamente?

Mensagem por All-x » Sex Fev 16, 2018 8:49 pm

Não tem como determinar. Cada combinação de hardware vai lidar com isso de forma diferente.

Por isso os games tem Pré-configurações de Very Low, Low, Medium, High, Very High e Ultra. Se fosse viável calcular em tempo real qual configuração se encaixaria melhor não teríamos esses 'moldes'. O máximo que o game pode fazer é ter uma ferramenta de auto-benchmark e com base nela sugerir o melhor 'molde' e na maioria das vezes escolhe um configuração abaixo do máximo que máquina pode oferecer apenas por precaução.

Na sua pergunta você considera triângulos texturizados creio eu. Supondo que as texturas estejam estourando a memória você ainda teria que se preocupar com a quantidade de triângulos? E a resolução? Isso rodando em 320x240 é uma coisa e em 1920x1080 é outra. São vários pontos a considerar. Então o correto seria você criar um molde ou preset a partir dessa configuração sua, que seria o Low ao meu ver.

Você falou que não queria ouvir falar em Unity, porém ela já vem com o "Standalone Player Settings" ou popular "Launcher" onde há várias opções pré-definidas. O GMS 1.4 não tem isso pronto. Logo você teria que desenvolver o seu próprio.

Voltando a pergunta: "Preciso saber quantos triangulos 3d podem ser desenhados na tela (camera com frustum culling) sem perda de FPS (60 fps) no Game Maker Studio 1.4?"

Colocando tudo na ponta do lápis apenas com os dados que informou seria como jogar na loto. Seria como perguntar "Um PC com processador G4560, 8gb ram (2133 mHZ), VGA AMD R7 360 2GB RAM consegue rodar PUBG em 60 FPS travados?"

Para responder minha pergunta é quase imprescindível que se teste o cenário descrito (E por isso há tantos testes no YouTube, por exemplo, pois teoricamente não tem como determinar). Veja que não mencionei o preset que o jogo estaria rodando, logo qualquer configuração serve desde que seja 60 fps, certo?

Enfim, em resumo faça seus presets e faça suas baterias de testes, só assim você vai chegar numa resposta.

FLWS!
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Foxy Of Jungle
Programador
Programador
Contato:

Mensagem por Foxy Of Jungle » Sáb Fev 17, 2018 2:18 am

Realmente não tem como saber, mas como se trata de um mapa grande pode sobrecarregar o evento Draw, 
eu havia testado um mapa simples com alguns modelos low poly (80-100 modelos), e sabe aquela barra amarela em baixo do FPS do debug? (Simboliza o uso do Draw, a vermelha do Step), ela ficou quase cheia,
testando em um PC com Placa de Video GT420 2GB DDR3, 8GM de RAM, e um processador i3. (com um shader de sombras real-time ativo).
Sobre as texturas, elas têm em torno de 512x512, 1024x1024, até 2048x2048 pixels.
E eu já fiz em um jogo esse mecanismo de definir a qualidade visual, a única coisa que eu tenho medo é sobrecarregar os eventos (será que isso depende do setup do PC também?)

Será que vale a pena investir nos shaders? ou tentar o Bake do blender?
Eu usei bake de sombras do Blender no Game Maker Studio e um shader de iluminação, obtive ótima qualidade visual sem queda de fps.

Se quiser testar o jogo: (vou refazer ele, só que não mais Role Playing, será MOBA)
OBS: Contém uns 8 objetos, não 80/100 como havia dito.
https://cube-3d-entertainment.webnode.c ... -paradise/

Obrigado pelo seu tempo :D

Thiago Silva Thiago
Membro
Membro

Mensagem por Thiago Silva Thiago » Sáb Fev 17, 2018 7:57 pm

Colega, por quê não usa o Godot?
Posso ajudá-lo, a Godot é muito melhor na performance.
Sou usuário intermediário/avançado da engine, ela tem muitos recursos 3D, chega a ser próxima a Unity.
20 anos, estudante de linguagens de programação.
Uso Godot Engine.

Foxy Of Jungle
Programador
Programador
Contato:

Mensagem por Foxy Of Jungle » Dom Fev 18, 2018 3:21 pm

Nunca usei o Godot, faço a menor idéia como proceder, o Godot funciona Multiplayer online com servidor dedicado?

Thiago Silva Thiago
Membro
Membro

Mensagem por Thiago Silva Thiago » Seg Fev 19, 2018 10:45 pm

Sim, ele tem até mais funções que o GM.
É uma engine gratuita e open source.
Nela você realmente usa conceitos de programação, e os jogos tem uma performance muito melhor.
Não querendo desmerecer a GM, mas realmente é uma engine ruim hein, e pelo preço, jamais a escolheria. Além do mais, o GM tem uma programação desestruturada, e você carrega todo o jogo ao iniciar mesmo sem precisar, deixando tudo lento e desorganizado para seu CPU trabalhar. Sorry, mas está na hora desta comunidade dar mais valor a essa engine doque a GMS.

E a GM é dedicado praticamente por completo ao 2D, o 3D dela é despreparado e cheio de problemas que precisa se resolver com gambiarras.
20 anos, estudante de linguagens de programação.
Uso Godot Engine.

Responder