Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Como Fazer um Bom Tutorial Para o Seu Jogo

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
thiagohimself
Novato
Novato
Reações: 0

Como Fazer um Bom Tutorial Para o Seu Jogo

Mensagem por thiagohimself » Ter Nov 29, 2016 12:55 am

Quando você faz um jogo, você quer que (obviamente) ele seja jogado. E por causa disso você precisa fazer os infames tutoriais. Entretanto eles não precisam ser infames, e eles DEVEM ser tão divertidos quanto o próprio jogo.

O ideal é que os tutoriais sejam invisíveis, que o jogador não perceba que ele está sendo ensinado algo.

Jogos são interativos, por isso os tutoriais também precisam ser. Essa é a única maneira de você ter certeza que o seu jogador sabe o necessário para continuar a jogar o jogo sem ele achar que o jogo foi injusto com ele.

Ao mesmo tempo, o tutorial deve ser apresentado apenas quando for necessário. O jogador não precisa (e vai ter muita dificuldade se precisar) saber tudo sobre o seu jogo no começo dele. Você deve apresentar as mecânicas conforme elas forem sendo necessárias para criar variedade no jogo.

Existem muitos vídeos mostrando como grandes jogos como Super Mario Bros, Megaman X, Half-life e vários outros fazem o seu tutorial invisível (vou colocar o vídeo desses 3 no final do tutorial). Com base nesses vídeos eu percebi 3 tipos de estratégias que esses jogos usaram para ensinar o jogador a jogar o jogo.

Vou usar alguns exemplos do meu ultimo jogo “Garden & Puzzle” para ilustrar essas 3 estratégias. Acho importante ressaltar que esse jogo não é a melhor escolha para fazer essa ilustração, mas escolhi ele porque eu sei que eu pensei ativamente nessas estratégias.

As estratégias são:

1 – Forçar o jogador a fazer:
Na primeira fase do meu jogo o jogador se depara com essa situação:

Imagem
O jogador está preso e apenas pode mover para uma direção, se ele seguir reto ele irá descobrir, sem querer, que ele pode empurrar a flor murcha para perto da flor com abelha, fazendo a flor murcha florescer.

2 – Fazer o jogador copiar:
Quando o jogador chega na fase 8 ele vê algo muito diferente do que está acostumado: um efeito domino de flores florescendo.

Imagem
Depois que todas as flores amarelas florescem elas acabam florescendo a flor rosa (a flor que o jogador já está acostumado a ver). A mecânica foi apresentada e agora o jogador tem um espaço seguro para tentar ele mesmo fazer uso dessa mecânica que ele viu.
3 – deixar o jogador descobrir:

Essa é a minha preferida, mas precisa ser feita com muito cuidado. Você coloca o seu jogador em um desafio novo sem dizer nada para ele... mas será que você não disse nada mesmo?
Imagem
O jogador já precisa saber se movimentar e empurrar coisas para poder jogar essa fase.
 A linha de areia da flor murcha até a flor com abelha faz o jogador entender que aquele é um caminho diferente.
Depois o jogador precisa descobrir o que são aqueles sacos de areia. Às vezes ele vai entender logo de cara, às vezes por tentativa e erro.
A fase te deu dicas de como a mecânica funciona, mas o jogador precisar entender essas dicas por conta própria.
Essa estratégia se parece muito com a primeira, mas a principal diferença entre as duas é que você não está entregando para o jogador o que ele tem que fazer, mas sim proporcionando um lugar em que ele possa agir usando o seu próprio raciocínio e as informações apresentadas pela fase.

Espero ter ajudado vocês de algum jeito : )

VIDEOS DE TUTORIAIS INVISIVEIS:
Super Mario Bros:https://www.youtube.com/watch?v=ZH2wGpEZVgE&list=PLhyKYa0YJ_5CH8BA8XcqReieXLFf4afI0
Mega Man X:https://www.youtube.com/watch?v=8FpigqfcvlM
Half-Life:https://www.youtube.com/watch?v=MMggqenxuZc&t=1s

Responder