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[DISCUSSÃO] Indie games vs Mods
[DISCUSSÃO] Indie games vs Mods
Então... quando paramos para ver os lados criativos em videogames, podemos tirar pelo menos dois que são bem expressivos: a comunidade indie e a comunidade modding. São comunidades relativamente separadas, mas que talvez valha a pena uma discussão a respeito.
Modding
Começando pelos mods, vemos muitas coisas bizarras: shaders e outras melhorias gráficas, armas que atiram coisas diversas (galinhas, mísseis, etc), mulheres nuas... e assim vai. Nessa situação, temos de fato uma galera muito criativa construindo vários assets para um jogo já pronto. Mas claro que essa galera não vive somente de artistas: muitos programadores dedicam seu tempo expandindo o jogo com novas features, e outros até mesmo colaboram entre si para ajudar outros modders, seja construindo ferramentas para facilitar a edição de recursos do jogo ou se envolvendo na parte da engenharia reversa, buscando entender como o jogo principal funciona e então encontrar uma maneira de outras pessoas o modificarem.
Vamos levar em consideração, no entanto, que por mais criativa que a fanbase seja, o jogo não é deles e em muitos casos exige alteração de vários recursos vitais do jogo, o que nem sempre pode agradar a desenvolvedora. Mesmo sendo distribuídos gratuitamente, é notório que eles estão em uma "área cinza". Alguns vão direto para a "área negra", como cheaters para jogos online (isso não deixa de ser modding, afinal).
O benefício dos mods, em sua grande maioria, é quase que exclusivo para usuários de PC. Pela natureza "closed source" dos consoles, é muito mais difícil modificar jogos feitos para eles, e quando existe a possibilidade, ela nunca vem sem o requerimento de destravar o videogame.
Indie games
Já no lado indie, nós criamos o jogo ao invés de expandir um já existente (embora às vezes expandir também se encaixe aí). A comunidade em si precisa estar atenta a vários outros fatores, como violação de copyright (nisso os fangames possuem um laço especial de discussão), por exemplo. Quem geralmente busca vender suas criações também acaba precisando levar em conta a divulgação, preço do jogo, formação de uma equipe, etc.
Uma coisa que me incomoda quando me arrisco a comparar um lado com o outro é que parece existir um certo desequilíbrio em relação a criatividade. Digo: eu vejo certos mods de jogos que são incrivelmente bem trabalhados, com gráficos fenomenais e a experiência às vezes consegue ir além do fator replay oferecido pelo jogo em sua versão vanilla. Mas aí observo a cena indie e vejo um depósito cheio de jogos mobiles, em sua maioria minigames, todos usando pixel art. Chega a ser meio estranho uma modificação de um jogo qualquer feita por fãs, que não cobraram um centavo por aquilo, ser melhor do que um jogo completo feito por uma dita "equipe", custando uns R$20,00.
Diferente da comunidade modding, sinto uma grande falta de artistas para a criação de assets. Me espanta saber que é mais fácil encontrar modelos de veículos altamente detalhados em forma de mods para GTA, mas só consigo encontrar um punhado de sprites de um carrinho 2D buscando em sites como o OpenGameArt, por exemplo. Ao mesmo tempo, há uma quantidade massiva de programadores no lado indie. Jogos novos podem ser desenvolvidos por vários deles. Nos mods, no entanto, isso é crítico: se não houver alguém com motivação suficiente para fazer engenharia reversa em um jogo, ele se torna "inmodificável" para a maioria das pessoas.
Discussão
Então é isso: o que vocês acham? O que vocês sentem ao observar a galera que modifica e a galera que cria? Alguém já fez algum mod para algum jogo?
Estava lendo uma discussão sobre esse mesmo assunto aqui no Reddit (o conteúdo é antigo, mas vale a leitura). Achei interessante e queria poder ler as opiniões do pessoal daqui também.
o/
Modding
Começando pelos mods, vemos muitas coisas bizarras: shaders e outras melhorias gráficas, armas que atiram coisas diversas (galinhas, mísseis, etc), mulheres nuas... e assim vai. Nessa situação, temos de fato uma galera muito criativa construindo vários assets para um jogo já pronto. Mas claro que essa galera não vive somente de artistas: muitos programadores dedicam seu tempo expandindo o jogo com novas features, e outros até mesmo colaboram entre si para ajudar outros modders, seja construindo ferramentas para facilitar a edição de recursos do jogo ou se envolvendo na parte da engenharia reversa, buscando entender como o jogo principal funciona e então encontrar uma maneira de outras pessoas o modificarem.
Vamos levar em consideração, no entanto, que por mais criativa que a fanbase seja, o jogo não é deles e em muitos casos exige alteração de vários recursos vitais do jogo, o que nem sempre pode agradar a desenvolvedora. Mesmo sendo distribuídos gratuitamente, é notório que eles estão em uma "área cinza". Alguns vão direto para a "área negra", como cheaters para jogos online (isso não deixa de ser modding, afinal).
O benefício dos mods, em sua grande maioria, é quase que exclusivo para usuários de PC. Pela natureza "closed source" dos consoles, é muito mais difícil modificar jogos feitos para eles, e quando existe a possibilidade, ela nunca vem sem o requerimento de destravar o videogame.
Indie games
Já no lado indie, nós criamos o jogo ao invés de expandir um já existente (embora às vezes expandir também se encaixe aí). A comunidade em si precisa estar atenta a vários outros fatores, como violação de copyright (nisso os fangames possuem um laço especial de discussão), por exemplo. Quem geralmente busca vender suas criações também acaba precisando levar em conta a divulgação, preço do jogo, formação de uma equipe, etc.
Uma coisa que me incomoda quando me arrisco a comparar um lado com o outro é que parece existir um certo desequilíbrio em relação a criatividade. Digo: eu vejo certos mods de jogos que são incrivelmente bem trabalhados, com gráficos fenomenais e a experiência às vezes consegue ir além do fator replay oferecido pelo jogo em sua versão vanilla. Mas aí observo a cena indie e vejo um depósito cheio de jogos mobiles, em sua maioria minigames, todos usando pixel art. Chega a ser meio estranho uma modificação de um jogo qualquer feita por fãs, que não cobraram um centavo por aquilo, ser melhor do que um jogo completo feito por uma dita "equipe", custando uns R$20,00.
Diferente da comunidade modding, sinto uma grande falta de artistas para a criação de assets. Me espanta saber que é mais fácil encontrar modelos de veículos altamente detalhados em forma de mods para GTA, mas só consigo encontrar um punhado de sprites de um carrinho 2D buscando em sites como o OpenGameArt, por exemplo. Ao mesmo tempo, há uma quantidade massiva de programadores no lado indie. Jogos novos podem ser desenvolvidos por vários deles. Nos mods, no entanto, isso é crítico: se não houver alguém com motivação suficiente para fazer engenharia reversa em um jogo, ele se torna "inmodificável" para a maioria das pessoas.
Discussão
Então é isso: o que vocês acham? O que vocês sentem ao observar a galera que modifica e a galera que cria? Alguém já fez algum mod para algum jogo?
Estava lendo uma discussão sobre esse mesmo assunto aqui no Reddit (o conteúdo é antigo, mas vale a leitura). Achei interessante e queria poder ler as opiniões do pessoal daqui também.
o/
- Superbomber
- Programador
- Reações: 0
- Mensagens: 283
- Localização: Natal-RN
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Re: [DISCUSSÃO] Indie games vs Mods
Esté é um excelente tópico senhor/mister Rafael.
Acho que posso explicar esta situação de forma clara e rápida.
Fazer modificações é extremamente fácil.
Não, fazer a engenharia reversa e programar coisas novas para tal é complicado.(a menos que use uma ferramenta pronta, de qualquer forma alguém teve que faze-la)
Mas você não precisa ter uma ideia criativa, desenvolver o projeto de uma forma que agrade o público, etc.
Você tem uma árvore pronta, só precisa botar enfeites.
Criativo? Na verdade não. Veja, pegue seu jogo favorito e pense em coisas que poderiam ser diferentes/melhores.
Fácil, não? Quando se tem uma ideia pronta, é fácil pensar em modificações legais.
Enquanto a parte prática.. Existem programadores bons por ai, que muitas vezes não são criativos ou artistas para poderem fazer um jogo.(tipo eu. Um dia eu ainda vou fazer um sprite tão excelente, que o Miss vai chorar de orgulho. )
Então pegar um pronto e fazer uma modificação é a opção mais fácil para tal ser.
Já fazia algumas pequenas modificações em jogos antes mesmo de pesquisar sobre.(também, vários jogos antigos salvavam informações em arquivos de texto. ._. )
Depois que pesquisei, vi que haviam várias ferramentas para tal.
Não é lá muito difícil usa-las. (Nem me interessei pelo assunto, nunca fiz mod nenhum)
Tipo o CLEO, tem um programa para fazer scripts para o mesmo. Meio chato decorar os números daqueles malditos comandos, mas no fim é bem simples.
Já fazer o jogo do zero exige inúmeras dificuldades, pelo menos um de qualidade e que jeita bem visto pela galera é.
Uns mais simples deve ser mais fácil que muitos mods de jogos.
Mas o que faz o jogo bom é a ideia e não a programação. Claro que deve programar bem o jogo, mas isso é algo possível para qualquer programador experiente.
Já criar um jogo que faça sucesso não é pra qualquer um.
Acho que posso explicar esta situação de forma clara e rápida.
Fazer modificações é extremamente fácil.
Não, fazer a engenharia reversa e programar coisas novas para tal é complicado.(a menos que use uma ferramenta pronta, de qualquer forma alguém teve que faze-la)
Mas você não precisa ter uma ideia criativa, desenvolver o projeto de uma forma que agrade o público, etc.
Você tem uma árvore pronta, só precisa botar enfeites.
Criativo? Na verdade não. Veja, pegue seu jogo favorito e pense em coisas que poderiam ser diferentes/melhores.
Fácil, não? Quando se tem uma ideia pronta, é fácil pensar em modificações legais.
Enquanto a parte prática.. Existem programadores bons por ai, que muitas vezes não são criativos ou artistas para poderem fazer um jogo.(tipo eu. Um dia eu ainda vou fazer um sprite tão excelente, que o Miss vai chorar de orgulho. )
Então pegar um pronto e fazer uma modificação é a opção mais fácil para tal ser.
Já fazia algumas pequenas modificações em jogos antes mesmo de pesquisar sobre.(também, vários jogos antigos salvavam informações em arquivos de texto. ._. )
Depois que pesquisei, vi que haviam várias ferramentas para tal.
Não é lá muito difícil usa-las. (Nem me interessei pelo assunto, nunca fiz mod nenhum)
Tipo o CLEO, tem um programa para fazer scripts para o mesmo. Meio chato decorar os números daqueles malditos comandos, mas no fim é bem simples.
Já fazer o jogo do zero exige inúmeras dificuldades, pelo menos um de qualidade e que jeita bem visto pela galera é.
Uns mais simples deve ser mais fácil que muitos mods de jogos.
Mas o que faz o jogo bom é a ideia e não a programação. Claro que deve programar bem o jogo, mas isso é algo possível para qualquer programador experiente.
Já criar um jogo que faça sucesso não é pra qualquer um.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script
- gabrielsch
- Colaborador
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Re: [DISCUSSÃO] Indie games vs Mods
O mundo dos mods é bem interessante, além de ser uma comunidade global ela se divide de jogo em jogo, em alguns existe uma vasta gama de pessoas criando modificações em outros nem tanto. É interessante observar que alguns jogos facilitam a criação de mods como: Skyrim, Counter Strike, Minecraft etc. Alguns facilitam modificações visuais como é o caso do CS (não inclui CSGO) outros permitem modificações na mecânica como Skyrim e Minecraft. Mesmo que um jogo tenha abertura para esse tipo de comunidade a popularidade dele também parece ser um fator para o número de mods sendo feitos.
- junior.rod2
- Moderador
- Reações: 0
- Mensagens: 101
-
Re: [DISCUSSÃO] Indie games vs Mods
Tendo em vista que os membros fugiram completamente do tema do tópico, escolhi tranca-lo, caso queiram discutir sobre o assunto "Artes 3D e 2D" por favor criem um tópico apenas para isso.
Caso o autor do tópico solicite, o mesmo sera reaberto.
Edit:
As mensagens que fugiam do tema foram movidas para um outro criado com o tema correspondente, logo, este tópico foi reaberto para dar continuidade a discussão.
Caso o autor do tópico solicite, o mesmo sera reaberto.
Edit:
As mensagens que fugiam do tema foram movidas para um outro criado com o tema correspondente, logo, este tópico foi reaberto para dar continuidade a discussão.
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