Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

Como atualizar o jogo?

Perguntas? A comunidade te ajuda a resolver.
Avatar do usuário
Matheus Carvalho
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 21

Como atualizar o jogo?

Mensagem por Matheus Carvalho » Dom Jun 12, 2016 11:53 pm

Supondo que eu resolva mudar os sprites do meu jogo, ou adicione novas linhas de código a algum objeto, como faço pra atualizar um jogo antigo sem fazer com que a pessoa precise baixar o que não foi alterado? Tipo um patch.

Meu objetivo maior aqui é a Steam, então se tiver algo específico pra Steam, também gostaria de saber.

Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

Re: Como atualizar o jogo?

Mensagem por gabrielsch » Seg Jun 13, 2016 1:07 am

Todos os recursos do jogo são incluídos no executável final, isso quer dizer que sprites, background, sons etc. são todos adicionados em um único executável e não podem ser alterados. A opção mais óbvia, mas de longe a pior, é a cada atualização fazer o usuário baixar um novo executável contendo os recursos novos, porém, isso vai obriga-lo a baixar todo o conteúdo antigo mais o novo, caso o seu jogo seja grande e tenha um tamanho considerável essa opção não é nem um pouco viável. 
Outra opção, que eu particularmente escolheria, é importar os recursos necessários para o seu jogo de arquivos externos, exatamente igual é feito na maioria dos jogos atuais. O jogo ao iniciar iria carregar todos os arquivos necessários de sprites, backgrounds, sons etc. de arquivos externos que vem junto com o executável, talvez já tenha percebido que essa escolha deixa os arquivos expostos e disponíveis para qualquer um fazer alterações, por isso, recomendo que comprima os arquivos em algum formato seguro que o seu jogo possa ler de alguma forma, uma boa ideia seria utilizar alguma extensão que possibilite extrair e comprimir arquivos .zip com senha.
Imagem

Avatar do usuário
Matheus Carvalho
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 21

Re: Como atualizar o jogo?

Mensagem por Matheus Carvalho » Seg Jun 13, 2016 1:39 am

Acho que vai ter que ser baixando tudo de novo mesmo... hospedar os arquivos, criptografar, baixar com o jogo, tá um pouco além do meu conhecimento ainda. Mas até que não tem tanto problema, meu jogo é bem pequeno.

Muito obrigado pela ajuda.

Avatar do usuário
vikintor
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 17

Contato:

Re: Como atualizar o jogo?

Mensagem por vikintor » Seg Jun 13, 2016 6:19 am

É como o gabrielcsh disse: use funções que permitem carregar arquivos externos. Basta mudar as extenções.
Mesmo se fizer da outra maneira, vale a pena investir um tempinho nestas funções de importação. Abre novas possibilidades.

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 2 visitantes