Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

dúvida: checkpoint + player persistente

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
adiplomatique
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 13

dúvida: checkpoint + player persistente

Mensagem por adiplomatique » Qua Out 19, 2016 10:56 pm

prezados,

sei que existem diversos tutoriais e vídeos ensinando como fazer um checkpoint, inclusive aquele famoso do shaun. no entanto, encontro somente os que esbarram na limitação do checkpoint estar na própria room onde se acha o objeto checkpoint (e funcionar somente nessa) e\ou na do player ser criado a cada room, em vez de ser persistente.

se alguém puder indicar, ensinar, apontar, linkar como fazer um checkpoint que não se restrinja à própria room em que se encontra o objeto checkpoint e com o player persistente, agradeço.

obrigado!

Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

Re: dúvida: checkpoint + player persistente

Mensagem por gabrielsch » Qui Out 20, 2016 5:03 pm

No caso desse checkpoint é necessário que as entidades do mapa também voltem ao seu estado ou apenas o jogador? Se for apenas o jogador então usar estrutura de dados para salvar checkpoints (posição do jogador etc.) e depois fazer referencia a ultima pode ser a melhor solução.
Imagem

Avatar do usuário
adiplomatique
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 13

Re: dúvida: checkpoint + player persistente

Mensagem por adiplomatique » Qui Out 20, 2016 9:05 pm

gabriel,

a princípio, somente o jogador. 

porém, não sei se entendi o que você quis dizer com usar estrutura de dados. tem algum link ou pode exemplificar para que eu possa ter uma idéia, por favor?

obrigado pela resposta.

Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

Re: dúvida: checkpoint + player persistente

Mensagem por gabrielsch » Sáb Out 22, 2016 4:03 am

Estrutura de Dados eu digo ds_lists, ds_grids etc. Acredito que não seja necessário no seu caso, basta criar variáveis globais como por exemplo checkpoint_x e checkpoint_y no inicio do jogo, altera-las na hora de um checkpoint e toda vez que necessitar voltar (gameover etc.) troque de room com room_goto e em algum objeto controlador (presente em todas as rooms) faça com que no evento Room Start a posição do jogador seja alterada para os valores das variáveis globais checkpoint_x e checkpoint_y.
Imagem

Avatar do usuário
adiplomatique
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 13

Re: dúvida: checkpoint + player persistente

Mensagem por adiplomatique » Seg Out 24, 2016 8:00 pm

gabrielsch escreveu:Estrutura de Dados eu digo ds_lists, ds_grids etc. Acredito que não seja necessário no seu caso, basta criar variáveis globais como por exemplo checkpoint_x e checkpoint_y no inicio do jogo, altera-las na hora de um checkpoint e toda vez que necessitar voltar (gameover etc.) troque de room com room_goto e em algum objeto controlador (presente em todas as rooms) faça com que no evento Room Start a posição do jogador seja alterada para os valores das variáveis globais checkpoint_x e checkpoint_y.
cara,
então, para não ficar dúvidas:
o que de diferente desse vídeo eu teria que fazer para funcionar com player persistente?

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes