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Criando um Jogo de Nave no GameMaker Studio

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Criando um Jogo de Nave no GameMaker Studio

Mensagem por didipimenta » Ter Mar 14, 2017 12:10 pm

GameMaker - Criando um Jogo de Nave


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Olá pessoal! Tudo bem com vocês?
Hoje vou mostrar como criar um Jogo de Nave no GameMaker Studio.


Antes de mais nada, quero deixar claro que esse Tutorial é para aqueles que já possuem os conhecimentos básicos do GameMaker, como criar Sprites, Objects, Rooms, etc. Se você ainda não possui tais conhecimentos, recomendo assistir algumas aulas no Youtube: Aulas GameMaker ou ler algum post anterior.


Chega de papo! Vamos praticar? ^^


Abra o GameMaker Studio e crie um novo Projeto. Em seguida, siga as etapas abaixo. Primeiro, vamos criar as 4 Sprites do Jogo. 


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1. Clique com o Botão Direito em cima de Sprites e clique na opção Create Sprite. Na Janela de Propriedades da Sprite, clique em Load Sprite, selecione cada imagem abaixo e renomeie como na figura acima.


Imagem Imagem Imagem Imagem


OBS.: Para realizar o procedimento, você precisa salvar as figuras acima em alguma Pasta do seu PC.


2. Agora, vamos criar os objetos do Jogo. Clique com botão direito em Objects e selecione Create Object. Selecione cada sprite a cada objeto correspondente. Figura abaixo:


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Na janela de Propriedades do “obj_tiro”. Renomeie o objeto como “obj_tiro” em seguida, selecione a Sprite “tiro”. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Create” e na Janela de Ações, adicione a ação “Speed Vertical”, e defina o valor para -25. Marque a caixa “Relative” e clique em Ok.


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3. Ainda nas Propriedades do “obj_tiro”. Na Janela de Eventos, adicione o evento Colission com o “obj_nave_inimiga” e na Janela de Ações, adicione a ação “Set Score”, e defina o valor para 1. Marque a caixa “Relative” e clique em Ok. Ou seja toda vez que o tiro colidir com a nave inimiga ganharemos 1 ponto.


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4. Ainda nas Propriedades do “obj_tiro”. No evento Colission com o “obj_nave_inimiga”, agora adicione a ação “Destroy Instance” e selecione a opção “Other” e clique em Ok. Ou seja, toda vez que o tiro colidir com a nave inimiga, a nave inimiga será destruída.


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5. Ainda nas Propriedades do “obj_tiro”. No evento Colission com o “obj_nave_inimiga”, agora adicione a ação “Create Effect” e selecione a opção “Self”. Em type, selecione o efeito de “explosion” e no campo size, selecione “small”. No campo color, selecione a cor amarelo, marque a caixa “Relative” e clique em Ok. Ou seja, toda vez que o tiro colidir com a nave inimiga, ganharemos 1 ponto, a nave inimiga será destruída e ocorrerá o efeito de explosão. Clique em Ok novamente para salvar as Propriedades do “obj_tiro”.


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6. Nas Propriedades do “obj_aviao”. Renomeie o objeto como “obj_aviao” em seguida, selecione a Sprite “aviao”. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Keyboard – Space” e na Janela de Ações, adicione a ação “Create Instance”. Selecione o “obj_tiro”, defina o valor X para 25 e o valor Y para -25. Marque a caixa “Relative” e clique em Ok.


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7. Ainda nas Propriedades do “obj_aviao”. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Keyboard” para Left, Up, Right e Down. Na Janela de Ações, adicione a ação “Jump to Position” e defina os seguintes valores para X e Y.(Figura abaixo).


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Left – X -5


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Up – Y -5


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Right – X 5


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Down – Y 5



8. Nas Propriedades do “obj_nave_inimiga”. Renomeie o objeto como “obj_nave_inimiga” em seguida, selecione a Sprite “nave_inimiga”. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Create” e na Janela de Ações, adicione a ação “Move Fixed”. Clique na seta para baixo e defina o speed para 5. Marque a caixa “Relative” e clique em Ok.


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9. Ainda nas Propriedades do “obj_nave_inimiga”. No evento Colission com o “obj_aviao”, agora adicione a ação “Set Lives”. No campo New lives, coloque -1, marque a caixa “Relative” e clique em Ok.


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10. Ainda nas Propriedades do “obj_nave_inimiga”. No evento Colission com o “obj_aviao”, agora adicione a ação “Destroy Instance”. Marque a opção “Self” e clique em Ok. Ou seja, toda vez que a nave inimiga tocar no avião, ela será destruída e perderemos 1 vida no jogo.


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11. Nas Propriedades do “obj_nave_inimiga”. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Other – Outside Room” e na Janela de Ações, adicione a ação “Destroy Instance”. Marque a opção “Self” e clique em Ok


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12. Nas Propriedades do “obj_controle”. Renomeie o objeto como “obj_controle” e não coloque nenhuma Sprite. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Create” e na Janela de Ações, adicione a ação “Execute a piece of code”. Na janela que abrir digite o seguinte código. (Figura abaixo). Depois clique no visto para salvar as configurações.


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13. Ainda nas Propriedades do “obj_controle”. No evento “Create”, adicione a ação “Set Score”. Defina o “new score” para 0 e clique em Ok. Ou seja, assim que inicia o Jogo a pontuação será 0.


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14. Ainda nas Propriedades do “obj_controle”. No evento “Create”, adicione a ação “Set Lives”. Defina o “new lives” para 3 e clique em Ok. Ou seja, assim que inicia o Jogo a pontuação será 0 e a quantidade de vidas será 3.


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15. Nas Propriedades do “obj_controle”. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Alarm 0” e na Janela de Ações, adicione a ação “Execute a piece of code”. Na janela que abrir digite o seguinte código. (Figura abaixo). Depois clique no visto para salvar as configurações.


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OBS.: Cuidado! Verifique linha a linha para não digitar nenhum trecho incorreto.

Esse é o código para que “obj_vidas” caia de cima para baixo, a cada 5 segundos a uma velocidade vertical igual a 10.

16. Nas Propriedades do “obj_controle”. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Step” e na Janela de Ações, adicione a ação “Test Lives”. Na janela que abrir digite 0 no campo “value” e no campo “operation”, selecione “equal to”. Depois clique em Ok. (Figura abaixo).


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17. Ainda nas Propriedades do “obj_controle”. No evento “Step”, adicione a ação “Go to next room”. Ou seja, toda vez que a quantidade de vidas for igual a 0, o jogo irá para a próxima tela que exibirá a seguinte mensagem: “Você Perdeu!”. Ainda vamos criar essa mensagem. Calma! =)


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18. Nas Propriedades do “obj_controle”. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Draw” e na Janela de Ações, adicione a ação “Execute a piece of code”. Na janela que abrir digite o seguinte código. (Figura abaixo). Depois clique no visto para salvar as configurações.


OBS.: Esse é o código que mostrará a variável “segundos” no Jogo.


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19. Nas Propriedades do “obj_controle”. No evento “Draw”, adicione a ação “Draw Score”. Na janela que abrir digite 20 no campo X e 10 no campo Y. Clique em Ok. (Figura abaixo).

OBS.: Essa é a configuração que mostrará a variável “Score” ou “Pontos” no Jogo.


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20. Nas Propriedades do “obj_controle”. No evento “Draw”, adicione a ação “Draw Lives”. Na janela que abrir digite 800 no campo X e 10 no campo Y. Clique em Ok. Figura abaixo.


OBS.: Essa é a configuração que mostrará a variável “Lives” ou “Vidas” no Jogo.


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21. Nas Propriedades do “obj_perdeu”. Renomeie o objeto como “obj_perdeu” e não coloque nenhuma Sprite. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Draw” e na Janela de Ações, adicione a ação “Draw Scaled Text”. Na janela que abrir digite as seguintes configurações (Figura abaixo). Depois clique em Ok. Em seguida, clique em Ok novamente para salvar as Propriedades do “obj_perdeu”.


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22. Nas Propriedades do objeto “controle_nave_inimiga”. Renomeie o objeto como “controle_nave_inimiga” e não coloque nenhuma Sprite. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Create” e na Janela de Ações, adicione a ação “Set Alarm”. Na janela que abrir defina o campo “number of steps” para 45. Depois clique em Ok. (Figura abaixo).


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23. Nas Propriedades do objeto “controle_nave_inimiga”. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Alarm 0” e na Janela de Ações, adicione a ação “Create Moving”. Na janela que abrir faça as seguintes configurações. Depois clique em Ok. (Figura abaixo).


OBS.: A linha de comando “random(room_width-64)+32” gera objetos aleatórios da nave inimiga no Jogo.


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24. Nas Propriedades do objeto “controle_nave_inimiga”. No evento “Alarm 0”, adicione a ação “Set Alarm”. Na janela que abrir faça as seguintes configurações. Depois clique em Ok. (Figura abaixo).


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25. Nas Propriedades do objeto “controle_nave_inimiga”. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Alarm 1” e na Janela de Ações, repita os passos 23 e 24.


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OBS.: Na ação “Set Alarm”, na janela que abrir defina o campo “number of steps” para 5 e o campo “in alarm no” selecione a opção “Alarm 0”. Depois clique em Ok. Dessa forma estaremos criando um loop infinito, onde sempre aparecerá naves inimigas na tela depois de alguns segundos.


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26. Ainda nas Propriedades do objeto “controle_nave_inimiga”. Adicione mais um evento “Alarm 2” e na Janela de Ações, adicione a ação “Create Moving”. Na janela que abrir faça as seguintes configurações. Depois clique em Ok. (Figura abaixo).


OBS.: Dessa vez, selecionamos o “obj_vidas” que também aparecerá na tela do Jogo de forma aleatória.


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27. Ainda nas Propriedades do objeto “controle_nave_inimiga”. No evento “Alarm 2”, adicione a ação “Set Alarm”. Na janela que abrir faça as seguintes configurações. Depois clique em Ok. (Figura abaixo).


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OBS.: Na ação “Set Alarm”, na janela que abrir defina o campo “number of steps” para 7 e o campo “in alarm no” selecione a opção “Alarm 0”. Depois clique em Ok. Dessa forma estaremos criando um loop infinito, onde sempre aparecerá vidas na tela depois de alguns segundos.


28. Nas Propriedades do “obj_vidas”. Renomeie o objeto como “obj_vidas” em seguida, selecione a Sprite “vidas”. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Create” e na Janela de Ações, adicione a ação “Move Fixed”. Clique na seta para baixo e defina o speed para 5. Marque a caixa “Relative” e clique em Ok.


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29. Ainda nas Propriedades do “obj_vidas”. No evento Colission com o “obj_aviao”, agora adicione a ação “Set Lives”. No campo New lives, coloque +1, marque a caixa “Relative” e clique em Ok.


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30. Ainda nas Propriedades do “obj_vidas”. No evento Colission com o “obj_aviao”, agora adicione a ação “Destroy Instance”. Marque a opção “Self” e clique em Ok. Ou seja, toda vez que 0 “obj_vidas” tocar no avião, ele será destruído e ganharemos 1 vida no jogo.


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31. Nas Propriedades do “obj_vidas”. Na Janela de Eventos, adicione o evento “Other – Outside Room” e na Janela de Ações, adicione a ação “Destroy Instance”. Marque a opção “Self” e clique em Ok.


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32. Agora vamos criar as Telas do nosso Jogo. Clique com Botão Direito – Selecione a opção “Create Room” (Figura abaixo).


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33. Na janela Propriedades da Room0, clique na Aba “objects”, selecione os objetos: “obj_aviao”, “obj_controle”, “controle_nave_inimiga” e coloque dentro da “room0”. Depois clique no “Visto” para salvar as alterações (Figura abaixo).


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OBS.: Não se preocupe com o sinal de interrogação quando colocar os objetos “obj_controle” e “controle_nave_inimiga”. É porque não colocamos sprites nesses objetos.


34. Repita o passo 32 e crie uma nova “room”. Na janela Propriedades da Room1, clique na Aba “objects”, selecione o objeto “obj_perdeu” e coloque dentro da “room1”. Depois clique no “Visto” para salvar as alterações (Figura abaixo).


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35. Pronto. Jogo concluído. Clique no Botão “Run the game” ou pressione a tecla “F5” para iniciar o jogo. (Figura abaixo).


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36. Se tudo estiver correto, o jogo iniciará e mostrará uma janela parecida com a da figura abaixo.


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Depois de alguns segundos as naves inimigas cairão de cima para baixo tentando colidir com o avião. Você deve destruí-las pressionando espaço para atirar ou usando as setas direcionais para desviar, conforme foi configurado na criação do Jogo.


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Se você perder todas as vidas no Jogo, aparecerá a janela abaixo.


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Parabéns! Você acaba de criar um Jogo de Nave. =)


OBS.: O jogo está bem simples e também faltando algumas partes como o Menu do Jogo, Sons, Efeitos, etc. Mas para fins didáticos e para você que está começando no mundo da criação de jogos, esse Tutorial pode ser o pontapé inicial para seus futuros projetos. Use as configurações apresentadas aqui, dê asas a sua imaginação e crie seus próprios jogos.


Bons estudos e divirta-se! ^^

Quem gostou desse tutorial e poder me ajudar e ao mesmo tempo aprender mais sobre o GameMaker, agradeço. Basta inscreve-se em meu canal no Youtube: Aulas GameMaker
E dar aquele Like =) Desde já agradeço pessoal!
Abraço e fiquem com Deus.
Aprenda passo a passo como criar jogos 2D para PC no GameMaker Studio.
Acessem meu canal no Youtube → https://www.youtube.com/playlist?list=P ... Vzgqqcd6-J

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Re: Criando um Jogo de Nave no GameMaker Studio

Mensagem por junior.rod2 » Ter Mar 14, 2017 1:09 pm

Nossa, você fez um tutorial muito bem detalhado, com varias imagens e instruções passo a passo, deve ter dado bastante trabalho.
Parabéns pela boa vontade de passar o seu conhecimento para os outros, esse tipo de tutorial mais simples é bem importante para quem esta começando agora. 

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Re: Criando um Jogo de Nave no GameMaker Studio

Mensagem por didipimenta » Ter Mar 14, 2017 2:00 pm

junior.rod2 escreveu:Nossa, você fez um tutorial muito bem detalhado, com varias imagens e instruções passo a passo, deve ter dado bastante trabalho.
Parabéns pela boa vontade de passar o seu conhecimento para os outros, esse tipo de tutorial mais simples é bem importante para quem esta começando agora. 
Opa! Obrigado =) Pois é! Deu muito trabalho mesmo!
Mas a intenção é ajudar e compartilhar conhecimentos com outras pessoas, para que elas façam o mesmo. Assim, como aprendi um pouco sobre o GameMaker através de tutoriais e vídeo aulas no Youtube, não custa nada, ajudar também! É um ajudando o outro, e assim, crescemos juntos =)
Abraço.
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Re: Criando um Jogo de Nave no GameMaker Studio

Mensagem por 2yu291k7m » Ter Mar 14, 2017 10:02 pm

Po, bacana hein cara, muito bem feito, vai ajudar muito os novatos. Parabéns ai. Tutoriais como esse são muito bem vindos. :)

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Re: Criando um Jogo de Nave no GameMaker Studio

Mensagem por Golden Bunny » Ter Mar 14, 2017 10:18 pm

Realmente deve ter dado muito trabalho fazer isso, e, embora o tutorial seja bem básico, ele foi bem feito e tenho certeza que ajudaria algum novato.

Parabéns!
"Nunca morra virgem, os unicórnios morreram virgens, por isso não existem mais" < Gonzo, o eterno filósofo.

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Re: Criando um Jogo de Nave no GameMaker Studio

Mensagem por gabrielsch » Ter Mar 14, 2017 10:32 pm

Acredito que o tutorial ficaria melhor criando tudo usando apenas GML, além disso aconselho colocar menos imagens e substituir algumas por GIF bem curtos. Continue assim!
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Re: Criando um Jogo de Nave no GameMaker Studio

Mensagem por Gonzo » Ter Mar 14, 2017 11:08 pm

Cara ficou muito bacana esse tutorial deve ter dado muito trabalho tirar todos esses prints, vou me inscrever no seu canal pra acompanhar as aulas vlw
......∩____∩............_______...
......| (• ◡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)..
Não seja uma cabrita selvagem "tutankhamun"

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Re: Criando um Jogo de Nave no GameMaker Studio

Mensagem por didipimenta » Qua Mar 15, 2017 10:22 am

2yu291k7m escreveu:Po, bacana hein cara, muito bem feito, vai ajudar muito os novatos. Parabéns ai. Tutoriais como esse são muito bem vindos. :)
Opa! Obrigado =) Essa é a intenção. Ajudar quem está começando!
Golden Bunny escreveu escreveu:Realmente deve ter dado muito trabalho fazer isso, e, embora o tutorial seja bem básico, ele foi bem feito e tenho certeza que ajudaria algum novato.

Parabéns!
Opa! Obrigado =) Deu muito trabalho mesmo. Horas e horas... Essa é a intenção, ajudar quem está começando no GameMaker ;-)
Gonzo escreveu:Cara ficou muito bacana esse tutorial deve ter dado muito trabalho tirar todos esses prints, vou me inscrever no seu canal pra acompanhar as aulas vlw
Opa! Obrigado =)

Deu muito trabalho mesmo! Mas o importante é ajudar e compartilhar conhecimentos. Obrigado por se inscrever ^^

Se tiver alguma sugestão de vídeo aula ou jogo a ser criado, é só falar =) Obrigado mesmo!
gabrielsch escreveu escreveu:Acredito que o tutorial ficaria melhor criando tudo usando apenas GML, além disso aconselho colocar menos imagens e substituir algumas por GIF bem curtos. Continue assim!
Opa! Obrigado =)
Então, o tutorial é voltado para os iniciantes no GameMaker. Mas a sua ideia é ótima para os mais experientes e para quem desejar aprender a criar o mesmo jogo usando programação.
Faz um Tutorial passo a passo de tudo usando apenas GML do mesmo jogo e posta aqui também para aprendermos a criar contigo.
Compartilha seus conhecimentos conosco. Terei o maior prazer em divulgar sua publicação! 
Abraço.
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