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[PROG] Data Structures (Grid)

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Tutoriais & Aulas
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[PROG] Data Structures (Grid)

Mensagem por Tutoriais & Aulas » Qui Abr 28, 2016 7:49 pm

Autor original: Sannin Kyiuubi
Assunto: Data Structures (Grid)
Descrição: Meu último tutorial sobre DS, envolvendo agora a mais complicada delas, a Grid.
Dificuldade: Grid já é mais complicada, então creio que intermediário.
Requerimento: GM Pró.

Data Structures

Como o nome diz, são estruturas de dados, tendo vários tipos em que cada funciona de certo modo.

Grid

Grid é com certeza a mais complicada das DS. Ela funciona do seguinte modo:

Quando se cria uma nova se define o tamanho X e Y dela, onde X é a largura e Y a altura. Numa onde declare 3,5 terá uma grid assim:

XXXXX
XXXXX
XXXXX



Cada X representa uma colocação que poderá ter amarzenado os dois tipos de dados: reais e strings.

A criação de uma Grid segue o padrão:

Código: Selecionar todos

grid_id = ds_grid_create(<largura>,<altura>)
O id da Grid fica armazenado na var grid_id. Largura e altura são como eu disse, definem o número de dados que podem ser amarzenados.

A Grid como você viu já tem um tamanho definido quando você a declara, então você não adiciona dados nela e sim os autera, veja:

Código: Selecionar todos

ds_grid_set(<id da grid>,<localização x>,<localização y>,<valor>)
Este código substitui o valor da grid definida na localização expecificada pelo valor definido. Vamos dizer que criei uma grid 2,2:

0 0
0 0


Com este código: ds_grid_set(grid_id,2,1,"A"). A grid fica deste modo:

0 "A"
0 0



Não é dificil entender, com o tempo você pega o jeito. Uma coisa interessante é que o Grid também tem o comando add:

Código: Selecionar todos

ds_grid_add(<id da grid>,<localização x>,<localização y>,<valor a ser adicionado>)
Se lêu com atenção: valor a ser adicionado. O comando add soma valores a uma localização dada. No exemplo la de cima vamos por outro código: ds_grid_add(grid_id,2,1,"BC"). A nossa Grid fica assim:

0 "ABC"
0 0



Como você deve ter notado com a funçao add você pode adicionar valores reais e string, muito útil  8).

Antes de continuarmos a vêr como alterar dados de grids mostrarei comandos que retornam dados das grids, em certos projetos elas podem ser muito úteis ;).

Como em todas as outras DS temos o comando de destruiçãopara liberar memória:

Código: Selecionar todos

ds_grid_destroy(<id da grid>)
Não podemos simplismente conferir o tamanho da grid, mas podemos conferir sua largura e altura:

Código: Selecionar todos

ds_grid_width(<id da grid);
ds_grid_height(<id da grid>);
Na nossa grid o primeiro código retornaria 2, e segundo a mesma coisa, afinal temos uma grid 2x2.

Uma coisa interessante é que podemos alterar o tamanho de uma Grid a qualquer hora:

Código: Selecionar todos

ds_grid_resize(<id da grid>,<nova largura>,<nova altura>)
Quando se muda o tamanho de uma grid os valores da mesma assumem seu valor original, ou seja, 0. Na nossa grid: ds_grid_resize(grid_id,3,2). Teremos:

000
000


Nosso valor "ABC" é voltado para 0.

Um código que muda muito no Grid é o clear:

Código: Selecionar todos

ds_grid_clear(<id da grid>,<valor>)
Este código faz todos os dados da grid indicada passarem a ser o valor. Na nossa grid: ds_grid_clear(grid_id,"A"). Fica assim:

"A" "A" "A"
"A" "A" "A"



Lá em cima vimos que podemos adicionar valores em dados, mas podemos também multiplicalos:

Código: Selecionar todos

ds_grid_multiply(<id da grid>,<x do dado>,<y do dado>,<multiplicador>)
Diferente das adições, multiplicações só funcionam com dados reias, ou seja, números.
Use o clear para termos uma grid totalmente do real dois, depois, use este cógido: ds_grid_multiply(grid_id,2,1,2). Teremos:

242
222



Outro possibilidade das Grids é poder alterar áreas específicas:

Código: Selecionar todos

ds_grid_set_region(<id da grid>,<x inicial>,<y inicial>,<x final>,<y final>,<valor a ser passado>)
Dando a id da grid, definindo os 2 x e 2 y, teremos os dados abrangidos passados para  valor. Na nossa grid: ds_grid_set_region(grid_id,2,1,3,2,8 ). Teremos:

288
288



Além desta função de para alterar regiões, temos também como alterar regiões com função add e multiply:

Código: Selecionar todos

ds_grid_add_region(<id da grid>,<x inicial>,<y inicial>,<x final>,<y final>,<valor a ser somando>);
ds_grid_multiply_region(<id da grid>,<x inicial>,<y inicial>,<x final>,<y final>,<multiplicador>);
Na nossa grid: ds_grid_multiply_region(grid_id,1,1,3,2,2). Teremos:

4 16 16
4 16 16


Bem, vimos como alterar dados da Grid, mas ainda não vimos como lêr um deles ^^. Para lêr um valor:

Código: Selecionar todos

ds_grid_get(<id da grid>,<x do dado>,<y do dado>)
Se penssarmos em nossa grid e usar este comando: show_message(ds_grid_get(gird_id,2,1). Assim teremos uma menssagem exibindo a valor 16.

Grid não algo fácil de se mexer, em estruturas mais avançadas então nem se fala. Mas ainda temos mais alguns códigos que podem ajudar. Sempre é bom poder conferir se certo valor existe em certa DS:

Código: Selecionar todos

ds_grid_value_exist(<id da grid>,<x inicial da procura>,<y inicial da procura>,<x final da procura>,<y final da procura>,<valor a ser procurado>)
Quando se procura certo valor numa Grid deve-se especificar aonde ele deve ser procurado, funciona como alterar áreas, está função retorna somente se o valor existe na grid.

Existem dois códigos que ajudam e muito, ele servem para indicar em que posição x ou y se encontra certo valor:

Código: Selecionar todos

ds_grid_value_x(<id da grid>,<x inicial>,<y inicial>,<x final>, <y final>,<valor a ser procurado>)
ds_grid_value_y(<id da grid>,<x inicial>,<y inicial>,<x final>, <y final>,<valor a ser procurado>)
Estes códigos retornam a posição em que se encontra a valor. Uso bastante para fazer comparação de dados externos.

Bem, os códigos para grid não acabaram, mas eu só vou passar estes pois creio serem os mais importantes, se quiserem mais informação só olharem no help do GM ;).

Este é meu último tutorial de DS, ainda ficaram 3 DS sem serem vistas, mas creio não são importantes, como o resto do conteúdo da grid podem ser vistas no help do GM. Espero que tenham gostado, qualquer dúvida, problema ou erro meu no tutorial só falar ^^.

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