Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Diferença entre Executável e instalador

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
marquinhossm
Membro
Membro
Reações: 0

Diferença entre Executável e instalador

Mensagem por marquinhossm » Qui Mar 16, 2017 4:20 pm

Boa tarde pessoa.

Apenas por curiosidade mesmo.

Eu sei que ao criar o meu jogo, eu posso criar um executável para distribuí-lo ou um instalador do mesmo, mas em que casos eu utilizo um ou outro, e principalmente, qual a diferença entre os dois ?

Abraço!

2yu291k7m
Novato
Novato

Re: Diferença entre Executável e instalador

Mensagem por 2yu291k7m » Qui Mar 16, 2017 5:44 pm

Instalador, instala.. e Executável, executa o jogo.

Dust
Membro
Membro

Mensagem por Dust » Qui Mar 16, 2017 6:03 pm

Então cara, como ja foi explicado o que é cada um, agora basta você mesmo pensar no que mais agrada um jogador casual... então, seria mesmo necessario criar um instalador para um projeto de apenas 30 mb, ou criar logo uma executavel? Lógico que o que mais agrada é fazer logo o download de uma executavel do que um instalador banal.

marquinhossm
Membro
Membro

Mensagem por marquinhossm » Sex Mar 17, 2017 5:05 pm

Blz.. achei que por questões de DLC por exemplo, seria mais interessante fazer um instalador.

Obrigado pela informações.

abraços!

chicoweb
Membro
Membro

Mensagem por chicoweb » Sex Mar 17, 2017 9:30 pm

O instalador serve para quando vc usa arquivos externos (Sons, imagens, dados, .ini, etc), para ficar na mesma pasta do game vc inclui no instalador.
Se não usar nenhum arquivo externo acredito que não seja necessário o instalador.

OBS: Não sei se vcs sabem que na verdade o game maker NÃO RODA UM EXECUTÁVEL, na verdade o executavel que ele gera é um instalador camuflado pelo menos o do windows por exemplo, ele cria temporariamente uma pasta com os arquivos tipo data.win - D3DX9_43.dll - splash.png - License.txt - jogo.exe - somdojogo.ogg em uma pasta temporaria do usuario, essa pasta é do sistema e não de onde o jogo roda, por isso chamei de executavel camuflado.
Meus games:
Jump James - Aventura/Estratégia/Robô
Freedom of Pala Pala - Aventura/Estratégia
Prisioneira - RPG/Bloco/Ação

marquinhossm
Membro
Membro

Mensagem por marquinhossm » Dom Mar 19, 2017 11:27 am

Fala chico blz.. entendi.

Mas quando você fala em arquivos externos, os sprites que nós usamos para fazer os personagens do game por exemplo, não são arquivos externos ??

Abraço!!

Responder