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Criando arquivo.ini com segurança
- AdrianoPpaula
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Criando arquivo.ini com segurança
Pessoal recentemente estou trabalhando em sistema de save/load. Optei por trabalhar com arquivos.ini pois são mais fáceis de implementar e salvar os dados. Alguns desse dados são coisas simples como configurações do usuário, se o som está ligado ou a música, etc.
Mas da forma que estamos trabalhando existe algumas variáveis ali que são muito importante e percebemos que qualquer pessoal pode entrar nesse arquivo e alterar os dados fazendo com que o jogo se torne obsoleto. exemplo. variavel "desbloquear_personagem = false" só ir lá e colocar "true" e no jogo já vai entrar com todos os personagem. Ou pior a moeda do jogo, da para colocar 9999 e pronto!
Então queria saber se existe uma forma de proteger esse arquivo de alteração.
lembrando que estou desenvolvendo esse sistema para Android então não sei se funcionaria arquivos .zip ou alguma extensão que faça isso =/
Mas da forma que estamos trabalhando existe algumas variáveis ali que são muito importante e percebemos que qualquer pessoal pode entrar nesse arquivo e alterar os dados fazendo com que o jogo se torne obsoleto. exemplo. variavel "desbloquear_personagem = false" só ir lá e colocar "true" e no jogo já vai entrar com todos os personagem. Ou pior a moeda do jogo, da para colocar 9999 e pronto!
Então queria saber se existe uma forma de proteger esse arquivo de alteração.
lembrando que estou desenvolvendo esse sistema para Android então não sei se funcionaria arquivos .zip ou alguma extensão que faça isso =/
Re: Criando arquivo.ini com segurança
Olá.
Eu costumo usar uma espécie de "password" no .ini.
Por exemplo: para salvar o nível onde o jogador parou eu escrevi o nome da variável na ini como "sorvete" e a variável propriamente dita era um nome de música "igotamessage" (por exemplo).
Na hora de carregar o jogo eu fiz cada room ser carregada de acordo com o "password". Quem achar o ini terá de possuir o código exato.
If password = "igotamessage" then room_goto(room_01);
Eu costumo usar uma espécie de "password" no .ini.
Por exemplo: para salvar o nível onde o jogador parou eu escrevi o nome da variável na ini como "sorvete" e a variável propriamente dita era um nome de música "igotamessage" (por exemplo).
Na hora de carregar o jogo eu fiz cada room ser carregada de acordo com o "password". Quem achar o ini terá de possuir o código exato.
If password = "igotamessage" then room_goto(room_01);
- Rodrigo Santiago
- Colaborador
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Re: Criando arquivo.ini com segurança
Tem um modo que dificulta mais, que é usando ds_maps.
As funções dele estão aqui : ds_map - documentação
Basicamente, depois que você aprender a utilizar o ds_map, você pode salva-lo com "ds_map_secure_save(map, filename);" e carregar "ds_map_secure_load(filename);" , assim ele vai encriptar os dados e ficar bem dificil de alguem editar, lógico que não seria impossível, mas uma pessoa normal não consegiria
As funções dele estão aqui : ds_map - documentação
Basicamente, depois que você aprender a utilizar o ds_map, você pode salva-lo com "ds_map_secure_save(map, filename);" e carregar "ds_map_secure_load(filename);" , assim ele vai encriptar os dados e ficar bem dificil de alguem editar, lógico que não seria impossível, mas uma pessoa normal não consegiria
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