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[Artigo] Como se tornar um desenvolvedor
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[Artigo] Como se tornar um desenvolvedor
Como se tornar um desenvolvedor
Um dos maiores impasses quando uma pessoa deseja se tornar um desenvolvedor de jogos, é o fato de não saberem para onde ir.
A questão é simples, mas a resposta nem tanto. "O que fazer agora?"
Eis o objetivo deste artigo, servir como um mapa para que saiba quais passos seguir e "o que fazer agora".
1 - Saiba qual é seu objetivo
Muitas pessoas responderiam: "fazer um jogo".
Mas é apenas isso que queres? Um simples jogo, e nada mais?
Você pode escolher entre ser um desenvolvedor por mero prazer, ou se tornar um profissional.
Tenha isso em mente, qual tipo de desenvolvedor você é. Siga seu objetivo sempre, em todos os passo que terá que dar.
2 - Saiba o que e onde procurar
Quando estamos falando de aprendizado, é comum cometermos erros. Mas um erro que deve evitar é na escolha do que aprender.
Nada de aprender a "fazer um jogo de plataforma" ou "fazer um player igual o Mario".
Vamos ao exemplo do jogo de plataforma. O que você deve aprender é como a mecânica de um jogo desse funciona, e não como fazê-la.
A maneira mais simples de aprender esta mecânica é observar um jogo do estilo. Ver como os personagens se movem, colidem, etc.
Como fazer é você que decide, e não aprende por ai.
Você pode pesquisar por engines e estudar seu código, isso facilita muito para aprender a fazer o sistema de seu jogo.
Não esqueça também de sempre ter algum amigo experiente para lhe ajudar em suas dúvidas.
3 - Aprenda a usar seu próprio estilo
As pessoas muitas vezes tentam fazer um jogo que siga um estilo de um existente, e acabam não obtendo um resultado adequado e se frustam por isso.
Cada um tem seu modo de fazer as coisas, quando for fazer seu jogo siga seu próprio estilo.
Tenha certeza que seu estilo é bem melhor que tentar imitar qualquer outro. Não faça com que o jogo tenha características iguais ou semelhantes a de jogos de sucesso, faça as características de acordo com o seu jogo.
4 - Aprenda a aprender
Aqui é onde a maioria "empaca", não conseguem achar conteúdo de qualidade para aprender...Ou não sabem procurar? :D
Já parou para pensar que o maior problema seja que você está procurando pela coisa errada?
Primeiramente aprenda a linguagem que utilizará para desenvolver seu jogo.
O conteúdo necessário para isso geralmente está aos montes na internet.
Aprendendo a usar as funções, estrutura da linguagem, etc. já é o suficiente para desenvolver seu jogo.
Para ajudar a fixar o conteúdo, faça engines quaisquer utilizando tudo o que aprender.
Não precisa ser um jogo, ou sequer ter sprites ou efeitos sonoros de qualidade. Apenas algo que rode e você veja o que aprendeu em ação.
Faça essas engines constantemente enquanto vai aprendendo, nada de deixar para ultima hora. ;)
Certo, você aprendeu a linguagem, colocou em prática em engines simples, e agora?
Como posso juntar o que sei para construir um jogo? Onde encontrar conteúdo que ensine isso?
Bom, nos jogos! Sim! Não há melhor conteúdo do que ver um jogo funcionando bem a sua vista. :D
Já parou para pensar como o Mario funciona? Sabe qual código usaram para faze-lo pular?
Nada de ir ao Google, olhe ele e verá como você consegue juntar várias coisas que você aprendeu e formar mentalmente o código que o faz pular.
Não seja tímido, vai lá e faz uma engine disso. Viu? Você acabou de aprender a fazer um personagem pular só de olhar o Mario. :)
Estude jogos, e pense mentalmente como eles funcionam. Depois tente reproduzir algumas características(não o jogo inteiro) em uma engine.
DICA: Não é uma boa idéia, para fins educativos, construir um jogo inteiro ou tentar "reproduzir" um jogo existente.
Você perderá MUITO tempo com isso, e na maioria das vezes aprenderá a fazer as coisas da maneira errada.
É MUITO melhor fazer engines básicas que reproduzam funcionalidades específicas que queres aprender a fazer. E sempre salve elas, deixe-as jogadas em uma pasta e após algum tempo tente refazer de uma forma melhor.
5 - Estude engines, todas elas
Muitas vezes as pessoas pesquisam por engines que tratem de algo que necessitam em seus jogos.
Com isso desperdiçam MUITO conteúdo útil(e depois reclamam da ausência de conteúdo :P).
Nas engines há muito código e várias maneiras diferentes de fazer aquilo.
Aprenda a fazer da sua maneira, quanto mais você praticar melhor ficará.
Sua lógica se expandirá e logo poderá construir qualquer sistema sem precisar pesquisar como fazer aquilo.
FAQ
Eu tenho conteúdo mas não consigo aprender, e agora?
Encontre um "professor", alguém que lhe ajude a entender as coisas e faça algumas engines(comentadas) para que possa estuda-las. :D
Não encontro engines para estudar, e agora?
Então precisará que alguém a faça, peça para um amigo. Eu me voluntario, se precisar.
Onde você aprendeu isso?
Experiência própria, e um pouco de "senso natural".
Porquê eu seguiria essa baboseira?
A menos que tenha uma agenda de aprendizado melhor, recomendo pensar nessa possiblidade.
Se uma geladeira do tamanho do sol for construída... Vou ter que pagar mais imposto pelo consumo de energia dessa feladamain?
Um dos maiores impasses quando uma pessoa deseja se tornar um desenvolvedor de jogos, é o fato de não saberem para onde ir.
A questão é simples, mas a resposta nem tanto. "O que fazer agora?"
Eis o objetivo deste artigo, servir como um mapa para que saiba quais passos seguir e "o que fazer agora".
1 - Saiba qual é seu objetivo
Muitas pessoas responderiam: "fazer um jogo".
Mas é apenas isso que queres? Um simples jogo, e nada mais?
Você pode escolher entre ser um desenvolvedor por mero prazer, ou se tornar um profissional.
Tenha isso em mente, qual tipo de desenvolvedor você é. Siga seu objetivo sempre, em todos os passo que terá que dar.
2 - Saiba o que e onde procurar
Quando estamos falando de aprendizado, é comum cometermos erros. Mas um erro que deve evitar é na escolha do que aprender.
Nada de aprender a "fazer um jogo de plataforma" ou "fazer um player igual o Mario".
Vamos ao exemplo do jogo de plataforma. O que você deve aprender é como a mecânica de um jogo desse funciona, e não como fazê-la.
A maneira mais simples de aprender esta mecânica é observar um jogo do estilo. Ver como os personagens se movem, colidem, etc.
Como fazer é você que decide, e não aprende por ai.
Você pode pesquisar por engines e estudar seu código, isso facilita muito para aprender a fazer o sistema de seu jogo.
Não esqueça também de sempre ter algum amigo experiente para lhe ajudar em suas dúvidas.
3 - Aprenda a usar seu próprio estilo
As pessoas muitas vezes tentam fazer um jogo que siga um estilo de um existente, e acabam não obtendo um resultado adequado e se frustam por isso.
Cada um tem seu modo de fazer as coisas, quando for fazer seu jogo siga seu próprio estilo.
Tenha certeza que seu estilo é bem melhor que tentar imitar qualquer outro. Não faça com que o jogo tenha características iguais ou semelhantes a de jogos de sucesso, faça as características de acordo com o seu jogo.
4 - Aprenda a aprender
Aqui é onde a maioria "empaca", não conseguem achar conteúdo de qualidade para aprender...Ou não sabem procurar? :D
Já parou para pensar que o maior problema seja que você está procurando pela coisa errada?
Primeiramente aprenda a linguagem que utilizará para desenvolver seu jogo.
O conteúdo necessário para isso geralmente está aos montes na internet.
Aprendendo a usar as funções, estrutura da linguagem, etc. já é o suficiente para desenvolver seu jogo.
Para ajudar a fixar o conteúdo, faça engines quaisquer utilizando tudo o que aprender.
Não precisa ser um jogo, ou sequer ter sprites ou efeitos sonoros de qualidade. Apenas algo que rode e você veja o que aprendeu em ação.
Faça essas engines constantemente enquanto vai aprendendo, nada de deixar para ultima hora. ;)
Certo, você aprendeu a linguagem, colocou em prática em engines simples, e agora?
Como posso juntar o que sei para construir um jogo? Onde encontrar conteúdo que ensine isso?
Bom, nos jogos! Sim! Não há melhor conteúdo do que ver um jogo funcionando bem a sua vista. :D
Já parou para pensar como o Mario funciona? Sabe qual código usaram para faze-lo pular?
Nada de ir ao Google, olhe ele e verá como você consegue juntar várias coisas que você aprendeu e formar mentalmente o código que o faz pular.
Não seja tímido, vai lá e faz uma engine disso. Viu? Você acabou de aprender a fazer um personagem pular só de olhar o Mario. :)
Estude jogos, e pense mentalmente como eles funcionam. Depois tente reproduzir algumas características(não o jogo inteiro) em uma engine.
DICA: Não é uma boa idéia, para fins educativos, construir um jogo inteiro ou tentar "reproduzir" um jogo existente.
Você perderá MUITO tempo com isso, e na maioria das vezes aprenderá a fazer as coisas da maneira errada.
É MUITO melhor fazer engines básicas que reproduzam funcionalidades específicas que queres aprender a fazer. E sempre salve elas, deixe-as jogadas em uma pasta e após algum tempo tente refazer de uma forma melhor.
5 - Estude engines, todas elas
Muitas vezes as pessoas pesquisam por engines que tratem de algo que necessitam em seus jogos.
Com isso desperdiçam MUITO conteúdo útil(e depois reclamam da ausência de conteúdo :P).
Nas engines há muito código e várias maneiras diferentes de fazer aquilo.
Aprenda a fazer da sua maneira, quanto mais você praticar melhor ficará.
Sua lógica se expandirá e logo poderá construir qualquer sistema sem precisar pesquisar como fazer aquilo.
FAQ
Eu tenho conteúdo mas não consigo aprender, e agora?
Encontre um "professor", alguém que lhe ajude a entender as coisas e faça algumas engines(comentadas) para que possa estuda-las. :D
Não encontro engines para estudar, e agora?
Então precisará que alguém a faça, peça para um amigo. Eu me voluntario, se precisar.
Onde você aprendeu isso?
Experiência própria, e um pouco de "senso natural".
Porquê eu seguiria essa baboseira?
A menos que tenha uma agenda de aprendizado melhor, recomendo pensar nessa possiblidade.
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Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script
Re: [Artigo] Como se tornar um desenvolvedor
haahahahah muito bom cara! Principalmente o item 4. Fazer engines me ajudou bastante, e espero que tenha ajudado os outros também.
Posso colocar no Guia do Iniciante?
FLWS!
Posso colocar no Guia do Iniciante?
FLWS!
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- Mensagens: 283
- Localização: Natal-RN
-
Re: [Artigo] Como se tornar um desenvolvedor
Mds, até me sinto alguém. Claro que pode.
Obrigado pelo feedback e até mais.
Obrigado pelo feedback e até mais.
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