Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Alguem Me Consegue Explicar Como Arrays Funcionam ?

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Shark
Membro
Membro
Reações: 0

Contato:

Alguem Me Consegue Explicar Como Arrays Funcionam ?

Mensagem por Shark » Sáb Ago 26, 2017 5:33 pm

Neste momento estou trabalhando em um game que é uma replica do clássico Bomberman.
Como eu entendo o mínimo de arrays e loops gostaria de saber se alguém me consegue explicar um pouco melhor como estes funcionam, uma vez que estes são usados na criação da explosão por parte do personagem.
Código da explosão

Código: Selecionar todos

instance_create(x,y,oExplosion)
{
var i,z;
z=32;
for (i=0;i<heat*32;i+=32)
    if place_free(x+z+i,y)
        instance_create(x+z+i,y,oExplosion)
    else
        break;
    if place_free(x-z-i,y)
        instance_create(x-z-i,y,oExplosion)
    else
        break;
    if place_free(x,y+z+i)
        instance_create(x,y+z+i,oExplosion)
    else
        break;
    if place_free(x,y-z-i)
        instance_create(x,y-z-i,oExplosion)
    else
        break;
}
Obrigado, Shark.
Imagem

gillenew
Membro
Membro

Re: Alguem Me Consegue Explicar Como Arrays Funcionam ?

Mensagem por gillenew » Dom Ago 27, 2017 5:57 am

Bem, eu acho que você já sabe o que vou falar. O Array é basicamente uma "tabela" onde você possui elementos em uma ordem. Se o array tiver 2 dimensões (como abaixo) então cada coordenada (elemento) poderá ser encontrada usando 2 valores, (x,y).
Usando um loop, como um FOR, você pode percorrer o array elemento por elemento e assim poderá manipular ou ler o conteúdo do mesmo. Eu costumo usar muito array, uso mais para representar coisas visuais como tilemap e inventários, mas para um jogo estilo bomberman o array também pode ser usado para mapear os objetos, explosões e jogadores na arena.
Imagem

Shark
Membro
Membro

Contato:

Re: Alguem Me Consegue Explicar Como Arrays Funcionam ?

Mensagem por Shark » Dom Ago 27, 2017 12:41 pm

gillenew escreveu:Bem, eu acho que você já sabe o que vou falar. O Array é basicamente uma "tabela" onde você possui elementos em uma ordem. Se o array tiver 2 dimensões (como abaixo) então cada coordenada (elemento) poderá ser encontrada usando 2 valores, (x,y).
Usando um loop, como um FOR, você pode percorrer o array elemento por elemento e assim poderá manipular ou ler o conteúdo do mesmo. Eu costumo usar muito array, uso mais para representar coisas visuais como tilemap e inventários, mas para um jogo estilo bomberman o array também pode ser usado para mapear os objetos, explosões e jogadores na arena.
Imagem
Obrigado Pela Explicação,
Ajudou Bastante Consegui Fazer Umas Melhorias No Sistema Da Explosão :)
Imagem

Responder