INTRODUÇÃO EM GML
Aula 05 - Else e Switch
(Atualizado 08/02/2015)
ELSE:
É uma palavra em inglês que significa "senão". No Game Maker ela é usada em conjunto com o "if".
Ex:
Código: Selecionar todos
//se moedas for maior ou igual a 100
if moedas >= 100
{
moedas = 0
vidas += 1
}
else //senão
{
moedas += 2
}
Código: Selecionar todos
vidas = 0
moedas = 0
Código: Selecionar todos
draw_text(10, 10, "Vidas: " + string(vidas) + "#" + "Moedas: " + string(moedas))
Você também pode adicionar vários elses seguidos em conjunto com if:
Código: Selecionar todos
if tipo == 0 //se for 0
{
forca=10
}
else if tipo == 1 //senão for 0 e for 1
{
forca=20
}
else if tipo == 2 //senão for 0 ou 1 e for 2
{
forca=30
}
else //senão for nenhum
{
forca=0
}
SWITCH:
Quando usamos muitos else e if seguidos podemos ficar um pouco perdidos. A estrutura switch é uma forma simples e dinâmica de organizar e otimizar o código:
Código: Selecionar todos
switch tipo //Expressão checada será a variável tipo
{
case 0: //caso for 0
forca=10
break;
case 1: //caso for 1
forca=20
break;
case 2: //caso for 2
forca=30
break;
default: forca=0; //caso for nenhum
}
Exemplo do GM:
Código: Selecionar todos
switch (keyboard_key)
{
case vk_left:
case vk_numpad4:
x -= 4
break
case vk_right:
case vk_numpad6:
x += 4
break
}
- Os dois pontos ( : ) são necessários, já o ponto virgula ( ; ) não é obrigatório.
- O default (padrão) é usado caso nenhum dos casos ocorrer.
- Você pode usar 2 casos ou mais para apenas um resultado.
- Suas declarações devem ficar entre os dois pontos ( : ) o break.
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