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ajuda projeto the sims
ajuda projeto the sims
olá pessoal a meses parei meu projeto por questão de me enpacar num escript
quero clicar em um objeto com o mouser ex:"fruta" e quero que apareça em volta dela as opções em forma de balões: "comer" ou "jogar fora", após clicar com o mouser em uma dos balões, quero que o player vá até lá e faça a ação escolhida.
quem puder me ajudar
quero clicar em um objeto com o mouser ex:"fruta" e quero que apareça em volta dela as opções em forma de balões: "comer" ou "jogar fora", após clicar com o mouser em uma dos balões, quero que o player vá até lá e faça a ação escolhida.
quem puder me ajudar
dinhoo
- Rodrigo Santiago
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Re: ajuda projeto the sims
Obs : Você tem que entender ( VARIAVEIS E ARRAYS )
nando888 - Primeiramente, simplifique seus objetivos.
1 - Clicar em um objeto e ele ficar selecionado
2 - Aparecer um menu para um objeto selecionado
3 - Executar uma função quando um item do menu for selecionado
Eu não vou colocar o todo o código até porque isso depende totalmente do seu jogo ( vai tentando fazer por parte, e quando você não consegui volte a perguntar aqui na TGM-br).
EM um Objeto controlador ( aqueles objetos que você põe sem sprite, so pra fazer a logica do jogo ) , no evento create ponha o seguinte :
1 - Crie um objeto que vai representar TODOS os itens selecionáveis (coloca um nome ai, vou chamar de obj_iten) , e no evento create ponha o seguinte :
Agora no evento " global > mouse left pressed "
2 - E agora, esse scr_criar_menu ? Você vai ter q implementar, crie um scripte, ponha o nome scr_criar_menu :
Pronto, agora é o seguinte. Você vai ter q criar objetos(ex, fruta, geladeira, mesa etc ) e mudar parent deles para Obj_iten. No create ponha o seguinte :
Coloque uma sprite maneira e testa ai porque eu ainda não pude testar .
Se você conseguiu agente vai passar pro passo 3.
nando888 - Primeiramente, simplifique seus objetivos.
1 - Clicar em um objeto e ele ficar selecionado
2 - Aparecer um menu para um objeto selecionado
3 - Executar uma função quando um item do menu for selecionado
Eu não vou colocar o todo o código até porque isso depende totalmente do seu jogo ( vai tentando fazer por parte, e quando você não consegui volte a perguntar aqui na TGM-br).
EM um Objeto controlador ( aqueles objetos que você põe sem sprite, so pra fazer a logica do jogo ) , no evento create ponha o seguinte :
Código: Selecionar todos
global.iten_selecionado = -1 ; // Esta variavel representa o iten atualmente selecionado
Código: Selecionar todos
selecionado = false //Representa se o iten atual esta selecionado
var i;
for(i = 0; i < 9 ; i ++ ) menu_iten[i] = -1 ; //Crie um array ( usos mas a frente )
Código: Selecionar todos
if ( instance_position(mouse_x,mouse_y,id ) ){ //Verifica se o mouse esta clicando no objeto atual
if ( !instance_exists(global.iten_selecionado) && global.iten_selecionado <= 0){ //Se o objeto atual nao existe ou ainda nenhum foi selecionado
global.iten_selecionado = id; // agora o iten selecionado tem o id deste objeto
selecionado = true;
scr_criar_menu();
}
}
Código: Selecionar todos
var temp_id,i ;
for(i = 0; i < 9 ; i ++ ){
if(menu_iten[i] != -1){
temp_id = instance_create(x + lengthdir_x(16,360/9 * i), y + lengthdir_y(16,360/9 * i ), menu_iten[i] ) ; //Cria o objeto, em uma posicao circular, por isso o calculo todo
temp_id.objeto = id; // coloca o id do iten atual dentro desse novo objeto criado
}
}
Código: Selecionar todos
event_inherited() ;// iso aki é pq vc esta usando parent
menu_iten[0] = Obj_Menu_Da_Fruta_1
menu_iten[1] = Obj_Menu_por_exeplo_comer
menu_iten[2] = Obj_qualquer_coisa
Se você conseguiu agente vai passar pro passo 3.
Editado pela última vez por Rodrigo Santiago em Sex Jun 03, 2016 3:51 pm, em um total de 1 vez.
Re: ajuda projeto the sims
Agora no evento " global > mouse left pressed "
Código: Selecionar todos
é para colocar no mouse left pressed do objeto item ou do objeto controlador?
Código: Selecionar todos
Código: Selecionar todos
if ( instance_position(mouse_x,mouse_y,id ) ){ //Verifica se o mouse esta clicando no objeto atual
if ( !instance_exists(global.iten_selecionado) && global.iten_selecionado <= 0){ //Se o objeto atual nao existe ou ainda nenhum foi selecionado
global.iten_selecionado = id; // agora o iten selecionado tem o id deste objeto
selecionado = true;
scr_criar_menu();
}
}
dinhoo
- Rodrigo Santiago
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Re: ajuda projeto the sims
do objeto iten ! Obs, no final tem
É so pra exemplificar, esses objetos devem ser os botoes a vao aparecer, pode ir de 0 ate 9
Código: Selecionar todos
menu_iten[0] = Obj_Menu_Da_Fruta_1
menu_iten[1] = Obj_Menu_por_exeplo_comer
menu_iten[2] = Obj_qualquer_coisa
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