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[PROG] [Carlos - Tutorial] Lógica Booleana.

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Tutoriais & Aulas
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[PROG] [Carlos - Tutorial] Lógica Booleana.

Mensagem por Tutoriais & Aulas » Qui Abr 28, 2016 10:21 pm

Autor original: Carlos L.
Nome: Lógica Booleana.
Descrição: Neste tutorial abordarei um pouco a lógica booleana, explorando sistema binário e os quatro operadores lógicos mais importantes além de ser os únicos com que o Game Maker trabalha que são eles (and, not, or e xor) então boa leitura e vamos nessa :feliz3:.
Nível de dificuldade: Iniciante.
Requerimentos: Uma Cabeça funcionando no seu mais perfeito juízo + GM8.
  • Sistema binário:
O sistema binário e um sistema onde só se trabalha com um e zero, e é com esse sistema que o computador trabalha ou seja tudo que você faz no seu computador e representado como um e zero e segundo a lógica booleana 1=Verdadeiro (true), e 0=falso (false).
  • Porta lógica and (&&):
A porta lógica and em português significa e é ela só será executada se ambas as declarações forem verdadeiras, sendo assim temos a seguinte tabela.
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A mesma tabela mais no sistema binário.
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Código: Selecionar todos

// Exemplo do uso da porta lógica AND.

var _var1, _var2, _var3;
_var1 = 'Deu certo';
_var2 = false;
_var3 = false;

if (_var2 = false and _var3 = false)
{
    draw_text(x,y,""+string(_var1));
}
Entendendo o que foi feito:
Ao executar o programa ele irá checar os valores dados as variáveis logo em seguida ele irá checar a pergunta feita (nesse caso perguntava se as duas variáveis eram falsas) e em seguida se o resultado for verdadeiro ele executara o código caso não seu código não será executado.
  • Porta lógica not (!):
a porta lógica not em português significa não, na programação ela será interpretada seguindo a lógica de seu código (se não existe um objeto, se não foi pressionada uma tecla, etc...).

Código: Selecionar todos

// Exemplo do uso da porta lógica NOT.

if not(instance_exists(bloco))
{
    room_goto_next();
}
Entendo o que foi feito:
O código usado como exemplo e muito usado em jogos de Arknoid, Breakout (nintendo vs atari), pois ele checa se não existe nenhuma instância bloco na room, caso não exista ele passa de fase, mas ai você me pergunta "E o que foi que o not fez?" o not nesse caso irá fazer com que o código em si cheque se NÃO existe a instância bloco na room, sem o not ele simplesmente iria checar se existe algum bloco na room e se existisse ele passaria de room.
  • Porta Lógica or (||):
A porta lógica or em português significa ou, e na programação ela checa se uma das variáveis tem valor verdadeiro caso sim ela executará o código caso não, o código não será executado, seguindo esse raciocino temos a seguinte tabela.
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A mesma tabela mais no sistema binário.
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Código: Selecionar todos

// Exemplo do uso da porta lógica OR.

var _var1, _var2, _var3;
_var1 = 'Deu certo';
_var2 = true;
_var3 = true;

if (_var2 = false or _var3 = false)
{
    draw_text(x,y,''+string(_var1));
}
Entendendo o que foi feito:
Automaticamente quando foi executado o programa verificou se alguma das duas variáveis tem o resultado falso, se alguma das duas ou as duas tiver o resultado falso ele irá desenhar o resultado na tela, caso nenhuma das duas tenha o resultado igual a falso ele não irá desenhar nada na tela.
No caso do exemplo acima como não coloquei nenhuma das duas variáveis com verificação verdadeira nesse caso nâo irá resultar em nada sendo assim não irá desenhar nada na tela, mas, se mudarmos o resultado de alguma da duas vars para true ao executar o programa ele irá desenhar o resultado na tela, por que agora ele terá uma verificação verdadeira, e automaticamente ele executará o código seguinte.
  • Porta Lógica xor (^ ^):
A porta lógica xor e um or exclusivo e irá retornar um valor verdadeiro somente-se os dois valores forem diferentes, caso eles sejam iguais ele irá retornar um valor falso, sendo assim temos a seguinte tabela.
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A mesma tabela mais no sistema binário.
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Agora vamos ver um código usando o xor.

Código: Selecionar todos

// Exemplo usando aporta lógica XOR.

var _var1, _var2, _var3;
_var1 = 'Deu certo';
_var2 = true;
_var3 = false;

if (_var2 xor _var3 = false)
{
    draw_text(x,y,""+string(_var1));
}
Entendendo o que foi feito:
Agora vamos entender o que a porta lógica xor fez, assim que o programa foi executado ele leu as variáveis, então ele foi executar o programa e o xor verificou as duas variáveis ao verificar ele retornou dois valores diferentes assim o resultado seria true seguindo nossa tabela mas no código nos só queremos que ele processe e desenhe nossa string na room se o resultado for igual a false(0) então seria necessário dois valores iguais ou seja o código ficaria desse jeito.

Código: Selecionar todos

var _var1, _var2, _var3;
_var1 = 'Deu certo';
_var2 = true;
_var3 = true;

if (_var2 xor _var3 = false)
{
    draw_text(x,y,""+string(_var1));
}
Retornado um valor falso por que as variáveis tem o mesmo valor.
:arrow: Complemento dado pelo usuário Fuzenrad.
Só complementando, a junção das portas NOT (!) com AND (&&), OR (||) e XOR (^) possuem nomes próprios, são elas: NAND, NOR e XNOR.

A 'Porta Inversora E' ou 'NAND' (! + &&) retorna falso quando as entradas são verdadeiras:

Código: Selecionar todos

!(0 && 0) = 1
!(0 && 1) = 1
!(1 && 0) = 1
!(1 && 1) = 0


A 'Porta Inversora OU' ou 'NOR' (! + ||) retorna verdadeiro quando as entradas são falsas:

Código: Selecionar todos

!(0 || 0) = 1
!(0 || 1) = 0
!(1 || 0) = 0
!(1 || 1) = 0


E finalmente a 'Porta Inversora OU Exclusivo' ou 'XNOR' (! + ^) que retorna verdadeiro quando as entradas são iguais:

Código: Selecionar todos

!(0 ^ 0) = 1
!(0 ^ 1) = 0
!(1 ^ 0) = 0
!(1 ^ 1) = 1


Pronto cheguei ao fim do tutorial, espero que a galera tenha gostado, qualquer erro ou equivoco meu é só avisar :blz: .
Flw.


---EDIT---
Mudança do sinal dos sistemas binários, citados pelos Janx para um melhor entendimento, e agradecimento ao Fuzenrad pelo complemento do tutorial com a explicação das portas: NAND, NOR e XNOR.

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