Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Abrindo projetos em versões mais antigas do Construct2

Tutoriais, videoaulas, guias e downloads para te ajudar nos estudos.
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0

Contato:

Abrindo projetos em versões mais antigas do Construct2

Mensagem por guimaraf » Sáb Nov 26, 2016 8:29 pm

Nome: Abrindo projetos em versões mais antigas do Construct2
Versão: Indiferente

Normalmente mantemos nossos programas atualizados, porém dependendo da versão que utilizamos pode acontecer algum bug, acontece bastante em versões beta.

No Construct2 por padrão, quando você salva um .capx, ele altera a versão que foi editado o projeto, assim impedindo de abrir o mesmo projeto nas versões mais antigas da ferramenta, se ocorre o problema acima, pode ser uma enorme dor de cabeça. Como tenho visto nos grupos de facebook sobre esta situação, resolvi fazer este tutorial rápido de como resolver o problema.

Primeiramente, é necessário saber que o arquivo .capx, é na verdade um arquivo compactado. 
Exemplo:
Imagem
Então eu renomeei o arquivo para Exciybike.rar
Imagem
Desta forma posso abrir ele com o próprio Winrar.
Olhando a estrutura das pastas do arquivo antes .capx 
Imagem
Para não estender demais, é necessário saber que o arquivo com a extensão .caproj é o arquivo de configuração do projeto, você pode clicar no arquivo e jogar para a sua área de trabalho ou qualquer outra pasta do seu pc "só não pode esquecer".
Com o arquivo no pc, abra ele em um editor de texto, pode ser o notpad, eu utilizo o notpad++.

Com o arquivo aberto no editor.

Código: Selecionar todos

<?xml version="1.0" encoding="utf-8" ?>
<c2project>
    <name>Excitibike</name>
    <description></description>
    <version>0.001</version>
    <author>Criador do projeto</author>
    <author-email>[email protected]</author-email>
    <author-website></author-website>
    <app-id>excitibiketeste</app-id>
    <unique-id>2qpiuspr2assgjili</unique-id>
    <saved-with-version>23900</saved-with-version>
Deixei exatamente as linhas até onde mostra a versão que o projeto foi salvo, no meu caso a 239, vale lembrar que a cada versão no código é a versão do Construct2 "239XX" onde no final é acrescentado "00", sendo assim se está utilizando a 230, então vai precisar renomear para 23000. 
Feito a alteração, salve o arquivo, mova ele para o winrar, o arquivo será substituído, depois renomeie o arquivo novamente para .capx

Pode abrir novamente o projeto na versão anterior do Construct 2.

Caso tenha ficado com alguma dúvida, deixe nos comentários.

Responder