Antes de dar meu parecer sobre todos os jogos, gostaria de parabenizar a todos que se envolveram, mesmo os que não participaram, mas ajudavam a sanar as dúvidas e alimentavam o tópico de discussão.
Tentei finalizar a maioria dos jogos, vou deixar uma print do máximo que consegui de cada um. Farei um comentário mais longo sobre os três primeiros. Tenho vídeo gravado de todos, porém não sei quando vou ter um tempo pra juntar tudo e fazer uma analise, então por enquanto fica essa mesmo.
1º Tiny Ninja:
Um dos jogos mais bem polidos do JAM, e que aproveitou o tempo que tinha com excelência. Ou seja, ele foi muito bem planejado para ser feito nas 96 horas e acabou sendo mais do que suficiente.
Os gráficos me lembram mais 8 Bits do que 16 Bits, em relação a geração, claro. Isso porque o ninja roxo lembra nitidamente o Ninja Gaiden do NES. Os elementos da HUD estão bem posicionados, tanto que os dois botões enormes não atrapalham em nada.
A música de fundo é perfeita e encaixa perfeitamente com o modo furtivo do Ninja em um ambiente de suspense. Os efeitos sonoros também estão muito bem colocados, talvez tenha faltada um efeito pra quando os inimigos lançam shurikens, mas isso não faz tanta falta assim.
A mecânica do game aproveitou muito bem a limitação. O pulo é relativo e você consegue controlar bem onde quer pular. A técnica de rebater na parede é sempre muito bem aproveitada.
Consegui terminar o game em exatos 15 minutos e minha pontuação máxima foi 11300 ainda no inicio do game:
2º Run Guy:
A principio parecia um game bem simples. Mas jogando eu percebi o quão detalhado o jogo é.
Os gráficos são bons, e cada tema disponível fica coerente dentro do jogo. A ideia de inverter a imagem do personagem quando muda a gravidade foi boa, pois simboliza bem a troca de plano. O menu tem várias opções muito bem dispostas e aproveitando bem a limitação das teclas. Só achei que quando bate o recorde, a mensagem aparece rapido demais, poderia ficar lá sem problemas até iniciar outra partida.
As músicas, tanto para o menu quando para o gameplay foram bem escolhidas. A do menu não há progressão o que dá um ar de calma, ao contrário do gameplay que começa com uma batida progressiva assim como o game vai desenrolar.
A mecânica dos controles é muito bem definida, totalizando 3 ações possíveis no jogo para apenas duas teclas. Não encontrei bugs durante o jogo, é um sinal muito bom pra um jogo feito em pouco tempo.
Meu recorde foi 50:
3º Last Resort:
O game é muito bom e bem polido, segue um estilo simplista com gráficos baseados em formas geométricas. Os efeitos de destruição dos elementos é muito bacana, dá mesmo a impressão de destruição de estruturas.
Os efeitos sonoros estão ótimo, combinando com o estilo gráfico. A música também é muito boa, porém, apenas para o menu, pois para o gameplay em certos momentos fica animada demais dando a impressão de apresentação (Onde seria o "refrão" dela).
Os comandos são bem criativos e só não são perfeitos, pois estão bem próximos, e isso deixa tudo muito cansativo. Se a tecla de tiro fosse na letra 'L' por exemplo já seria um grande alivio.
Não encontrei bugs, mas creio que a geração de inimigos possa ser melhorada. Você sente o aumento da dificuldade, porém em certo ponto tem inimigos de todos os lados e rotacionar como falei é cansativo, além de demorado. Então sugiro que com aumento de dificuldade mais inimigos sejam criados na mesma direção, para focar um pouco os tiros.
Consegui chegar a 184 - AFC, até onde tinha visto 4º lugar:
4º Chicken Nugget Machine:
Um game que poderia estar em posições superiores se não tivesse pecado na jogabilidade. Apesar dos gráficos lindos, ótima música (Volume um pouco acima) e bons efeitos sonoros a mecânica é muito forçada já que utilizou teclas inversas. Se tivesse utilizado Cima (pulo) e baixo (troca direção) seria muito melhor, já que sua mente não vai te enganar achando que teclar direita vai para direita e teclar esquerda vai para esquerda. Realmente um pecado. Mas ainda sim um bom jogo.
Consegui 4500 pontos no level 5, cheguei a ver algumas plataformas verdes antes de morrer:
5º TapTap:
Outro ótimo game que pecou em alguns aspectos. Os gráficos são simples, mas não incomodam. Bons efeitos sonoros apesar de poucos, porém a música do gameplay deixou muito a desejar, ela abafa os efeitos sonoros e não combina com o game (Apesa r se como música, ser ótima), chega a ser irritante (Ainda mais na parte cantada), pois como a dificuldade aumenta devagar você começa a errar por cansaço. A mecânica em si foi muito bem elaborada, e deixa a jogabilidade bem fluida.
Consegui 7215 pontos:
6º Arkajam:
O jogo é bem simples sem muitas novidades, é um arkanoid clone. Talvez a jogabilidade compensasse, mas são os mesmos poderes clássicos (Que às vezes aparecem em quantidades absurdas). Faltou uma música de fundo pra deixar o jogo menos entediante. Encontrei alguns bugs como a bola travar no pad quando o mesmo muda seu ângulo para se movimentar e a bola travar na parede quando pega o poder de ficar grande próximo as laterais.
Terminei o jogo em 5 minutos:
7º Return of The Shadow:
Apesar de um ótimo acabamento o jogo não empolga, apresentando problemas na mecânica que deveria ser seu forte. O bug de poder pular várias vezes é achado com muita facilidade e usando ele rapidamente chega ao fim do jogo. Faltou planejamento, seria o jogo para ser feito em 1 mês quem sabe, já que apresenta níveis e chefões.
8º O livro da sabedoria:
Um puzzle até certo ponto interessante, apesar de graficamente fraco. No modo com tempo fui até o 4º livro somente, creio que é quase impossível passar com apenas 60 segundos (Fiquei 10 minutos tentando e nada). No modo sem tempo fui até o 7º livro, onde fiquei preso após pegar a 4ª peça e ativar sem querer o botão da parede, me impedindo de prosseguir e de se matar.
9º Golden Robot:
Outro game que te vence pelo cansaço, a dificuldade não aumenta ou é muito lenta. O jogo até tem gráficos interessantes, mas não tem apresentação nenhuma e não te deixa concluir muita coisa.
Joguei até chegar a 10120 pontos pois meus dedos já estavam no limite:
10º Shadow Runner:
Bem simples, porém organizado. Poderia ter mais detalhes nos prédios pra não dar a impressão que está faltando algo. A música combinou bem com o game. Faltou ousadia para colocar mais obstáculos e usar mais uma tecla para atacar, por exemplo.
Consegui 711 pontos:
11º Music Breaker:
Assim como o Arkajam é um clone sem novidades. Não vi finalidade de usar sons de bateria como efeitos sonoros, sendo que não há nem acoanhamento de fundo. O Game é um bocado difícil, e você só tem uma chance pra tudo. Cheguei na segunda fases várias vezes porém o mesmo bug ocorria da bola ficar presa lá em cima.
12º GO JAMES GO!:
O game até tem uma jogabilidade diferente, porém falta alinhamento na questão dos pulos. Os gráficos são bastante desconexos no gameplay apesar do menu ser bem feito. A música deveria ficar apenas no menu, pois não representa o sentimento de "fuga do perigo" que há no gameplay. Olhe como exemplo a música da fase Boulders do Crash Bandicoot 1. Um bug é que tu pode pular mesmo depois de morto.
Consegui terminar o game:
13º Project Runner:
O autor merece os parabéns por usar uma biblioteca própria para desenvolver o game. O jogo em si não oferece tantas opções, mas a mecânica de usar os botões tanto para atirar e movimentar é interessante. A falta de sons deixa o jogo sem sal e os gráficos não ajudam muito.
Consegui 21747 pontos:
14º Roar War
Apesar da posição achei o jogo divertido hahaha (Ri muito com os "Biiirlls"). Se o sistema de vidas fosse no estilo "cabo de guerra" ao invés das barras ficaria bem mais interessante, pois poderia colocar aumento de dificuldade. A mecânica deixa a desejar, pois quando são sequências curtas a máquina termina bem mais rapido que você.
Ganhei uma vez em seis pelo menos:
15º Light Lives:
Assim como o Project Runner parabenizo o autor por usar sua própria biblioteca. O game apresenta uma jogabilidade um pouco confusa, talvez uma linha representando a mira ajudasse ou um limite de distância onde as luzes vermelhas ficassem para atirar. A ausência de sons deixa tudo muito vago o que não faz você ficar muito tempo jogando.
Não consegui acumular muita coisa durante 20 min jogando:
16º Street Runner:
Dê inicio olhando a história você cria uma grande expectativa (Afinal, quem não quer acabar com alguns marginais?) com o game e acaba muito frustrado. A lentidão com que o game começa é de deixar qualquer um nervoso. Enfim, demorei descobrir que dava pra dar rasteira nos inimigos, já estava bem no final:
17º PSUPSU:
Enfim, gostaria de fazer um comentário. Mas não dá xD