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[PROG] [Carlos - Tutorial] Operadores Relacionais.

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[PROG] [Carlos - Tutorial] Operadores Relacionais.

Mensagem por Tutoriais & Aulas » Qui Abr 28, 2016 10:39 pm

Autor original: Carlos L.
Nome: Operadores Relacionais.
Descrição: Uma breve explicação sobre "Operadores Relacionais".
Nível de dificuldade: Iniciante.
Requerimentos: Game Maker 8.

O que são "Operadores Relacionais"?
  • Operadores Relacionais como o próprio nome cita, é a relação entre seus operandos onde essa relação dará uma expressão lógica, mas ai você me pergunta "O que são operandos?".
    Operando e um dos argumentos de uma relação.
NOOOOOSSA, não entendi nada! Veja a imagem que da para entender melhor.
Imagem
OBS.: Operadores Relacionais também são Operadores Binários, pois, eles atuam sobre dois operandos.

Agora que já sabemos o que são operadores relacionais vamos ver quais são eles.
  • Diferença (<> ou !=):
Esse operador verifica se dois "operandos" são diferentes caso essa verificação seja verdadeira ele resultará em um comando definido pelo programador.

Código: Selecionar todos

// Exemplo do uso do operador de diferença.
var i, j; // Declara-se as variáveis.
i = 12;// Atribui-se um valor a elas.
j = 11;

if (i <> j) then // Faço a comparação e caso ela retorne um valor verdadeiro executa uma ação.
{
    draw_set_halign(fa_center); // Alinha o texto ao cento na horizontal.
    draw_set_valign(fa_center); // Alinha o texto ao cento na vertical.
    draw_text(room_width / 2, room_height / 2, 'i <> j'); // Desenha o texto no centro da tela.
}
Entendendo o que foi feito:
Declara-se as variáveis e atribui-se um valor a cada uma das duas, no caso acima(12, 11), agora vem a relação entre seus operandos que no caso acima pergunta se elas são diferentes, como a expressão e verdadeira(comparação resulta em um resultado lógico) ele mostrará uma mensagem na tela.
  • Menor que(<):
Esse operador verifica se o primeiro operando e menor que o primeiro, caso sim resultará em uma ação.

Código: Selecionar todos

// exemplo do uso do operador menor que.
var i, j;
i = 10;
j = 11;

if (i < j) then
{
    draw_set_halign(fa_center);
    draw_set_valign(fa_center);
    draw_text(room_width / 2, room_height / 2, 'i < j');
}
Entendendo o que foi feito:
Declara-se as variáveis, executa-se a checagem entre as mesmas caso o resultado seja verdadeiro mostra o resultado na tela, que foi o caso acima.
  • Maior que(>):
Esse operador é o contrario do operador < (menor que), nesse caso ele verifica se o primeiro operando e maior que o primeiro, caso sim resultará uma ação.

Código: Selecionar todos

// exemplo do uso do operador maior que.
var i, j;
i = 11;
j = 10;

if (i > j) then
{
    draw_set_halign(fa_center);
    draw_set_valign(fa_center);
    draw_text(room_width / 2, room_height / 2, 'i < j');
}
Entendendo o que foi feito:
Declara-se as variáveis, executa-se a checagem entre as mesmas caso o resultado seja verdadeiro mostra o resultado na tela, que foi o caso acima.
  • Menor ou igual a (<=) e Maior ou igual a(>=):
Esses operadores irão executar uma checagem, que  no caso do menor ou igual a verificará se uma declaração citada e menor ou igual a outra declaração, e depois executará um comando.
Já no caso do maior ou igual a que ele irá fazer o contrário do menor ou igual a, ou seja, ele verificará se uma primeira declaração e maior ou igual a uma segunda, para depois executar um comando. Observe que ambas as sentenças resultará em um resultado lógico.

Código: Selecionar todos

//Exemplo do Operador Menor ou igual a.
var i, j;
i = 11;
j = 12;

if (i <= j) then
{
    draw_set_halign(fa_center);
    draw_set_valign(fa_center);
    draw_text(room_width / 2, room_height / 2, 'i <= j');
}
//Exemplo do Operador Maior ou igual a.
var i, j;
i = 12;
j = 12;

if (i >= j) then
{
    draw_set_halign(fa_center);
    draw_set_valign(fa_center);
    draw_text(room_width / 2, room_height / 2, '>=');
}
Entendendo o que foi feito:
Nos dois casos ele checou o resultado das variáveis no caso da primeira se era menor ou igual, e no caso da segunda se era maior ou igual, e posteriormente executou uma ação.
  • Igualdade(= ou ==):
Por fim nós temos o sinal de igualdade cujo nome dispensa qualquer explicação, pois ele verifica se ambas as declarações são iguais.

Código: Selecionar todos

var i, j;
i = 12;
j = 11;

if (i == j) then
{
    draw_set_halign(fa_center);
    draw_set_valign(fa_center);
    draw_text(room_width / 2, room_height / 2, 'i == j');
}
Entendendo o que foi feito:
Nesse caso o programa lê as variáveis verifica as variáveis e caso elas forem iguais mostra o resultado na tela.
OBS.: Caso você for fazer uma declaração nunca se esqueça de usar o (=), pois o (==) e mais usado para fazer comparação entre valores, variáveis distintas

Ufa terminei, e isso a e pessoal espero que gostem foi uma explicação breve que creio eu que poderá ajudar alguém. Imagem

Edit.:  Adicionado a legenda no primeiro exemplo, explicando o código, não adicionei em todos, pois eles são iguais a única coisa que muda é a comparação feita, e também adicionei a observação sobre o uso das igualdade.

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