Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil |
Ajuda na engine de folego debaixo d'agua
Ajuda na engine de folego debaixo d'agua
To fazendo um jogo, e nele tem o objeto de água, eu queria que alguém me desse uma mãozinha e me mandasse
alguns exemplos de engine para o folego do player em baixo d'água.
Tipo, no momento em que ele entra no objeto água, ele começa a perder pontos de oxigênio devagar, e na hora q
ele sai, o oxigênio espera volta a subir, em um ritmo um pouco mais lento de quando ele sobe.
Eu pretendo fazer uma barra de oxigênio essa engine. Mas essa parte eu sei fazer, o problema é mexer com esse
time de entrar e sair da água que eu ainda não peguei o jeito.
alguns exemplos de engine para o folego do player em baixo d'água.
Tipo, no momento em que ele entra no objeto água, ele começa a perder pontos de oxigênio devagar, e na hora q
ele sai, o oxigênio espera volta a subir, em um ritmo um pouco mais lento de quando ele sobe.
Eu pretendo fazer uma barra de oxigênio essa engine. Mas essa parte eu sei fazer, o problema é mexer com esse
time de entrar e sair da água que eu ainda não peguei o jeito.
Re: Ajuda na engine de folego debaixo d'agua
Bem, é só você ver se a distancia do jogador para o objeto agua for menor ou igual a 1, depois você pode verificar se o y dele for maior que o y do objeto agua, agora é só alterar o valor da variavel, e se ele nao estiver dentro da agua a variavel volta ao valor original. Ficaria mais ou menos assim:
Não testei mas creio que vai funcionar...
Código: Selecionar todos
if distance_to_object(obj_agua)<=1 && y>obj_agua.y {folego-=0.2} else {folego+=1}
Re: Ajuda na engine de folego debaixo d'agua
Você precisa de uma variável que servirá pra detectar se seu personagem está dentro ou fora da água. Algo assim no step resolve essa primeira etapa:
Este código ira alternar entre true (está na agua) e false (não está na água).
Com essa informação, você pode fazer o restante do sistema:
Claro, você também precisará definir um valor máximo para a variável "folego" (experimente usar clamp!), além de outros detalhes que você perceberá, mas isso fica ao seus cuidados, já que o código acima serve exclusivamente como exemplo.
Bons estudos! Flw!
estaNaAgua = place_meeting(x,y,obj_agua); //detecta colisão com um obj_agua.
Com essa informação, você pode fazer o restante do sistema:
if (estaNaAgua){
folego-=2;
}else{
folego+=1;
}
Bons estudos! Flw!