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TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

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itallo
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Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por itallo » Sáb Dez 24, 2016 9:08 am

O propósito da JAM é desenvolver jogos em pouco tempo.
Recomendo um tema único para todos, isto evita possíveis vantagens e desvantagens. Há temas que são mais fáceis ou difíceis de serem explorados. 
O prêmio com valor em R$ ajuda e muito a incentivar os participantes, eu mesmo estou muito satisfeito por ter alcançado o segundo lugar na JAM anterior, o resultado disto é o vício incontrolável em rocket league rsrs.
A JAM poderia iniciar dia 5 de janeiro pois muitas escolas começam as aulas ainda em janeiro, então quanto antes começar o concurso mais tempo todos terão para desenvolver bem o game.
Quem sabe utilizar o Chaotic Shiny para escolher 5 temas, depois os membros do fórum votam para escolher o tema da competição, eu particularmente gosto muito de temas que nos obrigam a fazer uso da criatividade para desenvolver um gameplay fluido dentro de um limite, seja de tecla, número de objetos,  display, room e etc.. Este é desafio que aguça o desenvolvimento UX.

Aguardo o tópico de anúncio da JAM, estou ansioso para participar. =)
E aos membros do fórum que gostam de criticar, sejam calmos e peguem leve no teor ofensivo das críticas, nenhum administrador do fórum recebe para administrar(penso eu), antes de encher-se de ódio e liberar sua fúria pare e pense, o que você fez de melhor?!?

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Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por WellingtonBecker » Sáb Dez 24, 2016 9:56 am

Na minha humilde opinião não precisa fazer um tema para cada jogador, e sim, um fator que crie uma restrição aos jogos como foi feito na primeira jam (duas teclas).

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Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por chicoweb » Sáb Dez 24, 2016 2:48 pm

Aguardo o tópico de anúncio da JAM, estou ansioso para participar. =)

E aos membros do fórum que gostam de criticar, sejam calmos e peguem leve no teor ofensivo das críticas, nenhum administrador do fórum recebe para administrar(penso eu), antes de encher-se de ódio e liberar sua fúria pare e pense, o que você fez de melhor?!?
Principalmente porque o dharrison o trabalho dele foi impecável na antiga gmbr.
Sem querer puxar o saco mas reconhecendo a dedicação dele, eu acredito que de qualquer maneira que ele organize o jam vai dar certo.
A unica ressalva é mesmo a respeito do tema, muito boa a ideia parecida com a do jam que vai eliminando os temas a te chegar ao final.
Meus games:
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Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por Rodrigo Santiago » Seg Dez 26, 2016 11:35 am

Me parece que os JAMs estão fazendo a gmbr aprender muita coisa, principalmente a administração. Gostaria de ser direto ao ponto, minhas sugestões :

1 - Veja os comentários e sugestões antes de criar o tópico final  e não altere mais nada
2 - Uma cláusula excepcional para violações de regras, algo como "Em caso de violação não intencional das regras sua participação estará sujeita a avaliação", pra evitar complicações bobas...
3 - Banners, Baannnnnneeerrss !!! Divulgação no facebook, twiter, instagram, youtube, tumblr, redditte, deepweb ...

No mais, também acho melhor o tema ser restritivo a mecânica do jogo do que dos enfeites.

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Re: TGBMR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por dharrison » Seg Dez 26, 2016 12:11 pm

Superbomber escreveu:1) A premiação eu veria como mais satisfatório um troféu, medalha ou semelhante para ser guardado como um item significativo ao sucesso na competição.

2) Não recomendo uma votação aberta ao público, já que o mesmo não segue um critério de avaliação mas sim um gosto pessoal.
Talvez apenas como pontuação extra ao vencedor da votação.

3) É claro que seu jogo ter visibilidade é algo bastante motivador.
Ao invés de fazer um concurso rápido onde os usuários fazem jogos pequenos, poderia fazer algo mais duradouro (1 mês, por exemplo) e oferecer como primeiro prêmio publicidade de seu jogo, coloca-lo na Greenlight ou algo semelhante.
Qualquer atitude que desse visibilidade ao jogo do indivíduo.

4) Por fim, recomendo criar o anúncio do inicio do concurso somente quando decidi-lo em definitivo.
Ficar fazendo mudanças após o início pode ser confuso para os participantes.
No JAM #001 vi alguns participantes seguindo regras que não estavam mais em vigor.
1) Também acho legal, mas a complicação de um prêmio físico é a questão de frete e tal. Pode acabar ficando mais caro que um jogo ou licença de uma ferramenta.

2) Também imagino como pontuação extra. Para ser uma análise válida, o público teria que pontuar cada aspecto do jogo como uma análise, e muitos não faria isso por conta do trabalho.

3) Os JAMs geralmente são curtos, estou fazendo um JAM primeiro como "bucha de canhão" para ver como está a "pegada" da comunidade. Mas concursos maiores certamente são mais interessantes.
Não garanto a questão do Greenlight por ser algo mais complicado, mas estudaremos outras formas de dar visibilidade ao jogo, isso realmente é a premiação mais interessante.

4) Pela data definida atualmente acredito que consigamos ir moldando o JAM até lá, mas caso fiquem muitas coisas em aberto, realmente é melhor postergar a data para deixr tudo redondo antes de iniciar.
gillenew:

5) acredito que seria legal fazer uma jam que desse a chance de criar um jogo mais sólido, assim tbm seria uma jam diferente das demais famosas (como LD  GGJ e outras). 

6) O prêmio eu acho q seja legal colocar algo simbólico (ao invés de dar algo que custe grana para alguém) e ajudar com a divulgação e exposição dos melhores jogos, ou dos classificados.
5) Como dito, realmente é interessante termos concursos de maior duração, mas é característica dos JAMs serem curtos. Dependendo da recepção desse segundo JAM, começaremos a planejar Concursos Quinzenais e Concursos Mensais.

6) A parte de divulgação foi dito no item 3, mas sobre premiação simbólica, mais sugestões pessoal? :sorrir:

itallo:

7) O prêmio com valor em R$ ajuda e muito a incentivar os participantes, eu mesmo estou muito satisfeito por ter alcançado o segundo lugar na JAM anterior, o resultado disto é o vício incontrolável em rocket league rsrs.
8) A JAM poderia iniciar dia 5 de janeiro pois muitas escolas começam as aulas ainda em janeiro, então quanto antes começar o concurso mais tempo todos terão para desenvolver bem o game.
7) As opiniões estão sendo mistas, talvez façamos a votação para decidir a premiação  :u:

8) Acredito que não daria tempo de alinhar tudo até dia 05, vide como as respostas ao tópico estão num ritmo mais lento.

Rodrigo Santiago:
Me parece que os JAMs estão fazendo a gmbr aprender muita coisa, principalmente a administração. Gostaria de ser direto ao ponto, minhas sugestões :

9) - Veja os comentários e sugestões antes de criar o tópico final  e não altere mais nada
10) - Uma cláusula excepcional para violações de regras, algo como "Em caso de violação não intencional das regras sua participação estará sujeita a avaliação", pra evitar complicações bobas...
11) - Banners, Baannnnnneeerrss !!! Divulgação no facebook, twiter, instagram, youtube, tumblr, redditte, deepweb ...
9) Sim, essa é melhor forma de proceder :u:

10) Anotado!

11) Haha, sim, divulgação é importante. Sem a parte social a própria criação de jogos se torna meio sem graça.


Pessoal tentei responder várias questões, e relacionado ao Tema eu omiti nesse primeiro momento pois vou reunir todos os comentários sobre temas para fazer um levantamento, como se fosse uma votação.

Obrigado a todos pelo feedback! Vamos continuar a discussão :pele:

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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por chicoweb » Ter Jan 10, 2017 2:16 pm

Ea aew pessoal feliz 2017 pra todos.
Acho que agora que se passaram as festas de fim de ano o jam poderia ser revisto.
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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por saim » Ter Jan 17, 2017 9:55 am

Não vai ter jam?

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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por Gonzo » Ter Jan 17, 2017 11:17 pm

Vai nada, o pessoal tá se preparando pro carnaval, Loló e lança perfume, tá amarrado123   ;(
......∩____∩............_______...
......| (• ◡•)| ノ\(❍ᴥ❍ʋ)..
Não seja uma cabrita selvagem "tutankhamun"

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Mr.Rafael
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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por Mr.Rafael » Qui Jan 19, 2017 1:49 pm

saim escreveu:Não vai ter jam?
Não, não vai ter Jam.

Sejamos sinceros em dizer que a falta de interesse é culpa de ambas as partes: de vocês mesmos e da própria administração, começando por este primeiro.

Comparado a tudo que li no tópico do primeiro Jam, este aqui foi inexpressivo. Apesar de o tópico de discussão ter permanecido em aberto para novas ideias e sugestões relacionadas a como deveria ser a competição, este tópico foi ignorado por praticamente todos os usuários ao ponto em que este permaneceu o mês inteiro escondido na lista de últimos assuntos. Sejam sinceros: vocês consideraram um punhado de dúvidas de GameMaker mais do que a possibilidade de ter outro Jam, e isto pode ser percebido pelo tempo que levou até alguém de fato chegar e tomar coragem de perguntar o que houve (mas apenas isso, não houve proposta, contestação ou ideia no meio do questionamento), ao passo que todo o punhado de dúvidas de GameMaker foram devidamente respondidas. Não há desculpas para isso... :roll:

A administração também tem sua culpa: tirando a reação inicial, não houve mais resposta. Talvez até entrem, mas quando isso acontece, apenas lêem e depois saem, sem dar satisfação ou mesmo um progresso. Isto já era realidade no antigo tópico de melhorias (que, vejam só, também foi enterrado). A sensação que se tem ao visitar este fórum é de que não realmente existe uma staff, exceto por um ou outro usuário com nome colorido, mas que provavelmente não possuem envolvimento algum com o que se passa ou então sequer sabem o que está acontecendo também (o que seria mais estranho ainda, afinal, os envolvidos na staff não sabem o que a própria staff está fazendo?). Em consequência disso, nenhuma satisfação é dada, pelo menos não até que sejam questionados explicitamente, não existindo sequer motivação de se responder de forma espontânea.

Honestamente, não entendo a verdadeira razão de a administração abandonar um fórum que eles mesmos bancam, e de uma certa forma, não posso rebater essa porque no final isso provavelmente não é da minha conta. Mesmo assim, é uma situação bem esquisita. A antiga GMBR da Forumeiros passou por mudanças e já não é forçadamente redirecionado para cá, dando a entender que alguma coisa deve estar acontecendo por trás das cortinas (não duvidaria que isto significasse algum projeto de reabertura do fórum da Forumeiros, de uma certa forma). Olhando o estado atual deste, o mais inevitável é que ele eventualmente seja fechado, talvez sem nem mesmo notificar os próprios usuários (uma verdadeira falta de respeito, ao meu ver).

o/

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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por scratchware_dev » Qui Jan 19, 2017 10:18 pm

Gonzo escreveu:Vai nada, o pessoal tá se preparando pro carnaval, Loló e lança perfume, tá amarrado123   ;(
Troque carnaval por iniciativas pessoais e você terá a resposta. Isso me remete aquela icônica frase em Tropa de Elite 2 - "O sistema trabalha pra resolver os problemas do próprio sistema" - e o que acontece aqui (de tempos) não é diferente.

O Jam anterior pode ser considerado o melhor evento já realizado na GMBR, mas em questão de conversação entre realizador e participantes. A staff em si não se conversa, cada membro está isolado em suas próprias iniciativas (o esgotamento do Alex que culminou em afastamento total da comunidade e até das pessoas que estão nesse meio é uma clara consequência disso).

Vocês já tiveram inúmeras "dicas" de que o ambiente não é mais como antes... é como aquelas escolas de informática de bairro, já tiveram sua relevância mas agora estão limitadas a um nicho extremamente específico de clientes.

Quem ainda tem interesse em participar de algum evento de gamedev amador, sugiro buscar os Jams do itch.io ou GameJolt. Não faltam opções de prazos e temas, além de oferecer muito mais feedback que qualquer concurso do fórum desde os tempos do forumeiros (sobretudo aos que utilizam o twitter, já que o pessoal cria hashtags do evento pra compartilhar material durante a produção dos jogos).

Agora se a pessoa ainda valoriza mais uma premiação com coisas como:

- Uma key de um jogo em promoção no Steam por R$5-R$10;
- Uma key antiga que o dono não usa mais ou recebeu de graça em algum Bundle;
- Uma medalinha no perfil que nem aparece em sua página de perfil;

...nesse caso, aguardem um pouco até que uma nova migração (ou coisa parecida) aconteça, pois é provável que façam um evento de inauguração =]
Editado pela última vez por scratchware_dev em Qui Jan 19, 2017 11:25 pm, em um total de 1 vez.

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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por Superbomber » Sex Jan 20, 2017 2:35 am

O fórum ainda existe pelo único motivo de os MEMBROS terem atividade por si.
A staff não faz nada, literalmente. Nem mesmo o básico estão mais fazendo.

Dizer que o JAM não vai rolar por culpa dos membros (em parte), não faz sentido. São os únicos que estão fazendo algo por aqui.
Realmente não houve tanto feedback no tópico de discussão, mas também não havia muito a ser dito.

Não houve JAM (pelo menos por enquanto, podem estar esperando) por motivo único e exclusivamente da staff.

Vou repetir só para não dizerem que falei só após o acontecido:
Nunca deveria ter feito esta migração, nunca foi e até hoje não é uma boa ideia.

Essa migração foi muito forçada, tipo um amigo seu do nada resolver dizer "vamos fazer uma viagem" enquanto te leva para o aeroporto. Ai quando chegam ao destino que percebem que não levaram dinheiro, roupas, não conhecem ninguém no local... E viram mendigos para poder voltar pra casa.

Na analogia, a esmola é a atividade dos membros por conta própria. (A única coisa que não os deixa morrer de fome... Digo, que não deixa o fórum fechar)


Esperando um parecer da staff. :detetive:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por 7f55842f » Sex Jan 20, 2017 9:50 am

Muito mimimi... Não querem fazer nada e ponto final. Se fosse de fato um interesse da comunidade promover uma atividade para movimentar, era só "oficializar" um JAM externo, como assim? Pegar um JAM em andamento (ou que vai iniciar em breve) organizado por outras comunidades de GameDev (como o itch.io) e fazer esse intercâmbio, além de permitir que os participantes comparem o resultado final dos seus jogos com outros desenvolvedores (mais experientes), permite "aproveitar" a plataforma e mecanismo de avaliação deles, ganhando tempo e gerando movimento positivo. Depois, quando sair os resultados, basta fazer um rank "geral", com todos os participantes do JAM e um local, comparando o desempenho apenas dos participantes provenientes daqui.

Sugestão:
Vertex JAMhttps://itch.io/jam/vertex-jam
Vai iniciar meia noite de hoje e já tem 18 inscritos, JAM de 48 horas.
O objetivo é desenvolver um jogo (o mais completo possível) com até 1024 vértices. Embora seja um JAM para jogos 3D, é possível fazer jogos 2D com desenhos poligonais, respeitando as regras. É uma boa pra praticar 3D no Game Maker, ou algum conceito novo de game design, acho válido tentar.

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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por saim » Sex Jan 20, 2017 10:26 am

Bora fazer jogos, sem competir, então? Juntar a galera pra produzir?
Quero trabalhar um pouco, aprender a desenvolver pra android, que pra mim ainda é coisa de 7 cabeças. Alguém vem comigo? Pode ser junto ou em paralelo. A gente se ajuda.

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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por Dust » Sex Jan 20, 2017 10:38 am

Poizé, muitos ai estão querendo participar de um jam concorrendo a premios pequenos, mas que podem satisfazer...
Mas no dia da entrega dos projetos temos poucos participantes... mas deixando a jam de lado, porquê não fazer um jogo, ou algo do tipo, sem uma recompensa de uma jam?
saim escreveu:Bora fazer jogos, sem competir, então? Juntar a galera pra produzir?
Quero trabalhar um pouco, aprender a desenvolver pra android, que pra mim ainda é coisa de 7 cabeças. Alguém vem comigo? Pode ser junto ou em paralelo. A gente se ajuda.
Um convite ja foi enviado, mas será que vocês querem mesmo fazer algum projeto, ou apenas competir por um pequeno prêmio?
Um projeto em equipe é uma boa oportunidade para se aprender mais sobre a engine, uma boa escolha para os novatos, ou para aqueles que se dão melhor com sprites do que em códigos hebraicos kkk

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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por gillenew » Sex Jan 20, 2017 11:35 am

negócio é fazer jogo mesmo sem prêmio (]:

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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por Superbomber » Sex Jan 20, 2017 11:38 am

Dust escreveu: Um convite ja foi enviado, mas será que vocês querem mesmo fazer algum projeto, ou apenas competir por um pequeno prêmio?
Um projeto em equipe é uma boa oportunidade para se aprender mais sobre a engine, uma boa escolha para os novatos, ou para aqueles que se dão melhor com sprites do que em códigos hebraicos kkk
Para você ver como a situação da staff está ridícula: Membros tiveram que falar por eles.

Meus caros, a questão não é a competição ou prêmios mas sim a staff fazer algo por aqui. Inclusive eu fui quem comentou recomendando um prêmio que possa ser guardado como lembrança ao invés de jogos ou semelhante. (Olhe meu comentário na página 1)

A situação está tão feia que já tem membro recomendando que os membros façam uma competição por si...
Será que não percebem que isso só comprova o que eu disse? (" fórum ainda existe pelo único motivo de os MEMBROS terem atividade por si.
A staff não faz nada, literalmente. Nem mesmo o básico estão mais fazendo.")

Bem se é o desejo de vocês que os membros tomem a iniciativa de criarem uma competição... Não esqueçam que vocês são membros e tem mãos. ;)
Reclamar da falta de atitude de alguém só é válido se você tiver tal atitude.

Por mim eu só participo de uma competição (da staff) para fazer número. Como na outra competição (no outro domínio, quando era Invision) onde havia apenas 2 competidores e entrei com o Renan para subir o número para 3.
Mas eu não vou mais me prestar a essa humilhação. Não sou desenvolvedor, o resultado sempre é uma droga.... E depois que tiraram meu azul sem explicação alguma, ai que não colaboro mesmo. :detetive:
- E o prêmio, de trocadilho mais sem graça do ano vai para...


Enfim, a staff nem se dar ao trabalho de responder comentários em um tópico... Então não fiquem esperando por um milagre.
Até mais. :flw:
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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por scratchware_dev » Sex Jan 20, 2017 11:56 am

O avião está caindo e o piloto já saltou, resta saber quanto mais vão precisar se aproximar do chão pra se dar conta da situação. Não entendo porque tanta gente com vasta experiencia no meio ou mesmo "muito tempo de casa" ainda fica martelando paliativos pra tentar se manter vivo no avião caindo.

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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por saim » Sex Jan 20, 2017 3:05 pm

Não fiz o convite pra reclamar da staff nem provar nada.
Quero fazer jogos, mesmo.

Eu achava as competições bacanas porque me obrigavam a desenvolver numa área que eu não estava confortável, me faziam pensar de formas novas. Sempre acabava saindo uma engine nova, que podia ser aproveitada num jogo maior.
Se não vai ter jam, se não vai ter competição, acho que juntar uns 2 a 3 desenvolvedores pode dar um algo interessante.

Independente da opinião quanto às competições, quem quiser começar algo do zero, comigo, pode conversar inbox.
Eu não sou lá muito iniciante. Tenho alguma experiência e posso ajudar você a aprender, se for iniciante. E você pode me ajudar a ter novas idéias, sendo iniciante ou veterano.

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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por dharrison » Ter Jan 24, 2017 9:50 pm

A negatividade e petulância de alguns como acima é o que causou a desmotivação generalizada para começar. Este tópico estava morto dois dias após ser postado.

Mas enfim, já que estão tão ávidos, vamos retomar a discussão sobre um novo JAM?

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Re: TGMBR JAM #002 - TÓPICO DE DISCUSSÃO

Mensagem por lukbebalduke » Qua Jan 25, 2017 6:15 am

Vamos retomar sim, ou no caso, começar a participar, já que estava acompanhando a discussão de longe e só vou começar a dar pitaco agora haha. Inclusive, peço desculpas de adianto, fiz parte do grupo que embora estivesse esperando a JAM não se deu o trabalho de deixar um comentário, mas vamos lá.

Acho que uma boa pergunta a se fazer antes de começar uma NOVA JAM é "Por qual motivo alguém participaria da nossa JAM ao invez de aguardar uma GGJ, um LD ou até mesmo uma Jam da YoyoGames? Porq os membros iriam querer participar desse concurso ao invés dos outros milhares que tem por aí?". E digo isso porq já participei/participo de MUITAS jams, e confesso que é sempre a mesma coisa. Um dos poucos motivos que me fazer querer participar desta é a questão da comunidade, que particularmente gosto muito e conheço faz um bocado, mas seria super interessante ver um novo modelo de JAM por aqui, seja na duração, seja no tema (como alguns já deram a sugestão) ou seja no formato.

De qualquer forma, quero ver essa JAM acontecer sim :)

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