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Animação de personagem
Animação de personagem
Oi sou novo nesse forum, bom...eu acho que eu já tive aqui antes mas não tenho certeza se foi em outro lugar
Eu estou tentando fazer um jogo de plataforma e eu tenho alguma experiencia com os comandos, eu queria saber se tem como eu colocar uma animação de pulo no meu personagem só usando comandos, já vi um cara fazer isso e ele ia mostrar um tutorial de como fazer mas parece que ele desistiu. Alguem pode me ajudar?
Eu estou tentando fazer um jogo de plataforma e eu tenho alguma experiencia com os comandos, eu queria saber se tem como eu colocar uma animação de pulo no meu personagem só usando comandos, já vi um cara fazer isso e ele ia mostrar um tutorial de como fazer mas parece que ele desistiu. Alguem pode me ajudar?
Re: Animação de personagem
Basicamente você deve ter uma parte de seu código dedicada a mudança de animação do personagem, ou seja, um código que verifica cada instância do personagem para ver se ele está andando, pulando, correndo, etc, e a partir disso decidir qual animação será desenhada na tela.
Espero ter ajudado, abraço.
Espero ter ajudado, abraço.
Linguagens que já programei / programo:
C#, HTML, PHP, MySQL, Python e C.
Minhas paixões:
Programação, Pixel Art, Música, Design em geral.
C#, HTML, PHP, MySQL, Python e C.
Minhas paixões:
Programação, Pixel Art, Música, Design em geral.
Re: Animação de personagem
O que você precisa é ter um sprite diferente pra cada estado do jogador e, ao mudar esse estado, mudar o sprite_index do jogador.
Deixarei um exemplo:
Tenho dois sprites pro jogador. Um pra quando ele ta "parado" e um pra quando ele tá "pulando"
No evento create do jogador, eu defino uma variável que vai armazenar o estado atual do jogador.
Ela começa dizendo que o jogador está parado.
No evento step do jogador, eu mudo o estado dele caso ele pressione a tecla espaço
E, logo abaixo, eu mudo o sprite_index do jogador dependendo do valor do Estado.
Como o SirPug falou, é bom você separar isso por que é algo bem extensivo à longo prazo. Geralmente se cria scripts pra cuidar dos sprites, nesse exemplo eu não o fiz pra não complicar mais do que precisava.
Espero que tenha ajudado o/
See ya.
Deixarei um exemplo:
Tenho dois sprites pro jogador. Um pra quando ele ta "parado" e um pra quando ele tá "pulando"
No evento create do jogador, eu defino uma variável que vai armazenar o estado atual do jogador.
Código: Selecionar todos
/// Initialize
Estado = 'parado';
No evento step do jogador, eu mudo o estado dele caso ele pressione a tecla espaço
Código: Selecionar todos
// Muda ação do jogador ao segurar espaço
if(keyboard_check(vk_space)) {
Estado = 'pulando';
} else {
Estado = 'parado';
}
Código: Selecionar todos
// Checa ação do jogador e muda o sprite
switch(Estado) {
case 'pulando': sprite_index = sprJump; break;
case 'parado': sprite_index = sprIdle; break;
}
Espero que tenha ajudado o/
See ya.
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