Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por banny » Ter Jul 19, 2016 9:02 pm

Ao que parece o assunto está pendendo para o retorno de medalhas/avaliações/etc quando na verdade a questão levantada foi -
Superbomber escreveu:Veja, quando falei sobre destacar os jogos... Basicamente falei em criar um repositório para jogos(baixaki jogos, por exemplo)
No sistema anterior que o Willy havia nos proporcionado, havia um mecanismo de exposição de arquivos com classificação (0 à 5 estrelas), quantidade de visualizações e downloads, comentários e anexos (imagens, por exemplo). Isso tinha muito mais correlação com o que o prezado propôs do que o tortuoso grupo de avaliadores e notas no perfil.
Ainda assim, quem acompanhou na ocasião deve se lembrar que o arquivo com mais visualizações e downloads era um projeto do dharrison (não me recordo o título), basicamente por ter sido um dos primeiros a ser enviado. Passados alguns dias o movimento naquela exposição foi caindo até culminar em praticamente um abandono daquele espaço.
Na concepção do caro Superbomber, se tal exposição fosse feita em um subdomínio com roupagem à parte para se parecer com um portal independente, o movimento cresceria e atrairia visitantes de fora da Game Maker Brasil. O que ainda não visualizo é como esse suposto movimento se daria, já que pra existir motivação de terceiros (inicialmente) a nossa própria comunidade teria que prover conteúdo - aqui sendo por consequência a principal razão do fórum ter decaído após a saída do Willy.
Havendo publicidade paga ou não, na hora "H" o que irá determinar se um desenvolvedor aposta no dito portal e publica seu trabalho é o que ele irá ver dos demais. Agora, sejam francos com si mesmos, quem irá prover esse conteúdo inicial de qualidade pra convencer outrem???

Apenas aproveitando o gancho, tentei acessar o antigo perfil do dharrison para recordar o nome do projeto e como o sistema mudou, me deparei com isto: No route found for "GET /"
Ora, pra uma equipe de direção que almeja fundar um portal de conteúdo, migrar um sistema e sequer fazer uma landing page para as URLs obsoletas é um tanto quanto medíocre.
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por Superbomber » Ter Jul 19, 2016 9:25 pm

Na verdade banny, quem citou em criar um subdomínio foi você e não eu.
A ideia e que fosse a página principal a divulgação dos jogos, e claro uma área em paralelo ao forum para manter esses jogos(como o google play, referente a aparência e funcionamento). Eu não citei um subdomínio para que funcionasse como um segundo site.
(Já acessou algum site tipo guia do hardware? Pagina principal com noticias e outros conteúdos sobre tecnologia, e o forum funcionando em paralelo... Que tal se a tgmbrasil fosse do mesmo jeito, mas claro referente a jogos.)

Enquanto o conteúdo inicial... Acho que você se esqueceu que ELE JA EXISTE.
Só nessa nova versão do forum já foi publicado razoável quantidade de jogos, e no forum anterior tem excelente jogos, cujo os donos a staff ainda tem contato.(pelo menos com boa parte deles)

Releia minha primeira mensagem, você já esta se esquecendo das coisas que eu disse, flw.

EDIT: ah, e lembre-se que quando eu citei testes que dariam certificado/medalha. Me referia a uma especie de prova para testar as habilidades dos membros, e não competição.
(Algo como em http://freelancer.com/, cujo os freelancer podem fazer testes e ganhar certificados virtuais.)
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por banny » Ter Jul 19, 2016 9:58 pm

Estou confuso. Num momento você diz que gostaria de ver um espaço ao estilo Baixaki jogos (que é um subdomínio - baixaki.com.br/jogos), contando inclusive com transações comerciais, depois acha que subdomínio é um tipo de detrimento da sua proposta e que os pouquíssimos jogos básicos (sim, básicos, pois nenhum projeto aqui alcança a menor expressividade na cena Indie) enfronhados em alguma seção vazia serão o portfólio inicial que irá apresentar!
Atualização: Por acaso está considerando aquele material postado sob a conta GMBR Games como parte do acervo?
Para ilustrar, deixo alguns exemplos -
Imagem
Imagem
Imagem
Mais do que isso, imagine que por ventura estivesse buscando um site para vender seus produtos/serviços e se deparasse com algo do gênero acima (são situações distintas, mas trace um paralelo mentalmente), iria se dispor a exibir sua marca e trazer seus clientes pra tal recinto?
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por Superbomber » Ter Jul 19, 2016 10:51 pm

1) Já entendemos, você nos considera fracos para tal. Se repetir mais duas vezes vai bater recorde.
E se esqueceu que a discussão e para abranger o assunto tratado e não o menosprezo alheio?

2) Eu não disse que um subdomínio é um detrimento. Se você parar de por palavras em minha boca, eu agradeço.
Alem disso eu falei "e quem sabe, futuramente facilitar a venda.". Alem de eu citar o futuro, eu disse " quem sabe"... Isto é, apenas considerando à hipótese caso realmente fosse possível NO FUTURO.
E mais uma coisa: isso ai não é um subdomínio abilton. A ideia era ser tipo isso que você exemplificou, mas o tal não é um subdomínio.
Segue o exemplo: http://abcd.xyz.com
Verde: subdomínio
Azul: domínio

Alem disso o forum é que ficaria em uma subpagina, e a pagina principal seria como um portal.

3) Há sim excelentes jogos na gmbr, escolher os de aparência mais rudimentar para sua conveniência não o faz um vitorioso em uma discussão. Da ate para considerar uma falácia, já que só considera parte dos fatos a sua conveniência, e ignora demais.
E como já falei, essa alterações e outras é para chamar atenção de desenvolvedores. Se você não consegue entender o obvio contido nessa frase, não tenho habilidades suficientes para lhe explicar algo tao simples de entender... Logo, desisto.

4) Você se esqueceu que deveria refutar o discutido? Só esta repetindo a mesma coisa sem apontar o que ha de errado. Alem da maioria do que você esta repetindo esta sendo baseada em uma ideia fantasma que você mesmo criou.
Tente basear seus ditos(não da pra considerar argumento) em coisas que eu falei, com intuito de refutação ao que digo e não simplesmente repetir "NAO VAI DAR CERTU!!"
Você já disse isso garoto, legal você tem opinião. Mas isso não é refutação, e quando repetido é flood.

Se só vai repetir a mesma coisa sem refutar nada, por favor não polua mais o tópico.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por banny » Qua Jul 20, 2016 12:57 am

Veja, você me acusa de repetir o mesmo, mas continua batendo na tecla que meu intento é menosprezar. Como coloquei antes, minha argumentação é realista e nada além disso, do contrário você apontaria especificamente onde faço alguma colocação irreal ao invés de apenas rotular.
No que tange ao subdomínio, OK, utilizei o exemplo do Baixaki que é um diretório ao invés do jogos.uol.com.br, mas o ponto é que tanto um quanto outro se traduz em separar ambientes. Tenho certeza que estava bastante compreensível o teor, independente da terminologia.
Em relação ao "futuro", você deve estar familiarizado com o conceito de PLANEJAMENTO, afinal disse que poderia até investir em publicidade se a estrutura fosse mais adequada (o que faltou pra isso acontecer se não o planejamento?). Isto é inclusive parte integrante do eixo comum em muitos cursos de graduação, afinal pequenas ações podem ditar a diferença entre ter um produto/etc maleável e expansível ou engessado e difícil de administrar.
Creio que cabe até citar aqui o ocorrido com esta mudança de sistema que o fórum sofreu por conta de uma completa falta de ponderação no que se referia aos features vs características do servidor. Se me recordo o Willy chegou a dizer que não entendia muito dessa parte e que outro colaborador é quem ficou a cargo de estruturar, o que mostra que boas intenções apenas não bastam.
Agora na questão dos jogos, repare que eu cito "material postado sob a conta GMBR Games". O que fiz foi basicamente entrar na seção e visitar alguns tópicos, sendo que os 3 escolhidos não diferem muito do que se vê em qualquer outro ali.
Houveram projetos melhor desenvolvidos, sobretudo de um usuário chamado Cascavelo, mas onde estão essas pessoas agora? Até onde sei, todos foram se afastando da comunidade (ou mesmo da produção de jogos) à medida que decisões ruins foram sendo tomadas pela direção.
Além do mais, destes prezados, poucos projetos eram finalizados, sendo a massiva maioria em estágio inicial de implementação. Tal material não contribuiria para seu proposto.
Estas constatações tem nada de conveniente, difamatório ou qualquer outra rotulação que prefira. O convido a MOSTRAR o "outro lado" que você me acusa de omitir!
Por fim, um debate não é uma competição de comer torta. Não sou seu adversário, não quero "ganhar" de você (ou qualquer outro), unicamente trago à luz aquilo que sinto estar sendo erroneamente desconsiderado da questão.
Existe uma gigantesca diferença entre dizer que não é cabível e dizer que é impossível. Meu discurso é - da forma que estão idealizando, não há embasamento para algo bem sucedido - e isto é fruto de simples análise da própria trajetória da Game Maker Brasil nestes últimos 2 anos.
E para o caso de não ter ficado claro o suficiente, não desejo vê-los se atirando em empreitadas de pouco ou nenhum retorno (e não falo de dinheiro). Este é meu único objetivo neste tópico, por mais que encare como uma afronta/desmerecimento/etc.
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
TRFN95
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 31
Localização: BH-MG
Contato:

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por TRFN95 » Qua Jul 20, 2016 10:47 am

O que vejo nessa discussão e boa quantidade são discursos retóricos com falas bonitas e pouca resolução. Opinião e de cada um, e cada qual tem sua visão. É fato, lidar com gente e complicado, e por isso o assunto a q se criou o topico importa. Criar uma parte para destacar os.trabalhos e algo positivo, e nos como staff estamos dispostos a deixar este ambiente agradável aos usuarios do forúm para o bem comum. Completamente aceitavel e tem meu apoio, porque de tudo, aqui nao está morto e sim apenas desorganizado. Mas não venham pensar que e a staff a culpada, pois a organização, determinação e criatividade, bem como também a capacidade vai de cada um e influencia como um todo mutuamente. Sintam-se a vontade para expressar como melhorar, mas nao e cabivel apenas apontar o erro se nao tiver a solucao, e pior ainda, ficar nessa discussão turva que nao leva a solucão referindo o q fulano fez ou ciclano falou.

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por banny » Qua Jul 20, 2016 11:23 am

A mensagem que li era um pouco diferente (foi editada), sobretudo a parte onde dizia que "era mais simples falar de noobs". Não vou comentar, é desnecessário visto que levou para o lado pessoal (staffer).
Esta postura de associar uma discordância com tentativa de tumulto me parece coisa de uma mentalidade medieval. É muito simples chegar aqui e dizer que tudo é briga, tudo é confusão, enquanto permanecem em sua zona de conforto sob a premissa de que a direção é isenta de qualquer culpabilidade.
Se for assim, a cidade do Rio de Janeiro por exemplo está em situação precária por falta de "determinação e criatividade" de seus moradores, certo?
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
TRFN95
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 31
Localização: BH-MG
Contato:

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por TRFN95 » Qua Jul 20, 2016 11:28 am

Sim eu modifiquei pois me referi incorretamente, e peço desculpas. mas entenda que, o assunto e referido a x, e você esta falando de algo que nao compete. Novamente, se modifiquei e porque vi que errei em expressar-me. O que quero dizer e: o assunto e a ideia, e voce quer falar do que nao e o assunto desse topico. Quanto a referencia sua medieval e tudo, nossa mas que pessoa culta você é, deseja tambem requerir uma licitacao governamental e um protesto para falar que staffer nao pode corrigir o que disse? e claro, a colaboração é de todos sim, cade seu trabalho por aqui? o q voce tem feito? e muito facil determinar a culpa, mas e dificil enxergar a solucao. novamente: muitas palavras poucas respostas. ah antes que me esqueça o forum nao e um governo, e uma.comunidade de cooperacao e o titulo staffer nao faz de ngm melhor, cabe responsabilidades. repense.

Avatar do usuário
7f55842f
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 33

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por 7f55842f » Qua Jul 20, 2016 11:35 am

TRFN balbuciou:
O que vejo nessa discussão são apenas discursos retóricos com falas bonitas e pouca resolução.  
(...)
Mas não venham pensar que e a staff a culpada, pois a organização, determinação e criatividade, bem como também a capacidade vai de cada um e influencia como um todo mutuamente. Sintam-se a vontade para expressar como melhorar, mas nao e cabivel apenas apontar o erro se nao tiver a solucao, e pior ainda, ficar nessa discussão turva que nao leva a solucão referindo o q fulano fez ou ciclano falou.
Ué... Tu leu isso antes de postar? Fala de não apontar apenas erro sem solução, mas pratica o oposto, é naipe aquele ditado né: "faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço"...

Pensei que era de responsabilidade da administração tomar decisões que envolvam a comunidade como um todo, e eu só percebo uma esquiva dos atuais responsáveis do recinto, o Gabriel mesmo, fica dias sem aparecer, ae quando aparece posta uma engine com um algoritmo tão manjado que tem documentação até no Wikipédia, tipo, pra inglês ver mesmo, e de certa forma isso basta, pois veja só, eu cobrei uma resposta dos administradores (post que inclusive foi apagado), dae vem a resposta política: "não vou me manifestar ainda mas tenham certeza que estou de olho", a discussão já está indo pra página 4, e ainda ninguém consegue se manifestar?

A atual administração pode ser em peso representada por essa imagem:
Imagem

Avatar do usuário
TRFN95
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 31
Localização: BH-MG
Contato:

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por TRFN95 » Qua Jul 20, 2016 11:44 am

Mais um comentário vazio. Novamente repito, este topico esta tomando o rumo errado, e agora outro vem somente criticar. Porque nao criar um topico especifico? e melhor. Quanto a staff e sua ausencia, sejamos francos, o forum ja passou por mtas coisas e cada epoca e de um jeito. Falo isso pois estou na GMBR desde 2009.

Avatar do usuário
7f55842f
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 33

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por 7f55842f » Qua Jul 20, 2016 11:58 am

Cara, é impraticável uma discussão contigo, nem sequer leu o que eu escrevi, então, não vou me dar nem ao trabalho de replicar devidamente.

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por banny » Qua Jul 20, 2016 12:49 pm

TRFN escreveu:nossa mas que pessoa culta você é, deseja tambem requerir uma licitacao governamental e um protesto para falar que staffer nao pode corrigir o que disse?
Caro, essa revolta toda é apenas por eu ter citado uma frase que você próprio escreveu? Se julgou inadequado depois, não posso fazer nada, o feedback que recebi por email constava aquilo.
TRFN escreveu:e claro, a colaboração é de todos sim, cade seu trabalho por aqui? o q voce tem feito? e muito facil determinar a culpa, mas e dificil enxergar a solucao.
Curioso você citar logo em seguida que todos são iguais, já que está justamente diminuindo a relevância da minha opinião por estar aqui a menos tempo que outros. Me pergunto porque os usuários bem antigos não se manifestam, bem, talvez por nem sequer frequentarem mais.
Ainda assim, vamos relembrar parte do que disseram os usuários (não staffers) que chegaram a opinar -
Shiverzero escreveu:sse fórum morreu para mim quando o foco deixou de ser criar jogos para apenas focar na parte teórica, dá pra notar a diferença observando como o antigo fórum tratava jogos feitos pela comunidade (foco no Hall da Fama, display de jogos, avaliadores, sistema de notas no perfil e medalhas)
rodrigomendes escreveu:Eu frequentava o gmbr desde o comecinho e tambem outros foruns sobre gmbr que eram muito bons. Ja criei o meu forum na epoca, o brasilgame.forumbraisil.net que ja chegou a ter mais de 100 membros onlines e muitas postagens, mas o forum que vingou mesmo foi o gmbr forumeiros do janx, cabecao e o pessoal. Por um bom tempo fiquei fora do mundo dos jogos, e voltei recentemente e me deparo com o fato que o gmbr nao existe mais o.O virou arquivo. Cade o pessoal das antigas? aqueles jogos maneiros do forum? varios projetos e pessoas fervilhando com ideais ?
rhenandias escreveu:Não acho que o forum deva se tornar algo para promover os seus jogos e até vende-los, eu vejo o forum como um lugar pra trocar uma ideia com os amigos e aprender coisas novas. Vamos ser sinceros, poucos aqui hoje estão em condições de realmente vender um jogo ou atingir um sucesso estrondoso na comunidade indie, e eu não estou nessa lista.
Rouca_SG escreveu:Poucas pessoas publicam porque não tem muita visibilidade aqui.
Um exemplo disso são os concursos... A pessoa ganha, mas não recebe nenhum destaque, nem mesmo o seu jogo. somente um post comum falando do ganhador ou das pontuaçoes gerais que logo vai se substituida por publicaçoes mais recentes.
Eu pelo menos não percebo a visibilidade dos jogos. Se eu faço uma demo de um jogo, é para as pessoas verem, se interessarem e jogarem, porque quero feedback para o produto final.
Isso não acontece muito por aqui, então não chega ser muito animador publicar, entendem o que quero dizer?!
Noob4Fun escreveu:Eu sou membro desde do gmbr. para mim o gmbr era tudo o que precisava para tirar as minhas duvidas ter apoio, opiniões, tutoriais de qualidade, membros ativos em cada segundo do dia... Para mim a gmbr estava muito melhor do que esta este, até achava os administradores mais atenciosos e ativos que aqui. Para mim mudar o forum foi uma perda de tempo e de membros.
chicoweb escreveu:A única coisa boa pra se tirar disso tudo aí que tão falando é justamente o assunto principal mesmo, os jogos perderam o foco, isso afasta quem já é experiente na programação, entrar aqui só para ensinar é satisfatório sim, mas não pode ser só isso que viemos fazer aqui. Gostaria de feedbacks nos meu games, não tem, então para que estou publicando eles aqui.
Dust escreveu:Seria bacana uma espécie de Hall Of Fame, como na old gmbr. A galera gosta de ter um projeto bem pregado e bem martelado no forum, ainda mais em um tópico bem atraente por assim dizer xD...
Também, a cada resultado de uma competição oficial do forum, o champião poderia ganhar uma espécie de trofeu, ou medalhas, ou uma conquista, que ficaria logo abaixo da foto de perfil.
Ora, exceto pelos staffers, todos os demais comentários se direcionam para o velho sistema d avaliações e medalhas no perfil. São usuários mais antigos e que contribuem, mas como não criticam acabam passando despercebidos nos contrapontos dos prezados.
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

Re: [Sugestão] Foco aos jogos e desenvolvedores

Mensagem por gabrielsch » Qua Jul 20, 2016 1:34 pm

É incrível como de um assunto inicial no tópico o senhor 7f55842f (pra não chamar de outro user) conseguiu criar todo um caos criando intrigas com os usuários e cobrando atitudes imediatas da administração.

Antes de continuar devo esclarecer que a equipe de administração efetiva (que realmente tem controle sobre o fórum e servidor) é composto apenas por duas pessoas gabrielsch (eu) e Markito. Nesse exato momento o conhecimento sobre como a plataforma phpbb funciona em termos de extensões é muito raso para nós, existe muita documentação oficial feita pela própria equipe de desenvolvedores da plataforma ensinando a como desenvolver extensões e outras coisas a mais, então aprender não é um problema. Não sei quanto ao Markito mas atualmente eu tenho, assim como a maioria das pessoas, compromissos como faculdade, serviços paralelos e também vida social. O motivo da minha falta de atividade no fórum é explicada por meio disso que eu acabei de falar, isso não quer dizer que não estou acompanhando o movimento e tomando providencias, uma delas é tomar meu tempo de lazer para me dedicar a aprender mais sobre a plataforma, mas isso é claro que nem vocês nem nosso usuário prodígio 7f55842f sabem disso.

Vejo que o tópico tomou um rumo muito diferente do original com discussões quase que pessoais e usuários rebaixando o trabalho, esforço e competência alheia. Irei trancar este tópico e criar um novo pedindo a opinião de vocês sobre a criação de uma espécie de portal ou sistema para divulgação de projetos, nada muito avançado mas que de fato ajude a melhorar (talvez) o feedback de projetos e o reconhecimento dos mesmos.

7f55842f:
[...] Gabriel mesmo, fica dias sem aparecer, ae quando aparece posta uma engine com um algoritmo tão manjado que tem documentação até no Wikipédia, tipo, pra inglês ver mesmo, e de certa forma isso basta [...]
Peço que leia minha resposta sobre inatividade no fórum. Criei aquela engine por vários motivos: não existia nenhuma implementação do algoritmo em GML de forma gratuita (boa sorte em procurar no google); é um algoritmo que explora conhecimentos que eu vi no meu curso da faculdade, portanto é de certa forma um desafio para mim;
Você está rebaixando o meu trabalho porque acha que estamos "esquivando dos problemas" como se estivéssemos melhorando para não resolver o problema, isso é algo que eu não tolero, ainda mais de um usuário que precisa usar ironia e imagens para atormentar discussões. Avisado.
Imagem

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 7 visitantes