Obrigado por visitar a The Game Makers Brasil 😁 Use o fórum de Dúvidas para fazer perguntas. Se está em busca de aprender dê uma olhada nos tutoriais.

[Dúvida] Plataformas Gerais

Anúncios, Sugestões, Apresentações, Negócios e outras discussões.
Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

[Dúvida] Plataformas Gerais

Mensagem por banny » Seg Ago 29, 2016 10:22 pm

Caros, inicio este tópico no intuito de questionar (no bom sentido) o que, na opinião dos senhores, não tem funcionado em relação à abertura da comunidade para outras ferramentas.
De acordo com as discussões pré e pós-migração, o avanço (e consequente popularização) de plataformas como a Unity3D e o alto custo das licenças do GM:S representavam uma espécie de "gargalo" para a expansão do forum.
Todavia, com o referido espaço propiciado através da seção intitulada "Plataformas Gerais", é relativamente simples encontrar tópicos absolutamente esquecidos-
viewtopic.php?f=26&t=635
Pelo que pude averiguar, havia um movimento intenso nas conversas do chatbox com vários usuários traçando alguns planos de ação para o recém inaugurado espaço.
A dúvida é, portanto, o que faltou para que usuários de outras ferramentas (a exemplo do que acontece com o guimaraf e o Construct 2) passassem a integrar a "TGMBR"?
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Dúvida] Plataformas Gerais

Mensagem por Superbomber » Ter Ago 30, 2016 10:51 am

A resposta ê muito simples: Motivo.
Não existe motivos para que os mesmos frequentem o fórum.

Digamos que um desenvolvedor Unity entre no fórum(onde ele é experiente). O que o faria manter aqui? Outros membros avançados em Unity? Assuntos interessantes ou tutoriais?(mesmo usuários avançados gostam de ler tutoriais se estes forem bem feitos e contenham um mínimo de assunto para ser integrado ao seu conhecimento)

E que tal um usuário novato... Tutoriais? Membros avançados para responder suas perguntas?
Não, não, não e não.

Os únicos que tem motivos para frequentar o fórum são os membros inexperientes no Game Maker.
Que não é lá um motivo muito sólido.(membros para responder suas perguntas e darem feedback em seus projetos)

Ajudaria uma publicidade, que nem precisa ser paga.
Quantos membros temos aqui? Poucos, mas suficiente para ter um bom alcance se todos ajudassem a publicar o fórum... Espalhar a notícia. :detetive:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Dúvida] Plataformas Gerais

Mensagem por banny » Ter Ago 30, 2016 9:00 pm

Certo, não existe conteúdo para o usuário de outra ferramenta fruir, até aqui é algo evidente. Mas e quanto à aquelas pessoas que fomentaram a abertura de tal seção?
O feedback das discussões em cima do assunto mostram que a iniciativa de reinventar a Game Maker Brasil como um forum descentralizado (até mesmo a mudança de nome para The Game Makers Brasil expressa isto) partiu de um grupo de membros que manifestavam a necessidade de abordar outras engines.
Num primeiro momento, ainda no Forumeiros, a ideia parece não ter sido bem aceita pela maioria pois achavam que a comunidade perderia sua especifidade. Mais adiante, com a migração para o Invision, o assunto parece ter voltado à tona mas novamente não houve aceitação da direção.
É neste ponto que considero a situação um tanto peculiar, já que após esta nova migração finalmente abriu-se espaço para outras plataformas sob a justificativa de que traria mais visibilidade/movimento, porém muito pouco ou nada se obteve disso.
Lembro de alguém ter me mostrado imagens de conversas do chatbox com usuários "comemorando" a decisão e já esboçando planos para postar material. Ora, o pouco que se tem ali não provém desses membros, pelo contrário, são (até onde sei) pessoas novas que de um modo ou de outro chegaram ali e acabaram por fazer uso daquele espaço.
Não sei se o raciocínio que procuro traçar aqui ficou muito claro, mas tentando sintetizar em outras palavras, não compreendo porque algo que já vinha sendo desejado há algum tempo (e por fim encarado pela direção como um diferencial para a expansão do forum) acabou se mostrando quase que supérfluo na prática.
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Dúvida] Plataformas Gerais

Mensagem por Superbomber » Qua Ago 31, 2016 6:37 pm

O motivo é que desejavam a área linda, pronta e cheia de conteúdo... E não eles mesmos a construirem e criarem conteúdo.

Mesmo sendo uma quantidade de pessoas aceitável para abrir esta área, não quer dizer que estas pessoas sejam ativas.
Uma única pessoa ativa seria suficiente para dar um primeiro passo.

Mas não estou certo que aja alguém para isto. O único que conheco neste fórum que utiliza outra plataforma é o Guimaraf.

Acredito que devemos continuar no que estamos acostumados, crescermos como podemos e o resto vem sozinho(os membros de outras plataformas). :detetive:
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Dúvida] Plataformas Gerais

Mensagem por banny » Qua Ago 31, 2016 7:51 pm

Se não me falha a memória, em meio as pesquisas que realizei no arquivo o contra-argumento mais relevante tratava exatamente sobre a impossibilidade de garantir que a(s) seção(ões) destinadas à outras plataformas contariam com ao menos um curador designado.
Tal pessoa (ou pessoas) necessitaria, obviamente, possuir uma ampla bagagem de experiencia na subsequente ferramenta, do contrário correria-se o risco de usuários postarem perguntas para o qual ninguém poderia explanar (basicamente o que acontece no link exemplificado no primeiro post deste tópico).
É uma pena que por um lado tenhamos questões sem respaldo de suporte e por outro um conteúdo diverso ao Game Maker (mais especificamente o Construct 2, trazido pelo guimaraf) que parece bastante subaproveitado pela ausência de utilizadores da plataforma.
Todavia me soa ainda mais lamentável que ninguém mais demonstre interesse em participar desta discussão (no bom sentido, lógico), sobretudo os representantes da equipe de direção que poderiam nos nutrir com detalhes que por vezes são desconhecidos para os membros em geral.
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Dúvida] Plataformas Gerais

Mensagem por Superbomber » Qua Ago 31, 2016 8:39 pm

Me chamou também a atenção que ninguém mais tenha tido o interesse de participar da discussão. :detetive:

O fórum deveria começar alguma campanha para gerar conteúdo. Podíamos encontrar pessoas para gerar conteúdo para outras plataformas em outros fóruns, grupos no Facebook ou algo assim.

Conheço uma pessoa experiente no Unity(uma mulher... Raro, não?), só duvido pakas que ela queira investir seu tempo aqui. Mas irei ver.

Vou tentar usar meus contatos ultra secretos para ver se consigo algo. :lendo:
E se tratando do Game Maker, vou tentar criar conteúdo. Só não sou criativo, nunca consigo pensar em nada.
E pior agora que to sem meu PC e não poderia ensinar nada que exiga uma engine.

Bom, e vamos esperar mais pessoas se interessarem pelo assunto. Aposto que este tópico vai fazer a diferença.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
Denis Lemos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 49

Re: [Dúvida] Plataformas Gerais

Mensagem por Denis Lemos » Qui Set 01, 2016 3:14 am

Eu até sei bastante coisa na Unity, principalmente criação de shaders e programação, eu uso Unity desde a versão 2.6. O problema que essa plataforma é mais complexa e uma simples dúvida pode exigir conhecimento em diversas áreas, o que torna bem complicado responder e fazer a outra pessoa entender. Além de que fazer tutoriais em textos seria um grande desafio dado a quantidade de conteúdo que seria abordado para uma simples tarefa, por isso a maioria dos tutoriais estão no Youtube.

Eu ia gostar se tivesse um fórum sobre Unity no Brasil com constante atividade, mas praticamente todos os fóruns brasileiros de Unity que existem, estão mortos. A maioria prefere usar o fórum oficial da Unity(por isso a necessidade de saber o básico de inglês) ou as comunidades no Facebook, por as pessoas estarem sempre(quase 24h por dia) nas mídias sociais as comunidades de Unity no facebook são muito ativas.
Aqui alguns links de canais do Youtube sobre Unity muito bons.
  • Canal GamesIndie:
Youtube: https://www.youtube.com/user/GamesIndie
Facebook: https://www.facebook.com/groups/475754649180697/
Este canal dá várias dicas rápidas sobre várias coisas na Unity, e usa a linguagem JavaScript da Unity. Não sei se ainda usa essa linguagem, pois a Unity vai retirar o JavaScript.
O grupo do facebook é muito ativo, mas para entrar você precisa fazer uma solicitação, as vezes os administradores aceitam na mesma hora, mas as vezes pode demorar para eles ver a solicitação, mas é um grupo muito bom.
  • Canal do Paulo (We Make a Game):
Youtube: https://www.youtube.com/user/wemakeagame
Esse canal é excelente, para mim o melhor canal brasileiro sobre Unity, o autor explica muito bem e ensina em C#, o canal tem muitas playlists que vai desde o básico até coisas bem avançadas, quase tudo o que eu aprendi sobre C#, foi graças a essa cara.

Mas o real problema aqui, é que o fórum em geral tem pouca atividade comparado a época da antiga GMBR. Eu voltei a participar do fórum a pouco tempo e o fórum me pareceu morto, então se a principal plataforma que o fórum se destina que é o Game Maker está pouco ativa, imagina as outras plataformas.

Sobre o tópico esquecido que foi citado, dificilmente alguém saberia responder ou ajudar devido a má formatação e falta de informação.

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Dúvida] Plataformas Gerais

Mensagem por banny » Qui Set 01, 2016 9:17 am

Denis Lemos escreveu:Eu até sei bastante coisa na Unity, principalmente criação de shaders e programação, eu uso Unity desde a versão 2.6. O problema que essa plataforma é mais complexa e uma simples dúvida pode exigir conhecimento em diversas áreas, o que torna bem complicado responder e fazer a outra pessoa entender.
Prezado, não se pode balizar a viabilidade através do pressuposto de que os usuários serão, em sua plena maioria, inaptos a absorção daquilo que está sendo passado.
Sempre haverão aqueles que possuem muita dificuldade em compreender até mesmo os conceitos mais básicos de programação (variáveis, instâncias, etc.), porém tais pessoas dificilmente seguem adiante na comunidade.
Fora isto, em um forum de suporte o material não visa unicamente aquele membro que o solicitou mas sim o todo. Ainda que o requerente não o usufrua por completo, outros que possuem dúvida semelhante o poderão fazer, mesmo passados anos após a postagem original (vide o arquivo da GMBR no Forumeiros que ainda movimenta muito mais acessos que este aqui).
Denis Lemos escreveu:Sobre o tópico esquecido que foi citado, dificilmente alguém saberia responder ou ajudar devido a má formatação e falta de informação.
Discordo. Mesmo para mim que não possuo experiência com a plataforma ou mesmo o ambiente 3D, fica suficientemente clara a questão do rapaz-
Arma seguir o mouse = Retícula de mira, certamente em visão de "1° pessoa".
Arma e mão do personagem seguir somente em Y = Limitar o movimento à um único eixo de rotação da câmera (talvez ele tenha confundido o eixo, pois soa como uma necessidade de movimento apenas na horizontal como um shooter clássico).
De qualquer forma, se o problema fosse apenas a compreensão da pergunta, bastaria solicitar mais informações. Isso não justifica a falta de interesse em colaborar.
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Avatar do usuário
Rouca_SG
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 22

Re: [Dúvida] Plataformas Gerais

Mensagem por Rouca_SG » Qui Set 01, 2016 9:43 am

Todos sabem que sou novata e tiro nota 0 em programação kkkkk
Mas se esse topico aborda mesmo "plataformas gerais" isso inclui mais que apenas programas de jogos, certo?
Eu sou ilustradora e sei bastante coisa sobre criação de arte 2D e adaptação dessas artes para jogos, animação (básica) etc...Alem disso, eu também tenho algum conhecimento (não muito, mas suficiente) sobre modelagem 3D com o Blender, coisas que aprendi com o youtube mesmo e agora acho que tenho algum domínio +/- 

Seria interessante trazer esse tipo de conteúdo para o forum?
Eu não tenho muita certeza sobre isso, por isso nunca expressei interesse em fazer tutoriais.

Avatar do usuário
Superbomber
Programador
Programador
Reações: 0
Mensagens: 283
Localização: Natal-RN

Re: [Dúvida] Plataformas Gerais

Mensagem por Superbomber » Qui Set 01, 2016 10:34 am

Com certeza Rouca, fique a vontade em ensinar o que sabe.
O desenvolvimento de jogos abrange bem mais que programação, qualquer conteúdo relacionado é útil.
Entrem neste link com o JavaScript desabilitado e vejam a mágica: https://tgmbrasil.com.br/?PageSpeed=n0script

Avatar do usuário
Denis Lemos
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 49

Re: [Dúvida] Plataformas Gerais

Mensagem por Denis Lemos » Qui Set 01, 2016 4:36 pm

Rouca_SG escreveu:Todos sabem que sou novata e tiro nota 0 em programação kkkkk
Mas se esse topico aborda mesmo "plataformas gerais" isso inclui mais que apenas programas de jogos, certo?
Eu sou ilustradora e sei bastante coisa sobre criação de arte 2D e adaptação dessas artes para jogos, animação (básica) etc...Alem disso, eu também tenho algum conhecimento (não muito, mas suficiente) sobre modelagem 3D com o Blender, coisas que aprendi com o youtube mesmo e agora acho que tenho algum domínio +/- 

Seria interessante trazer esse tipo de conteúdo para o forum?
Eu não tenho muita certeza sobre isso, por isso nunca expressei interesse em fazer tutoriais.
Na verdade arte 2D abrange todas as plataformas, desde Unity até Game maker e tem até uma categoria especial para isso. Na página inicial do fórum tem a categoria "Audiovisual" e nela a subcategoria "Arte 2D" onde você pode compartilhar seus trabalhos em busca de feedback ou até mesmo fazer tutoriais sobre a criação de sprites, tiles ou qualquer coisa referente ao 2D.

Seria legal você mostrar um pouco do seu trabalho lá!

Avatar do usuário
Rouca_SG
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 22

Re: [Dúvida] Plataformas Gerais

Mensagem por Rouca_SG » Sex Set 02, 2016 10:47 am

Eu já sabia da área do forum reservada para Arte 2D, mas como a maioria aqui é de programadores, não achei que ia cativar interesse e gerar feedback kkk
Mas quem sabe eu não faço alguns tutoriais básicos, ou disponibilizo umas artes para ajudar o povo nos jogos :D
Vou organizar meus arquivos aqui e vê uns bons programas gratuitos para galera. 
Qualquer dia desse, prometo trazer alguma contribuição útil para comunidade ;)

Avatar do usuário
banny
Membro
Membro
Reações: 0
Mensagens: 79

Re: [Dúvida] Plataformas Gerais

Mensagem por banny » Sáb Set 03, 2016 7:23 pm

Rouca_SG escreveu:Eu já sabia da área do forum reservada para Arte 2D, mas como a maioria aqui é de programadores, não achei que ia cativar interesse e gerar feedback kkk
Num primeiro momento é esperado que não obtenha feedback, afinal nem mesmo o "carro chefe" da comunidade que são os jogos acabam por receber, mas é um processo que em algum momento necessita do pontapé inicial.
Ademais, me soa estranho que a valia de qualquer conteúdo correlato ao desenvolvimento de jogos digitais não esteja totalmente "clara" para o corpo de membros do forum.
Deveria haver uma maior divulgação acerca do papel do usuário na manutenção da comunidade (bem como o devido reconhecimento por tal), seja através de uma página "nossa missão" (documento muito comum em sites que expressa os valores e objetivos que se almeja atingir, delineando uma espécie de trilha a ser seguida e suas respectivas necessidades) ou mesmo de um "guia rápido de como contribuir".
"Todos estão sujeitos a dizer tolices, o mal está em as anunciar com pretensão."
- Montaigne

Responder

Quem está online

Usuários navegando neste fórum: Nenhum usuário registrado e 3 visitantes