Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Registro de jogos

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Scr1pt
Novato
Novato
Reações: 0

Registro de jogos

Mensagem por Scr1pt » Seg Dez 26, 2016 7:48 pm

Eae galera tudo bem?
Eu estou terminando de fazer um jogo e em breve pretendo publica-lo na steam pelo greenlight e também na playstore, eu gostaria de saber se para publica-lo eu teria que registra-lo, sabe essa coisas de copyright, marca etc. Ou se eu poderia publica-lo sem nada disso.
Obrigado.

Superbomber
Programador
Programador

Re: Registro de jogos

Mensagem por Superbomber » Seg Dez 26, 2016 9:44 pm

Não é necessário, ao postar o jogo ele já estará protegido pela lei de direitos autorais. E como único autor, terá total direito sobre o jogo e seus recursos. (Sprites, soms, etc.)

Agora, se trabalhou em equipe somente com um contrato para manter direito sobre os recursos que os outros membros fizeram. (Assim como está nos créditos do jogo indicando.)
Mas se não é o desejo, eles que terão direito sobre os recursos que fizeram. Mas você terá direito de usa-los. Se permitirem... Cuidado com um ex-membro da equipe chato que resolva dizer: "Eu permiti usar minha música? Quando? Tem assinado? Vou processar. :v"

Quando se trata de trabalho em equipe é sempre bom ter tudo assinado, para evitar um membro surtar e dizer: "Desisto! Não quero mais que usem meus sprites!!! Vão ter que dar o c* pra conseguir um artista para desenhar tudo a tempo!!! Hahahaahahahahahaha huhaueheuahuahushua!"

Agora, se houver um contrato, além de você poder usar os sprites dele o mesmo será obrigado (judicialmente) a terminar o trabalho.

É, trabalho em equipe é tenso... E nem todos podem fazer um jogo de qualidade sozinho...

Enquanto a marca... Você tem uma daquelas empresas "só no nome"? (Isto é, abriu uma equipe de desenvolvimento com nome, logo, etc. Mas não registrou nada.)

Se sim, eu recomendo que registre ela antes. Sabe como é, se virem o nome no game e registrarem antes de você, podem até te processar por usar o nome da empresa "deles" no seu jogo.

Agora se estava falando do nome do jogo, você pode registrar mas não é obrigado. O registro só impediria que outros jogos tenham o mesmo nome. (Qual a vantagem disso?)

Tipo Resident Evil®, ninguém pode fazer um game com esse nome. >.< (Só a Capcom)

Bye. :flw:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Scr1pt
Novato
Novato

Re: Registro de jogos

Mensagem por Scr1pt » Seg Dez 26, 2016 10:21 pm

Superbomber escreveu:Não é necessário, ao postar o jogo ele já estará protegido pela lei de direitos autorais. E como único autor, terá total direito sobre o jogo e seus recursos. (Sprites, soms, etc.)

Agora, se trabalhou em equipe somente com um contrato para manter direito sobre os recursos que os outros membros fizeram. (Assim como está nos créditos do jogo indicando.)
Mas se não é o desejo, eles que terão direito sobre os recursos que fizeram. Mas você terá direito de usa-los. Se permitirem... Cuidado com um ex-membro da equipe chato que resolva dizer: "Eu permiti usar minha música? Quando? Tem assinado? Vou processar. :v"

Quando se trata de trabalho em equipe é sempre bom ter tudo assinado, para evitar um membro surtar e dizer: "Desisto! Não quero mais que usem meus sprites!!! Vão ter que dar o c* pra conseguir um artista para desenhar tudo a tempo!!! Hahahaahahahahahaha huhaueheuahuahushua!"

Agora, se houver um contrato, além de você poder usar os sprites dele o mesmo será obrigado (judicialmente) a terminar o trabalho.

É, trabalho em equipe é tenso... E nem todos podem fazer um jogo de qualidade sozinho...

Enquanto a marca... Você tem uma daquelas empresas "só no nome"? (Isto é, abriu uma equipe de desenvolvimento com nome, logo, etc. Mas não registrou nada.)

Se sim, eu recomendo que registre ela antes. Sabe como é, se virem o nome no game e registrarem antes de você, podem até te processar por usar o nome da empresa "deles" no seu jogo.

Agora se estava falando do nome do jogo, você pode registrar mas não é obrigado. O registro só impediria que outros jogos tenham o mesmo nome. (Qual a vantagem disso?)

Tipo Resident Evil®, ninguém pode fazer um game com esse nome. >.< (Só a Capcom)

Bye. :flw:
nossa você respondeu até as dúvidas que eu não tinha pensado em ter
Muito obrigado e sobre o nome da empresa no caso sou somente eu, então usarei meu nome, bom acho difícil alguém registrar meu nome como empresa.
Mais uma vez obrigado

Responder