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Como criar um Feedback no game maker

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Aymê
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Como criar um Feedback no game maker

Mensagem por Aymê » Ter Mai 17, 2016 4:05 pm

Estou criando um jogo educacional para crianças especiais. O jogo consiste em vestir dois personagens um menino e uma menina de acordo com a estação mostrada no fundo. Tenho o jogo pronto, mas preciso que quando a criança erre apareça "Tente novamente" e quando acertou apareça "Parabéns, você acertou". Procurei em diversos tutorias, mas não achei nada que de certo, é possível fazer isso no game maker?

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Gonzo
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Re: Como criar um Feedback no game maker

Mensagem por Gonzo » Ter Mai 17, 2016 4:14 pm

posta a engine aqui q eu termino ela pra vc, não é dificil.. 
......∩____∩............_______...
......| (• ◡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)..
Não seja uma cabrita selvagem "tutankhamun"

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Re: Como criar um Feedback no game maker

Mensagem por Aymê » Ter Mai 17, 2016 5:23 pm

Olha fiz tudo sozinha, faço pedagogia e fui fazendo pelos tutoriais que encontrei aqui. Segue em anexo o link para baixar tudo que tenho pronto https://mega.nz/#!TUQVgSAY!osN-O025_oxR ... d-vq9kFqIQ .

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Re: Como criar um Feedback no game maker

Mensagem por gabrielsch » Ter Mai 17, 2016 5:44 pm

Você pode fazer isso por meio de um objeto separado, crie um novo objeto chamado obj_mensagem, nele adicione o evento Create e nele o código:
//Declara uma variável que recebera o texto.
texto = ""
//Declara uma variável que irá receber a cor que o texto deve aparecer
cor = cWhite
//Inicializa o Alarm para destruir o objeto depois de um tempo
alarm[0] = 30 //30 = 1 segundo; 60 = 2 segundos...
No mesmo objeto adicione o evento Draw com o seguinte código:
[size=100]//Centraliza o texto que será desenhado[/size]
draw_set_halign(1)
draw_set_valign(1)
//Altera a cor do texto
draw_set_color(cor)

//Desenha o texto em si
draw_text(x, y, texto)

//Retorna tudo ao normal
draw_set_halign(0)
draw_set_valign(0)
draw_set_color(cWhite)
Para completar adicione o evento Alarm 0 e adicione o código:
instance_destroy()[size=100]
[/size]

Agora para mostrar a mensagem basta usar esse código em qualquer objeto e evento:
[gml=gml]with (instance_create(0, 0, obj_mensagem))
{
   texto = "O texto que você quer..."
   cor = cRed //cBlue, cYellow... coloque a cor que quiser
}[/gml]
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Re: Como criar um Feedback no game maker

Mensagem por Aymê » Ter Mai 17, 2016 6:47 pm

gabrielsch esse código dá erro

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Re: Como criar um Feedback no game maker

Mensagem por __dotCHAOS » Ter Mai 17, 2016 8:23 pm

Código: Selecionar todos

with (instance_create(0, 0, obj_mensagem)
{
   texto = "O texto que você quer..."
   cor = cRed //cBlue, cYellow... coloque a cor que quiser
}
Não sei se é apenas este o problema, mas falta um ")" após obj_mensagem), ex:

Código: Selecionar todos

with (instance_create(0, 0, obj_mensagem))

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Re: Como criar um Feedback no game maker

Mensagem por gabrielsch » Ter Mai 17, 2016 8:36 pm

Aymê escreveu:gabrielsch esse código dá erro
Qual erro? Não tenho como testar o código agora, diga que erro ocorreu para te ajudar, provavelmente foi o erro que o @dotCHAOS informou, corrigido.
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Re: Como criar um Feedback no game maker

Mensagem por Aymê » Qua Mai 18, 2016 12:04 pm

Sim sim era esse o erro. Mas como coloco o ultimo código?
---
Após fazer esses passos os botões para a troca de room pararam de funcionar corretamente eles vão para a room errada. Será que foi algo que fiz errado?
Editado pela última vez por gabrielsch em Qua Mai 18, 2016 1:37 pm, em um total de 1 vez.
Razão: Cuidado com posts duplos!

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Re: Como criar um Feedback no game maker

Mensagem por gabrielsch » Qua Mai 18, 2016 1:43 pm

Aymê escreveu:Sim sim era esse o erro. Mas como coloco o ultimo código?
---
Após fazer esses passos os botões para a troca de room pararam de funcionar corretamente eles vão para a room errada. Será que foi algo que fiz errado?
O ultimo código você coloca onde quiser no evento de clique do mouse, alarmes etc. Esse código simplesmente cria o objeto obj_mensagem e altera a variável texto e cor para uma desejada, dessa forma com apenas um objeto tu pode criar instancias com diferentes textos e cores.
Sobre as rooms erradas, provavelmente fizeste algo de errado visto que os códigos não alteram em nada o comportamento das rooms do jogo, talvez você tenha adicionado um dos códigos em algum evento errado que faça justamente isso.
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Re: Como criar um Feedback no game maker

Mensagem por Aymê » Qua Mai 25, 2016 1:01 pm

Refiz todos os passos, corrigi o erro das room, e agora ta dando erro na linha 4 do create do obj_mensagem, o que estou fazendo de errado? ja verifiquei varias e varias vezes e continua com o erro? pode me ajudar? 

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Re: Como criar um Feedback no game maker

Mensagem por gabrielsch » Qua Mai 25, 2016 4:24 pm

Aymê escreveu:Refiz todos os passos, corrigi o erro das room, e agora ta dando erro na linha 4 do create do obj_mensagem, o que estou fazendo de errado? ja verifiquei varias e varias vezes e continua com o erro? pode me ajudar? 
É muito importante que ,caso ocorra algum erro no teu projeto, tu coloque junto da tua mensagem o erro propriamente dito, é impossível resolver o erro, na maioria das vezes, se tu não nos informar qual é. Nesse caso especifico é possível saber o erro pela linha que tu especificou na mensagem, infelizmente o erro acontece por causa de uma falha de digitação, as constantes de cor que o Game Maker utiliza começam com um "C" seguido de um underline (_) e o nome da cor em inglês, alguns exemplos: c_white, c_red, c_blue etc. Ao invés de como está no código cWhite o certo seria c_white.
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