Autor: Morello / CPinheiro
Ensina: Como fazer seu personagem ficar mais forte ao pegar um item e se transformar.
1. Começando
Para alguns, fazer Power Ups é bastante complicado, quando na verdade, é bem simples. Consiste apenas em checar o valor de uma variável para ver se o personagem está mais forte ou não. E ainda fazer o personagem se transformar quando pegar muitos power ups.
2. Preparando os sprites
Antes de começar a programação, você vai precisar organizar os sprites. Você deve ter em mãos os sprites de seu personagem normal e os sprites dele transformado. Você pode fazer várias transformações para ele, basta só adicionar mais sprites. Só não encha o personagem de transformações, pois isso pode deixar o jogo com uma impressão estranha.
3. Declarando a variável chave
Para fazer o Power Up, vamos precisar de uma variável para checar o "nível" do power up, para checar forças, sprites e etc... Então, declare ela no evento Create do personagem do seu jogo:
Código:
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power_up=0;
4. Vida do inimigo
Para fazer um efeito de Power Up bem legal, precisamos adicionar vida ao inimigo. Declare uma variável no evento Create do inimigo, para determinar a vida:
Código:
Código: Selecionar todos
vida=15;
Essa é a quantidade de vida do seu inimigo. Você pode aumentar e diminuir esse valor como quiser. Para fazer com que o inimigo seja destruído quando sua vida acabar, adicione o seguinte código no evento Step:
Código:
Código: Selecionar todos
if (vida<=0)
instance_destroy();
Nesse código, nós checamos se a variável vida é igual ou menor que zero. Se for, o inimigo é destruído. Para deixar o seu jogo com um efeito bem legal, você pode colocar um som, acrescentando o seguinte código no código anterior:
Código:
Código: Selecionar todos
sound_play(nome_do_som);
5. Criando item de Power Up
O nosso personagem precisa ter algum item para aumentar o seu poder. Para isso, crie um novo objeto, chame-o de obj_powerup_1. Crie um evento de colisão no obj_powerup_1 com o seu personagem, e coloque o seguinte código:
Código:
Código: Selecionar todos
instance_destroy(); //Destroi o item de Power Up.
other.power_up =1; //Dá um power up no personagem.
sound_play(nome_do_som); //Essa parte é opicional. Mas, se você colocar um som, deixa o Power Up muito mais bonito.
6. Fazendo a transformação
Não temos nenhuma transformação no nosso jogo, ainda. Vamos fazer isso agora. Para isso, você precisa já ter criado um sistema de sprites antes de começar o tuto, feito em condições. Lembre-se: Estamos falando do seu personagem. Copie todo o seu código (Ctrl C) e delete. No local onde estava o código, coloque esse:
Código:
Código: Selecionar todos
if (power_up==0)
{
}
Coloque o código copiado (Ctrl + V) dentro das chaves do código. Aperte Enter duas vezes para pular as linhas e coloque o seguinte código:
Código:
Código: Selecionar todos
if (power_up==1)
{
}
Dê Ctrl + V dentro das chaves novamente. Mas, dessa vez, altere os nomes dos sprites, colocando os sprites de seu personagem transformado. Pronto, o sistema de transformações já está feito. Seguindo essa mesma base, você pode fazer quantas trasnformações você quiser.
7. Colisão com o inimigo
Precisamos trabalhar na colisão com o inimigo para encerrar nosso sistema de Power Up. Para prosseguir, você precisa ter o seu sistema de colisão com os inimigos basicamente montado. Pegue todo o seu código e copie (Ctrl C). Delete o código do editor. Escreva o seguinte código (obs: colisão do personagem com o inimigo!):
Código:
Código: Selecionar todos
if (power_up==0)
{
//Coloque o código de colisão com o inimigo aqui, dando Ctrl V.
other.vida-=3; //Você coloca a seguinte linha no local onde tem a condição de "se o player conseguiu acertar e causar dano ao inimigo", para diminuir a vida dele.
}
if (power_up>=1)
{
//Faça o mesmo da ação anterior: Ctrl + V.
other.vida-=8; // Se o player tiver pego o Power Up, o dano no inimigo será bem maior. Você deve ter a mesma base da ação anterior: Coloque essa linha no lugar correto, ou seja, se o player "acertou o inimigo".
//Coloque a linha a seguir na parte em que o inimigo é que causa dano ao player. Isso irá fazer o player perder o Power Up: power_up-=1;
}
As explicações estão nos comentários.
8. Fim do tutorial
Bem, termina por aqui. Com esse tutorial, você aprendeu como fazer o seu personagem ficar mais forte ao pegar o item, e fazer o seu inimigo sofrer as conseqüencias disso. Espero que vocês tenham gostado!