Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Criando arquivo.ini com segurança

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
AdrianoPpaula
Membro
Membro
Reações: 0

Contato:

Criando arquivo.ini com segurança

Mensagem por AdrianoPpaula » Sex Jan 13, 2017 8:59 am

Pessoal recentemente estou trabalhando em sistema de save/load. Optei por trabalhar com arquivos.ini pois são mais fáceis de implementar e salvar os dados. Alguns desse dados são coisas simples como configurações do usuário, se o som está ligado ou a música, etc.
Mas da forma que estamos trabalhando existe algumas variáveis ali que são muito importante e percebemos que qualquer pessoal pode entrar nesse arquivo e alterar os dados fazendo com que o jogo se torne obsoleto. exemplo. variavel "desbloquear_personagem = false" só ir lá e colocar "true" e no jogo já vai entrar com todos os personagem. Ou pior a moeda do jogo, da para colocar 9999 e pronto!

Então queria saber se existe uma forma de proteger esse arquivo de alteração.
lembrando que estou desenvolvendo esse sistema para Android então não sei se funcionaria arquivos .zip ou alguma extensão que faça isso =/
Imagem

vikintor
Novato
Novato

Contato:

Re: Criando arquivo.ini com segurança

Mensagem por vikintor » Sex Jan 13, 2017 9:28 am

Olá.
Eu costumo usar uma espécie de "password" no .ini.
Por exemplo: para salvar o nível onde o jogador parou eu escrevi o nome da variável na ini como "sorvete" e a variável propriamente dita era um nome de música "igotamessage" (por exemplo).

Na hora de carregar o jogo eu fiz cada room ser carregada de acordo com o "password". Quem achar o ini terá de possuir o código exato.

If password = "igotamessage" then room_goto(room_01);

Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador

Re: Criando arquivo.ini com segurança

Mensagem por Rodrigo Santiago » Sex Jan 13, 2017 9:29 am

Tem  um modo que dificulta mais, que é usando ds_maps.

As funções dele estão aqui : ds_map - documentação

Basicamente, depois que você aprender a utilizar o ds_map, você pode salva-lo com "ds_map_secure_save(map, filename);" e carregar "ds_map_secure_load(filename);" , assim ele vai encriptar os dados e ficar bem dificil de alguem editar, lógico que não seria impossível, mas uma pessoa normal não consegiria

Responder