Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Concursos, Campeonatos e Game Jams.
Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por All-x » Qua Nov 16, 2016 11:00 am

Imagem

Tópico de votação do JAM #001, use este tópico apenas pra votar. Se tem alguma dúvida use o tópico de discussão.


REGRAS DA VOTAÇÃO:


- Não pode votar em si mesmo;
- Só podem votar usuários registrados até 15/11/2016 (Antes da criação deste tópico);
- Cada usuário pode votar apenas uma única vez, podendo alterar seu voto até a data limite;



PONTUAÇÃO:


Como os participantes não podem votar em si mesmos, um sistema onde todos os 17 jogos pontuam seria injusto, já que seus jogos seriam os únicos a não pontuar, logo somente os 5 primeiros irão pontuar. Segue a pontuação de cada posição:

1° - 32
2° - 16
3° - 8
4° - 4
5° - 2


Critérios de desempate (Na ordem): Quantidade de vezes citado na primeira posição; mais indicações a jogo que melhor aproveitou o tema; Postagem mais antiga na entrega.



COMO VOTAR:


O usuário deve ranquear os jogos do primeiro ao quinto, justificando as 3 primeiras posições no mínimo. Cada justificativa deve ter no mínimo 30 palavras. Caso alguma esteja abaixo, todo o voto é anulado.

Se quiser, use este modelo:

Código: Selecionar todos

[b]1° Lugar:[/b] Nome_do_Game
[b]Justificativa: [/b]

[b]2° Lugar:[/b] Nome_do_Game
[b]Justificativa: [/b]

[b]3° Lugar:[/b] Nome_do_Game
[b]Justificativa: [/b]

[b]4° Lugar:[/b] Nome_do_Game

[b]5° Lugar:[/b] Nome_do_Game


Além disso, deve escolher opcionalmente o jogo que melhor utilizou a limitação de duas teclas.

Pode-se fazer comentários sobre os demais jogos e completar o ranking, porém é opcional.


DOWNLOAD:


Todos os jogos se encontram no arquivo ZIP abaixo, porém como há 2 webgames e alguns navegadores recusam executá-los offline, logo abaixo estão os games re-hospedados por mim para rodar diretamente deste tópico.

Download de todos os jogos (140 Mb):

MIRROR 1 - OneDrive (Alex)
MIRROR 2 - Dropbox (Markito)


Light Lives (WebGame):

Clique aqui para Jogar Online
Tiny Ninja (WebGame):

Clique aqui para Jogar Online
Temos ao todo 17 participantes, você pode ainda acompanhar o desenvolvimento de cada um nos seus respectivos tópicos (Lembrando, que você deve votar na versão que está acima):
PERÍODO DE VOTAÇÃO:


O tópico ficara aberto até 23/11/2016 às 12:00 (Horário de Brasilia).


PARCIAIS DA VOTAÇÃO:

Obrigado Led o/
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por Superbomber » Qua Nov 16, 2016 3:41 pm

1° Lugar: LastResort
Justificativa: Jogo bem criativo e organizado, com um foco especial em diversão do que aparência. O que é um ponto positivo na minha opinião, já que aparência importa mas não é o mais importante.
Bem divertido e organizado. A ideia foi bem reproduzida e a jogabilidade muito bem feita.
Fiquei muito tempo jogando, e até agora não me cansei.
Embora alguns detalhes "estrague" um pouco o jogo, foi um ótimo trabalho. :u:

2° Lugar: Golden Robot
Justificativa: Foi um trabalho de bom potencial, creio que tenha faltado tempo e por isso não pôde fazer algo ao seu ideial. Mas na minha visão, poderia ter tido um bom resultado.
Ficou divertido e me pareceu um bom entretenimento, precisaria melhorar algumas coisas para dizer que eu até chegaria a compra-lo mas tem este potencial.

3° Lugar: Return of the Shadow
Justificativa: Foi um jogo bem feito, não muito criativo mas foi bem executado. É bem divertido e tem uma aparência bem uniforme.
Pecou em algumas coisas mas foi um bom trabalho de forma geral. Creio que faltou uma escolha melhor no estilo de jogo, mas com os toques pessoais ficou muito interessante.
Você conseguiu que o seu projeto tivesse um ótimo potencial, devo parabeniza-lo pela jogabilidade polida. E realmente foi divertido, seria um sucesso no Google Play. >.<
O formato do jogo foi bem encaixado ao tema, embora não seja muito criativo.

4° Lugar: ProjectRunner
Bem divertido, mas poderia ter ficado melhor. Mesmo assim um bom trabalho.

5° Lugar: TapTap
Não é o projeto que mais demonstra uma boa qualidade, mas é bem divertido.
Editado pela última vez por Superbomber em Seg Nov 21, 2016 11:57 am, em um total de 1 vez.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
Jon
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 3

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por Jon » Qua Nov 16, 2016 7:46 pm

1° ¨Light Lives¨

-Achei o jogo super interativo,gosto desse
estilo de game.
otimas particulas,boa jogabilidade,facil de entender
jogo muito bem feito e boa escolhas de cor
e backgroud, faltou um som mais a 
jogabilidade compensou,
engine totalmente limpa e com legalidade
unica um jogo feito rapido e platico
para mim merece o lugar que esta!!!

2° ¨Return of the Shadow¨

-Esse jogo tem otimas sprites,otima musica
gostei muito do estilo pular e bater,
e um estilo de jogo que me prende muito
gosto desse estilo de game com boas backgrouds
e estilo unico,
ele e bem facil de entender e jogar. parabéns
ao criador...



3° ¨Chicken Nugget Machine¨

-Achei bem engraçado, gostei da jogabilidade
musicas e soms combinam em perfeita harmonia
apesar de ser bem parecido com outros jogos
tem seu estilo proprio e unico achei bem dificil
aquelas serras descendo e bem legal a morte
da galinha gostei da jogabilidade e
e bem maneiro o rock sond
facil de entender jogabilidade boa e e isso...



4° ¨LastResort¨




5° ¨Run Guy¨


          ignorem meus erros de português
Editado pela última vez por Jon em Qui Nov 17, 2016 5:12 pm, em um total de 2 vezes.

Avatar do usuário
Mr.Rafael
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 52

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por Mr.Rafael » Qua Nov 16, 2016 10:52 pm

1º lugar: Return of the Shadow
Justificativa: Este jogo me impressionou por conseguir implementar uma mecânica bem curiosa em pouco tempo (levando em conta que este jogo foi feito literalmente em cima da hora!), tendo ações como pulo duplo e para-quedas. Adorei a arte, achei a proposta do jogo muito boa e, apesar de existirem vários bugs, é um projeto que deveria ser considerado sua conclusão.

No geral, um ótimo jogo.

2º lugar: Run Guy
Justificativa: Tenho que admitir... de início, pensei que este jogo não valia minha consideração, até que o autor resolveu disponibilizá-lo online, exportado como HTML5. Sinto-me arrependido por não ter tentado, honestamete. O menu foi uma ótima sacada e é possível alternar entre vários estilos gráficos diferentes, o que passa uma boa sensação de variedade. A jogabilidade poderia ser melhorada, mas de uma forma geral achei muito divertida: é possível saltar normalmente ou inverter a gravidade ao manter a tecla de pulo pressionada. A dificuldade pode ser dominada em questão de minutos, se você tiver paciência.

Não julguem um livro pela capa! Este jogo é muito bacana de se jogar. :D

3º lugar: LastResort
Justificativa: O jogo é muito, muito simples, concordo... mas cumpre seu papel como jogo: ele diverte o jogador por um tempinho. O jogo carece de desafio, tendo em vista que você pode rotacionar e atirar ao mesmo tempo. Os gráficos desse jogo são únicos para este concurso: a ideia de usar linhas e geometrias simples no lugar de sprites tornou o jogo bem elegante, se parecendo com um antigo fliperama da Atari. Gostei da maneira como é apresentada e tratada a tela de high-scores, muito consistente e segue até mesmo o padrão de 3 caracteres por nome no placar. É um bom passa-tempo, realmente.

No mais: não avalie este jogo pelos gráficos. No entanto, enjoa fácil porque a linha de dificuldade demora muito para ser atingida. Mas ainda sim: um bom jogo.

4º lugar: Chicken Nugget Machine
Justificativa: N/A

5º lugar: Roar War
Justificativa: N/A

Avatar do usuário
J_Marlon
Membro
Membro
Reações: 1
Mensagens: 41

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por J_Marlon » Qui Nov 17, 2016 3:30 am

5º - Golden Robot
- Golden Robot fez um bom uso do tema do JAM, porém fracassou no que diz respeito a proporcionar desafios ao jogador. Os inimigos são pouco variados (Há apenas 3 tipos) e o nível de dificuldade não aumenta conforme você joga (Mesmo quando a tela fica vermelha). Com menos de 1 minuto de jogatina, já é possível ter noção de tudo o que GR oferece, o que torna a experiencia de jogo pobre e repetitiva em questão de minutos. O gameplay consiste em você destruir os inimigos antes que eles cheguem até seu personagem. Para isso, você precisa ficar atento aos lados esquerdo, direito e inferior da tela, e usar a setas para ativar os lasers quando necessário. E, acredite, o mérito aqui não é conseguir sobreviver o maior tempo possível, mas sim morrer...

Inicialmente eu estava na dúvida se deveria colocar este jogo, pelo menos, na minha lista dos cinco primeiros. Porém a combinação de teclas mais o lance da percepção me fizeram considerar a 5ª posição para ele.

4º - Chicken Nugget Machine
- O massacre de frangos e a música são as melhores coisas que Chicken Nugget Machine possui. Os controles ficaram bem confusos. Basicamente, você usa a seta esquerda para mudar a direção do frango; e seta direita para pular. Isso me confundiu bastante nos "momentos de aflição". Teria sido bem menos problemático (Pelo menos pra mim) usar a Barra de Espaço para pulos e Enter para alterar a direção. Embora eu reconheça as qualidades do jogo a ponto de colocá-lo na quarta posição, não vejo muito o que ressaltar dele. Tinha potencial pra ser melhor. É um jogo que tenta passar o ar de engraçado ao abordar frangos como elemento, mas que parece ter esquecido de criar uma identidade que o destaca-se. Enfim, mesmo Chicken Nugget Machine não sendo perfeito, é um título conseguiu me divertir por alguns momentos.

3º - Run Guy
- Normalmente não sou muito fã de runners, inclusive até fujo desse gênero, mas Run Guy conseguiu me convencer a colocá-lo aqui. A possibilidade de mudar o cenário/tema e inverter a gravidade foram duas das características que colaboraram. Minhas única criticas vão para o "gameplay infinito" e a forma como se inverte a gravidade. Para este último, acredito que teria sido melhor ter de segurar as duas teclas para tal ação.

2º - LastResort
- Gráficos simples e jogabilidade simples. Cumpre bem o papel do tema. Faltou música de fundo e melhor variação dos desafios. Um sistema de bônus ou eventos ocasionais/aleatórios teria sido uma boa adição. Me lembrou o clássico Asteroid da Atari (Mas só visualmente mesmo). Ainda sim, é um trabalho bem programado e dinâmico, e conseguiu me proporcionar uns momentos de diversão.

1º - Tiny Ninja
- Jogo bonito! Jogo bem feito! Jogo formoso... Ok, ok. Referencias ao Seu Madruga a parte, não vejo porque não dedicar meu voto de 1º colocado ao Tiny Ninja. É um título que apresenta um bom level design, bom acabamento e fluidez, principalmente quando se é levado em conta o prazo de 4 dias do concurso. O que eu mais curtir aqui é que as fases são breves e, embora o "modelo mobile" tenha sido adotado no desenvolvimento, você não sente aquela frustração forçada de retornar para o começo de uma depois que morre. De problemas, exceto um bug que não conseguir reproduzir mais de uma vez (Onde personagem desceu lentamente a última plataforma) e os saltos contínuos que são inevitáveis as vezes, não encontrei qualquer um que atrapalhasse a experiencia do jogador. TN poderia ter explorado melhor o uso das estrelas ninjas (Já que existem poucas fases e você consegue passar por quase todos os inimigos sem matá-los) e implementado sistema de combos (A possibilidade pontuação fica limitada depois que você domina o gameplay).

Avatar do usuário
Markito
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 50

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por Markito » Qui Nov 17, 2016 4:59 am

  • #1 Tiny Ninja [MrRafael + _dotCHAOS]
    De longe, é um jogo que teve um acabamento muito bem feito - mecânicas bem aplicadas e gráficos excepcionais, resultado dessa parceria de grandes feras daqui do fórum. É curto, mas com cada detalhe meticulosamente planejado para que a experiência do jogador seja a melhor possível. Não é um jogo para se jogar por muito tempo, claro, mas vale todo o tempo que você gastar nele. Aplicou bem a proposta de limitação de duas teclas, ainda com suporte a mobile com os botões na tela! Show de bola.
  • #2 LastResort [Rodrigo Santiago]
    O jogo do Santiago já foi feito inteiramente usando polígonos! Eu sou chegado nesses shooters de defender núcleos, e no começo a jogabilidade me confundiu um pouco mas depois eu peguei o jeito. Nos primeiros níveis é fácil você ficar girando que nem peru e tacar tiro em tudo que é forma geométrica, mas do nível 7 em diante a coisa feia feia rapaz. Novos tipos de inimigos surgem que querem acabar com a tua raça e vão utilizar de vários meios, movimentos senoidais e mais outras doidices, para alcançar o objetivo deles! Quando esses inimigos chegam, meu caro, é hora de parar de girar que nem um peru e começar a redirecionar o fluxo de energia da sua nave totalmente para os canhões!
  • #3 TapTap [itallo]
    Houveram outros jogos focados em música, mas esse foi o que mais me chamou atenção (e que rodou direito pelo wine). O gameplay parece simples a principio mas se você não ficar ligado na mudança das cores você perde todas as suas vidas! È dahora quando durante uma parte ou outra da sequência de caixas ele troca de posição, fazendo você pensar rápido e trocar a cor para não cair numa cilada! A animação do menu é legal, a música é bacana, mas poderia ter um acabamento melhor, sem esse fundo preto, uma melhorada na HUD e talvez alguns efeitos a mais.
  • #4 O Livro da Sabedoria [DEO_COSTA]
    Mais uma puzzle do DEO! Não que seja uma coisa ruim, o último jogo que joguei dele foi aquele de Sokoban, joguei até um bocado. Os gráficos são simples, mas o gameplay é direto e fácil de compreender. Não cheguei a jogar todos os livros, mas os puzzles apesar de um pouco previsíveis tem umas sacadas bem legais na execução.
  • #5 Light Lives [Superbomber]
    Os amigos falaram sobre o jogo ter sido feito em lib própria, com código do zero e isso é muito bacana, mas eu não entendi muito bem a forma como o jogo funciona. Ficar atirando em luzes e correr num canvas depois de um tempo passa a ficar meio monótono e muitas vezes é difícil desviar das coisas. Sei que teve gente que conseguiu altas pontuações no jogo, mas eu não :( O jogo tem alguns bugs, como na hora de atirar (o personagem trava completamente ao pressionar as duas teclas), e as vezes haviam luzes atirando coisas em mim que não apareciam na tela. Posso ter falado muitas coisas negativas, mas ainda inclui o jogo do Super no meu top 5 pois creio que ele tem o potencial para alcançar grandes feitos, basta apenas ter aquele feedback ;)

Avatar do usuário
Rodrigo Santiago
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 273

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por Rodrigo Santiago » Qui Nov 17, 2016 11:22 am

Nota : Deixem de besteira e joguem todos os jogos antes de votar ! E também ignorem meus erros ortográficos.

Nunca foi tão difícil escolher 5 posições, eu queria uns 8  jogos só aqui no primeiro lugar !

1° Lugar: TapTap
SPOILER: Clique para ver o conteúdo
2° Lugar: Run Guy
SPOILER: Clique para ver o conteúdo
3° Lugar: Golden Robots
SPOILER: Clique para ver o conteúdo
4° Lugar: TinyNinja
SPOILER: Clique para ver o conteúdo
5° Lugar: O livro da sabedoria(Destaque especial !)
SPOILER: Clique para ver o conteúdo

Tem mais ! (6º foi empate)

6º Lugar: Retorn of The Shadow
[spoiler]Este jogo me lembrou dos velhos tempos do flash. Se ele, de fato, estivesse realmente concluído ganharia o JAM de lavada. As imagens e animações bem suaves adequaram-se bem com cenário , embora, haja centenas de bugs e coisas faltando (gastar com itens , ficar em cima das plataformas, mais vidas, mais morte etc).
É um jogo digno de se continuar trabalhando

Vai receber o parabéns assim que terminar o jogo :bravo:[/spoiler]
6º Lugar: ShadowRunner
[spoiler]Gráficos impecáveis , gostei muito do plano de fundo , e pelo que parece, o jogo é muito bem programado também (não é fácil fazer um gerador de terreno) , este jogo pode ser facilmente adaptado para mobiles e se tornar um ótimo jogo casual. Mas não deixe de adicionar mais coisas pra deixar o jogo mais difícil e desafiador!

Parabéns![/spoiler]
6º Lugar: Chicken Nugget Machine
[spoiler]Diversão garantida, muito animado e engraçado. Os controles estão bem ajustados e é fácil entender como se joga. Os gráficos estão bem feitos e combinados e estimulam ainda mais ao jogador rir sem parar ( sim, as galinhas sendo partidas ao meio é muito engraçado kkk), a música forte de fundo somado ao som das galinhas é simplesmente a combinação perfeita ! Vai ter versão android ? estou esperando !!!

(Por algum motivo o jogo que eu baixei tinha alguns erros, vamos dizer que tive acesso a outras versões e testei pra valer)

Parabéns ![/spoiler]
9º Lugar: LightLives
[spoiler]Um dos jogos criados praticamente do zero merece nosso respeito nesse JAM. Os gráficos feitos sem imagens , apenas com partículas fez o jogo ficar bem leve e simples, Infelizmente eu não consegui entender totalmente o jogo, estava ganhando pontos ao meu ver aleatoriamente, com mais algum trabalho em cima da jogabilidade com certeza vai melhorar isso, eu não gostei muito de atirar segurando os dois botões porque isso sempre resultava em um tiro bem impreciso. A ausência de som me deixou triste, e feliz também que eu não gastei minha preciosa banda (99kb!)

Parabéns ![/spoiler]
10º Lugar: Music Break
[spoiler]Forte concorrente ao arkjam, seu jogo ficou melhor em alguns aspectos, e pior em outros. O diferencial significativo, e que deixou seu jogo bem acima do esperado foi o jogo de sons, e a lerdeza da base que força você a calcular onde a bolinha vai cair. Em contra partida, reiniciar a fase pode fazer qualquer um desistir (estou curioso com a 2º fase, por favor mande prints  !!!)

Parabéns[/spoiler]
11 º Lugar: ArkJam
[spoiler]A jogabilidade ficou muito limpa, e adicionar o efeito de rotação na base fez uma grande diferença, embora o jogo ainda permaneça clássico. Não posso dizer que haja campo para melhora porque esse estilo do jogo só permite algumas coias, mas eu acho que os gráficos mais trabalhados poderiam  melhorar tudo.

Parabéns![/spoiler]
12º Lugar: Go James Go !
[spoiler]A proposta do jogo é muito boa,  embora, o criador não conseguiu alcançar o objetivo (eu esperava uma maior precisão do pulo do personagem) e também uma curva mais rapida na dificuldade ou mesmo apenas acelerar mais o jogo. Sim, eu me diverti com ele nas horas de desespero apertando o botão de pulo feito louco, mesmo sabendo que isso nao adiantaria nada ! 

Parabéns[/spoiler]
13º Lugar: StreetRuner
[spoiler]Diferente da maioria este jogo teve uma pequena história, mas o jogo não ficou muito divertido e sem um objetivo muito animador, os gráficos estão bem colocados mas a jogabilidade é terrível e muito cansativa, com algum tempo e estudo você poderá fazer jogos bem melhores.

Parabéns[/spoiler]
Ultimo Lugar: Roar War
[spoiler]Seu jogo é engraçado, mas ele é engraçado porque é muito ruim. De fato, não existem 'bugs' visíveis, e é possível jogar livremente o jogo.
Continue treinando , você vai conseguir criar muitos jogos!

Boa sorte[/spoiler]

Notas para jogos que não pude votar: 
1 - LastResort
SPOILER: Clique para ver o conteúdo

2 - Psupsu 
SPOILER: Clique para ver o conteúdo
3 - ProjectRunner
SPOILER: Clique para ver o conteúdo
Vou copiar meus comentários aqui e por em cada post do jogo (menos o meu, que já é o melhor nem precisa), caso os autores não vejam aqui

Avatar do usuário
DEO_COSTA
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 39

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por DEO_COSTA » Sex Nov 18, 2016 12:17 am

1º - TapTap - Simples, divertido e bem executado, embora eu gostaria que tivesse mais variações, eu o achei excelente, pois aquela mudança de cores vermelha / azul, pegar ou destruir a cor exige uma análise muito rápida e esse é o tipo de jogo que eu gosto.
(Teclas: Para sair do jogo é preciso usar o mouse e se não me engano acho que estava proibido.)

2º - Return Of The Shadow - Não é muito meu estilo preferido de jogo mas temos que reconhecer os gráficos estão fantásticos, mesmo me dando a impressão que o jogo está incompleto achei o jogo bem divertido.
(Teclas: W,S,UP e DOWN, Mouse Sair

3º - Last Resort - Achei criativo, mas fica em 3º porque os gráficos são horrorosos iguais ou piores que deste comentarista (DEO). Porém não é um jogo que enjoa e nota-se que vai ficando cada vez mais difícil como os jogos antigos.
(Teclas: - Notei também que para sair do jogo é preciso usar o mouse e se não me engano acho que estava proibido.)

4º - Golden Robots - Esse jogo é bem divertido, mas senti falta de não conseguir desviar dos ataques inimigos.
(Teclas: Para sair do jogo é preciso usar o mouse e se não me engano acho que estava proibido, pois assim é considerado três teclas.)

5º - Tini Ninja - Muito bom o jogo, gráficos no estilo pixel art, música e velocidade legais, dá para jogar muito tempo.
(Teclas: UP, Espace e Mouse.)

OBS: Se for desconsiderado o uso de mais teclas estes foram os jogos que mais gostei.
Editado pela última vez por DEO_COSTA em Seg Nov 21, 2016 9:37 pm, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
thiagohimself
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 13

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por thiagohimself » Sex Nov 18, 2016 2:27 am

1: TapTap
2: Tiny Ninja
3: Run Guy
4: Gonden Robots
5: Go James Go!

JOGOS QUE QUASE ENTRARAM

Chicken Nuget Machine
Roar War


Análises em ordem alfabética:

Arkajam:
Gostei muito da ideia das vidas estarem dentro da barra que você controla e a maneira como a barra se movimenta é muito legal.

 É um jogo no estilo “breackout”, mas, Diferente do breakout, você não tem controle sobre a trajetória da bola. Você só pode salvar ela e torcer para que ela vá ao lugar que você quer depois de uma 4 vezes que você rebateu ela. Isso faz o jogo perder a graça bem rápido.

Outra coisa que eu não gostei é o power up que faz a bola crescer e atravessar os tijolos. Esse power-up é dado com muita frequência e, Mesmo que você acabe perdendo esse poder depois de um tempo, ele é tão forte que faz o jogo não ter desafio nenhum .Outro problema que eu tive aconteceu quando eu peguei o power-up de crescimento quando a bola estava perto da parede. Ela ficou presa e não se movia (e fazia um barulho bem chato).

Chicken Nugget Machine:

A arte desse jogo esta excelente. Parece com um jogo que você encontraria na sessão indie da steam.

Usar os direcionais no menu deu muito certo e é intuitivo, mas durante o jogo não foi agradável. O nosso cérebro (pelo menos o meu) já registrou os botões como andar para esquerda e andar para direita e, como o jogo não explica os botões ,as primeiras partidas foram bem frustrantes. Se você tivessem usado, por exemplo, um botão como o “Z” para mudar a direção e o espaço para pular acho que o jogador entraria no jogo com mais facilidade (embora os menus sofreriam, mas o mais importante é sempre o jogo).

Apesar do começo ter um espaço para treinar; a curva de dificuldade não está boa, pois logo que você sai da zona segura você não sabe o que fazer. E acaba caindo no buraco. Os primeiros 2 ou 4 níveis poderiam ser mais fáceis para treinar melhor o jogador à como sobreviver e correr atrás dos pontos.

Em geral o jogo é bem divertido, mas como o começo é frustrante é capaz que muitas pessoas abandonem o jogo antes de chegar na parte boa

Go James Go!:

Achei o jogo bastante divertido. O pulo curto, mas rápido; e o pulo alto, mas demorado junto com a bola que segue o jogador é uma mecânica divertida que força o jogador a escolher rapidamente o que ele precisa fazer em cada situação. Me diverti enquanto completava as 3 fases.

A arte do jogo deixa muito a desejar. Não chama atenção e seria muito melhor se o James tivesse um pouco de personalidade ao invez de um robô cinza que não se meche.

O jogo trabalha muito bem as 3 fases que tem, mas ter um outro tipo de obstáculo poderia deixar o jogo mais interessante.

As vezes quando o personagem está no chão e eu aperto um dos botões de pulo ele faz o efeito sonoro, mas não pula.

Golden Robots:

O jogo é bem divertido e consegue trazer alguns momentos de tensão muito legais. O cenário e a personagem do jogo me deixaram muito curioso (principalmente o efeito da agua que ficou muito legal). É como se houvesse uma historia para o que está acontecendo no jogo. O raio da parte de baixo deixa o jogo muito mais interessante do que já é.

O efeito da câmera tremendo quando um raio é disparado ajuda muito na atmosfera do jogo e reforça o impacto do tiro

O fundo do jogo não está muito bem desenhado e fica muito diferente do resto do cenário o que deixa um cenário muito interessante em algo não muito legal de olhar

O raio de baixo é difícil de ser disparado e as vezes eu não conseguia atirar para embaixo porque o controle não me ajudava.

Last Resort:

é um jogo estilo “Asteroids” que a variedade de inimigos e o placar de pontos trazem vontade de rejogar.

Eu gosto do estilo atari então a arte acaba ganhando alguns pontos comigo

Infelizmente o jogo tem um serio problema. Se você apertar o botão de tiro rápido o suficiente o jogador não vai ter porque mudar a direção do tiro. Nenhum inimigo (que eu encontrei pelo menos) me forçou a mudar a minha direção para impedir ele de me atingir e os que me atingiram só conseguiram porque a minha mão ficou cansada. Eu considero isso um grande problema por que isso faz com o que seu jogo pare de ser um jogo e se torne um grande aperte o botão rápido, fazendo qualque escolha se tornar desnecessária.

Os jogadores iniciantes sempre tentam jogar o jogo da maneira mais simples e eficiente possível . Se existe uma maneira simples e eficiente de se jogar o jogo, mas que transforma o jogo em uma coisa chata os jogadores iniciantes não vão ter motivação para continuar jogando.

 

Light Lives:

Gostei muito da maneira que foi feito o movimento do personagem e a ação de atirar. esse jogo conseguiu criar um controle que funciona muito bem com as duas teclas.

Só que... eu não faço ideia do que fazer nesse jogo. Eu ganho pontos por que o vermelho virou amarelo sendo que eu nem encostei nele... e depois eu continuo andndo e alguma coisa que eu não consigo ver está me atirando.

Não me importo que um jogo me jogue em uma situação e eu tenha que descobrir as coisas por conta própria, mas acho que a simplicidade dos gráficos foi contra esse proposito.

Music Breaker:

A ideia de fazer um breakout de bateria é INCRIVEL. Quando eu vi que era isso que eu estava fazendo não consegui não gostar. Eu gosto do efeito das paredes quando a bola bate nelas

O jogo poderia ter mais vidas. Sempre vai existir no breakout uma bola impegavel. E já que o jogo só tem uma vida eu não sei se o jogo tem outra fase.

Poderia ter outros tijolos com outros sons, deixando a brincadeira da bateria mais divertida.

Duas vezes enquanto eu jogava aconteceu um problema que me impedia de continuar a jogar. A bola batia na parede e rebatia em um ângulo reto, e depois batia na outra parede e revidava em outro ângulo reto. Muito frustrante quando falta só um tijolo e a bola fica presa.

O livro da Sabedoria:

As mecânicas do jogo possibilitam uma boa variedade de quebra-cabeças. A musica combina muito com o jogo. Eu gosto como o personagem que você controla é feito dos objetos que você tem que coletar e que quando você coleta o objeto ele fica no personagem, mostrando que você já pegou ele

Mesmo com a grande possibilidade de variação o jogo não varia muito e na quinta fase eu desisti de continuar jogando.

A musica não está em loop, o que significa que depois de um tempo ela simplesmente acaba e só volta a tocar quando você passa de fase

O som de quando você perde está muito diferente do resto da estética do jogo.

Project Runner:

O jogo não abre no meu computador : (

Vou tentar descobrir como faz para rodar e depois eu mudo o que eu escrevi aqui.

PSUPSU:

A mecânica parece muito interessante e eu acho que é possível sair um jogo muito bom dela.

Eu gosto do estilo gráfico super simples quase atari

No fim... o jogo não está terminado. é uma ideia boa e que eu acredito que rende um jogo, mas ainda não é um jogo.

Return Of The Shadow:

É um “endless runner”(apesar de não ser endless) promissor. Por você ter mais controle sobre o personagem do em outros do mesmo gênero.

 Os gráficos são simples, porem bons.

 O jogo consegue criar momentos muito legais quando você da um pulo duplo, usa o paraquedas e atira a faca no ultimo minuto.

A musica é bastante repetitiva, acabei precisando mutar o som do meu computador para continuar jogando

Dependendo de quão alto você pula é possível você ver onde as arvores do fundo acabam (na primeira fase)

Apesar da mecânica do paraquedas ser muito interessante ela não tem utilidade no jogo (a não ser que você queira fazer um momento da hora igual eu fiz) e isso me faz perguntar se o paraquedas era realmente necessário no jogo.

O design das fases tem um problema gravíssimo. Nas duas primeiras fases não é necessário apertar nenhum botão para sobreviver , pois não há nenhum inimigo no chão. Os jogadores iniciantes sempre tentam jogar o jogo da maneira mais simples e eficiente possível . Se existe uma maneira simples e eficiente de se jogar o jogo, mas que transforma o jogo em uma coisa chata os jogadores iniciantes não vão ter motivação para continuar jogando.

O seu jogo quebra o problema que eu falei com a luta contra o chefe, mas são duas fases chatas para uma fase legal

Roar War:

Eu adorei os efeitos sonoros desse jogo e os gráficos tem, um aspecto de “ruim de proposito” que deixa o clima do jogo bem divertido.

A ideia de um jogo de execução junto com uma briga entre tribos de animais é bem legal

O jogo não tem estratégia e fica só na questão da execução. Não existe nenhum problema em ser um jogo de execução(tá ai o “dance dance revolution”, “guitar hero”, “just dace”...) mas eu acho que o seu jogo poderia aproveitar melhor o tema de luta e dar mais opções para o combate.

Jogos de execução precisam ser mais difíceis mais rapidamente para que o jogador queira encarar o desafio. Ao mesmo tempo o jogo precisa ser fácil de ler, para que o jogador não sinta que perdeu por culpa do jogo e sim porque ele errou. Esses dois aspectos poderiam ser melhorados no jogo.

Outro problema do jogo é que o foco principal está no canto da tela e não no centro. Isso é um Péssimo aproveitamento do espaço, pois a única informação que fica na minha visão periférica é o quanto de vida eu tenho (isso se eu estiver com pouca)

Run Guy:

Esse jogo tem o melhor menu dos que eu analisei até agora. É sempre bom ter um botão de mudo para caso você queira colocar a sua musica enquanto joga, especialmente jogos mais simples

Ele faz um bom proveito do estilo “endless-runner” com essa mecânica de pular, inverter, atirar. Isso faz o jogador tem muitas escolhas em como mover o personagem. Fora a questão de você ganhar pontos todas as vezes que você pula, isso faz com que o jogador que quiser muitos pontos tente se arriscar mais, o que aumenta o desafio consideravelmente

A arte está muito boa e eu adoro que você pode mudar o estilo gráfico do jogo a cada partida.

Entretanto o estilo do ninja e o estilo verde não são muito bons, pois eles deixam vais difícil de ver o que está vindo em sua direção o que é uma falta grave em um jogo desse estilo.

Esse jogo me fez implorar por um terceiro botão. Tem que esperar muito tempo apertando o botão para o jogo mudar a gravidade, e por causa disso muitas vezes o personagem pulava ao invez de inverter a gravidade simplesmente porque eu tirei o dedo na hora errada...

Shadow Runner:

Jogo funciona muito bem e os efeitos visuais estão bastante funcionais.

Apesar do jogo estar muito bom ,ele não inova em nada e fica no básico dos “endlessrunners”

Você precisa avisar dentro do jogo que o botão principal é o “w” no começo do jogo. Eu tive que apertar todos os botões até ele começar.

O som de quando você perde não é muito bom. Na primeira vez que tocou eu fique com a impressão que o jogo tinha quebrado ou algo parecido.

Street Runner:

A meneira como a fase, as mecânicas do personagem que você controla e os obstáculos foram feitos (principalmente o dos objetos e pessoas que empurram você para traz ao invez de te matar) transformam esse jogo em um jogo de plataforma com dois botões. E isso é um grande feito.

Os menus funcionam muito bem e é sempre bom poder mudar a resolução do jogo.

O jogo começa muito lento.

As vezes eu apertava o botão da rasteira e o jogo não obedecia o comando.

O jogo é muito silencioso, poderia haver uma musica, sons de paços, qualquer coisa que ajudasse o clima do jogo.

Eu entendo que o jogo estava indo para um tema urbano de crimes, mas não gosto do fato de que todos os inimigos “meliantes” (como o jogo chama) são negros. Isso pode ser interpretado de uma maneira que você não gostaria que fosse interpretada.

TapTap:

é o jogo mais divertido desse jam

Jogo simples, mas excelente. Gostei muito dessa mecânica de mudar de cor. A maneira como o quadrado dança quando você o faz mudar de cor ou quando o alvo vem de outra direção, combinada com a otima musica cria uma sensação de festa no jogador e eu gostei muito.

Eu errava de proposito às vezes só porque o som e o efeito de tremer que acontecem quando você erra me faziam ter uma parte mais ativa da “festa”, principalmente quando você acertava o tiro na hora exata da batida. um som legal quando você destrói o inimigo ajudaria nessa "participação"
Não é um problema, mas eu gostaria que as duas teclas estivessem mais perto. Assim eu poderia jogar usando uma mão só.
Minha única critica é que o jogo demora muito para fazer o loop da musica

Tiny Ninja:

Tiny ninja é um jogo muito bem feito em todos os aspectos

A arte é excelente

As mecânicas são muito boas. O efeito pinbal que você faz quando pula em um bloco ou na parede adiciona uma boa quantidade de estratégias e riscos no jogo

O único problema dele é que nem sempre o botão de pulo funciona e é muito frustrante cair alguns andares por erro do jogo.
Editado pela última vez por thiagohimself em Sex Nov 18, 2016 1:29 pm, em um total de 1 vez.

Avatar do usuário
Led
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 51

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por Led » Sex Nov 18, 2016 1:20 pm

1° Lugar: Tiny Ninja
Justificativa: Na minha singela opinião, de longe o jogo mais bem feito desse Jam. Absolutamente tudo no jogo se encaixou de forma harmônica dentro do prazo de 4 dias. É um jogo curto, mas perfeito para ser jogado como passatempo aonde quer que você esteja, devido a sua capacidade de ser jogado no celular. Enfim, ótimo jogo, e gostaria muito que a dupla continuasse seu desenvolvimento, pois o game é bem promissor.

2° Lugar: Run Guy
Justificativa: Bom, como alguns já comentaram, este seria um trabalho que certamente passaria despercebido pela falta de gráficos e screenshots chamativos. No entanto, na prática, o jogo é muito divertido, usando bem a limitação do tema.
A possibilidade de mudança dos gráficos é uma feature bem interessante e que de certa forma acaba adicionando um fator replay ao jogo. Como já foi mencionado pelos amigos acima, também concordo que segurar a tecla para a inversão da gravidade não foi uma escolha adequada e na minha opinião seria mais prático o duplo toque para a inversão. De forma geral, um ótimo jogo que consegue entreter o jogador por um bom tempo.

3° Lugar: Golden Robot
Justificativa: Jogo bastante divertido, apesar de se tornar bastante repetitivo e cansativo depois de alguns minutos de gameplay. Gráficos belíssimos, se adequaram ao jogo. Gostei da ideia da poça d'água para refletir a fase. Efeitos sonoros e músicas também foram bem escolhidos. De forma geral, o jogo foi bem executado, porém faltaram alguns elementos para dar maior variedade ao gameplay.

4° Lugar: Light Lives

5° Lugar: Chicken Nugget Machine

Avatar do usuário
gabrielsch
Colaborador
Colaborador
Reações: 0
Mensagens: 234

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por gabrielsch » Sex Nov 18, 2016 6:54 pm

  1. Chicken Nugget Machine
    Muito bem organizado e todo o conteúdo parece se encaixar muito bem. De todos os projetos me pareceu o que tem melhor acabamento e atenção aos detalhes, as outras galinhas e suas variedades de cor e tamanho fazem com que um ambiente que deveria ser monótono ganhe vida e variedade. O jogo tem um lado bem cômico e a trilha sonora coloca, por fim, a cereja que faltava no bolo.
      
  2. Tiny Ninja
    Jogo modesto mas que pode lhe render um bom tempo de jogo, a mecânica é super simples e a variedade  de opções é básica, você pode pular e atacar, o tempo de pressionamento da tecla de pulo influencia na altura do pulo adicionando mais profundidade no gameplay. Os inimigos tem comportamento primitivo, o bastante para dificultar o progresso do jogador e também para irritar o mesmo depois da 10ª morte.
     
  3. Return of the Shadow
    Claramente o projeto não ficou completo, poderia ter conseguido facilmente o primeiro ou segundo lugar, deixo o game em terceiro especificamente pela arte que é muito agradável, que com um maior trabalho pode ficar melhor.
     
  4. Run Guy
    Possibilitar a troca de cenário e aparência do jogador foi uma ótima ideia.
     
  5. Light Lives
    O projeto me pareceu muito vazio e a jogabilidade travada, mas reconheço o esforço colocado nele pois o mesmo foi feito em uma biblioteca em Javascript feita pelo próprio autor.
     
Todos os jogos estão de parabéns, vi que todos os projetos mostraram bastante dedicação dos participantes, até mesmo daqueles mais novatos.
Imagem

Avatar do usuário
All-x
Administrador
Administrador
Reações: 8
Mensagens: 620
Localização: Dourados-MS

Contato:

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por All-x » Sáb Nov 19, 2016 7:45 pm

Antes de dar meu parecer sobre todos os jogos, gostaria de parabenizar a todos que se envolveram, mesmo os que não participaram, mas ajudavam a sanar as dúvidas e alimentavam o tópico de discussão.

______________________________________________

Tentei finalizar a maioria dos jogos, vou deixar uma print do máximo que consegui de cada um. Farei um comentário mais longo sobre os três primeiros. Tenho vídeo gravado de todos, porém não sei quando vou ter um tempo pra juntar tudo e fazer uma analise, então por enquanto fica essa mesmo.

1º Tiny  Ninja:

Um dos jogos mais bem polidos do JAM, e que aproveitou o tempo que tinha com excelência. Ou seja, ele foi muito bem planejado para ser feito nas 96 horas e acabou sendo mais do que suficiente. 

Os gráficos me lembram mais 8 Bits do que 16 Bits, em relação a geração, claro. Isso porque o ninja roxo lembra nitidamente o Ninja Gaiden do NES. Os elementos da HUD estão bem posicionados, tanto que os dois botões enormes não atrapalham em nada.

A música de fundo é perfeita e encaixa perfeitamente com o modo furtivo do Ninja em um ambiente de suspense. Os efeitos sonoros também estão muito bem colocados, talvez tenha faltada um efeito pra quando os inimigos lançam shurikens, mas isso não faz tanta falta assim.

A mecânica do game aproveitou muito bem a limitação. O pulo é relativo e você consegue controlar bem onde quer pular. A técnica de rebater na parede é sempre muito bem aproveitada.

Consegui terminar o game em exatos 15 minutos e minha pontuação máxima foi 11300 ainda no inicio do game:

ImagemImagem

2º Run Guy:

A principio parecia um game bem simples. Mas jogando eu percebi o quão detalhado o jogo é.

Os gráficos são bons, e cada tema disponível fica coerente dentro do jogo. A ideia de inverter a imagem do personagem quando muda a gravidade foi boa, pois simboliza bem a troca de plano. O menu tem várias opções muito bem dispostas e aproveitando bem a limitação das teclas. Só achei que quando bate o recorde, a mensagem aparece rapido demais, poderia ficar lá sem problemas até iniciar outra partida.

As músicas, tanto para o menu quando para o gameplay foram bem escolhidas. A do menu não há progressão o que dá um ar de calma, ao contrário do gameplay que começa com uma batida progressiva assim como o game vai desenrolar.

A mecânica dos controles é muito bem definida, totalizando 3 ações possíveis no jogo para apenas duas teclas. Não encontrei bugs durante o jogo, é um sinal muito bom pra um jogo feito em pouco tempo.

Meu recorde foi 50:

Imagem

3º Last Resort:

O game é muito bom e bem polido, segue um estilo simplista com gráficos baseados em formas geométricas. Os efeitos de destruição dos elementos é muito bacana, dá mesmo a impressão de destruição de estruturas.

Os efeitos sonoros estão ótimo, combinando com o estilo gráfico. A música também é muito boa, porém, apenas para o menu, pois para o gameplay em certos momentos fica animada demais dando a impressão de apresentação (Onde seria o "refrão" dela).

Os comandos são bem criativos e só não são perfeitos, pois estão bem próximos, e isso deixa tudo muito cansativo. Se a tecla de tiro fosse na letra 'L' por exemplo já seria um grande alivio.

Não encontrei bugs, mas creio que a geração de inimigos possa ser melhorada. Você sente o aumento da dificuldade, porém em certo ponto tem inimigos de todos os lados e rotacionar como falei é cansativo, além de demorado. Então sugiro que com aumento de dificuldade mais inimigos sejam criados na mesma direção, para focar um pouco os tiros.

Consegui chegar a 184 - AFC, até onde tinha visto 4º lugar:

Imagem

4º Chicken Nugget Machine:

Um game que poderia estar em posições superiores se não tivesse pecado na jogabilidade. Apesar dos gráficos lindos, ótima música (Volume um pouco acima) e bons efeitos sonoros a mecânica é muito forçada já que utilizou teclas inversas. Se tivesse utilizado Cima (pulo) e baixo (troca direção) seria muito melhor, já que sua mente não vai te enganar achando que teclar direita vai para direita e teclar esquerda vai para esquerda. Realmente um pecado. Mas ainda sim um bom jogo. 

Consegui 4500 pontos no level 5, cheguei a ver algumas plataformas verdes antes de morrer:

Imagem

5º TapTap:

Outro ótimo game que pecou em alguns aspectos. Os gráficos são simples, mas não incomodam. Bons efeitos sonoros apesar de poucos, porém a música do gameplay deixou muito a desejar, ela abafa os efeitos sonoros e não combina com o game (Apesa r se como música, ser ótima), chega a ser irritante (Ainda mais na parte cantada), pois como a dificuldade aumenta devagar você começa a errar por cansaço. A mecânica em si foi muito bem elaborada, e deixa a jogabilidade bem fluida.

Consegui 7215 pontos:

Imagem

6º Arkajam:

O jogo é bem simples sem muitas novidades, é um arkanoid clone. Talvez a jogabilidade compensasse, mas são os mesmos poderes clássicos (Que às vezes aparecem em quantidades absurdas). Faltou uma música de fundo pra deixar o jogo menos entediante. Encontrei alguns bugs como a bola travar no pad quando o mesmo muda seu ângulo para se movimentar e a bola travar na parede quando pega o poder de ficar grande próximo as laterais.

Terminei o jogo em 5 minutos:

Imagem

7º Return of The Shadow:

Apesar de um ótimo acabamento o jogo não empolga, apresentando problemas na mecânica que deveria ser seu forte. O bug de poder pular várias vezes é achado com muita facilidade e usando ele rapidamente chega ao fim do jogo. Faltou planejamento, seria o jogo para ser feito em 1 mês quem sabe, já que apresenta níveis e chefões.

8º O livro da sabedoria:

Um puzzle até certo ponto interessante, apesar de graficamente fraco. No modo com tempo fui até o 4º livro somente, creio que é quase impossível passar com apenas 60 segundos (Fiquei 10 minutos tentando e nada). No modo sem tempo fui até o 7º livro, onde fiquei preso após pegar a 4ª peça e ativar sem querer o botão da parede,  me impedindo de prosseguir e de se matar.

Imagem

9º Golden Robot:

Outro game que te vence pelo cansaço, a dificuldade não aumenta ou é muito lenta. O jogo até tem gráficos interessantes, mas não tem apresentação nenhuma e não te deixa concluir muita coisa.

Joguei até chegar a 10120 pontos pois meus dedos já estavam no limite:

Imagem

10º Shadow Runner:

Bem simples, porém organizado. Poderia ter mais detalhes nos prédios pra não dar a impressão que está faltando algo. A música combinou bem com o game. Faltou ousadia para colocar mais obstáculos e usar mais uma tecla para atacar, por exemplo.

Consegui 711 pontos:

Imagem

11º Music Breaker:

Assim como o Arkajam é um clone sem novidades. Não vi finalidade de usar sons de bateria como efeitos sonoros, sendo que não há nem acoanhamento de fundo. O Game é um bocado difícil, e você só tem uma chance pra tudo. Cheguei na segunda fases várias vezes porém o mesmo bug ocorria da bola ficar presa lá em cima.

Imagem

12º GO JAMES GO!:

O game até tem uma jogabilidade diferente, porém falta alinhamento na questão dos pulos. Os gráficos são bastante desconexos no gameplay apesar do menu ser bem feito. A música deveria ficar apenas no menu, pois não representa o sentimento de "fuga do perigo" que há no gameplay. Olhe como exemplo a música da fase Boulders do Crash Bandicoot 1. Um bug é que tu pode pular mesmo depois de morto. 

Consegui terminar o game:

Imagem

13º Project Runner:

O autor merece os parabéns por usar uma biblioteca própria para desenvolver o game. O jogo em si não oferece tantas opções, mas a mecânica de usar os botões tanto para atirar e movimentar é interessante. A falta de sons deixa o jogo sem sal e os gráficos não ajudam muito.

Consegui 21747 pontos:

Imagem

14º Roar War

Apesar da posição achei o jogo divertido hahaha (Ri muito com os "Biiirlls"). Se o sistema de vidas fosse no estilo "cabo de guerra" ao invés das barras ficaria bem mais interessante, pois poderia colocar aumento de dificuldade. A mecânica deixa a desejar, pois quando são sequências curtas a máquina termina bem mais rapido que você.

Ganhei uma vez em seis pelo menos:

Imagem

15º Light Lives:

Assim como o Project Runner parabenizo o autor por usar sua própria biblioteca. O game apresenta uma jogabilidade um pouco confusa, talvez uma linha representando a mira ajudasse ou um limite de distância onde as luzes vermelhas ficassem para atirar. A ausência de sons deixa tudo muito vago o que não faz você ficar muito tempo jogando.

Não consegui acumular muita coisa durante 20 min jogando:

Imagem

16º Street Runner:

Dê inicio olhando a história você cria uma grande expectativa (Afinal, quem não quer acabar com alguns marginais?) com o game e acaba muito frustrado. A lentidão com que o game começa é de deixar qualquer um nervoso. Enfim, demorei descobrir que dava pra dar rasteira nos inimigos, já estava bem no final:

Imagem

17º PSUPSU:

Enfim, gostaria de fazer um comentário. Mas não dá xD
Começando com o Game Maker? Olhou para assinatura certa!

Imagem

Tutoriais e vídeo aulas de programação! Clique no Banner e confira!

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por banny » Dom Nov 20, 2016 9:14 am

Prezados, tive a gratificante oportunidade de experimentar os trabalhos e gostaria aqui de, conforme solicitado pelo organizador, registrar meu voto. Vale ressaltar que fiquei um pouco decepcionado com as escolhas dos colegas desenvolvedores, já que a maioria realizou o óbvio com o tema (runner), descartando qualquer insight criativo que por ventura ocorresse.

1 Arkajam
Para um gênero já muito estabelecido (brick breaker), este jogo apresenta uma solução muito inteligente a nível de controles e gameflow. Girar a raquete é um feature muito interessante e propicia certo grau de mastering (dominar controles por meio de repetição).
Vejo nenhum problema quanto ao quesito gráfico, como é apontado por outros jogadores. Aqui a representação dos elementos afeta em nada a imersão do jogador, este que deve estar muito mais focado no reflexo rápido.
Outro ponto passível de menção é o uso do design de subtração, colocando elementos de HUD embutidos na própria raquete, sem tornar algo forçado ou desnecessário.

2 O LIVRO DA SABEDORIA
Felizmente temos este belo puzzle na competição, mostrando que com um pouquinho de criatividade é possível fugir do óbvio. Mecânicas bem distribuídas fazem o gameplay do protagonista cair como uma luva no tema Duas Teclas.
O sistema de coleta fornece bom feedback visual, o que é importante em meio à grande variedade de possibilidades. Os diferentes modos de jogo entregam ainda um fator replay que se mostrou raro na grande maioria dos trabalhos. Infelizmente há um pequeno problema com a trilha sonora que por vezes "trava" (ou algo semelhante).

3 Golden Robot
Um jogo tenso que também foge do óbvio ao implementar um sistema com lasers, fazendo uso ainda do pressionamento simultâneo de teclas para ativar um ataque diferente. O gameflow é nítido, porém não se mostra punitivo demais, bastando que o jogador domine o timing para se manter relativamente "forte" contra a máquina.
O quesito gráfico foi sabiamente melhor trabalhado que a média (melhor resolução, melhores efeitos, etc.), visto a necessidade de contextualizar a ação, trazendo o jogador para uma experiência mais imersa. Creio que serve de exemplo à quem não soube ponderar adequadamente a relação gráficos vs imersão.

4 Light Lives
-

5 Go James Go!
-
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
junior.rod2
Moderador
Moderador
Reações: 0
Mensagens: 101

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por junior.rod2 » Dom Nov 20, 2016 4:03 pm

1° Lugar: Tiny Ninja
Justificativa: Esse jogo foi meu favorito desde o inicio do jam, acompanhei o desenvolvimento dele através das versões postadas e gostei bastante do que vi, gostei dele em vários aspectos diferentes como gráficos, jogabilidade e até mesmo a dificuldade do jogo, além de que conseguiu me prender por bastante tempo e eu realmente me diverti bastante jogando, então é isso, parabéns aos Devs do projeto! 

2° Lugar: Chicken Nugget Machine
Justificativa: Como já tinha dito no breve comentário que deixei no tópico do projeto, esse foi o projeto mais fora do comum que eu achei, a ideia foi bem interessante, misturando uma serie de coisas que a principio pareciam ser bem "Nada haver", mas o desenvolvedor conseguiu unir muito bem tais coisas, deixando uma aparência criativa e divertida no jogo, além da parte gráfica e a jogabilidade também serem muito bem planejadas, resumindo, esse projeto ganhou meu respeito!   

3° Lugar: Light Lives
Justificativa: Em questão de criatividade e diversão, na minha opinião, esse jogo foi o melhor sem duvidas, porém a parte gráfica e sonora deixaram a desejar. Mas no geral, esse foi para mim o tipico jogo simples que consegue te prender por horas jogando, sem lhe deixar cansado e ainda com o "gostinho de quero mais!", e também merece seu credito por ter sido desenvolvido usando uma Lib própria do desenvolvedor, meus sinceros parabéns aos 3 projetos citados acima!

4° Lugar: LastResort

5° Lugar: Return of the Shadow

Avatar do usuário
chicoweb
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 135

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por chicoweb » Seg Nov 21, 2016 3:38 pm

Antes eu queria deixar aqui meus parabéns a todos o JAM foi um sucesso, muitos games com qualidade.
E dizer também que foi muito, mas muito difícil mesmo desempatar os games, tipo para mim dois se destacam entre primeiro e segundo e uns 8 ou mais poderiam ser o terceiro lugar tranquilo, então eu decidir rankear esses que empataram por uma questão pessoal: Aquele que mais me fez ter vontade de jogar.  

1 - O livro da Sabedoria:

Incríveis puzzles, muito agradável de jogar eu gosto muito desse tipo de jogo, foi o único no estilo e aproveitou bem o recurso de duas teclas, os gráficos não são tão sensacionais mas eu estou avaliando pelo que me fez gostar mais e de ter vontade de jogar. São dez fases e terminou na hora certinha quando mais uma fase ia começar a ficar repetitivo, foi uma quantidade perfeita de salas, nesse caso se o jogo fosse continuar ia ter que inventar algumas coisas para as próximas fases tornando melhor ainda.

2 - Tiny Ninja

Tudo fluido, tem uma variedade de movimento muito boa para duas teclas.
Excelente para mobile, não enjoa rápido porque a curva de dificuldade é boa a cada passo conquistado aparece uma novidade.

3 - Street Runner

Eu achei que tinha um bug no inicio quando batia na parede ficou só um pouco estranho mas nada que comprometa a jogabilidade. Deu pra ver que o autor só fez uma fase por causa do tempo do jam, a historia é ótima também kkk. O jogo é melhor que um runner simples porque tem objetivo, e não é só ficar pulando, tem que golpear os meliantes também. Muito agradável de jogar se tivesse mais fases eu tava jogando ate agora.

4 - Shadow Runner

Um runner simples, mas que dá vontade de jogar sim, a mecânica é perfeita, ta aí um dos games que eu teria no meu celular para passar o tempo nas filas, faltou um pouco mais de features porque chega num determinado momento cai na mesmice, mas é compreensível tratando-se de um game para jam, gráficos simplistas mas com perfeita harmonia. Um ponto fraco é que quando está muito na beira de um buraco o pulo falha.

5 - Return Of The Shadow

Me compliquei no inicio tem um movimento estranho em relação ao paraquedas juntamente com uns bugs mínimos de movimento, a dificuldade também está comprometida porque eu fiquei somente no chao sem ter que pular muito e finalizei o game assim, alíás eu não sei se finalizei já que a tela fica escura e nada mais acontece quando agente mata o gênio. Confesso que resolvi rankear esse jogo porque não se pode desprezar a qualidade grafica, sonora e criativa do jogo, foi o melhor disparado nesse quesito.

6 - Run Guy

Jogo excelente para quem gosta do estilo, eu confesso que não gosto só porque me dá uma certa agonia quando fica de cabeça para baixo, não sei explicar bem o por que. Quase ficou em quinto lugar, comentei só para saber que foi por pouco.

OUTROS QUE NÃO PUDE AVALIAR:

Golden Robots: 
Dando Crash logo na entrada:
FATAL ERROR in Vertex Shader compilation

ShaderName: shr_brightness
D3DXCompile failed - result
Pus lá isso no topico do game mas o autor não respondeu ainda.

Project Runner
Não consegui testar porque está em apk.
Não era para ter pelo menos uma versão para windows/web?

PSUPSU
Infelizmente não dá nem para avaliar, tá muito incompleto, versão não jogável.
Meus games:
Jump James - Aventura/Estratégia/Robô
Freedom of Pala Pala - Aventura/Estratégia
Prisioneira - RPG/Bloco/Ação

Avatar do usuário
WellingtonBecker
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 57

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por WellingtonBecker » Ter Nov 22, 2016 7:58 pm

Primeiramente gostaria de parabenizar a todos os participantes do concurso, assim como seus idealizadores. Sem dúvidas nenhuma foi um grande sucesso, visto o alto numero de jogos produzidos. Infelizmente não consegui terminar meu jogo a tempo, mas na próxima tentarei novamente.

1° Lugar: Tiny Ninja
Justificativa: Com certeza um dos melhores jogos da jam, pois sua simplicidade ficou evidente em trabalho pixel art e ótima estrutura de montagem e planejamento das fases. Testei no meu celular e não tive problemas de execução. O problema até aqui é que conseguimos jogar melhor apenas no celular, pois o desenvolvedor não deixou teclas ativas para jogar no computador.  Fora isso, esta de parabéns.

2° Lugar: Chicken Nugget Machine
Justificativa: Um jogo cômico e divertido ao mesmo tempo. A musica deu clima bacana ao game, assim como os efeitos da galinha. Gráficos bem detalhados e bonitos. 
O problema maior mesmo foi os comandos, que na minha opinião, torna-se obrigatório um terceiro botão. Oque mais me chamou a atenção é que esse simples game tem 30 mb de tamanho, talvez a musica esteja em formato "wave" . 

3° Lugar: Light Lives
Justificativa: Apesar de ser um jogo totalmente simples e termos gráficos, tem uma jogabilidade fluida e realmente se utilizou do tema do concurso com os 2 botões. Oque mais me chamou a atenção foi o desenvolvedor se utilizar de uma biblioteca própria para criar esse game, com certeza com esse esforço a mais, merece uma boa nota também.

4° Lugar: Run Guy

5° Lugar: Return of the Shadow

Avatar do usuário
divin sphere hirosha
Membro
Membro
Reações: 1
Mensagens: 96

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por divin sphere hirosha » Ter Nov 22, 2016 9:54 pm

1° Lugar: Run Guy! Tiny Ninja
Justificativa: De longe o jogo mais profissional do Jam,os graficos e os sons combinaram perfeitamente,conseguiu me prender até o final,Apenas não gostei de poder compartilhar no twitter,sempre que eu morro eu acabo apertando a tecla errada mas ai a culpa é minha xD ,futuramente adicionar novas fases tornaria o jogo bem mais bacana,mas para o jam ele fez tudo que deveria ter feito e por isso ganhou o primeiro lugar totalmente merecido!
Otimo jogo parabéns!

2° Lugar: Tap Tap
Justificativa: Outro jogo que eu gostei bastante!,ele é bem simples mas esse tipo de jogo é o que mais consegue prender o jogador,e essa musica de fundo acabou me fazendo jogar por tanto tempo que minha vista começou a ficar louca,só que poderia ter melhorado a dificuldade,não importa o tempo que passe eu acho que a dificuldade não aumenta fazendo com que o jogador acumule muitas vidas,pelo menos foi o meu caso

3° Lugar: Chicken nugget machine
Justificativa: Esse é um daqueles jogos que se tivesse mais coisa você compartilharia até na escola,eu gostei bastante da ideia e só não acabou pegando o segundo lugar por causa dos controles,a necessidade de colocar um pulo fez com que as teclas fossem mudadas mas o jogador acabou perdendo uma função até importante,que é ficar parado,certas plataformas são muito pequenas para ficar andando de um lado para o outro esperando a tela abaixar

4° Lugar: Golden Robot
Justificativa:O jogo tem gráficos bonitos e foi bem realizado,gostei de colocar o player para ficar atordoado por um tempo,mas o ruim é que depois de ser atordoado você pode acabar demorando bastante para se levantar porque as vezes você acaba de se levantar e já é atordoado novamente por algum inimigo,deveria ter feito algo como depois de se levantar ficar imortal por um tempo ou fazer os inimigos sumirem

5° Lugar: Arkajam
Justificativa:Teve um acabamento bem legal,e dá para ficar um bom tempo jogando,poderia ter pego um lugar melhor mas alguns bugs de colisão acabaram diminuindo a avaliação desse jogo

Bom,é isso o/
Eu tinha marcado um dia para baixar os jogos e jogas todos de uma vez e,acabei passando um bom tempo jogando eles,e digo que gostei bastante dos projetos que vi parabéns para todos :yes: 
Ei você! você que está do outro lado da telinha, Tudo ótimo? Venha conferir meus projetos na google play!

Cubow Racer Infinity
MineField
FishBreak
Bring The Block

Ver Todos os Projetos

Avatar do usuário
dotCHAOS
Novato
Novato
Reações: 0
Mensagens: 3

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por dotCHAOS » Ter Nov 22, 2016 11:33 pm

(1°) Return of the Shadow | Led
Um dos projetos mais “ambiciosos” do Jam, faz ótimo uso do material CC0 (domínio público) que emprega. A jogabilidade é um pouco mais elaborada do que se espera para um runner feito em apenas 4 dias, mas se mostra divertida e relativamente desafiadora.
Apesar de alguns bugs, o conjunto do trabalho ficou bastante agradável e supera as expectativas. Poderia ter recebido um acabamento mais adequado, caso o autor tivesse gerenciado melhor seu tempo.

(2°) Run Guy! | divin sphere hirosha
Para um trabalho de estética pouco atrativa, este jogo se revelou uma experiência muito interessante. A mecânica de inversão da gravidade junto com o posicionamento das plataformas cria um contexto mais amplo, proporcionando boa diversão.
A limitação de teclas é explorada de forma inteligente, permitindo ao jogador dominar sua jogabilidade sem maiores complicações. Poderia ter sido usado o toque duplo para inversão da gravidade, a fim de facilitar a execução.

(3°) LastResort | Rodrigo Santiago
Se por um lado possui um visual muto básico, este projeto apresenta em contrapartida uma mecânica e curva de dificuldade bem estabelecidas. De início é simples manter-se girando e atirando para derrotar a maior parte dos inimigos, mas tão logo os novos comportamentos de movimento se revelam a coisa muda de figura.
Comandos simples e diretos contribuem para a experiência e com alguma prática é possível dominar com relativa precisão as ações de sua “nave”. Poderia ter balanceado melhor a progressão do desafio, já que os níveis iniciais são muito fáceis e não estimulam o jogador.

(4°) O Livro da Sabedoria | DEO_COSTA

(5°) TapTap | itallo

Avatar do usuário
MinnoP
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 25

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por MinnoP » Qua Nov 23, 2016 12:28 am

1° Lugar:  Tiny Ninja

Muito bacana o projeto, a arte, os sons e os SFXs deixam tudo muito melhor com essa jogabilidade e level design bem fluido. É um jogo claramente bem acabado, principalmente levando em conta curto prazo de 4 dias da JAM. Tem algumas coisas que incomodam, como as vezes, não conseguir terminar o combo de pulo e deixar alguns pontos para tras, mas nada que chegue a irritar.

2° Lugar:  Chicken Nugget Machine

Jogo muito bom, com gráficos melhores ainda, e tudo isso acompanhado dessa excelente trilha sonora. Gameplay divertido que te prende por um tempo, e me prenderia mais se não fosse as teclas que me frustaram bastante algumas vezes. Para entrar no jogo se aperta a tecla para a direita, ao iniciar o jogo você começa a andar para a direita e logo da de cara com a parede, seu instinto diz para apertar para direita de novo, vc aperta e ele...pula, aperta dnv e ele pula dnv. Até perceber o erro o jogador perde uns segundos preciosos e sua morte é quase certo. Na tela de game over apertamos para a direita para ir ao menu e reiniciar(poderia reiniciar direto, mas entendo a parte da limitação de duas teclas) ou para esquerda e fazer um tweet com a pontuação, a tecla que vc mais apertaria no jogo(a esquerda que muda vc de direção) não faz vc reiniciar o jogo, e sim te retira do jogo e manda para o twitter. Isso me confundiu com as teclas pela 2° vez, algo que me deixou bem frustado. Melhorando essa confusão com as teclas, tenho certeza que seria um ótimo jogo mobile! 

3° Lugar:  Last Resort

Jogo divertido, com gráficos ok e uma gameplay que é um pouco confusa no inicio mas que você  se acostuma rapido. Os botoes poderiam ser ligeiramente afastados, o que cansaria menos, e o gerador de inimigos um pouco menos aleatorio, dificulta bastante em determinado momento. Não sei se os recordes são compartilhados online(provavelmente não) mas parece que eu quase alcancei o criador hehe  

4° Lugar:  Light Lives
Jogo muito bom, com gráficos simpáticos, gameplay boa quando se pega a manha (apesar de eu não ter pegado totalmente, tive dificuldades ao atirar) não sei se eu que acabei sendo muito ruim porque achei que os inimigos me matavam muito rápido, mas parece que tem gente que foi bem, então talvez eu seja ruim msm haha. Senti a falta de uma musica acompanhando o jogo, mas isso não chegou a destrui-lo, e o mais impressionante foi o jogo ter sido feito por uma biblioteca própria. Parabéns!   

5° Lugar:  Arkajam
Jogo bacana, com gráficos regulares e SFX também, melhoraria bastante se viessem acompanhados de uma trilha sonora. Gosto de tipo de jogo então me prendeu por alguns minutos fácil, mas logo de cara me deparei com um bug, a bola não muda de direção não importa como vc bate nela, algo que pode ocasionar irritação fácil. Na fase 2 tive um bug de colisão com a parede ao pegar um powerup tambem :/. Se a jogabilidade for melhorada, o jogo ganhará uns pontinhos sim!!  

Avatar do usuário
Golden Bunny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 44

Re: TGMBR JAM #001 - Votação dos Games

Mensagem por Golden Bunny » Qua Nov 23, 2016 11:06 am

1º Tiny Ninja: O jogo está extremamente bem feito para um JAM, lembro que fiquei por muito tempo jogando o mesmo pelo celular e acompanhei o desenvolvimento pelo chatbox, as sprites ficaram boas e as cores combinaram, a jogabilidade também. Eu preferiria que o botão do 'tweet' estivesse no lugar do botão para "tentar novamente", já que eu sempre acabava apertando o botão para o tweet ao invés do de "tentar novamente", os sons também combinaram muito com o jogo.

2º Tap Tap: Achei o jogo muito divertido e viciante, conseguiu me entreter por um bom tempinho, a dificuldade também está boa, este é a prova de que não precisa de ótimos gráficos para se fazer algo divertido.

3º Run Guy: O jogo é legal, adorei a troca de cenários, a mudança no 'yscale' do personagem deu um efeito muito legal, os gráficos estão bem amadores, porém isto foi compensado pelos restantes aspectos do jogo.

4º Light Lives: O jogo é muito viciante no início, porém ele fica extremamente fácil depois que você passa dos 300 pontos, bastando apenas rodear os inimigos enquanto o player atira sózinho, o player parar para atirar manualmente ajudou a melhorar a dificuldade, não lembro ao certo quantos pontos fiz, não que eu tenha parado de fazer pontos por perder, foi só que estava tão fácil que eu desisti de jogar, aliás, também ouve o fator do jogo ter sido feito numa biblioteca escrita em javascript pelo próprio autor(SliB o nome, eu acho), o jogo não tem sons, mesmo com os contras foi um jogo que me prendeu por um tempo relativamente longo nele, e com certeza merece estar aqui.

5º Chicken Nugget Machine: O jogo tem bons gráficos, não achei muito engraçado, o objetivo também é simples e nada inovador, os sons estão bons, porém ouve uma "confusão" nas teclas que afetou muito a jogabilidade, foi legal o uso de coletáveis para preencher o cenário, infelizmente o jogo não conseguiu me "prender" por muito tempo.
"Nunca morra virgem, os unicórnios morreram virgens, por isso não existem mais" < Gonzo, o eterno filósofo.

Trancado

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 4 visitantes