Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

[Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por Superbomber » Qua Nov 30, 2016 2:31 pm

Game Engines - Porquê (não) usar?
P.S.: Não irei falar apenas de Game Engines, embora o título.

É fato que novatos no mundo do desenvolvimento de jogos se sentem completamente perdidos sem saberem para onde ir, o que procurar, o que fazer, como respirar etc.
Eis então este artigo, com o intuito de lhe ajudar no primeiro passo... Escolher a ferramenta certa para estudar e aprender a usar.
Neste artigo terá a descrição sobre algumas game engines que recomendo o (não) uso, e claro, muita opinião pessoal que espero ser respeitada. :detetive:

DICA: Muito longo? Preguiça de ler tudo? Vá apenas aos pontos que lhe interessa. Como a plataforma desejada de desenvolvimento e ferramentas que mais lhe agrada.

Plataforma: WEB
Bem, se seu desejo é fazer jogos para a plataforma WEB é um bom começo saber qual exatamente será o ambiente de sua escolha.

Eu recomendo ficar bem longe do Flash, o mesmo já é uma tecnologia ultrapassada e praticamente aposentada. Todos estão se afastando do mesmo e você não quer começar a navegar em um barco que está afundando, certo?
Se já estiver neste barco, recomendo migrar para o HTML5.

- JavaScript -

Falando em HTML5, é uma boa escolha de ambiente. Você pode programar jogos usando JavaScript sem nenhuma necessidade de compilador ou IDE.
Se quiser começar neste ambiente (principalmente se for apegado ao Game Maker) eu posso recomendar o uso do Tululoo Game Maker.

Tem toda razão em achar o Tululoo uma droga, pois ele é. Mas é um primeiro passo sutil para se conectar ao JavaScript.
Embora o Tululoo "mate" o JavaScript para rodar código de forma semelhante ao GM, e tenha uma qualidade de seu código muito ruim, poderá aprender a usar o JavaScript nele sem problema já que não há nenhum tipo de "bloqueio" que impeça de usar qualquer recurso do JavaScript.
Isto é ótimo já que poderá usar a forma simples do Tululoo no que não souber fazer, e fazer coisas mais "interessantes" para uso no jogo sem problema algum.

Para fazer jogos de forma mais avançada com JavaScript não conheço nenhuma Game Engine, mas quem precisa delas?
enchant.js é uma framework para jogos HTML5 e tem uma ótima qualidade. Após brincar no Tululoo, é uma ótima escolha de ferramenta.

Mas também você não é obrigado a usar framework, fazendo tudo na raça com suas habilidades em JavaScript.
Fiz uma biblioteca para jogos HTML5 que nomeei de SliB.js, o código pode lhe servir de estudo.
Veja o tópico: https://tgmbrasil.com.br/viewtopic.php?f=32&t=1140

- Java - (Não confundir com JavaScript)

Além de Flash (eca!), muitas outras linguagens podem ser usadas para criar Applets. Que são aplicações que rodam com plugins por cima de outro software, no nosso caso o navegador.

Java está em todos os lados, inclusive no front-end.(badun-tis!)
É uma escolha interessante, pois quase todos os computadores tem Java instalado e pode usar a mesma linguagem para programar para diversos ambientes.

Se quiser entrar para esse mundo, recomendo pesquisar bem antes de tomar essa decisão.
Mas se quiser mergulhar de cabeça sem olhar se tem água na piscina, pode baixar o JDk(Java Development Kit) agora: Clique aqui

O JDK é necessário para o desenvolvimento no ambiente Java, e nesse mesmo link tem botão para download do Netbeans(IDE) com o JDK.

- Game Maker: Studio -

É claro que vou falar de algumas game engines.
O Game Maker: Studio não é uma boa opção, mas seu uso é prático e creio que mereça recomendação. (não deixa de ser uma escolha :shrug: )
Se você já sabe usar o GM:S bem, não digo que será jogar dinheiro fora comprar o módulo HTML5... (Mas cogite outras opções antes disso)
Agora, se você não usa o GM:S NEM COMECE A USAR! Sairá caro e não será a melhor opção para jogos na plataforma WEB.

- Unity -

Eu diria uma escolha terrível para jogos pequenos, mas boa para jogos mais complexos.(Jogo complexo? WEB?? :ué: )
No Unity a coisa mais simples se torna um monstro, e necessita do Unity Web Player instalado no PC do jogador.

Realmente não é nenhum pouco adequado para jogos simples, o que é basicamente a descrição de um jogo para a plataforma WEB.
Mas se a ideia é ser um jogo 3D, ou algo realmente grande, não será uma má escolha.

Se você usa ou não o Unity e quer fazer "joginhos" WEB, eu recomendo procurar outra escolha.
P.S.: Com "joginhos" me refiro aos jogos mais simples.

- Godot Engine - (Open-Source)

Esta é uma ótima escolha de ferramenta. Utiliza uma linguagem própria derivada de Phyton, multiplataforma, perfeita para jogos 2D e 3D, e é GRATUITA!

Leia mais sobre onde eu falo dela na plataforma Desktop aqui embaixo. \/

Plataforma: Desktop
Se o seu plano de vida é criar um jogo de computador para vender na Steam ou para o que for, o ideal é escolher A ferramenta que usará em todas as ocasiões.
Sem essa de "se eu vou fazer um jogo assim, uso X. Se é um jogo assado, uso Y", essas Game Engines específicas para um tipo de jogo nunca são boas. Fique longe delas.

- Java - (Não confundir com JavaScript)

Óbvio que o Java também é uma ótima escolha para desenvolver um jogo para a plataforma Desktop.

Se você já conhece este ambiente sabe do que estou falando, e se não conhece vale a pena pesquisar.

- C/C++ e SDL -

SDL é uma biblioteca multiplataforma perfeita para desenvolver jogos.(mas não é destinada exclusivamente para jogos)
Com ela poderá fazer um jogo 2D/3D e exportar para o Windows, Linux, Mac OS X e Android.

C++ é a linguagem mais utilizada no mundo para desenvolver jogos.
- "Mas eu nunca vi uma Game Engine que usa C++"

Não fera, sai dessa. Existe um mundo fora das Game Engines, e neste "mundo real" o C++ reina.
Talvez toda a liberdade que o C++ lhe dá possa assustar principalmente os programadores inexperientes, mas vale a pena aprender esta linguagem.

Outra linguagem que recomendo também é o Phyton.

P.S.: C++ é tipo um 2.0 do C, cujo o qual é um incremento a linguagem C para suporte a Programação Orientada a Objetos.
C++ contém algumas características próprias inexistentes no C fora o POO, mas TUDO o que C tem o C++ também tem.

Por isso muitos programadores se referem ao compilador de C++ como de C/C++, já que compila tanto código no formato de código em C como em C++.

- Blender -

Já que falei sobre Phyton, vamos começar por ele...(P.S.: Blender usa a SDL)
O Blender é muito conhecido por ser um programa para modelagem 3D. Muitos não são curiosos como eu para sair fuçando por ai até não ter mais nada para ser encontrado...
Mas enfim, o que poucos sabem é que Blender também é uma Game Engine.

O mesmo tem um sistema interessante de ligar ações com comparadores e sensores para gerar uma lógica de execução sem necessidade de programar.
Mas também é possível utilizar da linguagem Phyton para executar códigos mais avançados.

Blender conta com um editor de código embutido e uma opção de interface prática para a criação da mecânica do jogo.

Se ainda estiver descrente, veja uns prints da versão 2.66 instalada em meu PC: Caso queira exportar seu jogo como um .exe para que as pessoas possam jogar, terá que ativar essa opção nas configurações.

Arquivo > Preferências de usuário > Complementos > "Game Engine: Save As Game Engine Runtime"

Para facilitar encontrar essa opção nos complementos, basta clicar no botão "Game Engine" no lado esquerdo.

DICA: Para deixar o Blender em português, vá em: File > User preferences > System
Marque a caixa "international fonts", escolha a linguagem e marque as caixas para traduzir a interface e as dicas.

(Essa opção é bem escondida e só após muito tempo com o Blender que resolvi fuçar as configurações e a encontrei)

- Unity -

Se tem desejo de fazer um jogo 3D em um ambiente bem organizado e que pode exportar para várias plataformas esta é a escolha.
Eu sei que o Unity pode fazer também jogos 2D, mas eu NÃO recomendo seu uso para tal.
Além do processo nada prático o resultado não é adequado.

Agora, o Unity é uma ótima ferramenta para jogos 3D. Poderá fazer o jogo de forma bem prática e até escolher entre as linguagens disponíveis.
Cuja elas são JavaScript*, C# e Boo. Essa variedade de linguagens tem como principal vantagem o trabalho em equipe, onde cada um pode usar a linguagem que mais lhe agrada.

* Não é JavaScript de verdade, mas sim um derivado próprio do Unity apartir da especificação ECMAScript.
Creio que o nome JavaScript seja usado na interface do Unity para atrair programadores que usam esta linguagem.

- Gibbo 2D -

Já que falei do Unity não ser uma boa escolha para jogos 2D, vou lhe dá uma caso goste de C#.
Gibbo 2D não é uma ferramenta que eu tenho muita experiência, mas mesmo uma versão bem antiga que baixei anos atrás me agradou.
Nunca usei (e nunca usarei), mas é uma boa opção.

Vale a pena ver direito. :yes:

(Leia sobre as features dela)

- Game Maker: Studio -

O GM:S não é nem de longe a melhor escolha para desenvolver um jogo.
O mesmo usa uma linguagem própria nomeada de GML, que resumindo é uma droga...

Mas esta dita Game Engine tem uma certa praticidade ao desenvolver um jogo, inclusive não há necessidade de programar usando de um sistema de D&D.
Além da possibilidade de exportar para várias plataformas.(mas tem que pagar MUITO CARO por cada módulo)

Se você já usa o GM:S não tem o porquê de mudar de Game Engine, mas recomendo ver outras opções principalmente se não usa ainda.

O GM:S além de fazer jogos 2D de forma bem prática, não tem nenhum entrave para criar jogos 3D. O mesmo não conta com a praticidade contida em Game Engines destinada a jogos 3D mas não impossibilita seu desenvolvimento.


- Godot Engine - (Open-Source)

Vou começar falando que é gratuita. :yes:
Tem uma ótima praticidade para jogos 2D e 3D, exporta para várias plataformas e usa de uma linguagem própria derivada do Phyton.

Não tenho experiência com essa Game Engine por causa de um probleminha de vídeo e não posso instala-la aqui.(placa de vídeo queimou e vídeo on-board não suporta OpenGL)

Mas já li e vi muito sobre ela e posso dizer que é uma excelente escolha seja lá a plataforma que deseja exportar seu jogo.

Leia sobre as features do Godot.

- JavaScript -

Imagine que interessante você poder fazer o jogo em sua linguagem favorita, sem Game Engine e poder exportar para a plataforma WEB, Desktop e móvel?
Bem, usando HTML5* é completamente possível.

Não vou dizer que seja uma boa escolha exportar seu jogo feito em HTML5 para Desktop, pois isso vai aumentar o tamanho do jogo em uns 50~60MB de tamanho só com um aglomerado de arquivos e executável para poder rodar o jogo no PC.
Mas não deixa de ser uma opção completamente viável e de bom desempenho. (embora o tamanho monstruoso...)

Vou lhe dá a melhor opção que encontrei para isso, se chama Electron.

Electron é uma framework de código aberto que pode ser usada para exportar seu jogo para o Windows, Linux e Mac OS.

E não pense que isso é uma "gambiarra" pouco usada, vou citar como exemplo o PhoneGap que não passa de uma aplicação HTML5 que usa o Electron.

* HTML não é linguagem de programação, mas os programadores WEB usam o termo HTML5 como uma forma prática para se referir a HTML + CSS + JavaScript. (HTML5 é a quinta versão do HTML)


Plataforma: Móvel
Jogos móveis são um ótimo passatempo. Estamos em uma época em que os cidadãos idiotas passam 99% do seu tempo com a cara enfiada em seus respectivos smartphones.
Você quer ser um dos responsáveis por isso? Ótimo, então deve se preparar com a melhor arma para o combate.


- Java - (Não confundir com JavaScript)

Lá vem Java de novo. Bem, como eu disse está por todos os lados. :shrug:
Java também é uma ótima escolha para a plataforma móvel, não esquece de dar uma olhada. ;)

Você pode usar a ferramenta oficial do Google para desenvolver seu jogo, o Android Studio.

- JavaScript -

E lá vem o metido do JavaScript também, mas dessa vez ele não trouxe uma bagagem de 60MB com ele. :sorrir:

HTML5 pode ser compilado para rodar no Android como um aplicativo nativo da plataforma.(.apk)
Isso sem gerar um código monstruoso nem nada do tipo.

A ferramenta que recomendo é o DroidScript, você instala ele em seu dispositivo móvel e pode usar da conexão WiFi para programar no computador e testar de forma prática e rápida no dispositivo.
Ou então, programar diretamente em seu aparelho móvel.

Usando o DroidScript você pode fazer aplicações de duas maneiras. Usando puramente JavaScript ou HTML5*

Algo que achei interessante no DroidScript é poder testar sem problema as aplicações no aparelho sem precisar pagar nada. Inclusive há a possibilidade de criar atalhos na tela principal para rodar como se fosse uma aplicação já compilada.
Enquanto ao preço para poder compilar? Não é muito alto, atualmente está no valor de R$ 45,00 podendo ser comprado no menu "Plugins".


- Godot Engine -

Com certeza é uma ótima ferramenta, e não há nenhuma "contra-indicação" para a plataforma móvel.
Mais informações sobre o Godot, leia onde falei dele na parte de plataforma desktop ali em cima. /\

- Unity -

O Unity só tenho o que queixar pelo fato do tamanho do jogo gerado, o que é ligeiramente grande.

Fora isso, não deixa de ser uma boa ferramenta para a plataforma móvel. Exceto pelo que já me queixei sobre jogos 2D e mais básicos, e deve tomar cuidado em relação a desempenho em aparelhos mais antigos.

- Game Maker: Studio -

Lá vem o carinha que mora logo ali.

O que posso dizer é que se você já usa o GM:S não irá ter problemas para fazer um jogo na plataforma móvel.
Não será perda de dinheiro comprar o módulo Android, IOs ou qualquer outro que deseje exportar seu jogo.

Mas o GM:S não deixa de ser uma escolha ruim, se quer investir tempo em aprender a usar uma ferramenta escolha outra. e.e


Resumão
- JavaScript é uma boa escolha para jogos na plataforma WEB e móvel, mas não recomendo seu uso para jogos Desktop.
- Java é uma escolha ótima para qualquer plataforma, mas não é todos que conseguem engolir o geito Java de ser. Então é bom pesquisar bem antes de mergulhar nessa.
- C/C++ e SDL é perfeito para programadores mais experientes que queiram fazer um jogo multiplataforma.
- Unity é uma boa escolha para jogos 3D para qualquer plataforma, mas jogos mais simples ou 2D eu recomendo que escolha outra ferramenta.
- Gibbo 2D é ideal para você que gosta de C# e tem plano de criar um jogo bidimensional para a plataforma Desktop. Interessante seu uso como uma alternativa ao Unity para jogos 2D, já que o Gibbo também usa o Mono como ambiente.(e a linguagem C#)
- Godot Engine é uma escolha muito boa para várias plataformas e para 2D e 3D, vale a pena pesquisar e ver se lhe agrada.
- Blender não parece mas pode ser uma ótima escolha para desenvolver um jogo tridimensional. Principalmente para quem está habituado a linguagem Phyton.
- Game Maker: Studio não é uma boa escolha. Mas cumpre o que promete de uma forma bem prática, ótimo para iniciantes aprenderem.


Contra-indicação
É bom ser avisado de antemão de possíveis escolhas ruins que você pode fazer.

Existe 157% de chance de eu ser linchado, mas espero que respeite o que vou dizer como alguém que já tem certa experiência* com programação e sabe do que está falando.
O que vou dizer a seguir é baseado em minha experiência pessoal com essas Game Engines.

* Vale destacar que tenho experiência como programador e não desenvolvedor de jogos, nunca entrei nesse ambiente de cabeça pois desisti dessa ideia maluca antes mesmo de tentar pra valer. (Maluca para mim que só sei programar)

- Tululoo Game Maker -

Já que citei esse brinquedinho, é bom avisar que ele não é uma boa escolha para usar de verdade.
Como uma plataforma de aprendizado para sair do Game Maker e começar com JavaScript pode lhe servir, mas usar como ferramenta de verdade...

Bem, resumindo o código é uma porcaria de péssima qualidade. E eles conseguiram transformar a praticidade do JavaScript na porcaria da limitação do GML na forma como eles fizeram sua biblioteca.

- RPG Maker, 001 Game Maker e semelhantes -

Fique longe dessas ferramentas mal feitas próprias para um tipo de jogo.
Talvez a praticidade de inserir elementos já prontos para fazer seu joginho de RPG lhe agrade, mas isso não passa de um brinquedo para passar o tempo.

Se quiser se divertir com essas "ferramentas" não há crime, mas não use com intuito de fazer um jogo de verdade... Irá perder MUITO tempo precioso que poderia ser investido em aprender a usar uma ferramenta de verdade.

Essas coisas não servem sequer como plataforma de aprendizado. Sério, FIQUE LONGE!

- Game Maker: Studio -
:medo:

Eu sei, GM:S é prático, exporta para várias plataformas e sequer precisa programar.

Mas sinceramente, quer mesmo pagar CARO por uma ferramenta de má qualidade que usa a linguagem de criança GML?

Baixar a versão gratuita para aprender não é ruim, mas pagar por isso como se fosse uma ferramenta boa?

Bom, por outro lado se já tem experiência nesta coisa não deixa de ser uma opção. Então se já tem a ferramenta comprada ou se conseguiu em uma promoção vida loka ai, não tem porque abandonar ela.

Mas se não estiver dentro deste "mundo GM", não recomendo que entre. Sério, feche esse portão minino! :bravo:

- Construct 2 -

Eu não queria falar mal dessa coisa, mas após vasculhar ela mais e mais eu tenho que contra-indicar. (e agora que falei mal do filho predileto do fórum, já estou morto mesmo :shrug: )

Esse troço que chamam de Game Engine tem um foco como muitas outras, fazer um jogo sem programar.
Mas diferente das outras, no C2 é simplesmente impossível programar. :_:

O C2 conta com um sistema de "já ta tudo pronto, só montar o jogo e exportar", tudo isso parece bom né?
Que nada! É uma porcaria!
Ele tem um sistema de evento muito mal feito, o sistema do jogo é mal organizado, e conta com a infelicidade de ter extremas limitações na versão gratuita.

Para mim, o C2 é uma ARMADILHA para ganhar dinheiro fácil.

Quando você o vê, pensa: "Nossa, se eu pagar vou poder fazer o jogo de forma bem simples sem precisar programar"

A questão, é que as pessoas que querem usar sistemas como esse geralmente são pessoas inexperientes. Logo não tem planos de fazer jogos muito avançados para venda que compense a compra.
Por outro lado, usa-lo como apenas aprendizado é simplesmente INÚTIL. Você não aprende nada de útil usando o C2.


E tem o fato de toda essa facilidade do C2 ser mal organizada, o que dificulta as coisas. :_:

Se você é um designer e simplesmente não quer(ou não consegue) aprender a programar e não quer (ou não consegue) fazer uma equipe, talvez o C2 seja uma escolha.
Fora isso perderá dinheiro, tempo ou os dois.

- Portugol e Delphi -

Melhor nem falar nada. :bravo:


Conclusão

Até mesmo com a pior Game Engine do planeta vai existir pessoas que vão conseguir fazer um bom jogo com ela.
A questão de ser uma péssima ou ótima escolha não impossibilita ou possibilita criar um jogo de qualidade.

O que faz o jogo de verdade é você(a menos que você seja o Miss) e não a Game Engine ou a linguagem utilizada.
Mas é claro que certas Game Engines não deixam de ser de péssima qualidade por isso, portanto saiba escolher bem.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por guimaraf » Qua Nov 30, 2016 3:16 pm

O que define uma boa e uma péssima game engine? 

Vamos partir desta pergunta.
1 - Se para você uma boa game engine é que possibilita criar um jogo em 3d, trabalhando cada recurso, então a sua escolha será entre algumas opções. 
2 - Se você gosta de pixel arte e ama jogos no estilo "tem muito mercado para este estilo de arte", então a sua escolha provavelmente será diferente da 1ª.
3 - Sabe programar e é pica na programação, então a sua boa game engine será uma que você tem liberdade no código.
4 - Não sabe nada de programação, porém quer criar jogos, então a sua escolha será uma engine que te possibilite criar algo, mesmo que simples. "Simples é melhor do que nada".

Resumindo, a game engine ser boa ou ruim, vai depender do gosto da pessoa e da capacidade que ela tem com programação.
Não acho válido hatear as game engines, principalmente pelo fato de muitas pessoas daqui do forum não terem 10 anos de experiência como você "que não quer desenvolver jogos" para falar sobre engine ruim ou boa, por X e Y motivos.
Entendo que é opinião pessoal sua, porém dizer que a pessoa "não vai aprender nada" é uma atitude infantil, já que se ela cria um jogo simples, mesmo que pouco, ela vai estar aprendendo, logo a sua afirmação é minimamente falsa.

Avatar do usuário
gillenew
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 60

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por gillenew » Qua Nov 30, 2016 3:25 pm

percebi o que parece ser um desabafo com relação ao que vc acha dessas engines :)

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por Superbomber » Qua Nov 30, 2016 6:08 pm

@Guimaraf o que define um bom filme? O que define um bom alimento? O que define um bom jogo?
As respostas para essas perguntas e a sua é a mesma: A qualidade.

E como analizar a qualidade? Vou comparar com o alimento.

Uma pessoa comum analisaria de acordo com seu paladar, mas cada um sente os sabores de forma diferente.
Um bom crítico analisaria a harmonia e a conjuntura do alimento.

Em relação a Game Engine, o que importa para analizar é o que ela faz, e não o que quero que faça.
Se é uma engine para 2D, não vou dize-la ruim por precisar fazer um jogo 3D. :shrug:

O argumento "a qualidade é de acordo com a pessoa" é usado por quem não tem argumento. Seria apenas uma defesa de acordo com a opinião pessoal e não uma realidade comprovada.
Não acho válido hatear as game engines, […]
Entendo que é opinião pessoal sua, porém dizer que a pessoa "não vai aprender nada" é uma atitude infantil, já que se ela cria um jogo simples, mesmo que pouco, ela vai estar aprendendo, logo a sua afirmação é minimamente falsa.
Primeiramente que usar o termo "hatear" só seria aceitável se eu criticasse sem qualquer argumento que demonstre o que digo.
O mesmo vale para a atitude oposta, de "fanboy" que defende algo cegamente sem argumentos.

Em segundo, falar que entende que é opinião pessoal minha seguido de dizer que meu dito é "minimamente falso", seria minimamente contraditório.

@gillenew seu texto não soma conteúdo, poderia reescrever de forma compreensível?
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
gillenew
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 60

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por gillenew » Qua Nov 30, 2016 7:57 pm

@Superbomber se você quer categorizar meu comentário, diria que está bem na medida do seu "artigo", ele não agrega nada além de uma opinião, pode ser útil ou não, mas depende de quem está lendo achar relevância.

Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por gabrielsch » Qua Nov 30, 2016 8:13 pm

Bem, acredito que este tópico é, de longe, um dos piores que eu já li este ano, a quantidade de atrocidades escritas é sem limites, os argumentos são na maioria das vezes vagos e mostram exclusivamente apenas um ponto de vista, o do autor é claro. No começo é dito que esta é uma opinião pessoal, porém, um texto tão longo desses não consegue ter um caráter de guia, ou seja, não atinge um nível aceitável para orientar um novato. Não vou entrar em detalhes sobre os furos do tamanho de um calibre .50 que este texto apresenta, mas existe uma parte que eu não pude deixar passar, alias, essa parte foi a que me deu motivo para comentar.

No final do "artigo", você compara uma pseudolinguagem (Portugol) com uma IDE de base sólida no mercado (Delphi). Acredito que na realidade você talvez quisesse se referenciar a linguagem Pascal, mais precisamente Object Pascal, se esse é o caso a coisa piora pois, atualmente além da IDE corporativa da Embarcadero (atualmente na versão 10.1 Berlin) existe também outras IDEs como Kylix e Lazarus todas são compatíveis com bibliotecas e semelhantes que ajudam no desenvolvimento de jogos 2D e 3D, como por exemplo: Castle Game Engine, GLScene, a famosa SDL2 e mais uma lista de outras.

Por mim, tudo bem você escrever uma muralha de texto com a tua opinião sobre linguagens, IDEs e game engines mas... Se for fazer isso pelo menos saiba do que você está falando e dê uma explicação mínima para validar o teu ponto de vista.
Imagem

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por guimaraf » Qua Nov 30, 2016 8:59 pm

Superbomber escreveu:@Guimaraf o que define um bom filme? O que define um bom alimento? O que define um bom jogo?
As respostas para essas perguntas e a sua é a mesma: A qualidade.

E como analizar a qualidade? Vou comparar com o alimento.

Uma pessoa comum analisaria de acordo com seu paladar, mas cada um sente os sabores de forma diferente.
Um bom crítico analisaria a harmonia e a conjuntura do alimento.

Em relação a Game Engine, o que importa para analizar é o que ela faz, e não o que quero que faça.
Se é uma engine para 2D, não vou dize-la ruim por precisar fazer um jogo 3D. :shrug:

O argumento "a qualidade é de acordo com a pessoa" é usado por quem não tem argumento. Seria apenas uma defesa de acordo com a opinião pessoal e não uma realidade comprovada.
Não acho válido hatear as game engines, […]
Entendo que é opinião pessoal sua, porém dizer que a pessoa "não vai aprender nada" é uma atitude infantil, já que se ela cria um jogo simples, mesmo que pouco, ela vai estar aprendendo, logo a sua afirmação é minimamente falsa.
Primeiramente que usar o termo "hatear" só seria aceitável se eu criticasse sem qualquer argumento que demonstre o que digo.
O mesmo vale para a atitude oposta, de "fanboy" que defende algo cegamente sem argumentos.

Em segundo, falar que entende que é opinião pessoal minha seguido de dizer que meu dito é "minimamente falso", seria minimamente contraditório.

@gillenew seu texto não soma conteúdo, poderia reescrever de forma compreensível?
Não é por acreditar que picanha tem um gosto excelente que sempre poderemos comprar, o mesmo vale para filme, não é por ele ser tecnicamente excelente que vai agradar a todos e conseguir encher as salas de cinema por estes motivos. A pessoa precisa do motivo e finalidade para escolher algo, seja alimento, filme e mesmo game engines.
Novamente, seu comportamento é de hater, pois como disse nosso amigo, não serve nem como guia para um novato, muito menos algum parâmetro para alguém mais esperiente.
Ruim não é a game engine ou o "não" uso delas, ruim é a habilidade da pessoa para poder dominar a engine. 
Construct2 que você tem tanto ódio, está sustentando muita gente, um detalhe interessante que notei, nas últimas 2 Jams aqui do forum, os jogos em Construct2 venceram.
Finalizando, para o jogador não interessa se o jogo foi feito em C++ puro, Unity, GM, Construct2, o que importa é se o jogo é divertido o suficiente para que a pessoa querer jogar, logo a discussão sobre esta ser ruim, essa é boa é no mínimo inútil.

Olhando postagens assim, penso que você quer chamar atenção, já que não desenvolve jogos e participa de um forum de desenvolvimento de jogos.

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por Superbomber » Qua Nov 30, 2016 10:40 pm

@gabrielsch

Vou começar respondendo a coisa que mais me chamou atenção:
Onde você viu eu comparar Portugol com Delphi? :rsrs:
Aproveita para ler este artigo bem interessante da Wikipédia Anglófona: https://en.m.wikipedia.org/wiki/Delphi_(programming_language)

E acho que você não entendeu o artigo. Não era para ser uma lista oficial das melhores Game Engines de 2016.

Isso não passa de uma lista de Game Engines que EU (não) recomendo o uso.
O texto é meramente opinião pessoal porquê é exatamente o que ele deveria ser.

Se eu tivesse apenas listado ficaria um artigo melhor para você? Porquê ainda há tempo de remover o conteúdo e apenas deixar uma lista com descrição básica e link. :shrug:

Se quer lista oficial de melhores Game Engines de 2016 melhor procurar em outro site, esse aqui é apenas um fórum que praticamente é consistido por usuários GM:S

@guimaraf você tem mesmo certeza que entendeu que é opinião pessoal? Porquê continua em refutar opinião, você sabe que isso é desconveniente né?

Enquanto ao ataque pessoal, vou ignorar. :shrug:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por guimaraf » Qua Nov 30, 2016 11:37 pm

Se não quer ser criticado por suas opiniões, então não publique elas.
Simples, até hoje não entendeu isso?

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por Superbomber » Qua Nov 30, 2016 11:49 pm

Guimaraf, eu disse refutar. (E tenho certeza que você não tem nenhum tipo de problema de leitura para ter se confundido)

Umas das coisas mais estúpidas que um ser pode fazer é discutir uma opinião.

Agora criticar a opinião não é o que você está fazendo, mas sim reprovar eu ter expressado ela como algo errado. Como uma comparação, uso:
- "A cor azul é feia."
- "Errado! Azul é bonito. Estais mentindo! Quero provas! Argumentos!!!"

E peço que pare de me dar tanta atenção, senão vai ficar dizendo que eu que quero isso.
Aviso de antemão que não é meu desejo, caso esteja insistindo nisso só para realizar meus anseios...

Olha sua mensagem, a minha. Isso não passa de flood, e se você não quer parar de floodar eu quero.

Logo não tenho mais o que responder a ti.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por guimaraf » Qui Dez 01, 2016 1:27 pm

Chega a ser hilário, você expõe as suas ideias, depois acha ruim das pessoas criticarem ela?
O fato de ser opinião quer dizer que não pode ser debatido?

Como disse antes, se quer que as suas ideias não sejam debatidas, não publique elas.
Parece que não é somente eu que discordei, antes que comece a falar que estou pegando no seu pé.
Esquece

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por Superbomber » Qui Dez 01, 2016 2:05 pm

Quando eu falei sobre achar ruim criticarem? VOCÊ que falou sobre isso.

Eu não ia responder mas se não fizer essa falácia vai ser tratada como uma verdade.

O que reclamei é a cobrança por provar o que digo como certo. Meu caro, é minha OPINIÃO. Não tenho que provar ou argumentar, é o que penso e não uma verdade absoluta.

Você vem aqui e me ofende de "hater" (e outras coisas) por não ter provado que minha OPINIÃO é a verdade absoluta?

Bom, ela NÃO É. A opinião de NINGUÉM é.

Repense sua existência.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por guimaraf » Qui Dez 01, 2016 2:29 pm

kkkkkkkkkkkkk
Você é uma piada mesmo.

Primeiro diz 
"Para mim, o C2 é uma ARMADILHA para ganhar dinheiro fácil.
Quando você o vê, pensa: "Nossa, se eu pagar vou poder fazer o jogo de forma bem simples sem precisar programar"
A questão, é que as pessoas que querem usar sistemas como esse geralmente são pessoas inexperientes. Logo não tem planos de fazer jogos muito avançados para venda que compense a compra.
Por outro lado, usa-lo como apenas aprendizado é simplesmente INÚTIL. Você não aprende nada de útil usando o C2."

Se isso não é hater, o que é?
Você sabe pelo menos o valor da licença da engine? Parece que não.
Até parece que "todas as pessoas do planeta sabem programar", logo usar C2 realmente seria irrelevante, porém a realidade é bem diferente da ficção que você vive.

Você sabe programar e bem, logo Construct2 não é uma boa escolha para você, concordo. Agora não indicar para uma pessoa que não sabe programar?
Ué, então quer dizer que para construir uma casa você já começar com uma mansão? Cade a escada de aprendizado?

Ao contrário do que você imagina, Construct2 evoluiu bastante, "isso mostra o desconhecimento com a engine", logo começa a falar coisas que não sabe, acreditando ser verdade e no fim só critica. Como disse antes, isso é desonesto até mesmo com você. 
Porém como você acredita ser o senhor da verdade, ainda vai insistir, insistir, te entendo, você quer atenção. 
Quando se cria algo criticando ou elogiando algo, normalmente vai ter gente elogiando ou criticando, isso é liberdade de expressão, se acredita que as ideias que expõe não podem der discutidas, deixe elas no papel embaixo do seu travesseiro, assim vai ter a certeza que ninguém vai discordar de você.
Agora quando publica, pode ter certeza que vai ter gente interagindo, ainda mais quando se diz mentiras.

No mais, estou cansado de discutir com você, pois sempre é a mesma coisa. Um abraço e seja feliz.

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por Superbomber » Qui Dez 01, 2016 5:30 pm

Agora quando publica, pode ter certeza que vai ter gente interagindo, ainda mais quando se diz mentiras.
Com esta sua frase você prova o que estou dizendo. Isso não se trata de discordar ou criticar.

Enquanto ao C2, talvez ele tenha evoluido bastante sim... Mas a versão que tenho instalada foi abaixada a umas 2 semanas atrás, onde tive o primeiro contato com a engine e foi tempo suficiente para eu formar minha opinião.

E é notável que você não leu todo o artigo, onde falo do C2 surigo como uma escolha para um designer que "não quer (ou não consegue) aprender a programar".

Embora a ironia como a tag stroke riscando o termo "má", não deixa de eu ter sugerido para quem não sabe programar.
Da mesma forma que sugeri o GM:S para quem já tem costume e usa ele.

Olha, já critiquei vários softwares diretamente com os desenvolvedores e eles reagiram de forma bem mais educada...

Bye. :flw:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
gillenew
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 60

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por gillenew » Sex Dez 02, 2016 5:47 am

eu utilizo o c2 tem um tempo e sua frase:
"[...] onde falo do C2 surigo como uma escolha para um designer que 'não quer (ou não consegue) aprender a programar'."
como afirmação é no mínimo mentirosa, além do mais como uma pessoa que pegou uma ferramenta para estudar pode entender ou aprender alguma coisa em um tempo tão curto? Pegou pra usar por 1 dia ou 2, 1 semana ou 2? blah cara, pare de querer opinar sobre o que não entende!
Todas as suas respostas aqui foram para se defender, e foi você quem começou o ataque contra você mesmo, chegar em uma comunidade da internet e resolver falar mal de alguma coisa (eu nao faria isso, mas se fosse fazer eu pelo menos iria estudar o q estou falando pra não dar uma de ignorante e poder ter uma discussão interessante) é no mínimo perda de tempo, a não ser q vc seja um cara q tenha uma legião de seguidores, aí provavelmente o q vc falar pode ser verdade absoluta pra quem gosta de vc ou nao liga pro q vc diz.
Esse é outro ponto interessante que mata seu "artigo".
" Vale destacar que tenho experiência como programador e não desenvolvedor de jogos, nunca entrei nesse ambiente de cabeça pois desisti dessa ideia maluca antes mesmo de tentar pra valer. (Maluca para mim que só sei programar)"
Querer opinar sobre a área de dev de games com pessoas que estão na área, sendo q vc mesmo disse que desistiu e nem se aprofundou nisso, torna bem fraca toda a sua argumentação, fica parecendo uma pessoa que tem total consciência de que não sabe escrever, mas ta querendo fazer redação e ainda reclama de quem aponta o erro.

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por Superbomber » Sex Dez 02, 2016 10:38 am

@gillenew estais utilizando de pura falácia.

1) Minha sugestão é mentirosa? O que? o.O

2) Como assim 2 semanas é um tempo curto? Cara, só precisei de 2 ou 3 dias para analisar toda a ferramenta. (Claro que não o dia inteiro)
E não apenas ela, mas também seu código resultante.... Que devo dizer, está cheio de código-lixo ferrando a performance.

Opinar sobre o que não entendo? Em quem decide o que eu entendo ou não? Você, o dono da verdade?

3) Quando eu disse não entender nada sobre desenvolvimento de jogos? Eu praticamente nunca fiz um jogo completo. Mas já li, reli e botei em prática muita coisa sobre o assunto durante 7 anos +/-

Além disso, não passa de pura FALÁCIA.
Desde quando preciso saber fazer um jogo para poder analisar um software?
(Embora eu saiba SIM fazer um jogo)

Eu deveria ter faculdade em analista de softwares para poder opinar sobre um?
Daqui 4 anos trago meu diploma. :sorrir:

Vocês não acham que já ta exagerando só porquê existe uma pessoa no planeta que não gosta do seu software de estimação?
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
gillenew
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 60

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por gillenew » Sex Dez 02, 2016 11:10 am

tudo o que falei citei do seus próprios argumentos, falácia? claro, a falácia que inaugurou o tópico, mas insiste em falar que trouxe a pura verdade, e me acusa ou acusa a todos do que acha que está sendo acusado.
Você mesmo é quem está expondo seus desgostos, eu não sou fã de softwares por tanto não me ofendo pelo mesmo, tbm não tenho nenhum diploma ou prova material do que eu posso falar sobre.
Estou aqui como um usuário de fórum comum, você ainda é um colaborador do fórum, estou aqui com intenção de me esclarecer pelo q você iniciou, você quer apenas contra argumentar, não sou eu quem está querendo alimentar essa fogueira. Manifestei minha opinião sobre o que você tinha a oferecer da sua opinião sobre construct2, continuo acreditando que as vezes é melhor evitar falar mal de alguma coisa, se não está preparado para receber então critica sobre o porque ter falado mal. E não vale aquela história de criança "ué não posso falar mal? quem é você, dono da verdade?", supondo que todos temos maturidade por aqui (pelo menos nessa conversa até agora).

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por Superbomber » Sex Dez 02, 2016 11:44 am

Chamar de hater, mentiroso, ofender com insinuações, debochar e difamar-me como uma pessoa desprovida de conhecimento sobre o assunto... (combinação dos seus atos e do guimaraf)
É isso que você está chamando de crítica?

Isso não é criticar, é simplesmente um ataque a um indivíduo. Coisa que não nasceu neste tópico, não é a primeira vez e nem será a ultima que o guimaraf me ofende.
E você como um fiel escudeiro está dando seu apoio neste disparate, certo?

O que o gabrielsch fez, aquilo sim é uma crítica. Vocês estão me atacando e não criticando o que eu disse.
Uma simples tentativa de difamar a pessoa ao invés de rebater o dito.
Sabia que esse ato tem até nome? Argumentum ad hominem.

Até mais. :flw:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por guimaraf » Sex Dez 02, 2016 12:29 pm

Te mostro os fatos que corroboram minha argumentação, você finge que não entendeu, fica insistindo que estou te ofendendo, ou você é inocente demais para entender ou apenas desonesto.
Simples, se a pessoa não concorda comigo, está me ofendendo, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Não é a primeira vez que me divirto com suas mensagens.

Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

Re: [Artigo] Game Engines - Porquê (não) usar?

Mensagem por gabrielsch » Sex Dez 02, 2016 10:42 pm

Por favor se o assunto do tópico continuar nisso vou ser obrigado a trancá-lo. Já foram mais de 15 posts entre apenas 3 pessoas debatendo sobre a veracidade e validade de opiniões. Se vocês não concordam com o conteúdo do tópico por favor, apontem os equívocos (que é basicamente todo o texto) e corrijam o autor.
Imagem

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante