veja: mas aparece uma mensagem de erro logo quando termina de compilar, que é a que eu escrevi no primeiro post, o que eu entendi dela é que não é possível abrir o arquivo por que o sistema não encontra o caminho específico, no caso: "C:\Users\Claudio\Documents\GameMaker\Cache\Project1\Android\Default"
Tentei abrir esse caminho e essa pasta Default está vazia, pelo o que eu entendi, Default tem a ver com a configuração...mas não consegui descobrir o que pode ser feito para fazer funcionar.
Se vc tiver mais alguma ideia eu agradeço. Valeu
Valeu mesmo pela dica! Espero não ter mais nenhum problema daqui pra frente.
Obrigado ao Rodrigo também que muito pacientemente acompanhou meu problema e tentou me ajudar.
Falou, em breve apareço com dúvidas na parte da programação hahaha
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Problema para testar jogo android
- romano.martino
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Problema para testar jogo android
Olá gente, desculpem se não for assim que se faz, mas sou novo no fórum e dei uma pesquisada sobre problemas com o Android porém não encontrei nenhum relacionado ao meu erro...gostaria da ajuda de vocês.
Bom, instalei o GMS, SDK, NDK, JDK, tudo certinho, tive um problema muito grande para fazer com que o adb reconhecesse meu celular, mas no fim, era um problema na instalação do driver, enfim, problema resolvido, no cdm apareceu o dispositivo, no GMS também apareceu o mesmo, mas na hora de rodar, não funciona, aparece a seguinte mensagem:
**caso não apareça a imagem, a mensagem de erro é a seguinte:
"Cannot open file:
"C:\Users\Claudio\Documents\GameMaker\Cache\NarutoRun\Android\Default\". O sistema não pôde encontrar o caminho especificado."
Segue a compilação:
Alguém saberia dizer qual seria o problema?
Desde já agradeço!
Bom, instalei o GMS, SDK, NDK, JDK, tudo certinho, tive um problema muito grande para fazer com que o adb reconhecesse meu celular, mas no fim, era um problema na instalação do driver, enfim, problema resolvido, no cdm apareceu o dispositivo, no GMS também apareceu o mesmo, mas na hora de rodar, não funciona, aparece a seguinte mensagem:
**caso não apareça a imagem, a mensagem de erro é a seguinte:
"Cannot open file:
"C:\Users\Claudio\Documents\GameMaker\Cache\NarutoRun\Android\Default\". O sistema não pôde encontrar o caminho especificado."
Segue a compilação:
Alguém saberia dizer qual seria o problema?
Desde já agradeço!
Re: Problema para testar jogo android
instale o drive do teu celular corretamente, no caso o meu é esse >> LGWindowsMobile_USBDriver_WHQL_ML_Ver_1.0 depois de instalar o drive do teu celular verifique se ele está em modo desenvolvedor, ok reinicie o PC e faça o teste pode ser que ainda tenha que fazer outras verificações, mais depois disso diga o que aconteceu, flw
......∩____∩............_______...
......| (• ◡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)..
Não seja uma cabrita selvagem "tutankhamun"
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Re: Problema para testar jogo android
Boa noite, obrigado pela resposta, mas eu instalei o drive já, o dispositivo é reconhecido pelo ADB e quando começa a compilarGonzo escreveu:instale o drive do teu celular corretamente, caso o meu é esse >> LGWindowsMobile_USBDriver_WHQL_ML_Ver_1.0 depois de instalar o drive do teu celular verifique se ele está em modo desenvolvedor, ok reinicie o PC e faça o teste pode ser que ainda tenha que fazer outras verificações, mais depois disso diga o que aconteceu, flw
veja: mas aparece uma mensagem de erro logo quando termina de compilar, que é a que eu escrevi no primeiro post, o que eu entendi dela é que não é possível abrir o arquivo por que o sistema não encontra o caminho específico, no caso: "C:\Users\Claudio\Documents\GameMaker\Cache\Project1\Android\Default"
Tentei abrir esse caminho e essa pasta Default está vazia, pelo o que eu entendi, Default tem a ver com a configuração...mas não consegui descobrir o que pode ser feito para fazer funcionar.
Se vc tiver mais alguma ideia eu agradeço. Valeu
- romano.martino
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Re: Problema para testar jogo android
Sério que ninguém vai poder me ajudar aqui no fórum? To quebrando a cabeça no fórum da própria yoyo games, mas lá também quase ninguém responde, aliás, pra esse tipo de erro de "cannot open file" ninguém respondeu nada...ninguém tem nem ideia do que pode ser não?
Agradeço a cooperação.
Agradeço a cooperação.
- Rodrigo Santiago
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Re: Problema para testar jogo android
Romano, você está usando o game maker studio como adiministrador(deve) ? Se sim, tente remover o espaço do nome da pasta.
- romano.martino
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Re: Problema para testar jogo android
Estou usando como administrador, mas aonde deveria remover o espaço? Nas propriedades/destino, propriedades/iniciar em...aonde seria?Rodrigo Santiago escreveu:Romano, você está usando o game maker studio como adiministrador(deve) ? Se sim, tente remover o espaço do nome da pasta.
- romano.martino
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Re: Problema para testar jogo android
modifiquei o nome da pasta, retirei os espaços e o problema persiste...o estranho é que copiando o caminho que ele diz não conseguir abrir, ele existe (o caminho), consigo entrar na pasta, porém na pasta não existe nada..acredito eu que deveria haver um arquivo de configurações para que ele pudesse acessar e executar o aplicativo com as configurações necessárias..se eu estiver errado no meu pensamento, por favor, me corrija.
- Rodrigo Santiago
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Re: Problema para testar jogo android
Ops me desculpe, mas a mensagem "quebrou a linha" e eu pensei que ali havia um espaço.
Tem muitas hipóteses, mas o game maker costuma dar esses problemas aleatórios quando você vai exportar pra android.
Notei que no erro tem essa linha :
Olha só ! Você pode verificar essa pasta ?
Tem muitas hipóteses, mas o game maker costuma dar esses problemas aleatórios quando você vai exportar pra android.
Notei que no erro tem essa linha :
Olha só ! Você pode verificar essa pasta ?
- romano.martino
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Re: Problema para testar jogo android
Bom dia Rodrigo, não sei que opção que eu mudei nas configurações que esse erro não está mais aparecendo esse erro, agora não aparece erro nenhum, só abre a mensagem que não pode abrir o arquivo, olha o log:Rodrigo Santiago escreveu:Ops me desculpe, mas a mensagem "quebrou a linha" e eu pensei que ali havia um espaço.
Tem muitas hipóteses, mas o game maker costuma dar esses problemas aleatórios quando você vai exportar pra android.
Notei que no erro tem essa linha :
Olha só ! Você pode verificar essa pasta ?
- Rodrigo Santiago
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Re: Problema para testar jogo android
Apesar de gigantesco esse log nao mostra qual o erro ! (que chato), aparece alguma mensagem ?
vamos tentar outras saídas desse problema.
1 - Tente exportar o .apk e nao executar no celular diretamente
2 - Tente executar diretamente
3 - Repita os 2 passos anteriores com o yoyocompiler (se você tiver)
4 - Reinstalar o game maker studio(nao os sdks) do zero (só se você tiver paciencia), e repetir os passos anteriores
Gran finale :
5 - Exportar pra html5 e usar um software de terceiros pra fazer um port pra android
Talvez dê muito trabalho mas vale a pena tentar.
vamos tentar outras saídas desse problema.
1 - Tente exportar o .apk e nao executar no celular diretamente
2 - Tente executar diretamente
3 - Repita os 2 passos anteriores com o yoyocompiler (se você tiver)
4 - Reinstalar o game maker studio(nao os sdks) do zero (só se você tiver paciencia), e repetir os passos anteriores
Gran finale :
5 - Exportar pra html5 e usar um software de terceiros pra fazer um port pra android
Talvez dê muito trabalho mas vale a pena tentar.
- romano.martino
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Re: Problema para testar jogo android
Rodrigo, ele mostra uma janela de erro ao final da compilação, como eu disse ao criar o post.
A mensagem é a seguinte:
Cannot open file
"C:\Users\usuario\Documentos\GameMaker\Cache\Android\Default". O sistema não pode encontrar o caminho especificado.
Já tentei exportar o .apk e dá o mesmo erro, tentei executar diretamente e também não funcionou, tentei usar o yoyocompiler e deu uma série de erros não tendo funcionado também, já reinstalei o game maker studio...também não adiantou..no fórum da yoyo games tem pessoas com o mesmo erro que o meu mas ninguém respondeu ao post delas...tá complicado..
A mensagem é a seguinte:
Cannot open file
"C:\Users\usuario\Documentos\GameMaker\Cache\Android\Default". O sistema não pode encontrar o caminho especificado.
Já tentei exportar o .apk e dá o mesmo erro, tentei executar diretamente e também não funcionou, tentei usar o yoyocompiler e deu uma série de erros não tendo funcionado também, já reinstalei o game maker studio...também não adiantou..no fórum da yoyo games tem pessoas com o mesmo erro que o meu mas ninguém respondeu ao post delas...tá complicado..
- Rodrigo Santiago
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Re: Problema para testar jogo android
Romano, você pode criar um novo projeto vazio apenas com room, um objeto com uma sprite qualquer ?
- romano.martino
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Re: Problema para testar jogo android
Rodrigo, fiz o que você sugeriu e o erro persiste...
Segue o log da compilação novamente sem erro: Edit: Boa tarde Rodrigo, fiz um teste aqui...Eu estava usando a versão 1.4.174, então fiz o download de uma versão mais antiga do GMS, mais precisamente a versão 1.4.146. Abri o GM, configurei a sdk, ndk e jdk exatamente como na versão mais atual, peguei a apk do yoyorunner na pasta do outro GM e instalei no meu celular, feito isso, compilei o jogo, não deu nenhum erro mas também não abriu sozinho no celular, mas aí, para a minha surpresa, quando iniciei o App YoYo Runner no celular, que para a outra versão servia apenas para ligar o jogo por wifi, apareceu a room com o quadrado preto que eu tinha feito, ou seja, funcionou o jogo no celular, vou tentar fazer uma programação básica de gravidade, etc pra ver se vai funcionar mesmo.
Agradeço o empenho e atenção com o meu tópico, a princípio vou ficar utilizando essa versão mais "antiga" do GMS, porque senão eu não poderei fazer os testes necessários.
Valeu mesmo.
Segue o log da compilação novamente sem erro: Edit: Boa tarde Rodrigo, fiz um teste aqui...Eu estava usando a versão 1.4.174, então fiz o download de uma versão mais antiga do GMS, mais precisamente a versão 1.4.146. Abri o GM, configurei a sdk, ndk e jdk exatamente como na versão mais atual, peguei a apk do yoyorunner na pasta do outro GM e instalei no meu celular, feito isso, compilei o jogo, não deu nenhum erro mas também não abriu sozinho no celular, mas aí, para a minha surpresa, quando iniciei o App YoYo Runner no celular, que para a outra versão servia apenas para ligar o jogo por wifi, apareceu a room com o quadrado preto que eu tinha feito, ou seja, funcionou o jogo no celular, vou tentar fazer uma programação básica de gravidade, etc pra ver se vai funcionar mesmo.
Agradeço o empenho e atenção com o meu tópico, a princípio vou ficar utilizando essa versão mais "antiga" do GMS, porque senão eu não poderei fazer os testes necessários.
Valeu mesmo.
- romano.martino
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Re: Problema para testar jogo android
Boa noite, desculpe reabrir o tópico que parecia solucionado, mas agora o problema é outro, aparentemente mais fácil de detectar pois ele acusa o erro no log, bom, o problema é que apesar de conseguir testar o jogo diretamente no celular, agora não consigo criar a APK dele, e sem isso, não adianta nada criar o jogo não é mesmo?
O problema aparentemente é na SDK:
BUILD FAILED
C:\android-sdk\tools\ant\build.xml:538: Unable to resolve project target 'Google Inc.:Google APIs:${YYAndroidTargetSDKVersion}'
essa linha do XML tem o seguinte código:
O problema é que instalei todas as API's do Google de todas as versões do android...o que vocês acham?
Edit**
Teria uma maneira, nas configurações do jogo, de selecionar a versão de android específica que eu gostaria de usar? Por que aí eu colocaria por exemplo, API 14, ou seja, android 4.0 que é o do meu celular, e aí na hora de compilar ele usaria somente essa API que tem tudo instalado corretamente evitando erros. Teria algum jeito de fazer isso?
BUILD FAILED
C:\android-sdk\tools\ant\build.xml:538: Unable to resolve project target 'Google Inc.:Google APIs:${YYAndroidTargetSDKVersion}'
essa linha do XML tem o seguinte código:
Código: Selecionar todos
<echo level="info">Resolving Build Target for ${ant.project.name}...</echo>
<!-- load project properties, resolve Android target, library dependencies
and set some properties with the results.
All property names are passed as parameters ending in -Out -->
<gettarget
androidJarFileOut="project.target.android.jar"
androidAidlFileOut="project.target.framework.aidl"
bootClassPathOut="project.target.class.path"
targetApiOut="project.target.apilevel"
minSdkVersionOut="project.minSdkVersion" /> <- essa é a linha 538 do XML, pelo visto refere-se à versão do sdk
Edit**
Teria uma maneira, nas configurações do jogo, de selecionar a versão de android específica que eu gostaria de usar? Por que aí eu colocaria por exemplo, API 14, ou seja, android 4.0 que é o do meu celular, e aí na hora de compilar ele usaria somente essa API que tem tudo instalado corretamente evitando erros. Teria algum jeito de fazer isso?
- Rodrigo Santiago
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Re: Problema para testar jogo android
Ontem estava mexendo aqui no meu gm para exportar pra android. E aprendi bastante! E um dos erros foi exatamente esse do google api, mas bastou instalar que resolveu.
1 - No seu android SDK marque a caixinha 'obsolete' pra mostrar as versões que o google achou bom esconder (só pra inicio de conversa)
Note que você terá que baixar o Andoid SDK Tools e Android PlatformTools e também OUTRA verão do Android SDK Tools (olhe abaixo pra descobrir qual é)
2 - Sim tem como , vai em global game settings (lá em baixo) e procura a aba android,
BuildTools -> essa é a tal da api do google (olha aqui a danada da versão que você vai ter que baixar !)
TargetSDK -> API Alvo da compilação
MinSDK -> API minima que o android precisará ter para rodar o jogo( 9 é a minima que o gamemaker permite sem erros)
CompileSDK -> API no qual ele vai compilar (repita o target sdk, tem algumas coisas diferentes nas configurações de compilação mas da no mesmo)
SupportLib -> uma lib java extra que o google usa no android (deixa automático)
Orientation -> Orientação permitida, veja que meu jogo só funciona em Landscape(Horizontal)
3 - Outros erros que o GameMaker não consegue mostrar : No seu computador configure a variável de ambiente 'ANDROID_HOME' pro mesmo path do android sdk
(vídeo fajuto mas de como mexer nas variáveis de ambiente : video fajuto )
EDIT :
Baixe a API 13 , o game maker necessita dela incondicionalmente
1 - No seu android SDK marque a caixinha 'obsolete' pra mostrar as versões que o google achou bom esconder (só pra inicio de conversa)
Note que você terá que baixar o Andoid SDK Tools e Android PlatformTools e também OUTRA verão do Android SDK Tools (olhe abaixo pra descobrir qual é)
2 - Sim tem como , vai em global game settings (lá em baixo) e procura a aba android,
BuildTools -> essa é a tal da api do google (olha aqui a danada da versão que você vai ter que baixar !)
TargetSDK -> API Alvo da compilação
MinSDK -> API minima que o android precisará ter para rodar o jogo( 9 é a minima que o gamemaker permite sem erros)
CompileSDK -> API no qual ele vai compilar (repita o target sdk, tem algumas coisas diferentes nas configurações de compilação mas da no mesmo)
SupportLib -> uma lib java extra que o google usa no android (deixa automático)
Orientation -> Orientação permitida, veja que meu jogo só funciona em Landscape(Horizontal)
3 - Outros erros que o GameMaker não consegue mostrar : No seu computador configure a variável de ambiente 'ANDROID_HOME' pro mesmo path do android sdk
(vídeo fajuto mas de como mexer nas variáveis de ambiente : video fajuto )
EDIT :
Baixe a API 13 , o game maker necessita dela incondicionalmente
- romano.martino
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Re: Problema para testar jogo android
O problema é que para conseguir testar o jogo, eu instalei uma versão mais antiga do GMS, e na aba Android do Global Game Settings só tem as opções Display Name, Version e Package Name, não tem as opçõe da SDK...
Re: Problema para testar jogo android
Eu recomendo então que baixe uma versão alternativa, uma versão que não possua muitos indicios de bugs, se quiser experimentar... a versão que eu possuo é a v.1.4.1567, eu ja utilizei bastante para exportar para apk, e nunca obtive erro.
Tabem verifique se você baixou todas as API's corretamente, algumas não aparecem se você não marcar a box "obsolete", algumas API's não aparecem para serem instaladas se essa box não estiver marcada, veja:
Tabem verifique se você baixou todas as API's corretamente, algumas não aparecem se você não marcar a box "obsolete", algumas API's não aparecem para serem instaladas se essa box não estiver marcada, veja:
- romano.martino
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Re: Problema para testar jogo android
Rapaz, vc merece um prêmio, já tava perdendo as esperanças...encontrei essa versão aí que vc disse, fiz o download tudo certinho e funcionou de primeira, nem tive que baixar mais nenhuma apk! Olha a diferença que faz uma versão pra outra...Dust escreveu:Eu recomendo então que baixe uma versão alternativa, uma versão que não possua muitos indicios de bugs, se quiser experimentar... a versão que eu possuo é a v.1.4.1567, eu ja utilizei bastante para exportar para apk, e nunca obtive erro.
Tabem verifique se você baixou todas as API's corretamente, algumas não aparecem se você não marcar a box "obsolete", algumas API's não aparecem para serem instaladas se essa box não estiver marcada, veja:
Valeu mesmo pela dica! Espero não ter mais nenhum problema daqui pra frente.
Obrigado ao Rodrigo também que muito pacientemente acompanhou meu problema e tentou me ajudar.
Falou, em breve apareço com dúvidas na parte da programação hahaha
- Rodrigo Santiago
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Re: Problema para testar jogo android
Esse tipo de post ajuda muitas pessoas que passam exatamente pelos mesmos problemas no gms , todos ajudaram!
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