
Olá pessoal!
Tudo bem com vocês?
Hoje trago mais um tutorial de GameMaker. Dessa vez, vamos aprender a criar um Menu de um Jogo com os botões Jogar, Opções e Sair configurados aos seus eventos e ações.
Os conceitos aprendidos nesse tutorial podem ser usados em qualquer jogo. Os comandos serão os mais básicos de um Menu, como clicar no botão jogar e ir para janela do Jogo, clicar no botão voltar para ir ao Menu, clicar no botão sair e finalizar o jogo, etc.
OBS.: Antes de mais nada, quero deixar claro que esse Tutorial é para aqueles que já possuem os conhecimentos básicos do GameMaker, como criar Sprites, Objects, Rooms, etc. Se você ainda não possui tais conhecimentos, recomendo assistir algumas aulas no Youtube: Aulas GameMaker ou ler algum post anterior.
Vamos começar?

Abra o GameMaker Studio e crie um novo Projeto. Em seguida, siga as etapas abaixo.
Confiram o Post anterior.
1. Clique com o Botão Direito em cima de Sprite e clique na opção Create Sprite:

2. Na Janela de Propriedades da Sprite, clique em Edit Sprite:

3. Depois clique no Menu File – New:

4. Agora vamos definir a largura (Width) para 200 e a altura (Height) para 50. Depois clicar em Ok:

5. Clique 2 vezes no Sprite criado:

6. Selecione a Ferramenta Draw a rectangle e crie um Retângulo dentro da Sprite:

7. Configure o tamanho do contorno e selecione as cores do Retângulo:

8. Salve as edições do Sprite:

9. Agora salve a imagem do Sprite criado:

10. Renomeie a Sprite para botao e clique em Ok:

OBS.: Não devemos utilizar acentos e ç nas sprites, objetos, rooms no GameMaker.
11. Clique com o Botão Direito em cima do Sprite e selecione Duplicate para duplicar:

12. Duplique mais uma vez o Sprite. O resultado final ficará como a imagem abaixo:

13. Clique no Sprite Botao e depois em Edit Sprite:

14. Clique na Ferramenta Texto e em seguida na opção Fonte e faça as seguintes configurações:

15. Clique na Sprite e digite JOGAR. Depois clique em Ok:

16. Posicione o texto dentro do Retângulo. O resultado final ficará como na figura abaixo. Depois clique no visto para salvar as alterações:

17. Renomeie o nome da Sprite para botao_jogar e clique em Ok:

18. Repita o mesmo procedimento do passo 14 até o 17 para os botões opções e sair. O resultado final ficará assim:

19. Clique com botão direito em Objects e selecione Create Object:

20. Renomeie o objeto para obj_botao_jogar, selecione a sprite botao_jogar e clique em Ok:

21. Repita o mesmo procedimento para o botao opções:

22. E repita o mesmo procedimento para o botao sair:

23. O resultado final de todos os objetos ficará como na figura abaixo:

24. Agora vamos criar as janelas do Jogo. Clique com Botão Direito em Room e selecione Create Room:

25. Aparecerá uma janela onde colocaremos os botões do Menu. Figura abaixo:

26. Clique na Aba Objects, depois selecione o obj_botao_jogar e posicione dentro da Room. Para isso, mantenha a tecla ALT pressionada e clique com o botão esquerdo dentro da Room.

27. Repita o mesmo procedimento para os botões opções e sair. Posicionem dentro da Room e depois clique no visto para salvar as alterações. Observe a figura abaixo:

28. Agora clique com o botão direito na Room e selecione a opção Rename:

29. Renomeie a Room para MENU e pressione Enter:

30. Crie mais uma Room, e na aba backgrounds, selecione outra cor de fundo e clique em Ok. Depois salve as configurações:

31. Renomeie as outras duas Rooms para OPCOES e FASE1. O resultado final com as 3 Rooms ficará como na figura abaixo:

32. Clique 2 vezes no obj_botao_jogar. Na janela Events, clique em Add Event – Mouse – e selecione Left Button:

OBS.: Este evento corresponde quando clicarmos com o Botão Esquerdo do Mouse no Botão Jogar do Jogo.
33. Agora vamos adicionar a ação para o Botão JOGAR. Clique na Aba Main1 e arraste opção Different Room para a janela de ações. Aparecerá uma janela de configurações. Selecione a Room FASE1 e clique em Ok. Observe com calma a figura abaixo:

34. Verifique se o Evento e a ação estão corretas e clique em Ok:

35. Repita o mesmo procedimento para o botão opções. Não esquecer de selecionar a Room OPCOES. Figura abaixo:

36. E para o Botão Sair, adicione o Evento Mouse – Left Button. Depois clique na aba Main2 e arraste a opção End the Game para a janela de Ações. Depois clique em OK:

OBS.: Este evento corresponde quando clicarmos com o Botão Esquerdo do Mouse no Botão SAIR, o jogo será finalizado.
37. Agora vamos criar outra sprite para o botão voltar. Depois clique em Edit Sprite. Em seguida, clique no Menu File – New e defina a largura (Width) para 32 e altura (Height) para 32. Depois clique em Ok. Figura abaixo:

38. Com as ferramentas linha e Polígono desenhe a imagem do botão voltar:

39. O resultado do botão voltar deverá ficar assim ou parecido. Depois clique no visto para salvar a imagem do Botão Salvar:

40. Agora renomeie o Sprite para voltar e clique em Ok:

41. Crie outro objeto e renomeie como obj_voltar, depois adicione o seguinte evento Left Button – Different Room. Selecione o Room Menu e clique em Ok. Observe com calma a figura abaixo:

42. Agora clique na Room OPCOES – Aba Objects – Selecione o Botão voltar. Depois posicione-o dentro da Room OPCOES. Depois salve:

43. Repita o mesmo procedimento para a Room FASE1 e salve as alterações:

44. Pressione F5 para executar o jogo. Agora clique no Botão Jogar, e depois no Botão Voltar para constatar que estão funcionando. Em seguida, clique no Botão Opções e clique novamente no Botão Voltar. Acompanhe as imagens abaixo:

Clique no Botão Voltar:

Clique no Botão Voltar:

45. E por fim, clique no Botão Sair para finalizar o Jogo:

Bons estudos e divirta-se!

Quem gostou desse tutorial e poder me ajudar e ao mesmo tempo aprender mais sobre o GameMaker, agradeço. Basta inscreve-se em meu canal no Youtube: Aulas GameMaker
E dar aquele Like =) Desde já agradeço pessoal!
Qualquer dúvida sobre o tutorial, só deixar um comentário abaixo.
Abraço e fiquem com Deus.