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Como ser um Programador de Games?

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DGBR
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Como ser um Programador de Games?

Mensagem por DGBR » Seg Ago 15, 2016 5:45 pm

Na área de desenvolvimento de jogos, o programador tem a função de dar vida ao jogo. Mas qual é o melhor caminho para se tornar um?
Bom, primeiramente se você quiser ser um programador de games você precisa saber programar antes. Aqui vai uma dica: Faça um curso de lógica de programação. Ele vai te dar um bom conhecimento de programação, simples é claro. Aproxima etapa é aprender as linguagens.
Você pode saber programar mas não saber todas as linguagens de programação, pois a várias. Mas há certas linguagens que você tem que saber. Comece por essa linguagem: C
Ela é a base de tudo das linguagens. Não é muito complicada e você pode dominá-la facilmente. Depois disso você entrará em uma linguagem extremamente poderosa e mãe das linguagens orientadas a objetos. Essa é a linguagem C++. 
Preste atenção: Se você quiser ser um programador de games, você precisa ter o conhecimento desta linguagem. Nos dias de hoje ela não é 100% dominada, porém você deve sim aprender pelo menos 50%.
Logo depois, você entrará em uma linguagem muito conhecida chamada C# (se pronuncia: C-Sharp). Ela é muito poderosa e utilizada no mundo dos games.
         Depois de ter o conhecimento dessas três linguagens principais: C, C++, C#. Você pode ir para qualquer linguagem. Mas é aconselhável que você comece aprender e estudar o desenvolvimento de games, principalmente na área de programação. Mas e a faculdade?
Hoje existem cursos técnicos de programador de games mas não faculdades específicas (existe a faculdade de desenvolvimento de games, porém nela você se desenvolve em cada uma das áreas).   Na faculdade você pode fazer o desenvolvimento de games como citado, mas é aconselhável que você faça ciência ou engenharia da computação. Essas faculdades darão a você um conhecimento a mais sobre programação em geral e te especializarão nessa área. 
              Depois da faculdade, você deve se especializar em games, e então entrar para uma empresa. Ou desenvolver sozinho, emfim a escolha é sua.

Espero ter te ajudado nesse tema!

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Re: Como ser um Programador de Games?

Mensagem por guimaraf » Qua Ago 24, 2016 11:03 am

Para melhor leitura, formate o texto, coloque imagens que tenham relação direta com o tema, resumindo, deixe o texto mais agradável.

Uma correção sobre o texto acima, não precisa aprender C ou C++ para ser um programador de jogos, precisa aprender a usar a linguagem da engine que deseja usar, Unity por exemplo usa apenas C#, se a pessoa aprendeu C e C++, não vai poder usar esta linguagem na engine, CryEngine usa C# e C++, porém não usa C.

Um abraço

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DGBR
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Re: Como ser um Programador de Games?

Mensagem por DGBR » Ter Ago 30, 2016 7:01 pm

Sim cara mas C++ é a linguagem mãe de todas as linguagens orientadas a objetos. Então você necessita sim pois a base de um programador de games é a linguagem orientada a objetos 

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Superbomber
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Re: Como ser um Programador de Games?

Mensagem por Superbomber » Qua Ago 31, 2016 10:31 pm

Desculpe, mas não tem nada a ver o que você disse.
Ok que você gosta da linguagem e ela é a mais usada para desenvolver jogos... Mas ela não é necessária/obrigatória...
As pessoas usam C#, JavaScript, Lua, Python e várias outras para desenvolver jogos.

Também não faz sentido você dizer que precisa aprender "pelo menos 50% da linguagem" (sic!)
Se vai usa-la para desenvolver o jogo, deve aprende-la por completo... E se não vai usa-la, não há motivos para aprender sequer 1%. o.O'

Não faz sentido também você dizer que "a base de um programador de games é a linguagem orientada a objetos". (sic!)
Jogos podem muito bem serem desenvolvidos em linguagens procedurais.
Antigamente(época SNES <3) programavam os jogos com C(procedural) ou Assembly(procedural, baixo nível  :yes: )

E hoje em dia ainda programam jogos com essas linguagens.(mesmo que não seja lá muito usadas para tal.)


Sobre o tópico, recomendo formatar ele. Está muito confuso, e só o li por curiosidade sobre o assunto discutido acima.(e ainda pulei muita coisa)
Desse jeito, os poucos que vão ter vontade de ler não vão entender muita coisa.

Bye. :flw:

@guimaraf: Na verdade, se o CryEngine suporta C++ então também suporta C. Pois C++ não passa de uma implementação ao C para suporte a Orientação a Objetos.
Por isso referenciam ao compilador como C/C++. Pois o compilador de C++ também compila C. (Usar cout << "Olá"; printf("Mundo"); funciona. Pods crê...Não no CryEngine... Você me entendeu.)

É tipo um Angry Birds 2.0 que é idêntico a sua versão anterior só que com centenas de fases extras. :yes:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

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Denis Lemos
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Re: Como ser um Programador de Games?

Mensagem por Denis Lemos » Qui Set 01, 2016 2:10 am

Eu não sei programar em C/C++, Java, Pascal, etc... E ainda assim eu sou um programador ou mais precisamente um "desenvolvedor" de games e a maioria aqui também é!
Se eu quero por exemplo fazer um jogo 2D, porque eu gastaria horas, dias, meses ou até anos aprendendo C/C++ e fazer tudo do zero se eu posso usar o Game Maker com sua simples e objetiva linguagem GML?

Uma coisa que a galera tem que aprender, caso queira mesmo trabalhar com desenvolvimento de jogos e ter a sua própria empresa é que "tempo é dinheiro"! Para fazer o seu jogo, primeiro pense qual será o caminho mais rápido, fácil e barato para o desenvolvimento e depois analise o melhor custo benefício.

Eu já usei ou "tentei pelo menos" usar Cryengine, UDK 3, Unreal 4, Rpg Maker, Blitz 3D, etc... Tentei até aprender C/C++ e fazer um jogo do zero e posso afirmar por experiência própria. Tenha como primeira opção usar o Game Maker para fazer jogos 2D e Unity para jogos 3D, nem tente o 3D do Game Maker(pura perda de tempo), mas é sempre bom aprender como funciona as outras engines, quanto mais souber melhor. Mas caso quem estiver lendo isso ainda é um iniciante, então leve o meu conselho em consideração, use Game Maker e Unity.



Atualmente eu uso GM:s Pro e Unity free e estou em 3 projetos em paralelo!
  • O primeiro é um jogo de plataforma 2D que estou desenvolvendo no Game Maker, eu ainda não tenho nenhuma imagem. Estou fazendo os tiles e sprites. Por ser um jogo 2D eu pretendo termina-lo primeiro e lançar na Steam para ganhar experiência para os próximos projetos.
  • O segundo é um pacote para a Asset Store da Unity que eu já tenho lançado e estou em desenvolvimento a mais de 1 ano e meio. Eu constantemente estou trabalhando nele fazendo melhorias e adicionando novos recursos, para quem quiser saber mais. É um sistema completo de controle de céu baseado fisicamente usando como base o papel de Preetham e pode ser encontrado aqui: https://www.assetstore.unity3d.com/en/#!/content/36050, eu pretendo usar esse meu sistema no meu 3º projeto.
  • O terceiro projeto será um jogo 3D feito na Unity com temática de dinossauros, como já mencionei em um tópico recente, o meu jogo favorito foi o Dino Crisis 1 e 2. Eu ainda estou em fase inicial desse projeto e atualmente testando os gráficos que eu consigo ser capaz de alcançar, e estou muito feliz com o que estou conseguindo. Dentro do editor da Unity com a qualidade gráfica no máximo, a cena de testes roda entre 40 e 80 fps, depois de compilado o desempenho aumenta mais ou menos uns 20fps, isso que a cena não está nem um pouco otimizada. Embora eu já tenho quase todos os assets necessários para esse projeto, isso é apenas uma cena teste para eu saber como vai ficar o gráfico e o desempenho com "alguns" assets de vegetação e dinossauros que eu já tenho em uma cena de selva densa.
Abaixo segue algumas imagens tiradas em tempo real:

Peço desculpas se eu fugi um pouco do assunto do tópico! Eu mostrei os 3 projetos que estou trabalhando, apenas para provar que é possível ser um desenvolvedor de games sem precisar aprender uma linguagem como C/C++ só porque ela é a linguagem mais usada para tudo no mundo. Eu apenas aprendi o que é necessário aprender para eu ser capaz de usar as ferramentas que eu escolhi para o desenvolvimento, que no caso é GML no Game Maker e C# na Unity(C# eu sou meia boca).

Se eu escolhesse usar a Cryengine, eu iria buscar aprender C++. A Unreal 4 também usa C++, mas quase toda a programação é feita por "nodes editor" que eles chamam de Blueprint e na Cryengine é chamado de Flowgraph, então eu nunca aprendi como criar e usar scripts nessas duas engines.

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Re: Como ser um Programador de Games?

Mensagem por Superbomber » Sex Set 02, 2016 10:02 pm

Na verdade a linguagem mais usada é JavaScript.
O que faz sentido. Dá pra usar em desenvolvimento WEB(do lado do servidor e cliente), aplicações windows, scripts no windows/linux, aplicações Android(apk) e sabe-se lá onde mais. :detetive:
Além das engines de jogos que a suportam.(Unity, por exemplo.)

C++ é a mais usada para jogos. Faz sentido também, portabilidade e um ótimo desempenho. :yes:

@DGBR: Que tal fazer uma explicação sobre o porque de você sugerir(ou obrigar? :P) o C++?
Dá mais alguns detalhes, como as engines que usam tal linguagem e fala que existe um mundo fora delas.
Tem gente que se apega muito a engines, explica brevemente que é possível desenvolver jogos em C++ sem precisar de uma.

Bye. :flw:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

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Re: Como ser um Programador de Games?

Mensagem por janesien » Sáb Set 03, 2016 4:17 am

Back When I was taking up my degree in Information Technology and our Thesis Involved game development, We used Unity 3D.. but there are development books game You could read and try to collaborate with artists / designers just to get the experience on how to really code games.

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