Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais. |
Duvidas Sobre Physics / Direção de Projétil
Duvidas Sobre Physics / Direção de Projétil
Bom dia a todos!
Desenvolvi recentemente um jogo básico de tiro em plataforma, onde você podia usar as setas up e down para ajustar o ângulo em que você queria atirar (estilo Worms).
Agora eu estava tentando aprender a fazer a mesma coisa, porém usando physics, e estou com umas dificuldades meio "bestas" mas que estão me dando muita dor de cabeça.
Eu consigo fazer o personagem atirar um projétil pra frente, usando o phy_apply_local_impulse, porém estou com dificuldades em fazer este mesmo tiro sair no ângulo e direção que a arma esteja apontada. Sei que talvez eu precise usar lenghtdir_x e lenghtdir_y, mas nos pouquíssimos tutoriais que achei sobre isso não consegui entender 100% deste assunto.
Alguém poderia me dar uma luz?
Desde já agradeço!
Desenvolvi recentemente um jogo básico de tiro em plataforma, onde você podia usar as setas up e down para ajustar o ângulo em que você queria atirar (estilo Worms).
Agora eu estava tentando aprender a fazer a mesma coisa, porém usando physics, e estou com umas dificuldades meio "bestas" mas que estão me dando muita dor de cabeça.
Eu consigo fazer o personagem atirar um projétil pra frente, usando o phy_apply_local_impulse, porém estou com dificuldades em fazer este mesmo tiro sair no ângulo e direção que a arma esteja apontada. Sei que talvez eu precise usar lenghtdir_x e lenghtdir_y, mas nos pouquíssimos tutoriais que achei sobre isso não consegui entender 100% deste assunto.
Alguém poderia me dar uma luz?
Desde já agradeço!
Re: Duvidas Sobre Physics / Direção de Projétil
vc soh precisa definir, da uma olhada nesse codigo e editaa pra funcionar certinho ai no seu:
Código: Selecionar todos
s = 10;//velocidade que vc quer q o tiro vai
d = 45;//direcao que vc quer que va
physics_apply_force(x,y,lengthdir_x(s,d),lengthdir_y(s,d));
Vlw, Flw !!
- Lima Loucão
- Novato
- Reações: 0
Certa vez eu fiz um jogo de basquete, onde eu clicava na bola que estava parada, criava a seta para onde a bola ia, e quando eu soltasse o mouse, criava a bola que seria jogada, então nessa bola, tem o seguinte cód no create:
E com a opção de "use physics" marcada, está assim:
Start Awake: true
Is Kinematic: false
Is Sensor: false
Density: 0.1
Restitution: 0.7
Group: 0
Linear Damping: 0.1
Angular Damping: 0
Friction: 1
E a velocidade da sala está em 60 e na aba physics, "ROOM IS PHYSICS WORLD" está marcado, x: 0.0 y: 60.0 e "Pixel do Meters":0.1000
Pode trocar os sinais: xstart+mouse_
Estes números imitam uma bola de basquete, agora para um tiro, você terá que alterar os valores! Veja se dá certo. Abraço.
Código: Selecionar todos
forca=xstart-mouse_x
altura=ystart-mouse_y
physics_apply_impulse(mouse_x, mouse_y, forca, altura);
Start Awake: true
Is Kinematic: false
Is Sensor: false
Density: 0.1
Restitution: 0.7
Group: 0
Linear Damping: 0.1
Angular Damping: 0
Friction: 1
E a velocidade da sala está em 60 e na aba physics, "ROOM IS PHYSICS WORLD" está marcado, x: 0.0 y: 60.0 e "Pixel do Meters":0.1000
Pode trocar os sinais: xstart+mouse_
Estes números imitam uma bola de basquete, agora para um tiro, você terá que alterar os valores! Veja se dá certo. Abraço.
Hmmm...
Muito obrigado pelas dicas pessoal! Vou fazer uns testes! \o/
Abraços e boa noite a todos!
Muito obrigado pelas dicas pessoal! Vou fazer uns testes! \o/
Abraços e boa noite a todos!