Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[PROG] [Carlos - Tutorial]Operadores Aritméticos.

Tutoriais, videoaulas, guias e downloads para te ajudar nos estudos.
Avatar do usuário
Tutoriais & Aulas
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 110

[PROG] [Carlos - Tutorial]Operadores Aritméticos.

Mensagem por Tutoriais & Aulas » Qui Abr 28, 2016 10:47 pm

Autor original: Carlos L.
Nome: Operadores Aritméticos.
Descrição: Uma breve explicação sobre "Operadores Aritméticos".
Nível de dificuldade: Iniciante.
Requerimentos: Game Maker 8.

Opa pessoal beleza estou aqui com mais um tutorial que dessa vez abordará o tema “Operadores Aritméticos”, que e de fundamental importância, pois são esses operadores os responsáveis pela principal parte matemática em seus jogos, e para quem os conhece mais não pelo nome esses operadores são:

Adição +
Subtração -
Muliplicação *
Divisão  /
Resto de Divisão mod
Divisão Inteira Div
[/center]

Esses Operadores são os mesmos que utilizamos no colégio exceto o 'MOD & DIV', que são usados na programação, fora isso aplica-se a mesma regra que aprendemos no colégio, agora citarei duas, pois creio que sejam as mais importantes:
  • Prioridade da divisão antes da multiplicação, soma e subtração, e da multiplicação antes de soma e subtração;
  • Para dar maior prioridade para operadores que possuem menor prioridade que outros e necessário colocar entre parênteses.

OBS: O MOD e o DIV tem prioridade em cima de todos esses operadores.

Agora que já sabemos o básico irei começar a demonstrar a aplicação de cada um, mas antes irei explicar o que são operadores unários e binários.
Unário: São os operadores que interagem em um único elemento que são eles (+ e -).

Código: Selecionar todos

// UNÁRIOS
i = +j; // O operador (+) só está interagindo sobre o J. 
i = -j;// O operador (-) só está interagindo sobre o J.

Binários: São os operadores que interagem em mais de um elemento que são todos os operadores citados acima.

Código: Selecionar todos

// BINÁRIOS
i = x + y; // O operador (+) só está interagindo sobre o x e o y. 
i = x - y;// O operador (-) só está interagindo sobre o x e o y

Pronto já sabemos que o que operadores unários e binários então vamos começar.

  • Soma (+):
Operador tradicional de adição onde adiciona-se o segundo valor ao primeiro.

Código: Selecionar todos

// Entrando com dois valores inteiros quaisquer e efetuando a soma dos mesmos.
var i, j, soma;
i = get_integer('Entre com o primeiro valor:', 0);
j = get_integer('Entre com o segundo valor:', 0);
soma = i + j;
show_message('O valor da soma é: ' + string (soma));

Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, depois usamos uma função do GM chamada get_integer(Texto_a_ser_mostrado,valor_inicial), onde é possível entrar com um valor INTEIRO para uma variável, depois disso efetuamos a conta entre esses dois valores mostrando seu resultado na tela.

  • Subtração (-):
Operador tradicional de subtração onde subtrai-se o segundo valor do primeiro.

Código: Selecionar todos

// Entrando com dois valores inteiros quaisquer e efetuando a subtração dos mesmos.
var i, j, subt;
i = get_integer('Entre com o primeiro valor:', 0);
j = get_integer('Entre com o segundo valor:', 0);
subt = i - j;
show_message('O valor da subtração é: ' + string (subt));

Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos subtração dos valores mostrando o resultado logo em seguida na tela.

  • Multiplicação (*):
Operador tradicional de multiplicação onde multiplica-se os valores.

Código: Selecionar todos

// Entrando com dois valores inteiros quaisquer e efetuando a multiplicação dos mesmos.
var i, j, mult;
i = get_integer('Entre com o primeiro valor:', 0);
j = get_integer('Entre com o segundo valor:', 0);
mult= i * j;
show_message('O valor da multiplicação é: ' + string (mult));

Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos multiplicação dos valores mostrando o resultado logo em seguida na tela.

  • Divisão(/):
Operador tradicional de Divisão onde divide-se os valores.

Código: Selecionar todos

// Entrando com dois valores inteiros quaisquer e efetuando a divisão dos mesmos.
var i, j, divi;
i = get_integer('Entre com o primeiro valor:', 0);
j = get_integer('Entre com o segundo valor:', 0);
divi= i / j;
show_message('O valor da multiplicação é: ' + string (divi));

Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos Divisão dos valores mostrando o resultado logo em seguida na tela.

  • Resto da Divisão(mod):
Operador de divisão onde o resultado mostrado e o resto dessa divisão ou seja o que sobra, sendo esse resto inteiro ou real.

Código: Selecionar todos

// Entrando com dois valores inteiros quaisquer e efetuando a divisão com o mod.
var i, j, _mod;
i = get_integer('Entre com o primeiro valor:', 0);
j = get_integer('Entre com o segundo valor:', 0);
_mod = i mod j;
show_message('O resto da divisão é: ' + string (_mod));

Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos Divisão onde o resultado que será mostrado será o resto, ou seja se entrarmos com os valores (5 mod 2) o resultado mostrado será 1, pois esse 1 é o resto da divisão entre 5 e 2.

  • Divisão Inteira(div):
Operador de divisão onde o resultado mostrado será o valor inteiro da divisão.

Código: Selecionar todos

// Entrando com dois valores inteiros quaisquer e efetuando a divisão com o div.
var i, j, _div;
i = get_integer('Entre com o primeiro valor:', 0);
j = get_integer('Entre com o segundo valor:', 0);
_div = i mod j;
show_message('O resto da divisão é: ' + string (_div));

Entendendo o que foi feito:
Logo acima declaramos as variáveis, entramos com os valores e efetuamos a divisão onde o resultado que será mostrado será o valor inteiro da divisão, ou seja se entrarmos com os valores (5 div 2) o resultado mostrado será 2, já que o 0.5 será rejeitado pela operador, mas ai você me pergunta "Por que não três, já que deu 2.5"? Porque o div tem uma característica onde essa divisão inteira será arredondada para perto de 0 ou seja poderia ter dado 2.9 que o resultado seria 2, por que o div iria arrendondar esse número para perto de zero.

Pronto pessoal chego ao fim de mais um tutorial, se eu esqueci de alguma coisa por favor avisem, espero que gostem.
:flw:

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante