INTRODUÇÃO EM GML
Aula 07 - Funções e Scripts
(Atualizado 08/02/2015)
Uma função é chamada por um nome, e contém zero ou mais argumentos dentro de parênteses e separados por vírgulas.
Exemplo, instance_create (função que tem varios argumentos):
Código: Selecionar todos
//nome_da_função(argumento 1, argumento 2, argumento 3)
//criando_objeto(posição x, posição y, nome do objeto)
instance_create(x,y,obj)
Código: Selecionar todos
//nome_da_função()
//destruir_instância()
instance_destroy()
Quando você digita parte de uma função do GM, ele busca as funções mais próximas do que você digitou, como na imagem abaixo:
Digitei somente object_ e ele ja procurou e listou todas as funções que começam com object_. Caso a função que vai usar ja tenha aparecido la embaixo, de clique nela e ela é completada no seu código. Assim você poupa mais tempo digitando.
Scripts - criando funções:
Qualquer script que você crie é uma função. Os scripts são necessários para poupar rotinas extensas e otimizar o código.
Ao criar um script, dê um nome à ele. Exemplo, vamos calcular o IMC (Índice de massa corporal) que é o peso/altura².
Código: Selecionar todos
//calcula_imc(peso,altura)
imc=argument0/(argument1*argument1)
return imc
- argument0 (representa o peso) é o primeiro argumento (peso) da função e argument1 (altura) é o segundo argumento.
- Guardamos o resultado na variável imc.
- Retornamos o valor de imc para a função.
O return serve para que possamos utilizar a função como se fosse uma "variável":
Código: Selecionar todos
Meu_IMC=calcula_imc(82,1.80)
Há também as funções que não retornam um valor significativo (Retorna 0 ou -1, que nunca mudam). Por exemplo, você tem uma rotina onde há muito código que é usado em varias situações, mas não muda muito. Ele não calcula nada e serve somente para criar uma ação:
Código: Selecionar todos
//cria_explosao(som,objeto)
//Toca o som de explosão
sound_play(argument0)
//Cria o objeto explosão
instance_create(x,y,argument1)
Código: Selecionar todos
cria_explosao(sd_explosao,obj_explosao)
-Você pode usar até 16 argumentos dentro de um script (de argument0 à argument15).
Nas próximas aulas veremos muitas outras funções. E para saber o que as funções embutidas no Game Maker retornam, veja o HELP (F1).
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