Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Concursos, Campeonatos e Game Jams.
Avatar do usuário
dharrison
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 13
Localização: Limeira SP

TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por dharrison » Qui Dez 22, 2016 10:41 am

TGMBR JAM#002
TÓPICO DE DISCUSSÃO 

Salve pessoal, belezinha?
Bora pra mais um JAM, iniciando em 13 de Janeiro de 2017, mas até lá vamos discutir temas, regras, expectativas e aspectos relacionados ao Concurso que queiram opinar, questionar, sugerir e/ou criticar.

Deixarei a postagem anterior dentro de um spoiler para quem quiser conferir, mas foi algo feito no impulso então está morto e enterrado para fazermos juntos algo melhor.

Qual era a ideia inicial?

Definir um tema para cada participante
Eu pretendia usar o gerador de aventuras Chaotic Shiny, onde o participante diria um número aleatório e receberia o tema, algo como *The heroes need to get the white greatsword from the legendary hero's tomb.* ou *Os heróis devem pegar a montante branca da tumba do herói lendário.*
Minha intenção era tentar fazer o sistema de Temas ser um pouco mais livre e dar mais variedade aos jogos.

Pagar do meu bolso os jogos da Premiação
Foi isso que gerou a urgência que atrapalhou tudo, vi alguns jogos em promoção e teria que comprá-los logo par poder ter uma premiação a oferecer. Peço desculpas pela imprudência.

Por isso até deixo a questão: que tipo de premiação vocês acham interessante haver?

Não posso arcar com custos altos, mas conversando com outros membros da Staff podemos talvez chegar a um acordo entre aquilo que vocês opinarem e aquilo que tivermos cash para bancar :sorrir:

Movimentar o Fórum
Voltei para a administração do fórum para fazer isso. Web nunca foi meu forte, na antiga GMBR eu cuidava da parte organizacional, voltei com os Concursos Quinzenais quando fazia quase um ano que não havia mais CQs, fiz escolhas ousadas em alguns deles e tal, mas é assim que aprendemos: tentativa e erro.
Considero meu trabalho na GMBR como concluído e sou feliz por ter feito o melhor que pude. Desde que me cadastrei neste novo fórum quando ele nasceu, já havia deixado de lado a administração.

Recentemente me loguei apenas para matar a saudade, e vi que tudo havia mudado, e alguns membros das antigas solicitaram minha ajuda novamente, por isso estou de volta, mas também estou bem enferrujado :P

Somos um fórum de desenvolvimento de jogos, nos alimentamos de jogos e feedback. JAMs e Concursos são a melhor ferramenta que temos para incentivar o desenvolvimento e gerar feedback em nossos projetos. Se você fizer o mesmo game, dentro de um concurso e fora dele e divulgar, o feedback por conta do concurso será sempre maior.

E se hoje somos uma comunidade, um fórum, é porque queremos que nossos jogos sejam vistos, comentados e jogados.


Então vamos nos alinhar para criar um JAM que nos proporcione essa experiência e satisfação que só conseguimos sendo uma comunidade unida e produtiva  :pele:


Tópico Antigo:
SPOILER: Clique para ver o conteúdo

Avatar do usuário
dotCHAOS
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 3

Re: TGBMR JAM #002 - BAÚ DE AVENTURAS!

Mensagem por dotCHAOS » Qui Dez 22, 2016 12:07 pm

dharrison escreveu:Votação: Os membros da comunidade irão votar nos jogos estabelecendo um ranking.

Avaliarei os jogos e haverá também um tópico para votação. A avaliação terá caráter classificatório, com notas de 0 a 5 para Gráficos, Som, Jogabilidade (Programação/Bugs) e Criatividade. Jogos com duas ou mais notas abaixo de 2 podem ser desclassificados (dependerá também da votação).

Para votação dos membros haverá um tópico semelhante ao JAM anterior, que será linkado aqui.
Velho, isso ficou muito pouco coeso, sobretudo para um evento anunciado assim do nada. O Jam anterior teve mais de uma semana de antecipação, mas por conta das informações ambíguas ou interpretativas muita gente ainda tirava dúvidas quando o prazo já estava na metade (sem dizer a confusão que fica quando um participante que se focou em produzir o jogo acaba tomando ciência das mudanças apenas quando alguém comenta sobre).

dharrison escreveu:Vamos pegar leve, afinal é fim de semana de Natal e pode ser difícil para muitos participarem. Se não conseguirmos participantes o suficiente, os temas serão cancelados (para que os participantes recebam novos temas), e prorrogaremos para a segunda semana de Janeiro (porém a premiação pode ser alterada ou cancelada).

Usarei um gerador aleatório de temas de aventuras para fornecer um tema diferente a cada participante. Comente nesse tópico algo como "Participarei do JAM" e escolha um número de 1 a 6. Responderei neste mesmo tópico o seu TEMA. Não é permitido trocar de TEMA, ou usar o TEMA de outro participante.
Caso queira desistir do JAM pelo TEMA recebido, é uma opção sua...
Aqui sinceramente ficou pior ainda, já que é dito uma coisa que altera outra que, por sua vez, vem mais à frente no texto.

dharrison escreveu: Todas as informações poderão ser trocadas durante o evento. O importante é que contenha todas preenchidas às 23:59 do dia 15/11.
Lógico que é apenas um resquício do copy> paste que passou despercebido... a questão porém é se não há mais situações como esta no texto (e que não são óbvias como o caso da data passada).

Avatar do usuário
Gonzo
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 194

Re: TGBMR JAM #002 - BAÚ DE AVENTURAS!

Mensagem por Gonzo » Qui Dez 22, 2016 2:17 pm

Na minha humilde opinião de jagunço sortear temas aleatórios emplicara em menos participantes, 
caso tenha alteração nesse quesito estou pensando em participar se tratando de uma coisa rápida e indolor 
......∩____∩............_______...
......| (• ◡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)..
Não seja uma cabrita selvagem "tutankhamun"

Avatar do usuário
dharrison
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 13
Localização: Limeira SP

Re: TGBMR JAM #002 - BAÚ DE AVENTURAS!

Mensagem por dharrison » Qui Dez 22, 2016 9:55 pm

Organizei o tópico rápido por causa da premiação, mas se acham melhor elaborar algo com mais calma podemos cancelar este e agendar algo. :sorrir:
Sobre o tema foi só algo para dar um desafio a mais e sair da monotonia mesmo.

Avatar do usuário
guimaraf
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 456
Localização: Contagem-MG

Contato:

Re: TGBMR JAM #002 - BAÚ DE AVENTURAS!

Mensagem por guimaraf » Qui Dez 22, 2016 10:13 pm

Para uma Jam, primeiro é necessário criar alguma publicidade, assim as pessoas podem se preparar e então decidir se podem ou não participar.

Avatar do usuário
dotCHAOS
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 3

Re: TGBMR JAM #002 - BAÚ DE AVENTURAS!

Mensagem por dotCHAOS » Qui Dez 22, 2016 10:14 pm

dharrison escreveu:se acham melhor elaborar algo com mais calma podemos cancelar este e agendar algo
Acho. O engajamento pra esse concurso seria quase zero, da forma como está.

Avatar do usuário
Mr.Rafael
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 52

Re: TGBMR JAM #002 - BAÚ DE AVENTURAS!

Mensagem por Mr.Rafael » Qui Dez 22, 2016 11:20 pm

Olha, cara... não é por desmerecimento não, mas esse Jam já começou todo errado.

A primeira falha é a falta de organização no próprio tópico. É fácil perceber que existem partes que não foram bem explicadas e outras literalmente copiadas diretamente do tópico do primeiro Jam (percebe-se isso pelas datas de início e término anunciadas). E se há uma falha justamente na postagem principal, que seria onde o participante seria apontado para tirar maiores dúvidas, como será possível garantir que alguém participe sem se sentir arriscado a ser desclassificado por uma má interpretação das regras?

A segunda falha foi a maneira de como o Jam foi anunciado. Não se pode simplesmente chegar, anunciar e dizer que vai começar agora. Existem várias razões para isso: as pessoas precisam, primeiramente, tomar conta da existência da competição, e isso não é feito faltando apenas algumas poucas horas antes da data de início (principalmente se um determinado usuário entra em um horário que antecede ao da postagem). Mas existe também outra razão pela qual isso não é plausível...

A falta de feedback dos usuários! De todas as falhas, esta é sem dúvida a pior delas! Cara, leia o tópico de discussão do primeiro Jam e veja quantas falhas não tinham lá também. A perspectiva do primeiro Jam era, em resumo: "daremos início numa data qualquer, vão ter de 4 a 5 jogos, notavelmente todos feitos usando GameMaker e com versões executáveis para download, além de uma premiação que exigirá uma meta que nunca antes foi atendida, desde os CQ's finais ocorridos na antiga GMBR". Só que o simples ato dos próprios participantes em potencial reclamarem sobre as coisas mudaram completamente o destino da competição:
  • O tópico foi alterado para que ficasse mais claro que era permitido o uso de qualquer ferramenta, game engine ou linguagem de programação (o requerimento "é necessário um executável Windows" foi alterado para "é necessário pelo menos poder ser testado usando Windows", por exemplo).
  • Após insistência por parte dos usuários e de uma votação, a data foi trocada para uma outra onde os participantes teriam mais tempo livre para se dedicar ao desenvolvimento.
  • Após alguns avisos, foram colocados vários banners na página inicial do fórum.
  • Após mais insistência por parte dos usuários, a cota mínima de participação para premiação foi reduzida.
  • O tema escolhido, que no "universo GameMaker" funcionaria com tudo bonitinho sendo apenas "duas teclas", logo foi melhor explicado, de forma que também fossem válidos os jogos mobile, que não possuem teclas e precisam de botões virtuais para atender o tema.
E provavelmente mais outras coisas foram alteradas e/ou melhoradas também. O primeiro Jam fez algo que este simplesmente não fez, que foi escutar o que os que querem participar de fato querem ter ou poder fazer na competição, e no caso deste, você apenas chegou, postou o tópico e foi embora. Não houve uma discussão, uma contestação, uma explicação... nada.
dharrison escreveu:Organizei o tópico rápido por causa da premiação, mas se acham melhor elaborar algo com mais calma podemos cancelar este e agendar algo. :sorrir:
Não é simplesmente cancelar e criar outro, cara. É preciso perceber o porquê da competição ter dado errado, e nesse caso, cito os motivos que escrevi acima. Tente ter mais contato com o pessoal para saber o que eles realmente querem. Você pode fazer isso simplesmente fazendo o que o Alex FC fez no primeiro Jam: ouvir, entender a falha e corrigir (mas não com o infame "no próximo vamos corrigir" - flexibilize o Jam se for preciso, mas corrija para este, não para um outro que ninguém sabe quando ou se vai ter). Só gostaria que existisse isso, nada mais.

Enfim, peço desculpas se isso soou ofensivo, definitivamente não foi minha intenção. Quis citar o que considero serem falhas deste concurso e pedir para que este e os próximos adotem mais a ideia de "vamos escutar a comunidade e tentaremos ajustar na hora" ao invés do clássico "no próximo concurso nós faremos melhor".

o/

Avatar do usuário
dharrison
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 13
Localização: Limeira SP

Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por dharrison » Sex Dez 23, 2016 1:50 am

Pessoal infelizmente não vou conseguir responder os comentários acima citando ponto a ponto, mas fiz uma leitura geral e modifiquei completamente a postagem original.
Vamos focar agora nas novas informações para que eu possa com a ajuda de vocês tornar esse segundo JAM viável, divertido e maximizar a adesão de participantes :sorrir:

Vou ler os tópicos antigos apontados e estou aberto a sugestões, vamos alinhar qual o melhor tema ou gênero, quero saber se a data de 13 de Janeiro, que é uma sexta feira, é um bom dia para começar e etc.

Conto com todos e obrigado pelas críticas até agora  :yes:

Vamo nessa  :pele:

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por Superbomber » Sex Dez 23, 2016 10:38 pm

Creio que seja uma boa ideia um tema diferente por participante.

A premiação eu veria como mais satisfatório um troféu, medalha ou semelhante para ser guardado como um item significativo ao sucesso na competição.

Não recomendo uma votação aberta ao público, já que o mesmo não segue um critério de avaliação mas sim um gosto pessoal.
Talvez apenas como pontuação extra ao vencedor da votação.

Algo que poderia incentivar os membros é dar-lhes um motivo para participar.
Estamos em um fórum sobre desenvolvimento, o que ppderia incentiva-los?

É claro que seu jogo ter visibilidade é algo bastante motivador.
Ao invés de fazer um concurso rápido onde os usuários fazem jogos pequenos, poderia fazer algo mais duradouro (1 mês, por exemplo) e oferecer como primeiro prêmio publicidade de seu jogo, coloca-lo na Greenlight ou algo semelhante.
Qualquer atitude que desse visibilidade ao jogo do indivíduo.

Por fim, recomendo criar o anúncio do inicio do concurso somente quando decidi-lo em definitivo.
Ficar fazendo mudanças após o início pode ser confuso para os participantes.
No JAM #001 vi alguns participantes seguindo regras que não estavam mais em vigor.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
gillenew
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 60

Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por gillenew » Sáb Dez 24, 2016 5:52 am

Superbomber escreveu:Creio que seja uma boa ideia um tema diferente por participante.

A premiação eu veria como mais satisfatório um troféu, medalha ou semelhante para ser guardado como um item significativo ao sucesso na competição.

Não recomendo uma votação aberta ao público, já que o mesmo não segue um critério de avaliação mas sim um gosto pessoal.
Talvez apenas como pontuação extra ao vencedor da votação.

Algo que poderia incentivar os membros é dar-lhes um motivo para participar.
Estamos em um fórum sobre desenvolvimento, o que ppderia incentiva-los?

É claro que seu jogo ter visibilidade é algo bastante motivador.
Ao invés de fazer um concurso rápido onde os usuários fazem jogos pequenos, poderia fazer algo mais duradouro (1 mês, por exemplo) e oferecer como primeiro prêmio publicidade de seu jogo, coloca-lo na Greenlight ou algo semelhante.
Qualquer atitude que desse visibilidade ao jogo do indivíduo.

Por fim, recomendo criar o anúncio do inicio do concurso somente quando decidi-lo em definitivo.
Ficar fazendo mudanças após o início pode ser confuso para os participantes.
No JAM #001 vi alguns participantes seguindo regras que não estavam mais em vigor.
Falou tudo!
Eu também compartilho dessa visão, acredito que seria legal fazer uma jam que desse a chance de criar um jogo mais sólido, assim tbm seria uma jam diferente das demais famosas (como LD  GGJ e outras).
O prêmio eu acho q seja legal colocar algo simbólico (ao invés de dar algo que custe grana para alguém) e ajudar com a divulgação e exposição dos melhores jogos, ou dos classificados.
Fazer algo diferente também para o tema seria muito bom (um tema pra cada um eu acho ruim, pois seria muito difícil comparar e avaliar todo mundo depois), não precisa ser um tema genérico em si, pode ser uma coisa mais ampla ou uma meta do que cada jogo precisa ter, ex.: precisa ter 3 fases, precisa ter 5 inimigos diferentes, ou o personagem do jogador precisa ser assim ou assado... enfim, isso aí foi só uma sugestão mas colocar algo diferente que de pras pessoas se divertirem mais sempre é legal :D

Avatar do usuário
itallo
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 22

Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por itallo » Sáb Dez 24, 2016 9:08 am

O propósito da JAM é desenvolver jogos em pouco tempo.
Recomendo um tema único para todos, isto evita possíveis vantagens e desvantagens. Há temas que são mais fáceis ou difíceis de serem explorados. 
O prêmio com valor em R$ ajuda e muito a incentivar os participantes, eu mesmo estou muito satisfeito por ter alcançado o segundo lugar na JAM anterior, o resultado disto é o vício incontrolável em rocket league rsrs.
A JAM poderia iniciar dia 5 de janeiro pois muitas escolas começam as aulas ainda em janeiro, então quanto antes começar o concurso mais tempo todos terão para desenvolver bem o game.
Quem sabe utilizar o Chaotic Shiny para escolher 5 temas, depois os membros do fórum votam para escolher o tema da competição, eu particularmente gosto muito de temas que nos obrigam a fazer uso da criatividade para desenvolver um gameplay fluido dentro de um limite, seja de tecla, número de objetos,  display, room e etc.. Este é desafio que aguça o desenvolvimento UX.

Aguardo o tópico de anúncio da JAM, estou ansioso para participar. =)
E aos membros do fórum que gostam de criticar, sejam calmos e peguem leve no teor ofensivo das críticas, nenhum administrador do fórum recebe para administrar(penso eu), antes de encher-se de ódio e liberar sua fúria pare e pense, o que você fez de melhor?!?

Avatar do usuário
WellingtonBecker
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 57

Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por WellingtonBecker » Sáb Dez 24, 2016 9:56 am

Na minha humilde opinião não precisa fazer um tema para cada jogador, e sim, um fator que crie uma restrição aos jogos como foi feito na primeira jam (duas teclas).

Avatar do usuário
chicoweb
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 135

Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por chicoweb » Sáb Dez 24, 2016 2:48 pm

Aguardo o tópico de anúncio da JAM, estou ansioso para participar. =)

E aos membros do fórum que gostam de criticar, sejam calmos e peguem leve no teor ofensivo das críticas, nenhum administrador do fórum recebe para administrar(penso eu), antes de encher-se de ódio e liberar sua fúria pare e pense, o que você fez de melhor?!?
Principalmente porque o dharrison o trabalho dele foi impecável na antiga gmbr.
Sem querer puxar o saco mas reconhecendo a dedicação dele, eu acredito que de qualquer maneira que ele organize o jam vai dar certo.
A unica ressalva é mesmo a respeito do tema, muito boa a ideia parecida com a do jam que vai eliminando os temas a te chegar ao final.
Meus games:
Jump James - Aventura/Estratégia/Robô
Freedom of Pala Pala - Aventura/Estratégia
Prisioneira - RPG/Bloco/Ação

Avatar do usuário
Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 273

Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por Rodrigo Santiago » Seg Dez 26, 2016 11:35 am

Me parece que os JAMs estão fazendo a gmbr aprender muita coisa, principalmente a administração. Gostaria de ser direto ao ponto, minhas sugestões :

1 - Veja os comentários e sugestões antes de criar o tópico final  e não altere mais nada
2 - Uma cláusula excepcional para violações de regras, algo como "Em caso de violação não intencional das regras sua participação estará sujeita a avaliação", pra evitar complicações bobas...
3 - Banners, Baannnnnneeerrss !!! Divulgação no facebook, twiter, instagram, youtube, tumblr, redditte, deepweb ...

No mais, também acho melhor o tema ser restritivo a mecânica do jogo do que dos enfeites.

Avatar do usuário
dharrison
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 13
Localização: Limeira SP

Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por dharrison » Seg Dez 26, 2016 12:11 pm

Superbomber escreveu:1) A premiação eu veria como mais satisfatório um troféu, medalha ou semelhante para ser guardado como um item significativo ao sucesso na competição.

2) Não recomendo uma votação aberta ao público, já que o mesmo não segue um critério de avaliação mas sim um gosto pessoal.
Talvez apenas como pontuação extra ao vencedor da votação.

3) É claro que seu jogo ter visibilidade é algo bastante motivador.
Ao invés de fazer um concurso rápido onde os usuários fazem jogos pequenos, poderia fazer algo mais duradouro (1 mês, por exemplo) e oferecer como primeiro prêmio publicidade de seu jogo, coloca-lo na Greenlight ou algo semelhante.
Qualquer atitude que desse visibilidade ao jogo do indivíduo.

4) Por fim, recomendo criar o anúncio do inicio do concurso somente quando decidi-lo em definitivo.
Ficar fazendo mudanças após o início pode ser confuso para os participantes.
No JAM #001 vi alguns participantes seguindo regras que não estavam mais em vigor.
1) Também acho legal, mas a complicação de um prêmio físico é a questão de frete e tal. Pode acabar ficando mais caro que um jogo ou licença de uma ferramenta.

2) Também imagino como pontuação extra. Para ser uma análise válida, o público teria que pontuar cada aspecto do jogo como uma análise, e muitos não faria isso por conta do trabalho.

3) Os JAMs geralmente são curtos, estou fazendo um JAM primeiro como "bucha de canhão" para ver como está a "pegada" da comunidade. Mas concursos maiores certamente são mais interessantes.
Não garanto a questão do Greenlight por ser algo mais complicado, mas estudaremos outras formas de dar visibilidade ao jogo, isso realmente é a premiação mais interessante.

4) Pela data definida atualmente acredito que consigamos ir moldando o JAM até lá, mas caso fiquem muitas coisas em aberto, realmente é melhor postergar a data para deixr tudo redondo antes de iniciar.
gillenew:

5) acredito que seria legal fazer uma jam que desse a chance de criar um jogo mais sólido, assim tbm seria uma jam diferente das demais famosas (como LD  GGJ e outras). 

6) O prêmio eu acho q seja legal colocar algo simbólico (ao invés de dar algo que custe grana para alguém) e ajudar com a divulgação e exposição dos melhores jogos, ou dos classificados.
5) Como dito, realmente é interessante termos concursos de maior duração, mas é característica dos JAMs serem curtos. Dependendo da recepção desse segundo JAM, começaremos a planejar Concursos Quinzenais e Concursos Mensais.

6) A parte de divulgação foi dito no item 3, mas sobre premiação simbólica, mais sugestões pessoal? :sorrir:

itallo:

7) O prêmio com valor em R$ ajuda e muito a incentivar os participantes, eu mesmo estou muito satisfeito por ter alcançado o segundo lugar na JAM anterior, o resultado disto é o vício incontrolável em rocket league rsrs.
8) A JAM poderia iniciar dia 5 de janeiro pois muitas escolas começam as aulas ainda em janeiro, então quanto antes começar o concurso mais tempo todos terão para desenvolver bem o game.
7) As opiniões estão sendo mistas, talvez façamos a votação para decidir a premiação  :u:

8) Acredito que não daria tempo de alinhar tudo até dia 05, vide como as respostas ao tópico estão num ritmo mais lento.

Rodrigo Santiago:
Me parece que os JAMs estão fazendo a gmbr aprender muita coisa, principalmente a administração. Gostaria de ser direto ao ponto, minhas sugestões :

9) - Veja os comentários e sugestões antes de criar o tópico final  e não altere mais nada
10) - Uma cláusula excepcional para violações de regras, algo como "Em caso de violação não intencional das regras sua participação estará sujeita a avaliação", pra evitar complicações bobas...
11) - Banners, Baannnnnneeerrss !!! Divulgação no facebook, twiter, instagram, youtube, tumblr, redditte, deepweb ...
9) Sim, essa é melhor forma de proceder :u:

10) Anotado!

11) Haha, sim, divulgação é importante. Sem a parte social a própria criação de jogos se torna meio sem graça.


Pessoal tentei responder várias questões, e relacionado ao Tema eu omiti nesse primeiro momento pois vou reunir todos os comentários sobre temas para fazer um levantamento, como se fosse uma votação.

Obrigado a todos pelo feedback! Vamos continuar a discussão :pele:

Avatar do usuário
chicoweb
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 135

Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por chicoweb » Ter Jan 10, 2017 2:16 pm

Ea aew pessoal feliz 2017 pra todos.
Acho que agora que se passaram as festas de fim de ano o jam poderia ser revisto.
Meus games:
Jump James - Aventura/Estratégia/Robô
Freedom of Pala Pala - Aventura/Estratégia
Prisioneira - RPG/Bloco/Ação

Avatar do usuário
saim
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 20
Localização: BH - Minas

Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por saim » Ter Jan 17, 2017 9:55 am

Não vai ter jam?

Avatar do usuário
Gonzo
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 194

Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por Gonzo » Ter Jan 17, 2017 11:17 pm

Vai nada, o pessoal tá se preparando pro carnaval, Loló e lança perfume, tá amarrado123   ;(
......∩____∩............_______...
......| (• ◡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)..
Não seja uma cabrita selvagem "tutankhamun"

Avatar do usuário
Mr.Rafael
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 52

Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por Mr.Rafael » Qui Jan 19, 2017 1:49 pm

saim escreveu:Não vai ter jam?
Não, não vai ter Jam.

Sejamos sinceros em dizer que a falta de interesse é culpa de ambas as partes: de vocês mesmos e da própria administração, começando por este primeiro.

Comparado a tudo que li no tópico do primeiro Jam, este aqui foi inexpressivo. Apesar de o tópico de discussão ter permanecido em aberto para novas ideias e sugestões relacionadas a como deveria ser a competição, este tópico foi ignorado por praticamente todos os usuários ao ponto em que este permaneceu o mês inteiro escondido na lista de últimos assuntos. Sejam sinceros: vocês consideraram um punhado de dúvidas de GameMaker mais do que a possibilidade de ter outro Jam, e isto pode ser percebido pelo tempo que levou até alguém de fato chegar e tomar coragem de perguntar o que houve (mas apenas isso, não houve proposta, contestação ou ideia no meio do questionamento), ao passo que todo o punhado de dúvidas de GameMaker foram devidamente respondidas. Não há desculpas para isso... :roll:

A administração também tem sua culpa: tirando a reação inicial, não houve mais resposta. Talvez até entrem, mas quando isso acontece, apenas lêem e depois saem, sem dar satisfação ou mesmo um progresso. Isto já era realidade no antigo tópico de melhorias (que, vejam só, também foi enterrado). A sensação que se tem ao visitar este fórum é de que não realmente existe uma staff, exceto por um ou outro usuário com nome colorido, mas que provavelmente não possuem envolvimento algum com o que se passa ou então sequer sabem o que está acontecendo também (o que seria mais estranho ainda, afinal, os envolvidos na staff não sabem o que a própria staff está fazendo?). Em consequência disso, nenhuma satisfação é dada, pelo menos não até que sejam questionados explicitamente, não existindo sequer motivação de se responder de forma espontânea.

Honestamente, não entendo a verdadeira razão de a administração abandonar um fórum que eles mesmos bancam, e de uma certa forma, não posso rebater essa porque no final isso provavelmente não é da minha conta. Mesmo assim, é uma situação bem esquisita. A antiga GMBR da Forumeiros passou por mudanças e já não é forçadamente redirecionado para cá, dando a entender que alguma coisa deve estar acontecendo por trás das cortinas (não duvidaria que isto significasse algum projeto de reabertura do fórum da Forumeiros, de uma certa forma). Olhando o estado atual deste, o mais inevitável é que ele eventualmente seja fechado, talvez sem nem mesmo notificar os próprios usuários (uma verdadeira falta de respeito, ao meu ver).

o/

Avatar do usuário
scratchware_dev
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 5

Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por scratchware_dev » Qui Jan 19, 2017 10:18 pm

Gonzo escreveu:Vai nada, o pessoal tá se preparando pro carnaval, Loló e lança perfume, tá amarrado123   ;(
Troque carnaval por iniciativas pessoais e você terá a resposta. Isso me remete aquela icônica frase em Tropa de Elite 2 - "O sistema trabalha pra resolver os problemas do próprio sistema" - e o que acontece aqui (de tempos) não é diferente.

O Jam anterior pode ser considerado o melhor evento já realizado na GMBR, mas em questão de conversação entre realizador e participantes. A staff em si não se conversa, cada membro está isolado em suas próprias iniciativas (o esgotamento do Alex que culminou em afastamento total da comunidade e até das pessoas que estão nesse meio é uma clara consequência disso).

Vocês já tiveram inúmeras "dicas" de que o ambiente não é mais como antes... é como aquelas escolas de informática de bairro, já tiveram sua relevância mas agora estão limitadas a um nicho extremamente específico de clientes.

Quem ainda tem interesse em participar de algum evento de gamedev amador, sugiro buscar os Jams do itch.io ou GameJolt. Não faltam opções de prazos e temas, além de oferecer muito mais feedback que qualquer concurso do fórum desde os tempos do forumeiros (sobretudo aos que utilizam o twitter, já que o pessoal cria hashtags do evento pra compartilhar material durante a produção dos jogos).

Agora se a pessoa ainda valoriza mais uma premiação com coisas como:

- Uma key de um jogo em promoção no Steam por R$5-R$10;
- Uma key antiga que o dono não usa mais ou recebeu de graça em algum Bundle;
- Uma medalinha no perfil que nem aparece em sua página de perfil;

...nesse caso, aguardem um pouco até que uma nova migração (ou coisa parecida) aconteça, pois é provável que façam um evento de inauguração =]
Editado pela última vez por scratchware_dev em Qui Jan 19, 2017 11:25 pm, em um total de 1 vez.

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes