Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais. |
[Artigo] Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
- Superbomber
- Programador
- Reações: 0
- Mensagens: 283
- Localização: Natal-RN
-
[Artigo] Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
Qual é sua estratégia quando começa um projeto novo? Aposto que sei toda sua rotina, duvida?
Primeiro você tem uma ideia, ai você começa seu projeto e quando tem uma quantidade aceitável já desenvolvida você cria um tópico. Depois posta uma versão beta, e de acordo com o que comentaram você corrige bugs e adiciona umas coisinhas que achou agradável. Enquanto o projeto vai evoluindo você atualiza o tópico, e quando termina faz uma atualização final e espera o feedback.
E depois? Não tem um resultado agradável não é? Mesmo que seu jogo tenha ficado excelente acaba sendo esquecido.
Ficou com preguiça de ler até aqui? Bom, então toma um cafézinho, faz um alongamento (e bate um...Milkshake, muitas vitaminas) que isto é apenas uma introdução.
Como ter a ideia?
A resposta para essa pergunta é simples e direta:
... Que vou responder após alguma enrolação.
O primeiro passo da sua estratégia é ver se sua ideia é promissora. Mas não dá para fazer se não tiver uma ideia certo?
A resposta é: Sei lá.
Cada pessoa tem seus interesses, e é nisso que você vai focar. Algo que lhe interesse. Gosta de matemática? Que tal um jogo matemático?
Esqueça os números, as contas, seja mais objetivo. Disseque a Matemática, pegue alguns pedaçinhos e monte algo novo.
É isso que você vai fazer para estimular sua mente. Veja algum assunto que lhe interessa, pegue algumas coisas interessantes e monte algo novo. E vá mais além, pegue um 7 e separe em um 4 e um 3. Depois inverta a ordem e forme um 34.
Faça associações, o que você tem(um 7) pode ser alterado a ponto de se tornar algo completamente diferente, novo, como um 34.
Como posso fazer meu jogo se tornar um sucesso?
A resposta é bem simples e direta:
Você não pode.
Ok, você teve uma ideia. E agora? Vá em frente com o projeto uai. '-'
Mas tenha algo em mente: Seu projeto não está bom.
Você pegou o 7, formou o 34... Mas esse 34 é muito sem graça. O 3 é até divertido, mas o 4 ta matando o projeto.
Mas e agora? Você já foi longe demais pra desistir? Que nada, nunca é tarde para abandonar o barco.
Se não deu certo, não tente inserir coisas novas interessantes ou remover o que não está agradando. Seu jogo é um número só, se você tentar inserir algo novo não vai deixar de ser aquele número.
Ao invés de tentar salvar um barco afundado, pegue tudo que tem de valor e dê o fora. (Não se esqueça de vasculhar o cofre )
Um mal projeto serve como peça para um bom projeto. Pegue o 34, divide em dois 15 e joga o 4 fora. Vê? Se você simplesmente removesse o 4 perderia o que o projeto significa. (Um belo 34 que fracassou)
Agora que você tem dois 15, guarde-os para próxima ideia que tiver.
É isso que fará com os seus projetos que foram mal.
Meu jogo, minhas regras?
Negativo.
Um erro comum é fazer um jogo da forma que você gosta, que você quer. Mas caro desenvolvedor, não é você que vai jogar.
Você teve a ideia, e agora vai até o fim?
Não. Você pega seu 34, e vê o feedback que ele vai receber.
Quem sabe faz uma ilustração de como ficaria o jogo se você tivesse feito alguma coisa.
Mas se o 34 não parece promissor, você pode tentar melhorar. Não tem jeito? Então nem clica em "Create new Project".
A melhor hora de abandonar o barco é antes de começar a navegar.
Esqueça o 4 que não deu certo, vamos pegar os dois 15. Invertemos um deles e somamos. (51 + 15 = 66)
Opa, agora temos algo chamativo(um belo meia meia). E tudo começou com um 7.
Tenho algo promissor, e agora?
Agora faça uma pausa pro lanche, dá uma relachada pois acabas de achar um diamante bruto.
Não é nenhum pouco fácil lapidar um diamante. Mas se você pode ter certeza de algo, é que ele é valioso e não será tempo perdido.
O que? Você não sabe lapidar um diamante? E vai troca-lo por uma bijouteria pronta?
NÃO! Não é assim.
Outro erro comum de desenvolvedores é se apegar no que sabe ou no que pode fazer agora.
Não faça isso, sempre escolha a melhor opção e não a mais fácil.
Não sabe fazer algo? Aprenda. É difícil? Bom, então nesse caso... APRENDA!
Alpha e Beta, é pra mostrar como ta ficando?
Não. Não? Não! Não mermo? Já disse que não uai!
Mais um erro comum dos desenvolvedores é utilizar do recurso de postar versões Alpha e Beta da forma errada.
Na prática, seu jogo precisa passar por duas etapas antes de considera-lo um projeto que você vai levar até o fim.
A primeira já foi. Você pegou sua ideia mostrou ao público, adaptou como foi necessário e no fim, encontrou uma ideia promissora. (O todo poderoso 66 que nasceu de um 7)
Mudou muito antes mesmo de você clicar em "Create new project", não? Bom, vai ter que mudar mais um pouquinho.
ALPHA
Você pode começar seu projeto, mas não vá até o fim. Desenvolva uma versão Alpha.
Mas como seria isso?
É algo bem básico, que apenas vai mostrar como o jogo seria. Não é pra começar fase 1, 2 fazer menu etc.
Faça apenas um esboço, algo que vai mostrar mais ou menos como ficaria se estivesse pronto.
Veja o feedback, altere da forma que se encaixe ao gosto das pessoas.
Olhe, alguém sugeriu inserir mais um seis.
Perfeito, agora temos um 666.
E agora? Beta.
BETA
Na versão beta você já vai começar o projeto, dessa vez com o objetivo de ir até o fim.
Faça algo até chegar a um nível aceitável. Faça a fase 1,2,3 até um número que não apenas mostre o jogo mas permita que alguém realmente o jogue pra valer.(mesmo que apenas uma parte dele)
Depois olhe o feedback, você pode mudar uma coisa ou outra e quem sabe inserir coisas novas e lançar outra versão Beta.
Toda vez que incluir algo novo significativamente grande, lançe outra Beta e repita o processo.
Veja só, alguém sugeriu subtrair 50. Agora está perfeito!
Temos um lindo e maravilhoso 616! Completamente filtrado e anti falhas.
E esse 616 nasceu do 7. Curioso, muito curioso.
Bote em prática o que aprendeu aqui
Não adianta de nada você ter lido tudo isso se não botar em prática. Vai lá, pegue seu número favorito e transforme ele em um belo jogo. :D
Palavras-chaves: desenvolvimento, criar, construir, fazer, game, games, jogos eletrônicos, dicas, sugestões, sugestão, conselhos, começar, vender, venda, famoso, bom, bem feito, melhor que todo mundo, Superbomber é o cara, quê me dê lucros, lucrativo.
Qual é sua estratégia quando começa um projeto novo? Aposto que sei toda sua rotina, duvida?
Primeiro você tem uma ideia, ai você começa seu projeto e quando tem uma quantidade aceitável já desenvolvida você cria um tópico. Depois posta uma versão beta, e de acordo com o que comentaram você corrige bugs e adiciona umas coisinhas que achou agradável. Enquanto o projeto vai evoluindo você atualiza o tópico, e quando termina faz uma atualização final e espera o feedback.
E depois? Não tem um resultado agradável não é? Mesmo que seu jogo tenha ficado excelente acaba sendo esquecido.
Ficou com preguiça de ler até aqui? Bom, então toma um cafézinho, faz um alongamento (e bate um...Milkshake, muitas vitaminas) que isto é apenas uma introdução.
Como ter a ideia?
A resposta para essa pergunta é simples e direta:
... Que vou responder após alguma enrolação.
O primeiro passo da sua estratégia é ver se sua ideia é promissora. Mas não dá para fazer se não tiver uma ideia certo?
A resposta é: Sei lá.
Cada pessoa tem seus interesses, e é nisso que você vai focar. Algo que lhe interesse. Gosta de matemática? Que tal um jogo matemático?
Esqueça os números, as contas, seja mais objetivo. Disseque a Matemática, pegue alguns pedaçinhos e monte algo novo.
É isso que você vai fazer para estimular sua mente. Veja algum assunto que lhe interessa, pegue algumas coisas interessantes e monte algo novo. E vá mais além, pegue um 7 e separe em um 4 e um 3. Depois inverta a ordem e forme um 34.
Faça associações, o que você tem(um 7) pode ser alterado a ponto de se tornar algo completamente diferente, novo, como um 34.
Como posso fazer meu jogo se tornar um sucesso?
A resposta é bem simples e direta:
Você não pode.
Ok, você teve uma ideia. E agora? Vá em frente com o projeto uai. '-'
Mas tenha algo em mente: Seu projeto não está bom.
Você pegou o 7, formou o 34... Mas esse 34 é muito sem graça. O 3 é até divertido, mas o 4 ta matando o projeto.
Mas e agora? Você já foi longe demais pra desistir? Que nada, nunca é tarde para abandonar o barco.
Se não deu certo, não tente inserir coisas novas interessantes ou remover o que não está agradando. Seu jogo é um número só, se você tentar inserir algo novo não vai deixar de ser aquele número.
Ao invés de tentar salvar um barco afundado, pegue tudo que tem de valor e dê o fora. (Não se esqueça de vasculhar o cofre )
Um mal projeto serve como peça para um bom projeto. Pegue o 34, divide em dois 15 e joga o 4 fora. Vê? Se você simplesmente removesse o 4 perderia o que o projeto significa. (Um belo 34 que fracassou)
Agora que você tem dois 15, guarde-os para próxima ideia que tiver.
É isso que fará com os seus projetos que foram mal.
Meu jogo, minhas regras?
Negativo.
Um erro comum é fazer um jogo da forma que você gosta, que você quer. Mas caro desenvolvedor, não é você que vai jogar.
Você teve a ideia, e agora vai até o fim?
Não. Você pega seu 34, e vê o feedback que ele vai receber.
Quem sabe faz uma ilustração de como ficaria o jogo se você tivesse feito alguma coisa.
Mas se o 34 não parece promissor, você pode tentar melhorar. Não tem jeito? Então nem clica em "Create new Project".
A melhor hora de abandonar o barco é antes de começar a navegar.
Esqueça o 4 que não deu certo, vamos pegar os dois 15. Invertemos um deles e somamos. (51 + 15 = 66)
Opa, agora temos algo chamativo(um belo meia meia). E tudo começou com um 7.
Tenho algo promissor, e agora?
Agora faça uma pausa pro lanche, dá uma relachada pois acabas de achar um diamante bruto.
Não é nenhum pouco fácil lapidar um diamante. Mas se você pode ter certeza de algo, é que ele é valioso e não será tempo perdido.
O que? Você não sabe lapidar um diamante? E vai troca-lo por uma bijouteria pronta?
NÃO! Não é assim.
Outro erro comum de desenvolvedores é se apegar no que sabe ou no que pode fazer agora.
Não faça isso, sempre escolha a melhor opção e não a mais fácil.
Não sabe fazer algo? Aprenda. É difícil? Bom, então nesse caso... APRENDA!
Alpha e Beta, é pra mostrar como ta ficando?
Não. Não? Não! Não mermo? Já disse que não uai!
Mais um erro comum dos desenvolvedores é utilizar do recurso de postar versões Alpha e Beta da forma errada.
Na prática, seu jogo precisa passar por duas etapas antes de considera-lo um projeto que você vai levar até o fim.
A primeira já foi. Você pegou sua ideia mostrou ao público, adaptou como foi necessário e no fim, encontrou uma ideia promissora. (O todo poderoso 66 que nasceu de um 7)
Mudou muito antes mesmo de você clicar em "Create new project", não? Bom, vai ter que mudar mais um pouquinho.
ALPHA
Você pode começar seu projeto, mas não vá até o fim. Desenvolva uma versão Alpha.
Mas como seria isso?
É algo bem básico, que apenas vai mostrar como o jogo seria. Não é pra começar fase 1, 2 fazer menu etc.
Faça apenas um esboço, algo que vai mostrar mais ou menos como ficaria se estivesse pronto.
Veja o feedback, altere da forma que se encaixe ao gosto das pessoas.
Olhe, alguém sugeriu inserir mais um seis.
Perfeito, agora temos um 666.
E agora? Beta.
BETA
Na versão beta você já vai começar o projeto, dessa vez com o objetivo de ir até o fim.
Faça algo até chegar a um nível aceitável. Faça a fase 1,2,3 até um número que não apenas mostre o jogo mas permita que alguém realmente o jogue pra valer.(mesmo que apenas uma parte dele)
Depois olhe o feedback, você pode mudar uma coisa ou outra e quem sabe inserir coisas novas e lançar outra versão Beta.
Toda vez que incluir algo novo significativamente grande, lançe outra Beta e repita o processo.
Veja só, alguém sugeriu subtrair 50. Agora está perfeito!
Temos um lindo e maravilhoso 616! Completamente filtrado e anti falhas.
E esse 616 nasceu do 7. Curioso, muito curioso.
Bote em prática o que aprendeu aqui
Não adianta de nada você ter lido tudo isso se não botar em prática. Vai lá, pegue seu número favorito e transforme ele em um belo jogo. :D
Palavras-chaves: desenvolvimento, criar, construir, fazer, game, games, jogos eletrônicos, dicas, sugestões, sugestão, conselhos, começar, vender, venda, famoso, bom, bem feito, melhor que todo mundo, Superbomber é o cara, quê me dê lucros, lucrativo.
Editado pela última vez por Superbomber em Sex Set 02, 2016 2:09 pm, em um total de 1 vez.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script
- Rodrigo Santiago
- Colaborador
- Reações: 0
- Mensagens: 273
-
Re: [Artigo] Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
Gostei bastante do tópico, e da 'ilustração' com os números. Espero que pelo menos alguns tentem seguir os conselhos ! Principalmente o de 'meu jogo minhas regras?'
Alias , construir um jogo com feedback é a melhor coisa que alguém pode fazer !
Alias , construir um jogo com feedback é a melhor coisa que alguém pode fazer !
- Denis Lemos
- Membro
- Reações: 0
- Mensagens: 49
-
Re: [Artigo] Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
Vou aproveitar e citar também uma frase dita por um japonês, criador de um jogo de luta bem famoso, quando perguntado sobre a receita para um jogo de sucesso. Não lembro bem se foi um dos criadores do Mortal Combat, Street Fighter ou Tekken, pois não achei o link da matéria.
"Escolha um estilo de jogo e se torne especialista nele!"
E de certa forma isso faz muito sentido se analisar as grandes empresas.
"Escolha um estilo de jogo e se torne especialista nele!"
E de certa forma isso faz muito sentido se analisar as grandes empresas.
- A RockStar é famosa por seus jogos de mundo aberto, estilo GTA e Red Dead Redemption.
- A Capcom se analisar Dino Crisis e Resident Evil, é a mesma coisa.
- A Naughty Dog usa quase que o mesmo estilo em The last of Us e Uncharted.
- A Nintendo sempre com seus divertidos jogos de plataforma.
- Etc...
- Superbomber
- Programador
- Reações: 0
- Mensagens: 283
- Localização: Natal-RN
-
Re: [Artigo] Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
Acabei de ver uma frase no Facebook do rei Steve.
Onde ele diz:
A frase deles com certeza é algo que devemos refletir e seguir.
Obrigado @Rodrigo, você nem precisa dessas dicas já é um especialista no assunto. >.<
Onde ele diz:
Reflete perfeitamente o que eu disse em Como posso fazer meu jogo se tornar um sucesso? > "Um mal projeto serve como peça para um bom projeto."Você pode encarar um erro como uma besteira a ser esquecida, ou como um resultado que aponta uma nova direção. - Steve Jobs
A frase deles com certeza é algo que devemos refletir e seguir.
Obrigado @Rodrigo, você nem precisa dessas dicas já é um especialista no assunto. >.<
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script
- divin sphere hirosha
- Membro
- Reações: 1
- Mensagens: 97
-
Re: [Artigo] Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
adorei o topico cara,é exatamente assim que se faz!eu concordo em achar que o feedback é uma coisa muito importante,e que sempre ajuda no desenvolvimento de um projeto
'Olhe, alguém sugeriu inserir mais um seis.
Perfeito, agora temos um 666.'
agora inverte kkkkkkkk perfeito
'Olhe, alguém sugeriu inserir mais um seis.
Perfeito, agora temos um 666.'
agora inverte kkkkkkkk perfeito
Ei você! você que está do outro lado da telinha, Tudo ótimo? Venha conferir meus projetos na google play!
Cubow Racer Infinity
MineField
FishBreak
Bring The Block
Ver Todos os Projetos
Cubow Racer Infinity
MineField
FishBreak
Bring The Block
Ver Todos os Projetos
- Ismaelgames7
- Membro
- Reações: 0
- Mensagens: 26
-
Re: [Artigo] Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
Poxa, parece que esse artigo foi feito pra mim kkkkkk
Achei todo muito interessante.... (menos a parte Meu jogo, minhas regras, mas não quero discutir sobre isso).
Enfim vou tenta transformar meus zeros(fracassos) em um sete(acerto) !
vlws :)
Achei todo muito interessante.... (menos a parte Meu jogo, minhas regras, mas não quero discutir sobre isso).
Enfim vou tenta transformar meus zeros(fracassos) em um sete(acerto) !
vlws :)
- ricardogom
- Membro
- Reações: 0
- Mensagens: 34
-
Re: [Artigo] Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
Realmente existem estratégias para o sucesso em alguns casos.
"Dinheiro gera dinheiro" se o jogo for bom, só isso não é o suficiente em alguns casos, pois quem tem capital investe pesado em divulgação até atingir o sucesso.
No nosso caso de desenvolvedor indie depende muito da sorte e o jogo tem que ser muito bom e cair no gosto da galera.
O Mundo de programador de jogos é muito ilusório, o cara pensa que vai criar um jogo fodástico e vai ficar famoso.
Todo mundo sonha com isso e ai quando vai para realidade leva uma porrada na cara e acaba desistindo.
Já vi muito isso acompanho este fórum desde 2008, passou muita gente no fórum com essa expectativa e acho que tomaram outro rumo.
O cara se interna em frente a um computador, trabalha dias e noites em cima de um projeto.
Ele vem posta no fórum, recebe algumas críticas positivas e negativas até ai tudo bem.
Quando resolve postar no youtube,esperando que seu jogo vai ficar conhecido por todos.
Começa a tortura do cidadão com os comentários tipo "Que lixo", "Porcaria", "Cópia de tal jogo" e etc....
Depois do massacre vem grande decepção do programador.
O programador tem que estar preparado para esses tipos de comentários.
Na vida sempre vai ter aqueles quem vão gostar e aqueles que não vão gostar.
Não importa o que se faça, jamais vai conseguir agradar todos os gostos.
Talvez boa parte das pessoas que criticaram, nem sabem que foi apenas uma pessoa que fez e não uma grande corporação.
Ainda mais quando o projeto é feito aqui no brasil, porque já estão acostumado com produtos internacionais que sempre tem mais recursos e tecnologias.
Isso acontece porque sempre estamos atrasado em tudo e lá fora estão muitos anos na nossa frente.
Acho engraçado quando alguém pensa que vai criar algo novo e talvez por coincidência alguém no mundo teve uma ideia parecida.
Não digo que é impossível inovar, mais praticamente em tudo que pensar já existe.
Lembre-se daquela frase: "Nada se perde, tudo se transforma".
pegue algo que já existe, modifique,acrescente algo novo e pronto terá um novo produto.
Bill gates foi um cara que soube agir no momento certo.
Ele não criou o dos, ele o comprou de um cara,modificou e apresentou para IBM como Msdos.
Jobs não criou a interface gráfica, ele se inspirou em um projeto feito pela empresa xerox.
1º - estudar um público algo que o jogo deve atingir
2º - pesquisar no mercado coisas populares
3º - Caprichar no jogo e ter muita fé e sorte.
"Dinheiro gera dinheiro" se o jogo for bom, só isso não é o suficiente em alguns casos, pois quem tem capital investe pesado em divulgação até atingir o sucesso.
No nosso caso de desenvolvedor indie depende muito da sorte e o jogo tem que ser muito bom e cair no gosto da galera.
O Mundo de programador de jogos é muito ilusório, o cara pensa que vai criar um jogo fodástico e vai ficar famoso.
Todo mundo sonha com isso e ai quando vai para realidade leva uma porrada na cara e acaba desistindo.
Já vi muito isso acompanho este fórum desde 2008, passou muita gente no fórum com essa expectativa e acho que tomaram outro rumo.
O cara se interna em frente a um computador, trabalha dias e noites em cima de um projeto.
Ele vem posta no fórum, recebe algumas críticas positivas e negativas até ai tudo bem.
Quando resolve postar no youtube,esperando que seu jogo vai ficar conhecido por todos.
Começa a tortura do cidadão com os comentários tipo "Que lixo", "Porcaria", "Cópia de tal jogo" e etc....
Depois do massacre vem grande decepção do programador.
O programador tem que estar preparado para esses tipos de comentários.
Na vida sempre vai ter aqueles quem vão gostar e aqueles que não vão gostar.
Não importa o que se faça, jamais vai conseguir agradar todos os gostos.
Talvez boa parte das pessoas que criticaram, nem sabem que foi apenas uma pessoa que fez e não uma grande corporação.
Ainda mais quando o projeto é feito aqui no brasil, porque já estão acostumado com produtos internacionais que sempre tem mais recursos e tecnologias.
Isso acontece porque sempre estamos atrasado em tudo e lá fora estão muitos anos na nossa frente.
Acho engraçado quando alguém pensa que vai criar algo novo e talvez por coincidência alguém no mundo teve uma ideia parecida.
Não digo que é impossível inovar, mais praticamente em tudo que pensar já existe.
Lembre-se daquela frase: "Nada se perde, tudo se transforma".
pegue algo que já existe, modifique,acrescente algo novo e pronto terá um novo produto.
Bill gates foi um cara que soube agir no momento certo.
Ele não criou o dos, ele o comprou de um cara,modificou e apresentou para IBM como Msdos.
Jobs não criou a interface gráfica, ele se inspirou em um projeto feito pela empresa xerox.
1º - estudar um público algo que o jogo deve atingir
2º - pesquisar no mercado coisas populares
3º - Caprichar no jogo e ter muita fé e sorte.
- Superbomber
- Programador
- Reações: 0
- Mensagens: 283
- Localização: Natal-RN
-
Re: [Artigo] Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
Sorte não tem nada a ver com isso.
Picasso não ficou famoso por sorte, Steve não fundou a empresa mais valiosa do mundo por sorte.
Me perdoem a sinceridade, mas se vocês não conseguem fazer um jogo de sucesso é por falta de capacidade.
Não estou dizendo que são inúteis ou que não sabem fazer jogos, mas vocês não conseguem pensar como alguém que faria algo de sucesso.
Temos excelentes programadores aqui, e talentosos artistas. Há também alguns criativos, e outros capazes de trabalharem em um jogo.
Mas que tal fazer uma equipe com intuito de fazer algo realmente lucrativo?
- Opa, que tipo de jogo vamos fazer? Vamos decidir por votação. (Errado)
- Ok, como vai ser o jogo? Vamos juntar nossas ideias. (Certo)
- A decisão final de como vai ficar o jogo vai ser por consenso. (Errado)
- Vamos começar o jogo. Vou fazer isso, o que vocês vão fazer? (Errado)
- Eps, parece que tem um ocupado. O outro está procastinando, o programador mudou o jogo ta fazendo do jeito que ele acha melhor. (Resultado)
- Droga, o líder da equipe ta morto? Cadê ele para nos instruir? Na verdade, porque ele é o lider? Tenho 4 anos a mais de experiência que ele. (Resultado)
- Ele não pode exigir que o obedecemos a risca, estamos trabalhando de graça. (Resultado)
- Cada um foi para um lado e o projeto morreu. Ou foi até o fim mas não teve um resultado nem próximo do esperado pelo líder. (Terrível e iminente resultado)
Sorte não tem nada a ver, são esses tipos de erro que afundam o projeto.
Toda equipe tem que ter um líder, vocês podem combinar as coisas mas a palavra final tem que ser dele.
Esse líder não pode ser escolhido por votação, idade ou "tempo de experiência". Tem que ser alguém que saiba o que está fazendo, alguém tipo Mark Zuckerberg ou Steve Jobs. (Ta, exagerei)
E se for trabalhar sozinho, você tem que ser esse "líder".
Uma prova de que não pensam assim, é que aposto que estão pensando sobre obedecer o tal líder(e quem sabe o comparando a um ditador) sendo que ele não vai pagar.
Os amigos do tio Mark não receberam pagamento no inicio, um deles até investiu dinheiro. Quando se trabalha assim, o lucro vem após o projeto ser concluído.(de qualquer forma o money vai pro seu bolso, então dê o sangue ai filhão)
"Mas e se o projeto fracassar"
Como expliquei no artigo, o projeto tem que dá certo antes de iniciar o trabalho. Se não for o caso, você pulou duas etapas. ^_^
Tudo questão de estratégia e organização, e não sorte.
Picasso não ficou famoso por sorte, Steve não fundou a empresa mais valiosa do mundo por sorte.
Me perdoem a sinceridade, mas se vocês não conseguem fazer um jogo de sucesso é por falta de capacidade.
Não estou dizendo que são inúteis ou que não sabem fazer jogos, mas vocês não conseguem pensar como alguém que faria algo de sucesso.
Temos excelentes programadores aqui, e talentosos artistas. Há também alguns criativos, e outros capazes de trabalharem em um jogo.
Mas que tal fazer uma equipe com intuito de fazer algo realmente lucrativo?
- Opa, que tipo de jogo vamos fazer? Vamos decidir por votação. (Errado)
- Ok, como vai ser o jogo? Vamos juntar nossas ideias. (Certo)
- A decisão final de como vai ficar o jogo vai ser por consenso. (Errado)
- Vamos começar o jogo. Vou fazer isso, o que vocês vão fazer? (Errado)
- Eps, parece que tem um ocupado. O outro está procastinando, o programador mudou o jogo ta fazendo do jeito que ele acha melhor. (Resultado)
- Droga, o líder da equipe ta morto? Cadê ele para nos instruir? Na verdade, porque ele é o lider? Tenho 4 anos a mais de experiência que ele. (Resultado)
- Ele não pode exigir que o obedecemos a risca, estamos trabalhando de graça. (Resultado)
- Cada um foi para um lado e o projeto morreu. Ou foi até o fim mas não teve um resultado nem próximo do esperado pelo líder. (Terrível e iminente resultado)
Sorte não tem nada a ver, são esses tipos de erro que afundam o projeto.
Toda equipe tem que ter um líder, vocês podem combinar as coisas mas a palavra final tem que ser dele.
Esse líder não pode ser escolhido por votação, idade ou "tempo de experiência". Tem que ser alguém que saiba o que está fazendo, alguém tipo Mark Zuckerberg ou Steve Jobs. (Ta, exagerei)
E se for trabalhar sozinho, você tem que ser esse "líder".
Uma prova de que não pensam assim, é que aposto que estão pensando sobre obedecer o tal líder(e quem sabe o comparando a um ditador) sendo que ele não vai pagar.
Os amigos do tio Mark não receberam pagamento no inicio, um deles até investiu dinheiro. Quando se trabalha assim, o lucro vem após o projeto ser concluído.(de qualquer forma o money vai pro seu bolso, então dê o sangue ai filhão)
"Mas e se o projeto fracassar"
Como expliquei no artigo, o projeto tem que dá certo antes de iniciar o trabalho. Se não for o caso, você pulou duas etapas. ^_^
Tudo questão de estratégia e organização, e não sorte.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script
- ricardogom
- Membro
- Reações: 0
- Mensagens: 34
-
Re: [Artigo] Estratégia para desenvolver um jogo de sucesso
Quando citei "Sorte" me refiro no nosso caso que somos produtores independentes.
Raramente aparecerá um investidor que acredite em algum projeto e queira investir pois não temos condição de injetar dinheiro em propagandas.
Já deve ter ouvido aquela frase: "A propaganda é alma do negócio"
Rapaz teve um cara que na minha opinião, criou bons jogos com belos gráficos e não perdia feio para os jogos estrangeiros.
Talvez o motivo nem seja por criar jogos bons e sim por cultura de nosso país.
Pois sempre fomos acostumados a consumir produtos americanos ou japoneses que investem pesado em tecnologias.
Nem tudo é regra, pois tem muitos jogos que são considerados toscos e fazem sucesso.
Depende do público, o pessoal que curte jogos de estratégia não vai curtir jogos casuais.
Geralmente o alvo são as crianças que se atraem por algo simples e chamativo nem precisa ter gráficos super avançados ou uma mega jogabilidade.
Raramente aparecerá um investidor que acredite em algum projeto e queira investir pois não temos condição de injetar dinheiro em propagandas.
Já deve ter ouvido aquela frase: "A propaganda é alma do negócio"
Rapaz teve um cara que na minha opinião, criou bons jogos com belos gráficos e não perdia feio para os jogos estrangeiros.
Talvez o motivo nem seja por criar jogos bons e sim por cultura de nosso país.
Pois sempre fomos acostumados a consumir produtos americanos ou japoneses que investem pesado em tecnologias.
Nem tudo é regra, pois tem muitos jogos que são considerados toscos e fazem sucesso.
Depende do público, o pessoal que curte jogos de estratégia não vai curtir jogos casuais.
Geralmente o alvo são as crianças que se atraem por algo simples e chamativo nem precisa ter gráficos super avançados ou uma mega jogabilidade.
Quem está online
Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 0 visitante