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Passar de room ao pegar chave Tópico resolvido

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Jejegames
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Passar de room ao pegar chave

Mensagem por Jejegames » Ter Dez 27, 2016 2:29 pm

Como posso criar uma chave, e quando o player pegar ela, ele poder abrir uma porta

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thyago
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Re: Passar de room ao pegar chave

Mensagem por thyago » Ter Dez 27, 2016 3:58 pm

em create do player:

Código: Selecionar todos

chave = false;
na colisão com o objeto chave:

Código: Selecionar todos

chave = true;
with(other){instance_destroy()}

Na colisão com a porta:

Código: Selecionar todos

if(chave == true){ room_goto(nome da room)}
 Esta bem basico, mas ja da uma idéia

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Rodrigo Santiago
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Re: Passar de room ao pegar chave  Tópico resolvido

Mensagem por Rodrigo Santiago » Ter Dez 27, 2016 4:06 pm

Primeiro vamos criar variáveis, que são objetos na memoria que guardam valores, as variáveis podem ser acessadas pelo objeto que criou elas, pra ter uma variavel em que todos acessem ela precisa ser global.

Então vamos lá :

Crie um objeto chamado Controlador.
No evento GameStart (vai em Others > GameStart) coloque o seguinte codigo :

Código: Selecionar todos

global.chave_1 = false;
Explicação :
Aqui criamos a variavel "global.chave_1" ela possui o valor 'false'. Quando o jogador pegar a chave vamos mudar pra true.

Crie um objeto chamado Chave e ponha uma bela sprite de chave nele
No evento Create coloque :

Código: Selecionar todos

if (global.chave_1 == true) instance_destroy();
Explicação :
Caso a chave ja tenha sido pega, ele vai se auto destruir, ou seja, não vai mais aparecer na room caso o jogador volte para ela

No Objeto que é o jogador, crie um evento de colisão com o objeto Chave, e coloque o seguinte codigo :

Código: Selecionar todos

global.chave_1 = true;
with(other) instance_destroy();
Explicação :
Aqui mudamos o valor da variável para true, ou seja, ele 'pegou' a chave. E depois destruímos a chave

No objeto que é a Porta ponha o seguinte codigo na colisao com o jogador :

Código: Selecionar todos

if (global.chave_1 == true) {
  global.chave_1 = false;
  room_goto_next();
}
Explicação :
Nesse codigo ele vai pra proxima room apenas se ele tiver a chave, e note que ele 'perde' a chave, ja que o valor da variavel volta a ser 'false'

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Jejegames
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Re: Passar de room ao pegar chave

Mensagem por Jejegames » Ter Dez 27, 2016 5:03 pm

Vlw mesmo pessoal, agora só falto criar o jogo kkkk

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