Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Movimento do Draw

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
kzards
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 7

Movimento do Draw

Mensagem por kzards » Seg Out 31, 2016 12:42 am

Olá pessoal, estou com uma dúvida que o google ainda não respondeu, queria muito a ajuda de vocês, se possível.
Eu criei uma variavel chamada clicks e ela acompanha o mouse, toda vez que eu clico na room é adicionado +1 a variavel clicks. até aí tudo certo, só que queria criar uma animação simples, queria que toda vez que eu clicasse subisse um simbolo, por exemplo +1, a partir da posição do mouse, algo tipo aquele sistema de Dano que tem no ragnarok. Eu sei que da pra fazer isso usando sprites, mas queria fazer usando o Draw Event, se alguém puder me ajudar aew eu agradeço. 

Avatar do usuário
SIGILOSO
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 7
Localização: Sua imaginação

Contato:

Re: Movimento do Draw

Mensagem por SIGILOSO » Seg Out 31, 2016 1:18 am

Você poderia usar a função string_insert pra inserir o valor dos clicks dentro do texto, mas como o valor é numérico acho que não daria certo.
Então o que pode fazer é simplesmente colocar um "+" e o valor da variável em strings diferentes, mas fazendo o mesmo movimento.

Pode declarar no Create:

Código: Selecionar todos

click_addY=0
click_addAlpha=0
Com click_addY vamos criar o movimento de subida do texto e com click_addAlpha o tempo para que ele fique na tela e vá desaparecendo.
Quando o cara clicar na room, coloque no evento:

Código: Selecionar todos

click_addY=0
click_addAlpha=10
O valor 10 no click_addAlpha irá ativar o movimento.
Agora, no Step:

Código: Selecionar todos

if click_addAlpha>0
{
click_addY+=1
click_addAlpha-=0.2
}
Isso fará com que, quando ativado, o texto vá subindo em relação à posição do mouse e dar um tempo para que o texto possa começar a desaparecer.
Eu recomendo que você utilize esses códigos em algum tipo de objeto controlador, tipo o que você usa pra mostrar as informações na tela, pois como vamos usar o evento Draw, pode dar alguns problemas se o objeto tiver alguma sprite.

E agora, no Draw:

Código: Selecionar todos

draw_text_color(mouse_x,mouse_y-click_addY,"+",c_white,c_white,c_white,c_white,click_addAlpha)
draw_text_color(mouse_x+32,mouse_y-click_addY,clicks,c_white,c_white,c_white,c_white,click_addAlpha)
Esse código irá desenhar o + seguido do número de clicks dados pelo jogador. Como eu não sei a resolução do seu jogo, ou a fonte que está usando, eu chutei um 32 ali de espaçamento, pois estamos usando duas strings diferentes. Você pode mexer nos valores também pra ajeitar a posição, o tempo que fica na tela, etc

Testa aí!
:afro:

Avatar do usuário
kzards
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 7

Re: Movimento do Draw

Mensagem por kzards » Seg Out 31, 2016 3:11 pm

Thank yooou, testarei sim.

--------------------------------------------------EDIT--------------------------------------------

Infelizmente a função draw_text_color não está disponível na minha versão, pois é a Lite, estou procurando uma outra função, talvez usar um Alarm e um instance_destroy()

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Google [Bot] e 2 visitantes