Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais. |
Duvida sobre Game Maker
- GhostPower
- Membro
- Reações: 0
Duvida sobre Game Maker
Bom dia,
Sou novo aqui no fórum e no game maker mas já tenho algumas duvidas sobre o game maker.
1- Estou tentando fazer um jogo de rpg em tempo real sei fazer ele mostrar o numero do dano em um inimigo, mas quando e mais de um eu não sei. pq ele mostra o mesmo dano nos dois inimigos.
Como to fazendo:
Crio um novo objeto que pega todos os inimigos na room e se o inimigo esta com a Target true ele recebe o dano.
Obs: O hp de cada inimigo esta funcionado certinho.
Olha o script:
if Target = "Target"{
instance_create(self.x,self.y,obj_damage);
e no objeto dano:
damage = global.playerAttack - global.playerTarget.enenyDefend;
crio um objeto temporário para saber qual e o inimigo, mas quando e mais de um inimigo ai ele mostra o mesmo dano.Sei que a logica esta errada.
2- A segunda duvida como faço para equipar um item ou arma no player usando um objeto slot?(quando pego o item e coloco no slot do item(que e um objeto) ele equipa e quando tiro ele desequipa).
Obs: estou usando o sistema de drag and drop nos itens e nao to usando ds.
E ai alguém sabe me ajuda com essa duvida.
Desde já agradeço.
Sou novo aqui no fórum e no game maker mas já tenho algumas duvidas sobre o game maker.
1- Estou tentando fazer um jogo de rpg em tempo real sei fazer ele mostrar o numero do dano em um inimigo, mas quando e mais de um eu não sei. pq ele mostra o mesmo dano nos dois inimigos.
Como to fazendo:
Crio um novo objeto que pega todos os inimigos na room e se o inimigo esta com a Target true ele recebe o dano.
Obs: O hp de cada inimigo esta funcionado certinho.
Olha o script:
if Target = "Target"{
instance_create(self.x,self.y,obj_damage);
e no objeto dano:
crio um objeto temporário para saber qual e o inimigo, mas quando e mais de um inimigo ai ele mostra o mesmo dano.Sei que a logica esta errada.
2- A segunda duvida como faço para equipar um item ou arma no player usando um objeto slot?(quando pego o item e coloco no slot do item(que e um objeto) ele equipa e quando tiro ele desequipa).
Obs: estou usando o sistema de drag and drop nos itens e nao to usando ds.
E ai alguém sabe me ajuda com essa duvida.
Desde já agradeço.
- theguitarmester
- Membro
-
- Contato:
Re: Duvida sobre Game Maker
Bem vindo @Ghots
Não entendi muito bem, isso fica no objeto dano?
Tinha escrito mais coisas, mas achei que tava complicado, vou deixar resumido.
utilizando o evento colisão do dano, tu pode fazer a redução de dano utilizando o other:
damage = global.playerAttack - other.enenyDefend;
Mas fiquei em dúvida do que realmente queria fazer, usei como base que tu queria que ao player tocar o poder, esse dano irá ver quem está sofrendo o dano, e calculará o dano adequado para aquele inimigo.
2 - cria variavel para cada slot, ou, um vetor:
slot1=0; slot2=0 ;slot3=0;..
ou, que é melhor:
slot[];
daí pode colocar coisas como:
if slot[1] == "inSeto Kaiba" habilidadeDeRoubar = 100;
if slot[2] == "Coração das Cartas" habilidadeDeRoubar = 10000;
....melhor seria colocar um switch ao invés de if, no exemplo.
Não entendi muito bem, isso fica no objeto dano?
Tinha escrito mais coisas, mas achei que tava complicado, vou deixar resumido.
utilizando o evento colisão do dano, tu pode fazer a redução de dano utilizando o other:
damage = global.playerAttack - other.enenyDefend;
Mas fiquei em dúvida do que realmente queria fazer, usei como base que tu queria que ao player tocar o poder, esse dano irá ver quem está sofrendo o dano, e calculará o dano adequado para aquele inimigo.
2 - cria variavel para cada slot, ou, um vetor:
slot1=0; slot2=0 ;slot3=0;..
ou, que é melhor:
slot[];
daí pode colocar coisas como:
if slot[1] == "inSeto Kaiba" habilidadeDeRoubar = 100;
if slot[2] == "Coração das Cartas" habilidadeDeRoubar = 10000;
....melhor seria colocar um switch ao invés de if, no exemplo.
- GhostPower
- Membro
Blz cara,
theguitarmester
Olha quando target true o inimigo recebe o dano.
Então tenho um exemplo na room tenho 3 mostro, certo, quando eu ataco um inimigo e criado um objeto dano para mostra o dano do inimigo,(no objeto dano esta assim:
damage = global.playerAttack - global.playerTarget.enenyDefend;)
Se eu atacar em área,(que tenha mais de um inimigo) este numero q sobe em cima do inimigo e igual ao primeiro inimigo que foi atacado, entendeu? (este sistema de dano e igual do jogos tipo terraria, FINAL FANTASY ou qualquer rpg que mostra o dano no inimigo). A duvida e pq ele nao mostra o dano de cada inimigo sendo q cada um tem uma defesa diferente?
Cara, tentei usar o damage = global.playerAttack - other.enenyDefend, mas o game maker fala quenão reconhece avariável other.enenyDefend.
2 - Eu já fiz o sistema drag and drop no item, só quero fazer ele equipa, assim quando coloco o item(objeto) no slot item(outro objeto) ele equipa.
theguitarmester
Olha quando target true o inimigo recebe o dano.
Então tenho um exemplo na room tenho 3 mostro, certo, quando eu ataco um inimigo e criado um objeto dano para mostra o dano do inimigo,(no objeto dano esta assim:
damage = global.playerAttack - global.playerTarget.enenyDefend;)
Se eu atacar em área,(que tenha mais de um inimigo) este numero q sobe em cima do inimigo e igual ao primeiro inimigo que foi atacado, entendeu? (este sistema de dano e igual do jogos tipo terraria, FINAL FANTASY ou qualquer rpg que mostra o dano no inimigo). A duvida e pq ele nao mostra o dano de cada inimigo sendo q cada um tem uma defesa diferente?
Cara, tentei usar o damage = global.playerAttack - other.enenyDefend, mas o game maker fala quenão reconhece avariável other.enenyDefend.
2 - Eu já fiz o sistema drag and drop no item, só quero fazer ele equipa, assim quando coloco o item(objeto) no slot item(outro objeto) ele equipa.
- theguitarmester
- Membro
-
- Contato:
Agora entendi o que ser esse dano hehe, ele para mostrar na tela o dano que foi causado, apenas um draw.
É uma questão de lógica mesmo, crie o dano vinculado a cada inimigo.
Se a criação do dano parte do inimigo, grave a ID do inimigo no dano, para ele saber qual é a instância /inimigo que esse dano está se referenciando, algo como
Inimigo:
//Ao tomar o dano, ele cria o obj que mostra o dano:
Então em algum lugar do dano:
damage = global.playerAttack - idDoInimigoQueEuEstouMostrandoODano.enenyDefend;
Cuidado só ao colocar no create neste meu exemplo, porque o idDoInimigoQueEuEstouMostrandoODano inicia como zero, o create é(pelo menos até o GMS1, pelo que lembro) executado logo após a intância ser criada, logo, a linha abaixo no inimigo que seta o ID, acontece depois do create do objdano.
Mas eu acho que o melhor modo não era criar o dano dessa forma, porém essa funciona, enfim, é isso.
É uma questão de lógica mesmo, crie o dano vinculado a cada inimigo.
Se a criação do dano parte do inimigo, grave a ID do inimigo no dano, para ele saber qual é a instância /inimigo que esse dano está se referenciando, algo como
Inimigo:
//Ao tomar o dano, ele cria o obj que mostra o dano:
Código: Selecionar todos
var objdano = instance_create(x,y-32, obj_dano);
objdano.idDoInimigoQueEuEstouMostrandoODano = instance_id; //Não lembro se de fato é instance_id a função pra pegar o id da instancia atual, this deve dar também.
damage = global.playerAttack - idDoInimigoQueEuEstouMostrandoODano.enenyDefend;
Cuidado só ao colocar no create neste meu exemplo, porque o idDoInimigoQueEuEstouMostrandoODano inicia como zero, o create é(pelo menos até o GMS1, pelo que lembro) executado logo após a intância ser criada, logo, a linha abaixo no inimigo que seta o ID, acontece depois do create do objdano.
Mas eu acho que o melhor modo não era criar o dano dessa forma, porém essa funciona, enfim, é isso.
- GhostPower
- Membro
Blz theguitarmester
Então o problema e que quando e em área eu pego somente o id do inimigo selecionado,o q estou tentando fazer e ataca todos inimigo que tiver a target true.Pode ser dois,três ou quatro sei la todos q tiver a target true.(o sistema de target do inimigo funciona). Como faço se ele atacar dois(ou mais inimigo)?
Obrigado pela ajuda, isso de pega o id do inimigo ja tinha feito, aqui: global.playerTarget.????, esta em uma variável global.
Então o problema e que quando e em área eu pego somente o id do inimigo selecionado,o q estou tentando fazer e ataca todos inimigo que tiver a target true.Pode ser dois,três ou quatro sei la todos q tiver a target true.(o sistema de target do inimigo funciona). Como faço se ele atacar dois(ou mais inimigo)?
Obrigado pela ajuda, isso de pega o id do inimigo ja tinha feito, aqui: global.playerTarget.????, esta em uma variável global.
- theguitarmester
- Membro
-
- Contato:
Dê uma olhada no comando "with" e em como ele funciona
"Então o problema e que quando e em área eu pego somente o id do inimigo selecionado"
Como tu tá fazendo essa captura?
tu pode criar algo assim:
Tu tá usando uma variável só, tu só vai "conseguir" guardar um inimigo.
Caso não entendeste, mostra os códigos que tu está usando para marcar os inimigos, e para fazer danos neles.
"Então o problema e que quando e em área eu pego somente o id do inimigo selecionado"
Como tu tá fazendo essa captura?
tu pode criar algo assim:
InimigosNaMira[0];
totalNaMira=0;
with inimigos {if target=true {other.inimigosNaMira[totalNaMira]=id; other.totalNaMira+=1;}}
Caso não entendeste, mostra os códigos que tu está usando para marcar os inimigos, e para fazer danos neles.
- GhostPower
- Membro
Blz theguitarmester
Vou deixar o código para vc então, pq isso de guardar mais de um inimigo eu entendi, mas o q tenho q mudar no objeto dano não tenho ideia.
Abaixo o código que estou usando:
Colisão com inimigo:
Objeto dano:
Obrigado por sua ajuda.
Vou deixar o código para vc então, pq isso de guardar mais de um inimigo eu entendi, mas o q tenho q mudar no objeto dano não tenho ideia.
Abaixo o código que estou usando:
Colisão com inimigo:
if enemyTarget = "Target"{
instance_create(self.x,self.y,obj_player_damage);
}
Create:
- theguitarmester
- Membro
-
- Contato:
GhostPower:O que poderia você fazer:
Colisão com inimigo:
Objeto dano:
Essa é uma forma de fazer, tive que colocar o alarm(que foi só para não fazer a definição do damage no create) porque quando tu cria uma nova instância, o evento CREATE dela é chamado imediatamente, e então, o valor de enenyDefend estaria como 0.
De nada!
Colisão com inimigo:
if enemyTarget = "Target"{
var dano = instance_create(self.x,self.y,obj_player_damage);
dano.enenyDefend = enenyDefend;
}
Create:
enenyDefend = 0;
alarm[9] = 1;
damage=0;
Alarm 0:
damage = global.playerAttack - enenyDefend;
Essa é uma forma de fazer, tive que colocar o alarm(que foi só para não fazer a definição do damage no create) porque quando tu cria uma nova instância, o evento CREATE dela é chamado imediatamente, e então, o valor de enenyDefend estaria como 0.
De nada!
- GhostPower
- Membro
Bom dia theguitarmester,
Cara testei as modificações q tu disse, mas continua na mesma.
Não sei o pq, pensei q ia funciona agora.
Obs.: Não sei se falei, mas os inimigos são herança. Não tem um jeito de fazer isso usando o Draw de cada inimigo ?
Vlw pela tentativa.
Cara testei as modificações q tu disse, mas continua na mesma.
Não sei o pq, pensei q ia funciona agora.
Obs.: Não sei se falei, mas os inimigos são herança. Não tem um jeito de fazer isso usando o Draw de cada inimigo ?
Vlw pela tentativa.
Pensei um pouco aqui e pensei o seguinte:
A função que mostra o dano ser no inimigo já que você cria a global de dano do jogador pode acessar ela dentro dos códigos do inimigo, basicamente da seguinte forma: Quando o inimigo estiver na área do ataque do jogador ele mostra o dano a partir do inimigo
Em relação ao equipamento pode criar um objeto de cada item do jogo com atributos padrão, por exemplo ATAQUE e DEFESA.
Quando o jogador arrastar o item até o slot você acessa o item que foi equipado pelo id e coloca ele dentro da lista de slots.
Depois quando for calcular a defesa do jogador soma a defesa de cada item que está equipado nos slots acessando o atributo de defesa de cada item pelo id.
Espero ter ajudado!
A função que mostra o dano ser no inimigo já que você cria a global de dano do jogador pode acessar ela dentro dos códigos do inimigo, basicamente da seguinte forma: Quando o inimigo estiver na área do ataque do jogador ele mostra o dano a partir do inimigo
Em relação ao equipamento pode criar um objeto de cada item do jogo com atributos padrão, por exemplo ATAQUE e DEFESA.
Quando o jogador arrastar o item até o slot você acessa o item que foi equipado pelo id e coloca ele dentro da lista de slots.
Depois quando for calcular a defesa do jogador soma a defesa de cada item que está equipado nos slots acessando o atributo de defesa de cada item pelo id.
Espero ter ajudado!
Linguagens que já programei / programo:
C#, HTML, PHP, MySQL, Python e C.
Minhas paixões:
Programação, Pixel Art, Música, Design em geral.
C#, HTML, PHP, MySQL, Python e C.
Minhas paixões:
Programação, Pixel Art, Música, Design em geral.
Vou tentar ajudar com o primeiro problema, depois pensamos no segundo o/
Sinceramente, tentar montar seu código sem ter acesso a ele seria muito difícil, então me dei ao luxo de criar um do 0 e te passar pra você se basear nele, caso queira.
Aqui está o link pra baixar o projeto.
Exemplo do "sistema":
Basicamente, quando o jogador(quadrado verde) ataca, caso tenha um inimigo na frente dele ele marca esse inimigo como um alvo(sei que não é exatamente o que você quer, mas foi um exemplo pra você adaptar).
Ao marcar esse inimigo como um alvo, o oManager vai criar o objeto de dano(quadrado azul) em cima dele.
Todos os monstros dentro do objeto de dano vão ser atingidos por ele.
Você pode mudar a ordem que as coisas acontecem pra ter resultados diferentes. Por exemplo criar o objeto de dano ao atacar e caso ele acerte alguém você marca esse alguém como alvo(e ai você tira vida ou alguma outra coisa).
Algo que eu queria deixar comentado aqui é esse trecho do oManager:
[/left]
Essa é a parte importante pra você poder separar quem esta sendo alvo e quem não está.
Na verdade essa é a parte mais importante pra você lidar com os inimigos, hehe...
Enfim, espero que o código te ajude o/
See ya.
Sinceramente, tentar montar seu código sem ter acesso a ele seria muito difícil, então me dei ao luxo de criar um do 0 e te passar pra você se basear nele, caso queira.
Aqui está o link pra baixar o projeto.
Exemplo do "sistema":
Basicamente, quando o jogador(quadrado verde) ataca, caso tenha um inimigo na frente dele ele marca esse inimigo como um alvo(sei que não é exatamente o que você quer, mas foi um exemplo pra você adaptar).
Ao marcar esse inimigo como um alvo, o oManager vai criar o objeto de dano(quadrado azul) em cima dele.
Todos os monstros dentro do objeto de dano vão ser atingidos por ele.
Você pode mudar a ordem que as coisas acontecem pra ter resultados diferentes. Por exemplo criar o objeto de dano ao atacar e caso ele acerte alguém você marca esse alguém como alvo(e ai você tira vida ou alguma outra coisa).
Algo que eu queria deixar comentado aqui é esse trecho do oManager:
// Checar se existe algum inimigo
if(instance_exists(oRed)) {
// Cria array com todos inimigos
i = 0; repeat(instance_number(oRed)) {
Enemy[i] = instance_find(oRed, i);
i++
}
// Pega cada inimigo no mapa pra poder manipular
i = 0; repeat(array_length_1d(Enemy)) {
with(Enemy[i]) {
// Checa se ele é alvo e está vivo
if(Target && isAlive) {
// Cria objeto de dano em cima dele
instance_create(x, y, oDamage);
}
}
i++
}
}
Essa é a parte importante pra você poder separar quem esta sendo alvo e quem não está.
Na verdade essa é a parte mais importante pra você lidar com os inimigos, hehe...
Enfim, espero que o código te ajude o/
See ya.
- GhostPower
- Membro
Blz SnowPi
Vamos la cara:
Primeiramente obrigado pela sua ajuda a segunda duvida eu consegui fazer uma maneira de equipar e desequipar um item pelo objeto(ate agora esta funcionando).
Então o meu maior problema esta no objeto dano, pq não sei o que fazer para criar um objeto dano e ele calcular os danos em diferentes inimigos de uma só vez.
Se vc poder usar uma teoria ou um código no objeto dano e mostrar, eu agradeceria.
Obs.: O HP do inimigo funciona (mesmo em área, ele calcular o dano de cada inimigo mesmo com a defesa ou atributo diferente), até sugeri em usar o events Draw para mostra o dano, pq ai eu eliminaria este objeto dano.
Deixo meu muito obrigado pela sua atenção e disposição.
Vamos la cara:
Primeiramente obrigado pela sua ajuda a segunda duvida eu consegui fazer uma maneira de equipar e desequipar um item pelo objeto(ate agora esta funcionando).
Então o meu maior problema esta no objeto dano, pq não sei o que fazer para criar um objeto dano e ele calcular os danos em diferentes inimigos de uma só vez.
Se vc poder usar uma teoria ou um código no objeto dano e mostrar, eu agradeceria.
Obs.: O HP do inimigo funciona (mesmo em área, ele calcular o dano de cada inimigo mesmo com a defesa ou atributo diferente), até sugeri em usar o events Draw para mostra o dano, pq ai eu eliminaria este objeto dano.
Deixo meu muito obrigado pela sua atenção e disposição.
O calculo do dano depende do teu sistema de batalha. Não tenho como simular um aqui porque a forma como você fez pode divergir muito da forma como eu faria...
Anyway, você pode, por exemplo, usar o código que eu deixei na minha última resposta DENTRO do objeto dano pra pegar todos os inimigos acertados(só precisaria mudar algumas coisas no código), depois disso você calcularia os danos e absorções...
Anyway, você pode, por exemplo, usar o código que eu deixei na minha última resposta DENTRO do objeto dano pra pegar todos os inimigos acertados(só precisaria mudar algumas coisas no código), depois disso você calcularia os danos e absorções...
- GhostPower
- Membro
Blz SnowPi,
Então vc poderia mostra o seu jeito de fazer? Ou sua ideia?
Obrigado pela ajuda, cara infelizmente não tenho ideia de como fazer isso.
Então vc poderia mostra o seu jeito de fazer? Ou sua ideia?
Obrigado pela ajuda, cara infelizmente não tenho ideia de como fazer isso.
Eu tinha escrito uma resposta legal aqui mas o fórum me deslogou e eu perdi tudo e infelizmente não tenho mais tempo pra refazer ela, mas eu deixei esse código aqui, basicamente:
Exemplo de aplicação:
Caso o objeto dano fosse criado colidindo com 2 inimigos:
Goblin:
HP = 20
Defesa = 5
Ogro:
HP = 20
Defesa = 20
Se o dano for 25, o Goblin vai morrer(25 do ataque - 5 da defesa = 20 de dano) e o Ogro vai sobreviver(25 do ataque - 20 da defesa = 5 de dano).
Agora, pra não ter que colocar todo o calculo ali(talvez seu jogo tenha buffs e estados específicos, chance de acertar ou de dar crítico e etc...) eu criaria um script pra cuidar de tudo isso.
// Checar se existe algum inimigo
if(instance_exists(oRed)) {
// Cria array com todos inimigos
i = 0; repeat(instance_number(oRed)) {
Enemy[i] = instance_find(oRed, i);
i++
}
// Pega cada inimigo no mapa pra poder manipular
i = 0; repeat(array_length_1d(Enemy)) {
with(Enemy[i]) {
if(place_meeting(x, y, oDano)) {
// Tá colidindo com o dano
Enemy[i].hp -= (oDano.dano - Enemy[i].defesa)
}
}
i++
}
}
Caso o objeto dano fosse criado colidindo com 2 inimigos:
Goblin:
HP = 20
Defesa = 5
Ogro:
HP = 20
Defesa = 20
Se o dano for 25, o Goblin vai morrer(25 do ataque - 5 da defesa = 20 de dano) e o Ogro vai sobreviver(25 do ataque - 20 da defesa = 5 de dano).
Agora, pra não ter que colocar todo o calculo ali(talvez seu jogo tenha buffs e estados específicos, chance de acertar ou de dar crítico e etc...) eu criaria um script pra cuidar de tudo isso.
- GhostPower
- Membro
Vlw SnowPi
Vou tentar usar este código no meu jogo, mas digo se tiver mais algumas ideia sobre isso estou a disposição.
Obrigado pela ajuda.
Vou tentar usar este código no meu jogo, mas digo se tiver mais algumas ideia sobre isso estou a disposição.
Obrigado pela ajuda.
- GhostPower
- Membro
Bom dia SirPug,
Então cara obrigado pela sua ajuda, mais já consegui resolver as duas duvidas.
Se quiserem podem ate fechar/encerrar esta duvida com resolvida.
Agradeço a todos pela a ajuda.
Então cara obrigado pela sua ajuda, mais já consegui resolver as duas duvidas.
Se quiserem podem ate fechar/encerrar esta duvida com resolvida.
Agradeço a todos pela a ajuda.